11 de setembro de 2017

Lição 12: Sai água da pedra para o povo de Deus beber: Jardim de Infância de 5 e 6 anos

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da lição:
 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
 Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


A Chuva Cai - Turma do Cristãozinho Volume 2





É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil com legenda)





MEU DEUS É TÃO GRANDE letra

 · Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.

· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser a sua ajudante e deixar que ela leve a male-tinha da oferta para seus amiguinhos ofertar.

- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vídeo aula:


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.



OBJETIVO: Os alunos deverão entender que foi Deus quem fez a água brotar da rocha; e saber que Deus é capaz de fazer o impossível pelos seus filhos.

 É HORA DO VERSÍCULO: “[...] Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37).

Quebra-gelo: Mostre às crianças um copo com água bem limpinha. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?A seguir, mostre um copo de água escurecida com café preparado para que fique escurecida. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
Converse um pouco sobre como é sentir sede. Pergunte quem já passou muita, muita sede? Compare o tempo que podemos passar sem água com o tempo que podemos ficar sem comida (só uns poucos dias). O que fazemos quando temos sede ou fome? A quem pedimos ajuda?
Na história bíblica verdadeira de hoje descobriremos o que aconteceu quando o povo de Deus estava com muita, muita sede mesmo.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: Peças de “lego” ou caixinhas de fósforo ou copos descartáveis;
Opção A - maquete (cenário com bonecos);
Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos; Revisando: jarra com água;


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete
Encapar uma caixa de sapato, sem a tampa, com papel pedra. Forrar a mesa com TNT. Colocar a caixa de sapatos em pé sobre o TNT, com a parte fechada virada para as crianças. Fazer um furinho na caixa, há uns 10 cm da base. O furo deve ter a espessura da ponta de uma seringa sem a agulha. Esconder a seringa cheia de água, atrás da caixa. Esconder também um copo com água (se precisar encher a seringa novamente) e uma vasilhinha para recolher a água, no momento apropriado.


Cenário grande: 
Cobrir uma placa de papelão com papel pedra amassado, criando a impressão de uma rocha. Há uns 20 cm da base, fazer um furo na espessura de uma mangueira de banheira de bebê. Atrás da placa, colocar uma banheira de bebê (dessas que têm uma mangueira para sair a água). À frente da placa, colocar uma vasilha para recolher a água. Não é preciso ter muita água na banheira.



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
   
Êxodo 17. 1-7
1 Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber.

2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

7 E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?




Recursos visuais:









Mais Visuais





Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.
Para colorir:






Moisés bate na rocha - Fantoche



APLICANDO: 
[Mostrar uma taça ou copo transparente. Dizer:] 
Quando estamos com sede, precisamos beber água. 
Aqui eu tenho um copo. Está bem limpinho. 
Será que só o copo pode matar minha sede? 
Dar tempo para as respostas.
 Claro que não. 
Preciso colocar água aqui e depois bebê-la. 
Quando não temos Jesus no coração somos como um copo vazio. Estamos perdidos, sem salvação. Jesus está chamando você e eu para bebermos a água pura da rocha. Nós não precisamos ir ao deserto. Podemos beber em nossa casa. Sabem como?
Mostrar a Bíblia.
A Bíblia diz: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.
Nós precisamos ir a Jesus. Quando lemos a Bíblia com sinceridade, estamos indo a Jesus. Se cremos nEle como nosso Salvador, é como se enchêssemos nosso copo com água. [Encher o copo com água.
Se alguém de vocês crê que Jesus foi ferido e morreu por causa do pecado de vocês, então venha aqui e eu vou dar água. 
Organizar uma fila com as crianças que querem demonstrar sua fé. 
Entregar uma tacinha de acrílico ou um copinho descartável com água para cada uma, dizendo a cada vez que Jesus disse: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.
Recolher as tacinhas e terminar esse momento com uma oração.



Brincadeira: 
“Estátua Musical” e “Siga o Mestre”. 
As crianças movimentam-se pela sala ao som de uma música. Quando parar a música, as crianças ficam imóveis no lugar. O líder dá uma instrução, como correr até o canto da sala, desembainhar a espada, fazer polichinelo, bater continência, formar duplas, pular numa perna só. Se o líder tiver com a mão levantada as crianças obedecem, se tiver com a mão abaixada as crianças caem no chão. As crianças que perderem ficam uma rodada fora. Antes de começar, faça um ensaio.



Lembrancinhas:



  Lanche:


 
Professora(a): Faça uma oração final agradecendo a Deus pelos motivos expostos por todas as crianças.



Comunhão / Encerramento


 No próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



  
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019 


  Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo guarda e cuida do seu povo - Cpad



 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo Jesus é poderoso - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2019: Tema: Família, um presente do meu amigo - Cpad




 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Antigo Testamento - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2018: Tema: Família, um presente do meu Amigo - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2017: Tema: O Livro que Conta a História do meu Amigo - Cpad


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3º Trimestre: Tema: O meu Amigo Guarda e Cuida do Seu Povo 


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2º Trimestre 2017 


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: O meu amigo Jesus






LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas JARDIM DA INFÂNCIA - de 5 e 6 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD


► Jardim de Infância: O meu amigo guarda e cuida do seu povo de 5 e 6 anos 3º Trimestre. 2016: CPAD


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD. Tema: A casa do meu amigo




Fontes consultadas
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino Infantil Num Clique
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


 A Casa do meu Amigo é a Igreja - Aula biblica 01: Jardim de infância



 Ana: - Aula bíblica 06: Jardim de infância



 A viúva pobre, ofertando duas pequenas moedas - Aula biblica 04: Jardim de infancia 



 Deus fala com Moisés - Aula bíblica 07: Jardim de infância


 Jesus Transforma Água em Vinho: Pré - aula, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... 



 Jesus cura uma mão atrofiada - Aula bíblica 08: Jardim de infância



 Noemi e Rute - Aula bíblica 10: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo estudo a Bíblia: Aula bíblica 11: Jardim de infância



 Na Casa do meu Amigo há perdão: - Aula bíblica 09: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo eu louvo - Aula bíblica 02: Jardim de infância



 Pedro liberto da prisão - Aula bíblica 03: Jardim de infância



 Pedro e João - O Coxo da Porta Formosa - Aula biblica 05: Jardim de infância






Jardim de infância, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo







 Escola Bíblica Infantil



  Lições Bíblicas Infantil: 3º Trimestre 2019



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016





 Primários de 7 e 8 anos - Histórias Bíblicas, brincadeiras, dinâmicas, quebra de gelo e mais....Arquivo




Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  































 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário