4 de dezembro de 2015

Milagres operado por Deus por meio do ministério do Apóstolo Paulo

Como Receber o Milagre de Deus

Muitos milagres não especificados ocorreram por intermédio do ministério do apóstolo Paulo (At 15.12; At 19.11; At 28.9); todavia, o Espírito Santo levou Lucas a especificar quatro deles: (1) o juízo contra o feiticeiro Elimas que ficou cego por atrapalhar a obra do Senhor (Atos 13.10,11); (2) a cura de um coxo de nascença (Atos 14.8-10); (3) o ressuscitamento do jovem Êutico (Atos 20.1-12); (4) a cura do pai de Públio que estava de cama enfermo de febres e disenteria (Atos 28.7,8).

I. A PESSOA QUE DEUS USA PARA REALIZAR MILAGRES CARECE DE DISCERNIMENTO.

Discernir é: (a) perceber claramente (algo, diferenças etc.); (b) distinguir, diferenciar; (c) compreender (conceito, situação etc.); perceber, entender; (d) formar juízo; apreciar, julgar, avaliar; (e) identificar (algo) com conhecimento de causa. Deus capacitou Paulo para discernir as coisas espirituais, por isso, ele não utilizava de critérios humanos para distingui-las, pois elas são discernidas espiritualmente (1 Coríntios 2.13-14). Por ter discernimento espiritual, Paulo nos ensina que:

1) Temos que discernir o tempo de Deus (kairos - kairos) e a fé das pessoas. Paulo soube fazer isso em relação ao coxo de nascença (At 14.10). Toda pessoa usada em milagres é sensível para discernir a vontade de Deus. O que será que Paulo viu no coxo que o fez discernir que tinha fé para ser curado?

2. Temos que discernir quando estamos sendo vítima da vaidade de “roubar” ou permitir que “seja roubada” a glória de Deus e fugir disso. Não podemos aceitar que as pessoas direcionem a glória divina para outra pessoa diferente do Senhor. Paulo Não aceitou que direcionassem a glória devida a Deus para si e para Barnabé (Atos 14.11-18).

a) A Glória de Deus: É o supremo fim de seus decretos (Efésios 5: 5,6,11 e 12). A glória de Deus foi o alvo da vida e obra de Cristo (Jo 17: 1,4). Quando somos usados por Deus, há uma tendência humana das pessoas de nos admirar, mas, não se pode permitir que isso seja exagerado. A glória de Deus deve ser o alvo de nossas obras. O Senhor Jesus determinou: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5. 16).

b) Só Deus é digno de Glória: Devemos notar qual é o sentido em que Deus procura Sua glória em tudo. Não é no sentido comum, humano e egoísta em que procuramos nossa própria glória. Deus tem em si mesmo glória infinita e nada pode ser acrescentado a ela. Para ser feliz ou glorioso Ele não precisa de Suas criaturas. Só Ele é digno de glória!

A partir deste pano de fundo teológico podemos entender melhor a razão pela qual Paulo e Barnabé não aceitaram a adoração dos homens de Listra. A glória de Deus é o objetivo de Sua providência. O Senhor disse por meio de Isaías: “Por amor de mim, por amor de mim é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a dou a outrem” (Is 48. 11). Paulo sabia aceitar honras e ofertas sem tirar a glória devida ao Senhor (Atos 28.10).

II. A PESSOA QUE DEUS USA PARA REALIZAR MILAGRES DEVE ASSIMILAR A VERDADE DE QUE DEUS NÃO TRABALHA EM SÉRIE (SEMPRE DA MESMA MANEIRA).

Deus provocou o ressuscitamento do jovem Êutico, por intermédio de uma ação de Paulo que nunca Jesus fizera: o apóstolo abraçou o jovem morto (At 20.10). Já havíamos estudado que Elias foi usado em milagres, dentre outros motivos, porque era aberto para a verdade de que Deus não usa um método único na operação de maravilhas. Às vezes, o Pai nos leva a fazer algo metafórico e emblemático para estimular nossa fé e até de alguém. Por isso, o Senhor Jesus nunca usou um único método para curar.

A base bíblica para esta verdade está em

a) Efésios 3.10: “para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”; e

b) 1 Pedro 4.10: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”
PR. ROBSON BRITO


Postagens Relacionadas
Arqueologia: Menino descobre estatueta de deusa citada na Bíblia
Arqueologia: Arqueólogos encontram ruínas de cidade mencionada na Bíblia
Milagres operado por Deus por meio do ministério do Apóstolo Paulo
UM PROFETA NAS MÃOS DE DEUS
SUPRIMENTO MULTIPLICADO POR DEUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário