28 de agosto de 2024

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 09: A terceira viagem missionária

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
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Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


👉 Apresentem o título da lição:
A terceira viagem missionária
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
Diante da correria do dia a dia, muitas vezes, focamos mais na realização das atividades e menos em reflexão. 
- Nesta semana, dedique um tempo para refletir em sua trajetória. Analise quais foram os líderes que influenciaram sua vida e seu ministério. 
- Quais foram as lições aprendidas com eles? Quais os exemplos que seus antigos líderes e professores deixaram que valem a pena serem imitados? 
- Reflita também na condição atual do seu ministério: O que você como professor(a) tem aprendido? Examinar esses pontos e anotar suas percepções vai lhe ajudar a se tornar um professor(a) melhor e lhe dará a oportunidade de aperfeiçoamento.

PONTO DE PARTIDA
O livro de Atos nos conta que todos os moradores da Ásia ouviram falar de Jesus. Isso é impressionante, não é mesmo? Esse dado mostra o compromisso e o esforço do Apóstolo Paulo e sua equipe em pregar o Evangelho. Compartilhe essa informação com sua turma e pergunte para classe: “Como vocês acham que isso aconteceu”. Dê um tempo para que cada aluno compartilhe suas percepções. Em seguida, conduza a reflexão dizendo: “o Espírito Santo guiava esses missionários pelos pontos estratégicos, a fim de que o maior número de pessoas recebesse a salvação. E eles, corajosamente, seguiam a vontade de Deus e anunciavam o Evangelho a toda criatura”..

VAMOS DESCOBRIR
Viajaremos com o Apóstolo Paulo pela sua terceira rota missionária. Nesta oportunidade, o missionário foi em um número bem maior de cidades, pois eram diversas igrejas e pessoas para visitar. Alguns imprevistos ocorreram e o Apóstolo precisou ajustar sua programação em determinados momentos. As dificuldades não pararam o Apóstolo, pois o importante para ele era pregar e dar assistência às igrejas.
 
 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Rompendo em fé


O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )


Rose Nascimento - É O Tempo De Segar | Águas Purificadas


Missão Louvor e Glória - Resgate



Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: A Terceira Viagem de Paulo
Objetivo:
- Realizar pesquisa orientada sobre a terceira viagem do apóstolo Paulo, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Material:
Celular ou notebook dos alunos

01 mapa da terceira viagem do apóstolo Paulo

02 quadros brancos ou 02 cartolinas
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre a terceira viagem do apóstolo Paulo, delimitando-se aos seguintes pontos:

Quem o propósito da viagem?

Quantos lugares foram visitados?

O apóstolo Paulo estava com companheiros?

Qual a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?

No dia da aula:
Procedimento:
- Organizem os alunos em um semicírculo.

- Coloquem no quadro o mapa da 3ª viagem no espaço aberto do semicírculo para que todos vejam.

- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram. Para isto, comecem a fazer as perguntas:

Quem o propósito da viagem?

Quantos lugares foram visitados?(usar o mapa)

O apóstolo Paulo estava com companheiros?

Qual a diferença básica desta viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?

- Neste momento, escutem atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.

Isto deve acontecer para todas as perguntas e respostas.

- Para concluir, leiam:

“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”(Atos 19:10).
- Falem: Temos no apóstolo Paulo um exemplo de um propagador do evangelho, pelo incansável trabalho para que muitos pudessem alcançar a salvação.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

LEITURA BÍBLICA
  Atos 20.17-24
17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.

18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,

19 Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,

21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

22 E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,

23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

24 Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.



Bíblia online
Bíblia sagrada online



A MENSAGEM
   Atos 19.10
Ele fez isso durante dois anos, até que todos os moradores da província da Ásia, tanto os judeus como os não judeus, ouviram a mensagem do Senhor.


  DEVOCIONAL
Segunda » Mt 10.6, 7
Terça » Mc 16.15
Quarta » Mt 28.19, 20
Quinta » 1 Co 1.17,18
Sexta » 1 Co 2.4, 5
Sábado » Tt 1.1-3


OBJETIVOS
- DESCREVER a rota da terceira viagem de Paulo;
- APRESENTAR as lideranças que foram formadas, através do ministério de Paulo;
- DEMONSTRAR a postura de fé do Apóstolo, mediante as perseguições e dificuldades.


I – A ROTA DA TERCEIRA VIAGEM
Na terceira viagem, Paulo segue o plano original da segunda viagem (visitar, na Ásia, às igrejas que fundou na primeira viagem com Barnabé).
Ele, então, cruzou as regiões da Ásia Menor – Pisídia, Galácia e Frigia – até chegar a Éfeso (At 18.23; 19.1). Dali, foi para Macedônia e Acaia, na Europa (At 20.1,2). Já o retorno começou pelas cidades macedônias: Bereia, Tessalônica e Filipos. E continuou pelas cidades de Trôade, Assôs, Mitilene, Mileto, Rodes e Pátara (At 21.1,2). Então, desembarcou em Tiro, passou por Ptolemaida e seguiu para Cesaréia (At 21.7,8), chegando, por fim, em Jerusalém.


1- AS ATIVIDADES MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO.
A Bíblia nos relata que todos os moradores da Ásia Menor, tanto judeus como gentios, ouviram o Evangelho por meio de Paulo, que contava com a ajuda de Timóteo e Erasto (At 19.10, 22). Através de suas visitas, ou pelo contato com outros irmãos igualmente atuantes na obra de Deus, Paulo ficava sabendo das necessidades das igrejas e fazia algo para ajudar. Por exemplo, quando estava em Éfeso, Paulo foi informado dos problemas da igreja de Corinto. E, por isso, escreveu uma dura carta aos coríntios e avisou que iria visitá-los (1 Co 16.5-8). Ao sair de Éfeso, de passagem por Trôade, Paulo esperava encontrar Tito para saber dos irmãos em Corinto e dos desdobramentos que sua instrução teve na igreja.

Porém, isso não foi possível (2 Co 2.13). Somente algum tempo depois, o missionário encontrou Tito e recebeu as notícias de Corinto (2 Co 7.5-7). E, assim, Paulo escreveu outra carta aos coríntios. Seguindo sua rota, partindo da Macedônia, Paulo seguiu para Corinto e Grécia, realizando uma parada de três meses (At 20.2). Nesse momento, ele escreveu a Carta aos Romanos, irmãos que ele ainda não conhecia. A intenção de Paulo era retornar para Antioquia da Síria, partindo da Grécia, mas uma conspiração de alguns judeus contra a vida do Apóstolo alterou seu plano (At 20.3). Por isso, ele voltou pela Macedônia. Assim, passou a festa da Páscoa em Filipos (At 20.6) e de lá navegou para Troâde.

Então, cruzou a costa da Ásia Menor. Paulo tinha pressa de chegar em Jerusalém, a tempo do dia de Pentecostes (At 20.16), celebrado 50 dias depois da Páscoa. Assim, fez paradas rápidas por onde passava. Ele levava o dinheiro dos irmãos de Corinto para ajudar à igreja de Jerusalém e isso era uma grande responsabilidade (1 Co 16.3; Rm 15.25-27) que ele conseguiu concluir com êxito (At 21.17).


I- AUXÍLIO DIDÁTICO
A produção de cartas com instrução teológica foi um marco no ministério do Apóstolo Paulo. Durante esta terceira viagem missionária, ele escreveu duas importantes cartas para a Igreja em Corinto, que hoje compõem o Novo Testamento. “A sequência desses contatos e o contexto em que 2 Coríntios foi escrito são os seguintes:

(1) Depois de alguns contatos e correspondência inicial entre Paulo e a igreja (e.g. 1 Co 1.1; 5.9; 7.1), ele escreveu 1 Coríntios, de Éfeso, (primavera de 55 ou 56 d.C.).

(2) Em seguida, ele fez uma viagem a Corinto, cruzando o mar Egeu, para tratar de problemas surgidos na igreja. Essa visita, no período entre 1 e 2 Coríntios (cf. 13.1,2), foi espinhosa para Paulo e para a congregação (2.1,2).

(3) Depois dessa visita afanosa, informes chegaram a Paulo em Éfeso de que seus adversários estavam atacando a sua autoridade apostólica em Corinto, tentando persuadir uma parte da igreja a rejeitá-lo.

(4) Respondendo, Paulo escreveu 2 Coríntios, na Macedônia (outono de 55 ou 56 d.C).

(5) Pouco depois, Paulo viajou outra vez a Corinto (13.1), permanecendo ali cerca de três meses (cf. At 20.1-3a). Foi ali que escreveu a Epístola aos Romanos’’ (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1768).


II- A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Nessa terceira viagem, vemos uma liderança sendo consolidada sob a coordenação do Apóstolo Paulo.
O autor de Atos apresenta diversos líderes que se destacaram ao lado de Paulo:
• Timóteo e Erasto acompanharam o Apóstolo em toda a Ásia Menor e, assim, aprenderam como pregar, plantar igrejas e resolver problemas (At 19.22).
• Timóteo se destaca como um grande cooperador de Paulo. Além de ter acompanhado o Apóstolo pela Ásia, foi enviado para Macedônia e para Corinto, a fim de dar assistência às igrejas (1 Co 16.10).
• Tito, igualmente, era um fiel companheiro, auxiliador e um bom mensageiro (Tt 11,4,5).
• Priscila e Áquila eram casados. Eles migraram de Roma para Corinto e lá conheceram o Apóstolo (At 18.2). Com o passar o tempo, eles se tornaram grandes amigos e fiéis companheiros (At 18.18-20). Em Atos 18.24-26, eles aparecem instruindo Apoio sobre o “Caminho de Deus”.
• Os presbíteros de Efésios também são mencionados por Lucas, que destaca um episódio, que ocorreu em Mileto. Paulo reuniu-se com os presbíteros, para encorajá-los e instruí-los em como continuar fazendo o trabalho do Senhor Jesus (At 20.17-35).

A despedida deles foi comovente: “Quando Paulo acabou de falar, ajoelhou-se com os irmãos e orou. Então todos choraram muito e abraçaram e beijaram Paulo. Estavam tristes, especialmente porque ele lhes tinha dito que nunca mais iam vê-lo. Então eles o acompanharam até o navio” (At 20.36-38). Paulo tinha sido “o pai na fé” daquelas pessoas e um amigo, mas era hora de partir. A igreja ali estava preparada para continuar servindo ao Senhor, sob a coordenação de novos líderes.


II- AUXÍLIO DIDÁTICO
Vamos conhecer um pouco mais sobre o colaborador de Paulo chamado Erasto? “Erasmo de Romanos 16.23 era um tesoureiro ou procurador da cidade de Corinto, que enviou saudações aos cristãos em Roma. Ele parece ser o mesmo mencionado, muito mais tarde, em 2 Timóteo 4.20, como permanecendo em Corinto […]. Ele é mencionado como alguém que ministrou especificamente a Paulo, e pode tê-lo seguido de Corinto a Éfeso a fim de ajudá-lo ali. Uma inscrição latina escavada em um bloco de pavimento de pedra perto do teatro de Corinto, afirma que por ter recebido a posição de aedile (tesoureiro) Erasto colocou este pavimento a suas próprias custas” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.659).


III – O DESFECHO DA TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA
Sensível à voz do Espírito Santo, Paulo percebeu que seu trabalho na Ásia Menor, Macedônia e Acaia estava terminando (At 19.21,22). O Apóstolo esforçou-se para formar uma liderança sólida nesses lugares. Ele queria garantir que as igrejas estivessem bem estabelecidas (1 Co 16.13) para continuarem adorando a Deus e fazendo o trabalho missionário. As perseguições contra ele e as tentativas de matá-lo estavam cada vez mais intensas (At 20.3). E ele sentia que precisava pregar o Evangelho onde havia oportunidade (1 Co 16.8,9). Lucas aponta que, conforme a viagem chegava ao fim, em Tiro e Cesaréia, os irmãos e as irmãs temiam pela vida de Paulo e o alertavam para ele não ir a Jerusalém porque ele seria preso lá (At 21.4,11,12).

Porém, o Apóstolo estava decidido a ir para Jerusalém de qualquer forma (At 21.13,14). Paulo sabia que se iniciaria outra fase em sua vida e seu ministério e, qualquer que fosse ela, Deus estava no controle. Ele era um homem obediente a Deus e comprometido com Sua causa. Mesmo consciente do sofrimento que o esperava em Jerusalém, não parou pelo caminho e não pensou em mudar a rota Ele foi até o fim (2 Tm 4.7)


III- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Em Atos 20.22 temos registradas as seguintes palavras de Paulo:” Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer lá”. O verbo “obedecer”, do trecho “obedecendo ao Espírito Santo” (At 20.22), traduz a palavra grega de menos, do verbo deo, “Ligar, obrigar moralmente”. “O Espírito Santo havia comunicado a vontade de Deus ao apóstolo, com o resultado de que Paulo era agora obrigado a ir a Jerusalém. Apesar da dor de partir, e da incerteza que encobre o futuro, o apóstolo permanece firmemente comprometido em fazer a vontade de Deus” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário histórico-cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, p. 282).


CONCLUSÃO
Nessa viagem, Paulo circulou pelas igrejas para rever os irmãos. Foi um tempo de reforço do ensino sobre as Escrituras, formação de lideranças e despedida. O Apóstolo caminhava com Deus e estava atento ao que o Senhor estava lhe dizendo e para onde o estava conduzindo. E, por isso, não tinha medo do futuro.. Ele foi até o fim (2 Tm 4.7).


VAMOS PRATICAR
1- Enumere em ordem as cidades por onde Paulo passou no retorno de sua terceira viagem missionária:
(1) Beréia  
(5) Assôs
(9) Pátara
(13) Jerusalém
(4)Trôade
(2) Tessalônica
(6) Mitilene
(3) Filipos
(7) Mileto
(10) Tiro
(8) Rodes
(12) Cesareia
(11) Ptolemaida


2- Em Mileto, o Apóstolo Paulo fez uma reunião com os líderes. De onde eram esses Líderes?
( ) Filipos
( )Trôade
(X) Éfeso


PENSE NISSO
O trabalho missionário não parou na época de Paulo. Até hoje centenas de pessoas deixam suas casas, empregos, famílias e amigos para viajar para terras desconhecidas, para anunciar a Cristo. Você pode imaginar a grandeza desta missão?! Os missionários enfrentam muitos desafios e dificuldades, por isso, nós precisamos apoiá-los com recursos e orações.
Fonte e crédito CPAD.

O Senhor lhe abençoe e capacite!  
Deus abençoe.
Boa aula.


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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
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