19 de janeiro de 2015

Estudo-Bem-aventurados os humildes de espírito (Mt 5.3)

Quebra-gelo: Escrevam em pequenos pedaços de papel as seguintes palavras: pobreza, simplicidade, autopiedade, singeleza, desapego, dependência de Deus, reconhecer-se pecador. Dobre-os e peça para alguns integrantes do grupo sortear um papel. Em seguida, um de cada vez, deverá abrir o papel e ler o que está escrito e responder: Esta palavra é sinônima de humildade? Após responder, a pessoa também deve justificar a resposta que deu. Ao final da lição, verifique com os seus liderados quais das palavras escritas nos papéis são realmente sinônimos de humildade.
Há algum tempo era muito comum encontrarmos, em vários carros, o seguinte adesivo: “Você merece ser feliz”. Essa frase foi tão anunciada que conseguiu formar na mente das pessoas a mentalidade de que realmente merecem ser felizes. Várias pessoas começaram a proclamar em seus discursos e conversas: “Eu mereço ser feliz”.

A busca da felicidade pessoal se tornou a desculpa para as pessoas fazerem o que quisessem. Homens e mulheres iniciavam um processo de divórcio e se justificavam dizendo que mereciam ser felizes; outras pessoas mantinham relacionamentos extraconjugais e utilizavam a mesma desculpa, dizendo que mereciam ser felizes; jovens saíam de casa, se envolviam com drogas e justificavam essa atitude com a proclamação: “Eu mereço ser feliz”.

Você conhece alguma pessoa que já usou essa desculpa: “Eu mereço ser feliz”? O que leva as pessoas a dizerem: “Eu mereço ser feliz”? Por que essa justificativa “eu mereço ser feliz” parece ser uma desculpa para o egoísmo das pessoas?

Deus deseja nos dar a felicidade. Ele quer que sejamos felizes. Afinal, foi Ele mesmo quem colocou em nosso coração o desejo pela felicidade. Contudo, o caminho de Deus para a felicidade é muito diferente do caminho anunciado por este mundo corrompido pelo pecado. Enquanto o mundo ensina que a pessoa encontrará felicidade fazendo tudo o que ela deseja, Deus afirma que os homens e as mulheres encontrarão a verdadeira felicidade quando se relacionarem com Ele em dependência e amizade.

Essa afirmação de Deus sobre a felicidade se encontra no Sermão do Monte. Enquanto conversava com os discípulos, Jesus lhes apresentou as bem-aventuranças, ou melhor, o caminho para a felicidade. A expressão “bem-aventurado” significa feliz. Em seus ensinamentos aos discípulos, Jesus proclamou: “Felizes os humildes de espírito! Felizes os que choram! Felizes os mansos! Felizes! Felizes! Felizes!”.

A verdadeira felicidade não está no fazer o que eu quero, e, sim, em me encontrar retratado nas bem-aventuranças. Se ao olhar para as bem-aventuranças eu vejo o meu retrato, então, eu também vou notar que tenho vivido a felicidade de Deus. Lendo o texto, vemos que a primeira bem-aventurança anunciada por Jesus é: “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.3). Ou seja, porque Deus deseja nos dar a felicidade, devemos ser humildes de espírito.

1 – Devemos reconhecer a nossa natureza pecaminosa.

Não é tão difícil perceber a realidade dessa natureza no dia a dia. Vamos supor que você tem um grande amigo que está passando por alguma dificuldade. E ele, em vez de buscar a sua ajuda, busca a ajuda de outra pessoa, de quem você não gosta. Como você reage? Você fica chateado? Você se sente deixado de lado? Você começa a criticar essa atitude no seu coração? Você fica com raiva do seu amigo? Se isso acontece, então, é sinal de que a sua natureza pecaminosa está gritando dentro do seu coração.

2 – Devemos reconhecer a nossa dependência de Deus

Como você pode se tornar mais sensível para Deus? O que você pode fazer para aumentar o seu tempo de comunhão com o Pai? Quais são os inimigos que têm impedido você de buscar mais a Deus? Você acha que muitas pessoas não buscam a Deus por que se acham boas?

Conclusão

Certo pregador, falando sobre o modo de alcançar essa postura de humildade, disse: “A única maneira de alguém tornar-se humilde de espírito é voltando os olhos para Deus. Leia o grande Livro que versa sobre Deus, examine a Sua lei, verifique o que Ele espera de nós, imagine-se de pé diante Dele. Ser humilde de espírito, por semelhante modo, é contemplar ao Senhor Jesus, vendo-o conforme Ele é descrito nos evangelhos. Quanto mais assim fizermos, tanto mais compreenderemos a reação dos apóstolos, que ao contemplar o Senhor Jesus e qualquer coisa que Ele acabara de realizar, exclamavam: ‘Aumenta-nos a fé’ (Lucas 17.5). Perceberam que a fé que tinham era insignificante. Sentiram que a fé era fraca e pobre. ‘Senhor, aumenta-nos a fé. Pensávamos que tínhamos alguma fé, porquanto expulsávamos demônios, curávamos enfermos e pregávamos a Tua Palavra; mas agora percebemos que nada temos; aumenta-nos a fé’”. Que o Senhor aumente a nossa fé para experimentarmos a humildade de espírito e, consequentemente, a felicidade de Deus em nosso coração.

Outras perguntas para compartilhamento:

1 – Segundo a Palavra de Deus, qual é o primeiro passo para a verdadeira felicidade?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 – A pessoa que se converteu ainda precisa lutar contra o pecado? Explique com exemplos.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 – Como é a vida de uma pessoa que depende de Deus?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário