24 de maio de 2016

Dinâmica: Minha vida em dois atos - Lição 09: A nova vida em Cristo - Adultos

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD


LEIA TAMBÉM: 


Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 09: A nova vida em Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:


1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: A nova vida em Cristo.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Minha vida em dois atos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Minha vida em dois atos
Objetivo: Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
Material:
01 envelope
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno
01 tubo de cola
Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.

Agora peçam para que eles amassem o papel.

Então, orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é, acontecimentos que marcaram a vida deles, antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida tem dois momentos(dois atos), um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.

Em seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.

- Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na obra de Deus etc.
- Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia original desconhecida da utilização do papel amassado em dinâmica.
LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário