23 de agosto de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 08: O Anticristo e a sua destruição

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


  
Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Professor(a). Infelizmente, muitos cristãos não levam à sério a astúcia e sinais a respeito do Anticristo, aquele que, se possível, enganará até mesmo os eleitos (Mc 13.22). Ele ainda não se manifestou, mas o seu espírito já age neste mundo. Podemos observar todas as características preditas por Cristo, sobre o “princípio das dores". Está tudo preparado para a sua chegada! Este é o tempo de buscarmos ainda mais a Deus e estarmos atentos para o Arrebatamento da Igreja. Você está pronto? Se Jesus voltasse esta semana, você conduziria a sua vida da mesma forma? Reveja os seus caminhos; se preciso, arrependa-se e busque ao Senhor, enquanto é possível achá-lo (Is 55.6,7)!
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
 Aline Barros - Rompendo em Fé 


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


Rude Cruz Aline Barros


Harpa Cristã 330 A Fé dos Santos


225 SÊ VALENTE HARPA CRISTÃ HINO LOUVOR E ADORAÇÃO


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO-CHAVE
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.
1 João 2.18.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Mc 13.22
Falsos cristos enganarão a muitos.

TER. 2 Tm 3.1-9
A corrupção dos últimos dias.

QUA. 2 Ts 2.3-6
A manifestação do filho da perdição.

QUI. Ap 13.1-9
A Besta se manifestará.

SEX. 2 Ts 2.7-10
O poder do Anticristo.

SÁB. Ap 19.11-21
A vitória sobre o Falso Profeta.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Apocalipse 13.1-10
1 E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

9 Se alguém tem ouvidos, ouça.

10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


1. Quem é o Anticristo?
O apóstolo João narra a visão de uma besta que saía do mar (Ap 13.1)! Ela representa o último grande governo mundial, que consiste em dez reinos, sob 0 domínio do Anticristo (Dn 11.36-45). Não por acaso, a palavra “besta” significa “fera” animalesca, feroz e perigosa. Após o Arrebatamento da Igreja, este se manifestará como a personificação do pecado e será a criatura mais maligna da terra (2 Ts 2.3,4).

Estejamos vigilantes, pois como nos alerta a Palavra: é já a última hora e muitos se têm feito anticristos (1 Jo 2.18).


1.1. Etimologia
A palavra Anticristo significa alguém que é contra Cristo ou que ambiciona o lugar dEle. Apesar dessa palavra não aparecer no livro de Apocalipse, ela é mencionada por João, nas suas epístolas (1J02.18; 2.224.3 e 2 Jo 7).


1.2. Sua Identidade
Apesar das especulações, a Bíblia não revela o seu local de nascimento. Apenas o cita como 'a besta que vem do abismo e saiu do mar" (Ap 11.7:131)1 a apostasia (2 Ts 2.3); a abominação (Mt 24.15): o homem do pecado e filho da perdição (2 Ts 2.3); o iníquo (2 Ts 2.8); príncipe (Dn 9.26): homem vil, que tomará o reino com engano (Dn 11.21); rei (Dn 11.36): mentiroso (1 Jo 2.22; 2 Jo 7); poderoso (2 Ts 2.9) e assassino (Ap 13.7). Portanto, não é necessário tentar descobrir a identidade do Anticristo. Esforcemo-nos para nos manter fiéis a Jesus, pois Ele arrebatará os que são genuinamente seus, antes da manifestação desse agente de Satanás!


1.3. Suas características
O Anticristo aparecerá em meio a grande tensão entre as nações e promoverá uma falsa paz, durante a Grande Tribulação. As Escrituras nos mostram algumas de suas características: força; fala convincente (Dn 720); astúcia, habilidade comercial e política (Dn 8.25; 11.21); conhecimento militar (Dn 8.24): poder de administração mundial (Ap 13.1,2) e conhecimento religioso e espiritual (2 Ts 24). Porém, a sua principal característica é a de ser o rei do engano (Dn 11.21; 2 Jo 7), tal como o pai da mentira (Jo 844). Assim, 0 Anticristo será o maior líder político que o mundo já conheceu.


2. O propósito do Anticristo
Ele reinará sobre a terra, se opondo a tudo o que diz respeito a Deus, principalmente, aos que o adoram, pois tal como Satanás, o Anticristo cobiça a sua glória (2TS2.4; Ap 13.7).


2.1. Exigir adoração
O Anticristo exigirá fidelidade e adoração a ele (Ap 134), assim como faziam os imperadores romanos. Ele se assentará no templo do Senhor, para receber a honra e a glória que não lhe pertencem.


2.2. Perseguição religiosa
Haverá uma perseguição cruel contra os que confessarem a Cristo (Ap 13.7,15-17). Não existirá liberdade de culto, durante a Grande Tribulação, pois o Anticristo exigirá adoração exclusiva (v.8). Por isso, os dias de seu governo serão de muita angústia e medo (Jr 30.5-7). Como Jesus predisse, se esses dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas abreviados serão, por causa dos escolhidos (Mt 24.21,22).


2.3. Blasfêmias, sinais e prodígios

Por sua arrogância, ele fará tudo para destruir a fé cristã, pois o seu objetivo é engrandecer o seu nome, se autoproclamando deus (Dn 11.36). Ele conquistará o coração e a fé de muitos, operando falsos milagres, pois receberá o poder e a autoridade do Diabo (2 Ts 2.9; Ap 134). Contudo, este ser tem seus dias determinados pelo Senhor (Dn 12.7: Ap 13.5), quando suas blasfêmias ruirão.


3. A doutrina do Anticristo
Na Grande Tribulação, o Anticristo uti[1]lizará a religião e falsas profecias, levando até cristãos a abandonarem sua fé (Dn 11.36; Mt 24.10-12; 2 Ts 2.3). Doutrinas de demônios serão amplamente ensinadas em um tempo de grande apostasia e rejeição a Deus (2 Ts 2.9-11; 1 Tm 4.1,2).


3.1. A mesma cobiça do Diabo
Sabemos que o Diabo tentou tomar o lugar do Senhor no Céu, mas não conseguiu (Ez 28,2). Na Grande Tribulação, ele usará o Anticristo para agir com a mesma cobiça. Será um momento terrível de idolatria e abominação (2 Ts 2.4)!


3.2. Um falso messias para Israel
Jesus é o Messias anunciado por Deus desde o início (Gn 3.15; Is 9.6-7)! Mas não foi reconhecido pelos seus (Jo 1.11-13). Assim, o Diabo enganará muitos de Israel, apresentando o Anticristo como o seu messias. Jesus previu isso em João 543. Israel aceitará o Anticristo, assim que ele selar a falsa paz mundial. Contudo, logo passará a persegui-los, vorazmente, e até o fim haverá guerra (Dn 9.26,27; Ap 13.7), pois sabe que o verdadeiro Messias voltará para restaurar a Aliança com eles, reinando na terra por mil anos, período chamado “Milênio”.


3.3. A destruição do Anticristo
Apesar de seu temporário êxito, o Anticristo cairá. Deus destruirá o seu sistema de governo e enviará juízos e catástrofes naturais para abalar a terra (Ap 6.12-14). Mesmo assim, o Anticristo fará guerra (Ap 19.19), mas Jesus o derrotará com um simples sopro de sua boca e pelo esplendor da sua vinda (2 Ts 2,8). Até que o lançará no Lago de Fogo, junto com o Diabo e seus anjos caídos (Ap 19,20).


PARA CONCLUIR
Jesus nos predisse que tempos de grande aflição viriam nos últimos dias (Mt 24 21). Há muito, o Senhor revela que o “homem do pecado" se levantaria. Portanto, dedique-se em praticar a Palavra de Deus e a conhecer com intimidade o Deus da Palavra! Para se manter fiel, esteja em constante busca e comunhão com o Espírito Santo, quem estará conosco até o final dos tempos, ajudando-nos em todas as coisas. Mantenha a fé de que no fim de tudo, o Senhor prevalecerá contra todo mal. O Anticristo será derrotado e o Senhor fará novas todas as coisas (Ap 21.5).


HORA DA REVISÃO
1. O que representa a besta em Ap 13,1?


2. O que significa a palavra Anticristo?


3. Qual é a principal característica do Anticristo?


4. Por que não existirá liberdade de culto durante a Grande Tribulação?


5. Como Jesus derrotará o Anticristo?



SUGESTÃO
PARA CONCLUIR UTILIZEM A:
Dinâmica: A Máscara
Objetivo:
Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Material:

01 máscara, 03 alunos.

Procedimento:
1 - Antes do início da aula:

- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.

- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar, relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.

- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.

- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.

- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.

2 – No momento da realização da dinâmica:

- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.

- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.

- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?

Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.

Coloquem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.

- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?

- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade. Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!


- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.

- Para finalizar, leiam:

II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário