16 de agosto de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 07: Um dragão

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


  
Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Professor(a). Vivemos um momento desafiador, pois nos aproximamos do final da história. A ira de Satanás aumenta dia após dia, à medida que seu tempo diminui. A Palavra de Deus nos garante que os seus fiéis não testemunharão a guerra que haverá no capítulo 12 do livro de Apocalipse, pois a Igreja, isto é, os que servem a Cristo genuinamente já terão sido arrebatados. Porém, atualmente, nós também estamos em batalha e cabe a nós nos revestirmos da armadura de Deus a fim de que não caíamos nas astutas ciladas do diabo (Ef 6.11-13). Precisamos buscar o Espírito Santo constantemente para manter os nossos corações e mentes voltados ao Senhor (Rm 12.2) e perseverarmos nEle até o fim! Quando a sua fé for confrontada e provada, comprometa-se em permanecer fiel a Cristo, servindo-o com amor, pois nEle está a recompensa para o que o for fiel até o fim.
Apocalipse 12.2-4 trata sobre o conflito dos séculos. 
É a luta do Diabo, tudo fazendo para que o Messias não viesse ao mundo. Esse conflito vemo-lo de Gênesis aos Evangelhos. Momentos houve em que parecia que o inimigo tinha ganhado a batalha. 

As cinco piores ocasiões na história de Israel foram:
1) na apostasia do bezerro de ouro, quando apenas uma tribo ficou leal a Deus (a de Levi);

2) no caso da corrupção moral de Israel, em Sitim, durante a peregrinação no deserto, por conselho de Balaão;

3) no caso do pecado de Davi, com o qual Deus fizera aliança quanto ao nascimento do futuro Messias;

4) no caso do livro de Ester, quando houve um plano para exterminar todos os judeus;

5) no caso de Belém, quando o rei Herodes decretou a matança dos inocentes, para naquele meio, Jesus ser morto.

Em todos esses momentos críticos o inimigo perdeu a batalha. Por fim, numa noite, os anjos anunciaram o nascimento do Salvador, o qual caminhou resoluto em direção ao Calvário, onde, por fim, bradou agonizante, mas triunfantemente: ‘Tudo está consumado!’ Aleluia!

Versículo 3. O dragão com sete cabeças fala de sua plenitude de astúcia. Sete chifres representam seu imenso poderio. Sete diademas, seu domínio. O dragão era vermelho, que é a cor do sangue e do fogo. Isso indica, como sabemos, que ele é o provocador de mortes, guerras, intrigas, contendas e tensões individuais e coletivas, quentes como o fogo e que terminam explodindo. (Ler Gênesis 4.5,8 comparando com 1 João 3.12.)

Versículo 4. ‘a terça parte das estrelas do céu’. Isto refere-se aos anjos que caíram com Lúcifer, conforme Isaías 14.12 e Ezequiel 28.16. Muitas referências na Bíblia apontam os anjos como estrelas. Exemplo: Juízes 5.20; Jó 38.7: 25.5; Isaías 14.13, etc. ‘A sua cauda arrasta a…’. É conhecida a grande força que a serpente e outros répteis, como o jacaré, têm na cauda. Os animais pré-históricos do tipo réptil tinham gigantesca força nas suas caudas para ataque e defesa. O termo dragão significa animal monstruoso; serpente gigantesca. O dragão no versículo 3 figura o Diabo, e é chamado serpente em 12.9. O termo no original deriva de um verbo que significa ver de modo penetrante.”
Fonte/Tag:ED, Escola Dominical, Juvenis, Lições Bíblicas Juvenis

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
Hino 360 - Harpa Cristã - A Preciosa Fonte



Cassiane | O Senhor da Ceifa Chama


Batalha Contra o Mal - Michelle Nascimento - Com Legenda




225 SÊ VALENTE HARPA CRISTÃ HINO LOUVOR E ADORAÇÃO




Cassiane – Imagine



Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO-CHAVE
E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas.
Apocalipse 12.3.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Is 26.17
Dores como de uma mulher dando à luz.

TER. Jo 8.44
Pai da mentira e homicida desde o princípio.

QUA. 1 Pe 5.8
A estratégia do diabo, nosso adversário.

QUI. Ef 6.12
A batalha espiritual do cristão.

SEX. 2 Co 10,3-5
As armas para a nossa batalha.

SÁB. Ap 17.14.
A vitória de Cristo!


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 12.1-9
1 E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

2 E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
__EXPLICAR o significado do grande sinal representado pela mulher grávida;
__ESCLARECER a simbologia do grande dragão e de seu poder;
__MOSTRAR quem são os parceiros de Satanás e o seu propósito.


ESBOÇO DA LIÇÃOA SIMBOLOGIA DA MULHER GRÁVIDA

__O GRANDE DRAGÃO
__O PODER DE SATANÁS
__OS PARCEIROS DE SATANÁS


l. A simbologia da mulher grávida
O apóstolo João viu um grande sinal no céu, A palavra sinal possui alguns significados, dentre eles: algo maravilhoso ou extraordinário. O capitulo 12 começa com a espantosa visão de uma mulher grávida vestida do sol, com os pés sobre a lua e usando uma coroa com 12 estrelas. O detalhe deste sinal: ela está prestes a dar à luz (v.2). Fique atento, pois temos muito a aprender nesta lição.


1.1. Quem essa mulher representa?
Apesar das inúmeras teorias, você precisa saber que a mulher em trabalho de parto representa a nação de Israel. No Antigo Testamento, a nação de Israel é comparada a uma mulher grávida, prestes a dar à luz (Is 26.17: Mq 4.10). Israel também é representado por uma mulher que num único parto deu à luz a muitos filhos e filhas (Is 66.8). Como disse o profeta: “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante?” A história milenar do povo judeu é de fato extraordinária. Os propósitos de Deus para o povo escolhido sempre são realizados de maneira sobrenatural.


1.2. O significado desta gravidez
Israel foi eleito e separado pelo Senhor como reino sacerdotal a fim de mostrar a sua glória e salvação aos demais povos da terra (Êx 19.6: Dt 7.6), porém, falhou. Entretanto, ainda assim, o Senhor manteve a promessa de que o Messias nasceria em Israel (Is 59.20). Portanto, esta gravidez significa que no tempo propicio, Deus enviou o seu Filho (Gl 4.4), nascido de mulher, na cidade de Davi, cumprindo o que predisse por meio dos profetas (Lc 2.11). Na visão descrita pelo apóstolo João, Jesus Cristo, o Messias, nascido em Israel, virá outra vez e triunfará sobre todo o mal, derrotando Satanás.


1.3. Sua beleza e esplendor
Israel é como uma mulher vestida do sol, revelando que a sua verdadeira glória está em refletir a luz de Deus para as demais nações da terra (Is 49.6). Ao lermos as Escrituras, descobrimos que o Senhor se apresenta como o sol e veste-se de Luz (Sl 84.11; 104,2). Refletir a luz do Senhor é. portanto, o resultado de um viver diário em íntima comunhão com Ele. Apenas através desta busca constante pela santificação do Espírito, agimos de acordo com a Palavra, refletindo o caráter de Cristo e seus atributos. O Senhor é galardoador daqueles que o buscam. Por isso, estes refletem a sua glória e tornam-se luz, assim como Jesus Cristo (Mt 4.16; 5.14-16).


1.4. A lua e a coroa com 12 estrelas
O apóstolo João narra que viu a mulher em pé sobre a lua. Assim como a lua brilha nas noites mais escuras, Israel deverá brilhar e confirmar a sua aliança como povo de Deus durante a Grande Tribulação. Tal simbolismo nos faz lembrar de José do Egito: “[...] Eis que ainda sonhei um sonho: e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim" (Gn 37.9). A coroa decorada com 12 estrelas representa as tribos de Israel, bem como a sua vitória definitiva no tempo do fim (Ap 12,11).


2. O grande Dragão
Você sabe quem esse Dragão representa? O apóstolo João responde, dizendo: "o dragão é o diabo, a antiga serpente, também conhecido como Satanás" (Ap 12.9). Ele é o grande adversário e acusador de Israel e da Igreja de Cristo (v.10). Saiba que Satanás existe, não é um mero personagem de ficções. Jesus afirmou a existência deste ser ao dizer que viu “Satanás, como raio, cair do céu” (Lc 10.18).


2.1. Sua natureza
O Dragão descrito em Apocalipse é um ser pessoal que, no princípio, levado por sua altivez, ambicionou ser semelhante ao Altíssimo (Is 14.12- 15). Ele é um anjo caído que possui intelecto, emoções, vontades e ciência do julgamento de Deus a seu respeito; que “nunca mais será para sempre" (Ez 28.14-19; Jo 16.11). Por isso, este ser maligno e mentiroso, age contra os eleitos de maneira feroz e desprezível, sabendo que tem pouco tempo (Jo 844; 10.10; Ap 12.12).


2.2. Visto como um dragão vermelho
Satanás é chamado de homicida, pois desde o princípio intenta a morte física e espiritual do ser humano (Jo 8.44; 1 Pe 5.8). A cor avermelhada representa o pecado, a violência, bem como o sangue das vidas que foram destruídas por ele.


3. O poder de Satanás
A visão do Dragão é rica em detalhes. Ele possui sete cabeças, dez chifres e dez coroas (Ap 12.3). Ele realmente é desta forma? Satanás não possui um corpo físico, porém, foi esta a sua aparência espiritual, revelada por Deus ao apóstolo João. Ela simboliza a natureza e o poder deste ser. Apesar de o associarmos à aparência assustadora de um dragão, você precisa entender que ele é astuto e no intuito de enganar, pode se disfarçar até de anjo de luz (2 Co 11.14). Compreender quem é o nosso adversário nos ajudará a vencer as batalhas contra ele e seus agentes (Ef 6.12).


3.1. Sete cabeças
O significado do número sete em hebraico dá a ideia de completude. Portanto, as sete cabeças revelam que Satanás usa o seu intelecto por completo. Ele é inteligente, ardiloso e habilidoso para lidar com a natureza humana, a fim de destruí-la.
Gênesis 3.1-6.


3.2. Dez chifres
Os chifres simbolizam sua força e poder espiritual, que não devem ser subestimados (Judas 9). Ele veio para aprisionar e destruir o ser humano (Lc 13.16; Jo 10.10; 1 Tm 3.7). Você se lembra da história de Jó? Sob a permissão de Deus, Satanás usou o seu poder para tocar na família, bens materiais e até na saúde desse servo de Deus (Jó 1.12-19). Contudo, não tenha medo, pois servimos a Jesus Cristo que é o Todo-Poderoso e nosso advogado junto ao Pai (1 Jo 2.1,2; Ap 1.8).


3.3. Sete coroas
As sete coroas revelam que Satanás é um monarca que governa o reino das trevas (Mt 12.26; Ef 6.12). No Evangelho de João ele é chamado de “príncipe deste mundo" (Jo 12.31; 14.30; 16.11). Os seus súditos são os demônios, bem como homens e mulheres que se curvam diante dele. Após a queda de Adão e Eva, o seu reinado estendeu-se para o mundo físico (1 Jo 5.19). Ele é o idealizador de todo o mal que existe na terra.


4. Os parceiros de Satanás
João narra que, com a sua cauda, o dragão arrastou para a terra um terço das estrelas do céu (Ap 12.4). Mas o que isso significa? As estrelas representam os anjos que caíram junto com Satanás em sua rebelião e com ele foram condenados por Deus (2 Pe 24). Contudo, até que sejam lançados no fogo eterno preparado para eles (Mt 25.41), nosso adversário reina em parceria com os seus anjos. Estes anjos caídos também são chamados de demônios (Tg 2.19).


41. O propósito de Satanás
O principal propósito do inimigo de nossas almas é destruir o Filho de Deus e os seus santos. Como está escrito: "E o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela a luz, lhe tragasse o filho" (Ap 12.4).


4.2. Suas estratégias
Satanás usou meios para frustrar a promessa de Deus feita no Jardim do Éden (Gn 3.15). Suas estratégias foram para tentar destruir Israel, a fim de impedir o nascimento de Jesus (Êx 3.7:2 Cr 22.10- 12; Et 4 3.14); assim, foram assassinadas milhares de crianças, a mando de Herodes, com a intenção de matar Jesus (Mt 2.16). Por isso, ele afrontou a divindade de Cristo, através da tentação (Mt 4.3- 11); e após tantas outras tentativas de matá-lo (Mt 26.4; Lc 19.47: Jo 8.59) tentou impedi-lo de ser crucificado para que não consumasse a nossa salvação (Mt 16.22,23). Contudo, Jesus consumou o seu propósito salvífico, morreu, ressuscitou e em breve derrotará, definitivamente, a Satanás e seus demônios.


PARA CONCLUIR
Satanás não cessa de vagar pela terra, promovendo o mal. Quando lemos as páginas do Apocalipse, percebemos a clara intenção do dragão: destruir Jesus Cristo e aos seus eleitos. Ele declarou guerra contra os anjos de Deus no Céu, contra os judeus, tentou matar Jesus e segue tentando tragar os genuínos cristãos. Apesar disso, aprendemos que o poder desse ser é limitado. Ele já está julgado e condenado; logo cairá eternamente, perante o poder de Cristo! Aleluia!


HORA DA REVISÃO
1. O que a mulher em trabalho de parto representa (Ap 12.4)?


2. Qual é o significado da sua gravidez?


3. Quem é o grande dragão, em Apocalipse 12.3?


4. Por que Satanás é chamado de homicida?


5. O que a cor do dragão representa?




SUGESTÃO
PARA CONCLUIR UTILIZEM A:
Dinâmica: Na batalha contra o mal
Objetivos:
__Concluir o estudo estudo sobre o Dragão, que é Satanás.
__Enfatizar a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo, nosso adversário.
Material:
01 figura de 01 soldado(ver figura abaixo no procedimento)

Quadro ou cartolina

Papel ofício e caneta

Procedimento:
1 - Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.

2 - Agora falem: O cristão vive constantemente em batalha espiritual e é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã. Para tanto, precisa estar preparado e conhecer as características do inimigo, o Diabo, nosso adversário.

3 - Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.

Cinturão – verdade

Couraça – justiça

Escudo – fé

Capacete – salvação

Espada – palavra

Depois, apresentem o significado dos elementos da armadura do cristão.

3 - Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a armadura na figura do soldado.

4 - Depois, falem: O Diabo, o nosso opositor nesta batalha, tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.

5 - Para concluir, leiam:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”(Efésios 6:10,11).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário