27 de janeiro de 2017

Subsídios: Lição 01: O Criador - Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD

   

Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos

através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.


ESBOÇO DA LIÇÃO:

I - A CRIAÇÃO
II - A CRIAÇÃO E O CRIADOR
III - A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
IV - O CUIDADO DO JARDIM: ONTEM E HOJE

Caríssimo professor, estamos começando mais um ano de muito trabalho e dedicação ao ministério que fomos chamados. Novos desafios nos esperam neste ano e uma grande responsabilidade nos foi atribuída. Seus alunos precisam crescer espiritualmente e compreender os diversos aspectos que envolvem a fé que estão aprendendo a professar. Para tanto, o seu cuidado e dedicação ao ensino da Palavra de Deus de forma aprimorada é imprescindível.
E para iniciarmos o ano de maneira perspicaz a lição deste trimestre traz o tema “Quem é Deus”. Nela, seus alunos terão a oportunidade de conhecer os aspectos da natureza de Deus, como Ele se revela. Veremos que as Escrituras Sagradas apresentam Deus como o Criador do universo, o Libertador da humanidade, o Justo Juiz que julga com justiça, o Pai amoroso que deseja compartilhar da sua maravilhosa graça e presença com a humanidade. Tais aspectos no fazem perceber que Deus não realiza nada de maneira desorganizada ou sem propósito. A Bíblia de estudo Pentecostal (1995, págs. 31,32) nos traz um estudo relativo ao propósito e alvo da criação:

Deus tinha razões específicas para criar o mundo.
(1) Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. Davi diz: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1; cf. Gn 8.1). Ao olharmos a totalidade do cosmos criado — desde a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza — ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador.

(2) Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. Todos os elementos da natureza humana — e.g (por exemplo), o sol e a lua, as árvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves — rendem louvores ao Deus que os criou (Sl 98.7,8; 148.1-10; Is 55.12). Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos!

(3) Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.
(a) Deus criou Adão e Eva à sua própria imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão.
(b) Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando Satanás conseguiu tentar Adão e Eva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequências do pecado (ver Gn 3.15). Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria, e que viveria em retidão e santidade diante dEle (Is 60.21; 61.1-3; Ef 1.11,12; 1 Pe 2.9).
(c) A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras: ‘... com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus’ (Ap 21.3).

A vontade de Deus é e sempre foi que a sua criação estivesse em plena comunhão com Ele. Por esse motivo, seus alunos precisam compreender que eles são a propriedade exclusiva do Senhor e a maior de todas as suas criações. Explique que Deus tem propósitos para a vida de cada um deles. Dentre eles está o de adorar e engrandecer ao Santo Nome do Criador. Seus alunos precisam aprender que não vieram a este mundo por acaso. Embora sejam tão novos, Deus os convida a servi-lo e a proclamar o seu nome a todas as pessoas (cf. Mt 28.19,20).

Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


VEJA TODAS AS LIÇÕES, PRÉ AULA. AQUI<<>> Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD. Tema: Quem é Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário