✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
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Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
A Segunda Viagem Missionária
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
O Apóstolo Paulo escreveu aos romanos que”… todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28). Isso significa que tanto os obstáculos, como as boas oportunidades irão agregar valor à vida do crente. Fazer a vontade de Deus não cria imunidade contra os infortúnios da vida e o Apóstolo Paulo sabia disso. Por isso, é essencial que, ao passar por alegrias ou provações, o servo de Deus mantenha sua integridade e fidelidade a Deus. Assim, independente do contexto que você está enfrentando, continue firme, orando e louvando ao Senhor.
PONTO DE PARTIDA
Conhecer pessoas e fazer amigos é algo muito importante. O tópico I desta lição apresentará algumas conexões especiais que Paulo fez na segunda viagem missionária. (A lição 12 vai aprofundar este assunto, apresentando diversos amigos do Apóstolo.) Inicie a aula perguntando aos alunos quem são seus grandes amigos; peça para que eles digam o nome das pessoas que eles sabem que podem confiar em qualquer situação. Podem ser pessoas da família, da igreja, da vizinhança ou da escola. Escreva o nome dos amigos citados no quadro e amplie o diálogo. Quando todos estiverem envolvidos na conversa, informe que Paulo conheceu pessoas muito especiais nesta segunda viagem, que o apoiaram por muitos anos.VAMOS DESCOBRIR
Veremos os detalhes de algumas paradas de Paulo e sua equipe na Europa. Muita coisa aconteceu: novos amigos, reencontros, conversões, batismos, libertação, prisão, terremoto e ensino das Escrituras. Os obstáculos e as perseguições não desanimaram o Apóstolo. Pelo contrário, ele manteve a conduta de oração, louvor e agradecimento. Essa postura perseverante contagiava as pessoas ao seu redor. Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
TRABALHAI E ORAI - MISSÃO HARPA
A FACE ADORADA DE JESUS - MISSÃO HARPA
👉 Apresentem o título da lição:
O segundo diário de viagem
Dinâmica: Relato da 2ª viagem de Paulo
Objetivo:Concluir o estudo do diário da 2ª viagem do Apóstolo Paulo.
Material:
- 01 mala ou outro objeto de viajem(mochila)
- 01 cartolina
– Falem: Nesta aula, estudamos sobre o diário dos acontecimentos da segunda viagem do Apóstolo Paulo.
– Apresentem uma mala para a turma.
– Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que na mala são colocados os pertences do viajante.
– Falem: Então, na volta da viagem o viajante traz consigo, além dos seus pertences, muitos experiências, dificuldades, êxitos, aprendizados...
– Em seguida, abram a mala.
- Falem: Esta mala pertence a esta classe. Está vazia. O que podemos colocar nela?
Que tal colocar o que vocês aprenderam com o relato da viagem do apóstolo Paulo?
Pequem a cartolina e escrevam o que os alunos disserem sobre o que aprenderam com o diário da viagem.
Caso tenham dificuldade, façam eles se lembrarem de algum episódio citado durante a aula.
- Perguntem: Alguns acontecimentos dessa viagem podem trazer para vocês lições de vida. Quais vocês citariam?
- Depois, coloquem a cartolina dentro da mala.
- Falem: O que vocês citaram são importantes pontos e lições para o conhecimento bíblico e também para experiências pessoais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Procedimento:
– Falem: Nesta aula, estudamos sobre o diário dos acontecimentos da segunda viagem do Apóstolo Paulo.
– Apresentem uma mala para a turma.
– Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que na mala são colocados os pertences do viajante.
– Falem: Então, na volta da viagem o viajante traz consigo, além dos seus pertences, muitos experiências, dificuldades, êxitos, aprendizados...
– Em seguida, abram a mala.
- Falem: Esta mala pertence a esta classe. Está vazia. O que podemos colocar nela?
Que tal colocar o que vocês aprenderam com o relato da viagem do apóstolo Paulo?
Pequem a cartolina e escrevam o que os alunos disserem sobre o que aprenderam com o diário da viagem.
Caso tenham dificuldade, façam eles se lembrarem de algum episódio citado durante a aula.
- Perguntem: Alguns acontecimentos dessa viagem podem trazer para vocês lições de vida. Quais vocês citariam?
- Depois, coloquem a cartolina dentro da mala.
- Falem: O que vocês citaram são importantes pontos e lições para o conhecimento bíblico e também para experiências pessoais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
LEITURA BÍBLICA
Atos 16.19-3420 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
21 E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
32 E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34 E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
A MENSAGEM
Atos 16.31
Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa.
DEVOCIONAL
Segunda » At 15.36-41
Terça » 2 Tm 4.11
Quarta » At 16.1-3
Quinta » 2 Tm 1.5, 6
Sexta » 1 Tm 4.12-15
Sábado » 1Tm 4.16
OBJETIVOS
- APRESENTAR uma visão panorâmica das conexões que Paulo fez com diversas pessoas;- EXPLICAR o desenvolvimento da obra de Deus em Filipos, Tessalônica e Beréia;
- CONSCIENTIZAR que o discípulo de Jesus deve manter sua fidelidade a Deus, mesmo enfrentando tribulações.
HORA DE APRENDER
A segunda viagem missionária do Apóstolo Paulo foi abençoada e produtiva, apesar dos contratempos e das mudanças de planos que ocorreram pelo percurso. — O que parecia um desvio, se tornou um caminho de vitórias. Nesta lição, estudaremos as paradas nas quais o Apóstolo dedicou mais tempo.I – O ENCONTRO COM NOVAS PESSOAS
Um destaque importante desta segunda viagem são as pessoas que Paulo foi conhecendo ao longo do trajeto. Ele tinha amor pelas almas e dedicava tempo às pessoas, para que conhecessem a Jesus. Algumas pessoas que ele encontrou já serviam a Deus nas igrejas fundadas na primeira viagem, outras se converteram com a sua pregação. Algumas acabariam se tornando líderes no futuro. Em Derbe e Listra, por exemplo, Paulo convidou Timóteo para seguir a viagem com ele (At 16.2,3) e, anos depois, o jovem Timóteo se tornou um grande líder. Houve também a vendedora de púrpura Lídia. Ela passou a crer em Jesus mediante ao ensino do Apóstolo.Ela o ouviu à beira de um rio, próximo à cidade de Filipos e se tornou uma apoiadora do ministério. Lídia hospedou os missionários em sua casa (At 16.13-15). Jasão é um outro exemplo. Ele era um colaborador de Paulo, que o hospedou em Tessalônica e acabou sendo preso por isso (At 17.5-9). Em Atenas, Paulo conheceu Dionísio, que era membro da Câmara Municipal e sua esposa Damaris. Eles e alguns outros creram na mensagem do Evangelho, por meio de sua pregação (At 17.34). Em Corinto, Paulo morou na casa do casal Priscila e Áquila e trabalhou com eles (At 18.1-3).
I – AUXÍLIO DIDÁTICO
Jasom [Jasão] de Tessalônica era um judeu cristão que pode ter sido um dos três parentes que Paulo mencionou em Romanos 16.21 [ARC], O seu nome, que significa “cura”, era muito usado pelos judeus de fala grega em lugar dos nomes Jesus e Josué. Provavelmente Paulo e Silas se hospedaram na sua casa durante a sua permanência em Tessalônica. Depois de seu julgamento no mercado, Jasom [Jasão] foi libertado, mas seis anos depois pode ter acompanhado Paulo a Corinto. Diz a tradição que ele se tornou bispo de Tarso” (BEERS, V. Gilbert. Viaje através da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 378).II – A PARADA EM FILIPOS
Filipos era uma cidade importante no Império Romano. O trabalho missionário neste local foi muito abençoado. Mas, Paulo e sua equipe passaram por grandes dificuldades. Lucas nos conta que, aos sábados, Paulo e Silas iam para o lugar de oração. Porém, em certo dia, no caminho, uma jovem vidente começou a segui-los (At 16.16,17). Ela andava atrás deles gritando: “— Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos” (At 16.17). Embora o que a jovem dizia fosse verdade, ela estava dominada por um espírito mau. Ela era uma escrava, e as adivinhações traziam dinheiro para os seus senhores. Ou seja, ela gritava para os apóstolos a fim de provocá-los e causar confusão. Sendo assim, Paulo expulsou o espírito mau da sua vida e ela ficou livre (At 16.18).Os senhores da escrava ficaram furiosos porque não ganhariam mais dinheiro e denunciaram Paulo e Silas às autoridades, acusando-os de provocar desordem pública (At 16.19,20). Por conta disso, eles foram chicoteados e presos (At 16.22,23). Na prisão, ao invés de reclamarem da injustiça que lhes fizeram, Paulo e Silas oraram e cantaram. De repente, no meio da noite, aconteceu um terremoto. Foi tão forte que abriu os portões da prisão (At 16.25,26). Então, o carcereiro, que estava dormindo, acordou e ficou desesperado porque imaginou que todos os presos poderiam ter fugido e ele seria punido por isso (At 16.27). Para a surpresa do carcereiro, Paulo, Silas e os outros prisioneiros não fugiram.
O Apóstolo estava no mesmo lugar e chamou o carcereiro para perto de si e o acalmou. O carcereiro ficou tão surpreendido com o acontecimento que queria saber o que fazer para seguir o Deus dos missionários (At 16.28-30). Ele queria ser salvo e seguir a Jesus também. Então, Paulo e Silas lhe explicaram: Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa” (At 16.31). Em seguida, eles pregaram para o carcereiro e para toda sua família e todos aceitaram a Cristo como Salvador e foram batizados (At 16.32,33). Você consegue imaginar uma situação dessas?! Paulo e Silas eram sensíveis à voz de Deus e perceberam que havia um propósito divino naquela prisão. O que parecia ser uma dificuldade tornou-se uma bênção.
II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
A adivinhação ou Predição do Futuro A Jovem escrava que ganhava dinheiro para os seus senhores adivinhando o futuro é um exemplo dessa antiga superstição […]. O texto grego diz que ela tinha ‘espírito de Píton’. Os senhores da escrava a consideravam um instrumento de ‘Píton’, acreditando que o seu espírito vivesse no ventre da jovem. Qualquer que fosse seu nome, havia um espírito maligno nela […]. A Jovem de Filipos que tinha o espírito de adivinhação é a única referência a essa forma de previsão do futuro no Novo Testamento. A palavra para ‘adivinhação’ deriva da região grega de Pytho, onde estava o famoso oráculo de Delfos. A predição do futuro era feita de várias maneiras, incluindo a interpretação dos sonhos, a astrologia, o exame das entranhas de animais, a consulta a médiuns e o lançar de sortes. A Bíblia condena todos os meios que visam tentar predizer o futuro” (BEERS, V. Gilbert. Viaje através da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 376, 377).III- A PARADA EM TESSALÔNICA E BERÉIA
Após saírem da prisão, Paulo e Silas se despediram dos irmãos de Filipos e partiram para Tessalônica e Bereia (At 16.40). Quando estavam com os tessalonicenses, eles se dirigiram para a sinagoga, como de costume. Paulo teve a oportunidade de pregar por alguns sábados consecutivos (At 17.2). Ele ensinava as Escrituras, explicando que o Messias precisaria sofrer, morrer e ressuscitar e apontava que Jesus era o Messias aguardado, que cumprira tudo o que as profecias anunciaram (At 17.3). Lucas nos conta que “Paulo e Silas conseguiram convencer disso algumas daquelas pessoas, as quais se juntaram a eles. Um grande número de não judeus convertidos ao Judaísmo e muitas senhoras da alta sociedade também se juntaram ao grupo” (At 17.4).Diante desse cenário, um grupo de judeus, que ficou com inveja, mobilizou alguns “homens malandros e desordeiros” para fazerem oposição a Paulo e Silas (At 17.5). Esses opositores invadiram a casa de Jasão, onde os missionários estavam hospedados para levá-los presos. Como eles não estavam lá, eles arrastaram Jasão e os irmãos que estavam com ele até diante das autoridades. Em seguida, acusaram os cristãos de muitos crimes e, por fim, eles foram presos injustamente (At 17.5-8). Para sair do cárcere, Jasão e os demais irmãos pagaram uma fiança (At 17.9). Percebendo a ameaça aos apóstolos, os irmãos os ajudaram fugir para Bereia (At 17.10). Os judeus de Bereia, ao contrário dos judeus de Tessalônica, receberam o Evangelho com interesse. Eles estudavam as Escrituras com perseverança, para verificar se o que Paulo estava falando era mesmo verdade: “As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade” (At 17.11).
A Palavra de Deus frutificou em Beréia (At 17.12). Porém, quando os perseguidores tessalonicenses descobriram que Paulo e sua equipe estavam em Beréia, foram para lá causar confusão (At 17.13). E, uma vez mais, Paulo teve que se retirar de uma cidade. Os irmãos, para proteger o Apóstolo, o levaram até a cidade de Atenas, onde Paulo continuou a pregar o Evangelho (At 17.14,15). Esses contratempos não atrapalharam o crescimento da Igreja. O escritor do livro de Atos descreve que judeus e gentios, homens e mulheres, creram na mensagem da cruz. As perseguições contra os apóstolos os empurravam para seguirem a viagem e pregarem em outros lugares.
III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
A mensagem de Paulo, que deve ter incluído a cruz de Cristo, teria sido perturbadora para os judeus, pois de acordo com a tradição judaica todo o crucificado é amaldiçoado de Deus (Dt 21.23). Mas o apóstolo apela para o Antigo Testamento para provar que a crucificação é bíblica (Is 53). Muitos judeus como também vários homens e mulheres gregas de alta posição aceitaram a mensagem de Paulo e creram em Cristo. Não é surpreendente que muitos dos judeus tenham crido no Senhor Jesus, visto que eles investigaram pensativa e criticamente as Escrituras, mantendo a mente aberta enquanto examinavam as afirmações do evangelho” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 727).CONCLUSÃO
Com a pregação das Escrituras, o Apóstolo Paulo via como as vidas das pessoas eram transformadas da mesma maneira que aconteceu com ele, após o encontro com Jesus. E, por isso, ele não parava diante das dificuldades. Não havia obstáculo que atrapalhasse o propósito da pregação do Evangelho.VAMOS PRATICAR
1- Relacione as colunas. Na primeira coluna há o nome de uma pessoa e na outra o nome da cidade onde ela se encontrou com o apóstolo Paulo.a. Carcereiro (a) Filipos
b. Jasão (b) Tessalônica
2- Em qual cidade, onde Paulo pregou, as pessoas estavam curiosas para checar se a pregação do Apóstolo estava realmente alinhada com as Escrituras?
( ) Filipos
(X) Beréia
( ) Derbe
( ) Atenas
3- Você tem algum amigo ou familiar não evangélico? Escreva o nome dessa pessoa aqui e ore por ela, a fim de que Deus lhe dê a oportunidade de compartilhar a mensagem de Cristo.
Resposta pessoal.
PENSE NISSO
Você sabia que seu comportamento pode contagiar as pessoas que estão ao seu redor? Nós pregamos o Evangelho com palavras e também com atitudes. Lembre-se sempre que seu jeito de tratar as pessoas, de falar com seus amigos, o tipo de conselho que você compartilha precisa testemunhar a Cristo.Fonte e crédito CPAD.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Deus abençoe.
Boa aula.
Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
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