8 de agosto de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 06: 144 mil? Quem são?

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


  
Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Professor (a), explique aos seus alunos que. diante das tribulações, a fé praticada por conveniência, hábito ou tradição familiar não se sustenta.

Apenas quando ela é fruto de uma genuína experiência com Cristo, en­raizada em profunda convicção na Palavra, podemos suportar qualquer coisa. Foi nesse sentido, que Pauto exclamou poder (suportar) todas as coisas naquele que o fortalece (Fp 4.11-13).

Aproveite todas as oportunidades para conversar com seus juvenis e mostrá-los que a nossa fidelidade a Cristo é testada sobretudo nos momentos de sofrimento. Contudo, quando estamos alicerçados na sua Palavra e em intimidade com Ele. somos fortalecidos de maneira so­brenatural. Incentive-os a fazerem prova de Deus. buscando genuína intimidade com o seu Santo Espírito.


ANTES DA AULA
Professor (a). O livro de Apocalipse é repleto de simbolismos que nos inspiram a viver em íntima e plena comunhão com o nosso Salvador. E, como sabemos, para se relacionar com um Deus Santo, necessitamos de santidade, a fim de apresentar a Ele um coração puro, redimido pelo seu sangue e quebrantado, arrependido por suas faltas. Essa nova vida em Cristo nos leva a não amar o mundo, nem o que no mundo há. Segundo Apocalipse, será exatamente assim que os 144 mil judeus convertidos a Jesus Cristo farão; renunciarão ao mundo, ao pecado e ao Anticristo. Nesta lição estudaremos quem eles são; de onde vieram; sua missão e como servem ao Senhor. O exemplo de fé, conduta e coragem é uma inspiração para todos que desejam ser usados por Deus em sua geração.

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
 Aline Barros - Rompendo em Fé 


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


Rude Cruz Aline Barros


Harpa Cristã 330 A Fé dos Santos


HARPA CRISTÃ - 84 - O GRANDE EU SOU.wmv


SUGESTÃO:
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Os 144 mil do Apocalipse
Objetivo:
Oportunizar a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre os 144 mil do Apocalipse.
Material:
Notebook, tablet ou celular dos alunos

Registro escrito ou digitado da pesquisa

Procedimento:
Dias antes da aula:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para:

Primeiro, realizar a leitura da lição 06 por completo

Depois, fazer apontamentos sobre os itens sobre os 144 mil:

Quem são?

Qual sua origem?

Por que são selados?

Qual a missão deles?

Os alunos também podem realizar a pesquisa na internet e levar as informações escritas no próximo domingo.

No dia da aula:

- Após a introdução da lição, organizem os alunos em círculo.

- Peçam para que os alunos falem de forma objetiva o que pesquisaram quanto os 144 mil, apresentando as respostas nesta sequência abaixo:

Quem são?

Qual sua origem?

Por que são selados?

Qual a missão deles?

- Escutem atentamente o que os alunos falam.

- À medida que eles falam, vocês vão pontuando, no quadro, palavras ou expressões para chamar atenção sobre os itens pesquisados.
- Para concluir, falem que é sobre este assunto que vocês vão se aprofundar na aula de hoje.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO-CHAVE
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Apocalipse 7.4.


LEITURA DIÁRIA
SEG. 2 Tm 2.19
O Senhor conhece os que são seus.

TER. Sl 4.3
O bem do Senhor sobre aquele que lhe é querido.

QUA 1 Pe 1.15
Santos como o seu Salvador.

QUI. Ef 1.3-14
Selados pelo Espírito Santo.

SEX. Ap 14.1
Marcados pelo nome do Pai.

SÁB.1 Pe 1.18-23
Comprados pelo precioso sangue de Cristo.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 7.1-8
1 E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

2 E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,

3 dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.

4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel

5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali. doze mil da tribo de Manassés, doze mil;

7 da tribo de Simeão, doze mil da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;

8 da tribo de Zebutom, doze mil da tribo de José, doze mil da tribo de Benjamim, doze mil.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


1. Quem são os 144 mil?
1.1. A visão do apóstolo João
Você já ouviu falar dos 144 mil descritos no livro do Apocalipse? Sabe quem eles são e o que representam? Nesta lição, entenderemos mais uma das complexas revelações e simbologias contidas no livro de Apocalipse. O apóstolo João narra quatro anjos em sua visão, que foram impedidos de executar o juízo de Deus sobre a terra, até que os 144 mil judeus sejam marcados ou selados em suas testas (Ap 71-3; 14-1).

Você precisa saber que, embora na Grande Tribulação, milhares de pessoas serão salvas e protegidas por Deus, Durante o período mais sombrio da história humana, eles serão fiéis a Deus e não se curvarão perante o poder do Anticristo. Foi exatamente isso que João descreveu sobre os 144 mil judeus convertidos a Cristo, prontos para realizar um poderoso evangelismo que alcançará milhões de pessoas para Cristo (Mt 24.14).

Que esta lição te ajude a refletir sobre a importância de servir ao Senhor com fidelidade até o fim (Sl 101,6; Ml 3.18).


1.2. Por que este número é importante?
Os números que constam na Bíblia não são mero acaso ou coincidência, há um propósito para cada um deles. Os 144 mil escolhidos são judeus, descendentes das 12 tribos de Israel que, após o Arrebatamento da Igreja e no período da Grande Tribulação, se converterão a Jesus Cristo, reconhecendo-o como Messias e Senhor. Mesmo neste momento de grande aflição, Deus não rejeitará o seu povo Israel, mas sim, o restaurará para louvor e glória do seu nome (Jr 30.7-9; Rm 11.2-5).


1.3. Por que serão escolhidos e protegidos?
A escolha destes judeus revela que o Senhor conhece os que são seus (2 Tm 2.19) e permanece fiel, guardando a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (Dt 79). Eles serão escolhidos e protegidos, pois viverão em santidade, fidelidade e dedicação genuína a Cristo. Por amor ao Cordeiro, manterão a pureza sexual e não se prostituirão. Eles serão considerados como primícias para Deus, comprados pelo precioso sangue do Cordeiro (Ap 14.4)! A escolha dos 144 mil não será por mera coincidência, mas sim porque eles se manterão fiéis, mesmo sob grande pressão; suas vidas serão exemplos de fé e compromisso com Cristo.


2. Sua origem
Os 144 mil são judeus descendentes das 12 tribos de Israel (Ap 74-8). De cada tribo, serão escolhidos 12 mil homens convertidos a Cristo. O número 12 é muito importante na história do povo escolhido por Deus (Dt 7.6-11).

Os 12 filhos de Jacó deram origem às 12 tribos de Israel que formam a nação de Israel. Por isso, no interior do Tabernáculo levantado por Moisés, seguindo as. orientações dadas pelo Senhor, havia uma mesa com 12 pães (Lv 24 5), e, um dos acessórios utilizados pelo sumo sacerdote era um peitoral com 12 pedras (Êx 39.14). Enfim, como podemos ver, o livro do Apocalipse reafirma a importância do número 12, reforçando a fidelidade do Senhor prometida a Abraão sobre a sua descendência: 12 mil homens de cada tribo, totalizando os 144 mil eleitos. Estes proclamarão o Evangelho e serão mortos por sua fé em Jesus Cristo (Ap 7.13,14).


2.1. Sua missão
Deus sempre usa situações para nos ensinar lições, a fim de que nos aproximemos dEle, ainda que seja através das perseguições, aflições ou dificuldades (Rm 8.28; 2C0 417). Com o povo de Israel, mesmo na Grande Tribulação, não será diferente e os israelitas buscarão ao Senhor (Zc 13.9)! Nesse tempo tão terrível, os 144 mil judeus escolhidos por Deus realizarão um grande trabalho para Ele! Serão verdadeiros evangelistas que, corajosamente, pregarão o Evangelho àqueles que foram deixados para trás, ou seja, que não foram arrebatados com a Igreja. Muitas pessoas se converterão e inúmeros descendentes de judeus reconhecerão Jesus Cristo como seu Messias e Senhor. Segundo a Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica (2010, p.104, CPAD): "O maior reavivamento que o mundo jamais viu não ocorrerá durante a era da Igreja, mas imediatamente após seu arrebatamento, durante os 21 primeiros meses da Tribulação. Segundo Apocalipse 7, enquanto o Anticristo estiver ocupado em seus planos políticos, o Espírito Santo, por meio de um grupo conhecido como' os 144.000, alcançará os corações de milhões de pessoas, que serão levadas a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo, ocasionando a maior colheita de almas da história da humanidade". Através deste poderoso movimento de evangelismo, muitos rejeitarão o Anticristo, a Besta e o Falso Profeta.


3. Eles serão selados
3.1. Significado do Selo
Diferente dos dias de hoje, o selo nos tempos bíblicos era um anel que gravava uma marca em documentos e objetos. Selar era o mesmo que assinar um documento (1 Rs 21.8). O selo é uma marca que indica proteção, integridade e propriedade. Se você recebeu a Cristo como Senhor e Salvador, pertence a Ele (Rm 14.8; 1 Pe 2.9) e está selado com o Espírito Santo (Ef 1.13,14), Somos templo e morada dEle (1 Co 3.16)! Saiba que alguém selado pelo Espírito Santo realmente é um crente autêntico, que tem seu nome escrito no Livro da Vida.


3.2. O Selo dos 144 mil
Este selo é a marca de Deus sobre os 144 mil judeus fiéis a Ele. Eles receberão uma marca que os protegerá do juízo e da ira divina que será derramada sobre a terra (Ap 7.3). Isto significa que Deus os ajudará a cumprir a sua missão, que é a de pregar o Evangelho do Reino durante a Grande Tribulação. Este selo representa também o privilégio de permanecerem marcados eternamente como propriedade particular de Cristo e do Pai Celestial (Ap 14.1). Ao contrário disto, durante a manifestação do juízo e da ira de Deus, os adoradores e seguidores do Anticristo receberão a marca da besta para a condenação eterna (Ap 13.16-18).


3.3. Os 144 mil servos de Deus
O apóstolo João os chamou de servos de Deus, porque apesar de todo o poderio maléfico do governo do Anticristo, eles não se dobrarão e nem se contaminarão. Os 144 mil servirão ao Senhor com toda a fidelidade, dedicando-se como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1)! Eles farão a diferença, como nós temos a responsabilidade de fazer hoje, em nosso tempo. Você tem sido luz em meio às trevas? Tem vivido em obediência a Deus e à sua Palavra, mesmo quando cercado por desobedientes e perversos?

Os 144 mil realmente seguirão e servirão a Jesus acima de todas as coisas, até mesmo de suas próprias vidas. Por sua dedicação em servir a Cristo, eles pregarão o Evangelho do Reino e uma incontável multidão se converterá ao Senhor e então virá o fim (Mt 24.14).


PARA CONCLUIR
No momento mais sombrio da História, 144 mil judeus proclamarão o Evangelho do Reino, desafiando o Império do Mal e o governo do Anticristo. Sobretudo, em tempos de tributação, o Senhor sempre desperta e usa os que são seus! O exemplo destes homens nos ensina a amar e a servir ao Cordeiro de Deus de todo o coração. Que o trino Deus seja a nossa prioridade e razão de viver! Maranata, ora vem Senhor Jesus (Ap 22.20)!


HORA DA REVISÃO
1. Quem são os 144 mil?



2. Ao reafirmar a importância do número 12, o que o Apocalipse reforça?



3. O que a escolha destes judeus revela?



4. Que grande trabalho os 144 mil realizarão para Deus?



5. Para que servirá o selo de Deus sobre os 144 mil fiéis?




Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário