1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Crendo no Espírito Santo.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmicas: “Cheios do Espírito Santo” ou “Sempre cheio”.
Dinâmica: Cheios do Espírito Santo.
Objetivo:
Valorizara presença do Espírito Santo em nossa vida.
Materiais didáticos:
Bexigas para todos os participantes.
Agulha
Atividade didática:
Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:
- As bexigas sem furo, irão encher normalmente.
- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se.
- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa não terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rápido que as outras.
- Entregue as bexigas e solicite para que todos encham. Os que encherem mais rápido devem esperar que todos terminem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, deste modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso não importa.
Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam e fazem a obra de deus com satisfação. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar O espírito Santo habitar em nós e encher a nossa vida.
Encerre a Dinâmica lendo: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"
Autor: Anderson Roberto
Dinâmica: Sempre Cheio
Objetivo:
Mostrar aos alunos a importância de sermos cheios do Espírito Santo.
Material didático:
Bexigas de sopro
Atividade didática:
Entregue a cada aluno uma bexiga, em seguida peça para que todos deixe-a bem cheia, no entanto não pode amarrar. Peça para que todos levantem as mãos o mais alto que puder e em seguida soltem as bexigas todos juntos. As bexigas irão voar até que o ar acabe. Quando as bexigas começarem a cair no chão fale para ninguém pegar até que todas estejam no chão. Antes de mandar os alunos pegarem as bexigas pergunte: por que as bexigas não permaneceram no ar? Logicamente que eles vão responder que foi porque o ar acabou. Diga-lhe que assim como a bexiga precisou de ar para poder permanecer nas alturas assim também é a vida do cristão, enquanto estivermos cheios do Espírito Santo, nossa vida espiritual estará lá em cima, e quando estamos vazios do Espírito Santo nossa vida estará como as bexigas vazias, ou seja, em baixo. Encerre a aula mostrando a importância de estarmos sempre cheios do Espírito Santo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Espírito Santo
Objetivo: Refletir sobre os tesouros que recebemos de Deus, enfatizando que o Espírito Santo faz morada naquela que aceita Jesus, como seu salvador.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Fonte: www.ensinadorcristao.com.br
Lição 8 - Crendo no Espirito Santo
Dinâmica: Cheios do Espírito Santo: Lição 8
Revista Discipulando 2º Ciclo – Conhecendo as doutrinas cristã - Cpad
Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo
Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Crendo no Espírito Santo.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmicas: “Cheios do Espírito Santo” ou “Sempre cheio”.
Dinâmica: Cheios do Espírito Santo.
Objetivo:
Valorizara presença do Espírito Santo em nossa vida.
Materiais didáticos:
Bexigas para todos os participantes.
Agulha
Atividade didática:
Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:
- As bexigas sem furo, irão encher normalmente.
- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se.
- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa não terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rápido que as outras.
- Entregue as bexigas e solicite para que todos encham. Os que encherem mais rápido devem esperar que todos terminem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, deste modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso não importa.
Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam e fazem a obra de deus com satisfação. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar O espírito Santo habitar em nós e encher a nossa vida.
Encerre a Dinâmica lendo: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"
Autor: Anderson Roberto
Dinâmica: Sempre Cheio
Objetivo:
Mostrar aos alunos a importância de sermos cheios do Espírito Santo.
Material didático:
Bexigas de sopro
Atividade didática:
Entregue a cada aluno uma bexiga, em seguida peça para que todos deixe-a bem cheia, no entanto não pode amarrar. Peça para que todos levantem as mãos o mais alto que puder e em seguida soltem as bexigas todos juntos. As bexigas irão voar até que o ar acabe. Quando as bexigas começarem a cair no chão fale para ninguém pegar até que todas estejam no chão. Antes de mandar os alunos pegarem as bexigas pergunte: por que as bexigas não permaneceram no ar? Logicamente que eles vão responder que foi porque o ar acabou. Diga-lhe que assim como a bexiga precisou de ar para poder permanecer nas alturas assim também é a vida do cristão, enquanto estivermos cheios do Espírito Santo, nossa vida espiritual estará lá em cima, e quando estamos vazios do Espírito Santo nossa vida estará como as bexigas vazias, ou seja, em baixo. Encerre a aula mostrando a importância de estarmos sempre cheios do Espírito Santo.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica: Espírito Santo
Objetivo: Refletir sobre os tesouros que recebemos de Deus, enfatizando que o Espírito Santo faz morada naquela que aceita Jesus, como seu salvador.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Fonte: www.ensinadorcristao.com.br
Lição 8 - Crendo no Espirito Santo
Dinâmica: Cheios do Espírito Santo: Lição 8
Revista Discipulando 2º Ciclo – Conhecendo as doutrinas cristã - Cpad
Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo
Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Muito boa a dinamica, vou fazer. DEUS abençoe ricamente esta equipe do blog📖🙌👏
ResponderExcluir