24 de janeiro de 2017

Lição 05: A história de uma amiga - Revista do aluno: Maternal de 3 e 4 anos Cpad


Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Titulo da Lição: 
 A história de uma amiga 
29 de janeiro de 2017












Para guardar no coração:


Lembrancinhas:






UMA OPÇÃO A MAIS PRA VC. 

Lição 05- A história de uma amiga! (Rute)
Leitura Bíblica: Rute 1 e 2
Objetivo: Que os alunos salvos vivam de modo a atrair seus amigos para Cristo, e que os não salvos dedicam-se a recebe-lo como Salvador.
Frase do dia: Se a nossa vida, assim como a de Noemí, for um sermão vivente, as pessoas a nossa volta decidirão: O teu Deus é o meu Deus.
Para guardar no coração
: "(...) O seu Deus será o meu Deus."  (Rute 1.16)




Texto: Rute 1-4

Versículo: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”. Rute 1:16

Ideias para o ensino:

1- Providencie guardanapos e uma tigela com palitos salgados (biscoito). As crianças ajudarão você a contar a história. As crianças devem se sentar ao redor da mesa. Ponha um guardanapo para cada criança. Coloque a tigela no centro da mesa com os palitos salgados (biscoito). Sempre que você acrescentar um personagem à história, os alunos pegam um palito e ficam segurando. Quando o personagem sair da história, os alunos colocam o palito no guardanapo ao lado deles na mesa. Quando a história terminar, deixe a turma se deliciar com os palitos salgados (biscoitos).

2 – Você pode também contar a história com fantoches.


3 – Pode contar com figuras




Lembrancinha da aula:

1 – Para fazer fantoches e contar a história em casa


Brincar:

Deixe as crianças brincarem livremente com os brinquedos que você escolheu para essa aula até que todas as outras crianças cheguem. Um dos professores recebe as crianças e os pais, aproveitando para dar algum recado ou fazer um comentário necessário enquanto que o outro professor cuida e observa as crianças que estão brincando. Esses momentos são muito importantes para observação das atitudes das crianças nas brincadeiras para depois incluir numa outra aula o ensino adequado para mudança de atitude.

Louvor: Mostre o relógio de mudança de atividade e a figura de louvor, comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças, chamando-as para o tapete e iniciando o louvor. Faça gestos, movimentação, mostre figuras adequadas para os cânticos, e use alguns instrumentos de musicalização infantil. Fale da importância do louvor e ensine que Deus se agrada muito quando louvamos de coração, com alegria.

Cante: Louvai-o todas as crianças, Deus é amor; Eu tenho um amigo que me ama, Seu nome é Jesus; Obedecer é mais que importante, é prova de amor; Deus é bom pra mim ou outro que souber. 


Assim que terminar o momento de louvor, peça ajuda das crianças para guardar as figuras e instrumentos, mostrando o relógio de mudança de atividade e leve as crianças para a mesa com cadeiras iniciando o período de versículo e ensino.

Versículo:
“O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus” Rute 1:16. Abra a Bíblia e ponha o dedo da criança no versículo e leia com ela. Explique o versículo. Diga que Deus é amor, que cuida de nós e se alegra quando amamos as pessoas. Devemos amar nossa família e todas as outras pessoas, devemos evitar brigas, procurar ajudar e tratar bem a todos.

Ensino:


Há muito, muito tempo, havia na cidade de Belém uma moça chamada Noemi. Cada criança segura um palitinho. Noemi se casou com um rapaz muito bom e ela era muito feliz. Outro palito nas mãos das crianças. Noemi e o marido tiveram um filho muito esperto. Noemi ficou ainda mais feliz. Outro palito. Mais tarde, tiveram outro filho cheio de energia. Mais um palito na mão. Noemi nunca imaginou que pudesse ser tão feliz. Uma, duas, três, quatro pessoas na família feliz. Mande as crianças contarem os palitos em suas mãos.

Os meninos cresceram e se casaram com duas moças lindas. As crianças pegam dois palitos. Agora a família de Noemi tinha uma, duas, três, quatro, cinco, seis pessoas. As crianças contam seus palitos.
Um dia, aconteceu algo muito triste. O pai morreu. Os alunos colocam um palito no guardanapo. Mais tarde, os dois filhos morreram. Dois palitos vão para o guardanapo. Agora havia somente uma, duas, três pessoas na família de Noemi. As crianças contam os palitos em suas mãos. Noemi nunca pensou que seria tão infeliz na vida.

Noemi morava muito longe de sua família e de seus amigos e sentia-se muito sozinha. Noemi disse às noras: “Meninas, eu vou voltar para minha terra. Vocês podem ficar aqui com suas famílias”. Noemi se despediu das noras com um beijo e todas choraram. Uma nora disse: “Então, adeus dona Noemi”. Um palito vai para o guardanapo.

Noemi começou a caminhar. Ela nunca se sentiu tão sozinha! Mas a outra nora, chamada Rute, correu atrás dela, dizendo: “Vou ficar com a senhora. Aonde a senhora for, vou junto, e o seu Deus será o meu Deus”.

O que vocês acham que Noemi sentiu ao ouvir isso? Ela ficou muito feliz porque agora não ficaria mais sozinha.

Agora só havia as duas mulheres na família de Noemi, mas ela já estava se sentindo melhor! As crianças contam os palitos em suas mãos.

Rute e Noemi caminharam e caminharam por muitos dias. Quando chegaram à cidade de Noemi, estavam famintas, mas não tinham mais nada para comer. Rute, então, foi trabalhar numa lavoura; ela recolhia os grãos que os outros trabalhadores deixavam para trás. Rute sabia que se ela juntasse muitos grãos, poderia transformá-los em farinha e assar pão para ela e Noemi matarem a fome. Elas fizeram pães e tiveram um ótimo jantar.

Boaz, o dono da lavoura, viu Rute trabalhando, e teve vontade de ajudar a moça.

Rute e Boaz se conheceram, gostaram um do outro e se casaram. As crianças pegam um palitinho, que juntam aos outros dois em suas mãos. Agora Noemi, Rute e Boaz formaram uma família muito feliz. As crianças contam os palitos.

Mais tarde, Rute e Boaz tiveram um filho lindo. Mais um palito na mão. Agora havia uma, duas, três, quatro pessoas na família de Noemi. Contem os palitos. Quando o menino cresceu, ele se casou e teve muitos filhos.

Deus abençoou Noemi e Rute porque elas resolveram confiar em Deus. Elas sabiam que Deus tomaria conta delas quando estavam com fome, muito tristes por perderem a família. Deus estava com elas e deu uma nova família para alegria delas.

Também podemos confiar em Deus como Noemi e Rute confiaram.

Oração:
Mostre uma figura de crianças orando. Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para confiar Nele. Agradeça a Deus por tudo o que Ele já deu.



Lanche:
deixe que as crianças comam os palitinhos e o cereal. Esconda saquinhos com cereal matinal (sucrilhos) na classe para cada aluno e peça a eles que procurem o seu para o lanche (como Rute fez para colher sua comida).

Trabalho manual:


1 – Providencie várias figuras de revistas com coisas boas que Deus nos dá e recorte para que as crianças colem numa folha de papel. Exemplos: família, casa, animal de estimação, sol, lua, noite para descanso, crianças brincando, água, comida. Escreva em cada folha- Deus cuidou de Rute. Deus cuida também de nós.

2 – Montem com as crianças os fantoches para que contem a história em casa.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob sua visão até que seus pais cheguem.



 
Rute 1
1 E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8 Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
13 Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.
19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?
20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
21 Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
Rute 2
1 E TINHA Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.
2 E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.
3 Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.
9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.
10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
11 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
12 O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
13 E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das tuas criadas.
14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.
15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.
17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.
18 E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.
19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
20 Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.
21 E disse Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a sega que tenho.
22 E disse Noemi a sua nora: Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro camp
o não te encontrem.
23 Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.


VEJA TODAS AS LIÇÕES, PRÉ AULA, AQUI << Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".




Fonte: Ensinonumclique; Fonte das imagens: Título da Lição/ Para guardar no coração/ Lembrancinhas: Blog Pequeninos de Jesus; Revista da Cpad.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

2 comentários: