14 de setembro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 12: Vamos conhecer a Carta de Judas

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
 
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF!
Com o advento da internet e a utilização intensa das redes sociais, popularizou-se afigura do influenciador digital, Muitos deles, respeitando as devidas proporções, à semelhança dos falsos professores denunciados por Judas, “entram no meio de nossa gente sem serem notados’ e influenciam nossos jovens e adolescentes com suas ideologias mentirosas. 
A aula de hoje é uma ótima oportunidade para você alertar seus alunos sobre valores e princípios antibíblicos ensinados por esses falsos ensinadores das redes, mostrando-os os perigos de segui-los. Assim como, para apresentar o convite de Judas a “combater a favor da fé que, de uma vez por todas, Deus deu ao seu povo” (v.3).

VAMOS DESCOBRIR
Os atletas de forma geral costumam desenvolver uma alimentação saudável, a prática de um treino forte e sono de qualidade, a fim de terem um bom desempenho. Caso um desses elementos seja desconsiderado, o resultado pode ser impactado negativamente. De forma semelhante, os cristãos também devem praticar suas disciplinas espirituais (jejum, oração, leitura da Palavra, comunhão e vigilância) com equilíbrio e persistência, caso contrário serão presas fáceis dos falsos pregadores. 
Na aula de hoje, vamos fazer uma imersão na Carta de Judas e extrair dela algumas importantes lições para nossa caminhada da fé.
  
Prof. A Escola Dominical está em desvantagem em relação ao tempo de sala de aula dos adolescentes de 13 a 14 anos nas escolas seculares. Eles passam, pelo menos, mais de 24 horas semanais em estudos escolares, o que, essencialmente, não é algo ruim. Contudo, você, como professor (a), precisa encontrar formas de ganhar mais tempo com seus alunos. 
Procure ser criativo na produção de momentos de comunhão extraclasse (clube do livro cristão, filmes evangélicos, grupo de WhatsApp, evangelismos em grupo...).
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Hino 360 - Harpa Cristã - A Preciosa Fonte


Hino 322 - Harpa Cristã - As Santas Escrituras


Hino 505 - Harpa Cristã - As Palavras de Jesus


Cassiane | O Senhor da Ceifa Chama


Comunidade Internacional da Zona Sul e Aline Barros - Rompendo em Fé (Grandes Encontros MK 30 Anos


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


VENCENDO VEM JESUS - MISSÃO HARPA

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

Aplicação:
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.


👉 Apresentem o título da lição:
Vamos conhecer a Carta de Judas
👇👇
Para ilustrar a lição, apliquem a:
Dinâmica: Integridade e Fidelidade
Objetivos:
- Refletir sobre a integridade de caráter do jovem Daniel e seus colegas.
- Contextualizar este exemplo de fidelidade com a vida cristã atual.
Material:
01 fantoche ou marionete de uma pessoa

Observações:

Pode ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de cordões.

No Departamento Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.

Aqui a utilização do fantoche não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de pessoas.

Procedimento:
- Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos digam que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio de cordões, dependendo do tipo apresentado.

Peçam que alguns alunos manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.

- Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.

Observem as imitações dos alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular pelo outro.

Agora, perguntem:

O que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?

Por que razão apresentar um fantoche para vocês?

O que o fantoche e a situação apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel e seus amigos?

Observem que os alunos afirmam.

- Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido figurado, chamar alguém de “Marionete”, refere-se a uma pessoa sem firmeza de caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.

- Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.

- Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.

- Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também pode acontecer com vocês.

Nesse momento, falem sobre o que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.

- Falem sobre o resultado de uma vida íntegra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:

“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.

E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.

E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.

E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.

- Perguntem: Que resultados também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?

Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Fonte da dinâmica por
Sulamita/Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇👇
PONTO DE PARTIDA
Prof. Antes de começar a estudar essa lição, leia previamente toda a carta de Judas de uma única vez, a fim de que tenha uma visão panorâmica de todo seu conteúdo. Após a leitura, com base no segundo tópico de nossa lição – os falsos professores e suas mentiras.
– converse com seus alunos sobre algumas mentiras que estão sendo propagadas nas redes sociais.
A título de exemplo citamos duas frases:
- A Bíblia precisa ser atualizada.
- E “Todos os caminhos levam a Deus. 
Então, mostre, à luz das Escrituras, a falácia de tais argumentações. Para subsidiá-lo, leia e reflita sobre os seguintes textos bíblicos: Dt 4.2; Sl 119.105-112; Is 5.20-22; Pv 14.12; Jo 14.6 e 2 Tm 3.16.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Deus abençoe você Prof. Sua família, a sua aula e seus alunos e a família deles.

👇👇
LEITURA BÍBLICA
Judas 1-5, 20-21
5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;

20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.


MENSAGEM
[…] Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo. Judas 3.


DEVOCIONAL
Segunda » Mt 7.15-20
Terça » At 20.28-32
Quarta » 2 Pe 1.10-13
Quinta » Jo 8.30-32
Sexta » 2 Tm 3.14-17
Sábado » 1 Pe 3.15


OBJETIVOS
- APRESENTAR uma visão panorâmica da Carta de Judas;
- VALORIZAR a graça de Deus;
- MOTIVAR os adolescentes a manterem-se fiéis a Jesus Cristo


HORA DE APRENDER
I- UMA VISÃO PANORÂMICA DA CARTA DE JUDAS
A Carta de Judas foi escrita provavelmente entre 65 e 80 d.C. Trata-se de um texto relativamente curto, porém com uma mensagem atual e necessária: “lute pela fé”. Mergulharemos em suas palavras a fim de compreendermos o que ela tem a nos ensinar.


1- Você sabe quem escreveu essa Carta?
O autor se identifica como “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Jd 1). Trata-se do filho de José e Maria (Mt 13.55; Mc 6.3), irmão de Tiago (líder da igreja de Jerusalém) e meio-irmão de Jesus. Inicialmente, ele não cria em Jesus (Jo 7.5), mas, se tornou um dedicado e fiel servo do Senhor (At 1.14). Ele tinha plena convicção de que o seu parentesco físico com Jesus não lhe conferia privilégios (Mt 12.46-50), pelo contrário, tinha prazer em se identificar como “servo de Jesus Cristo” (Jd 1).


2- Para quem a Carta foi escrita?
Diferente dos destinatários de Paulo, que são indivíduos (Timóteo, Tito e Filemon) ou igrejas geograficamente definidas (igrejas que estavam em Roma, Filipos, Tessalônica etc), essa Carta é endereçada a um público bem abrangente: “aos que foram chamados, isto é, aqueles a quem Deus, o Pai, ama e a quem Jesus Cristo protege” (Jd 2). Uma leitura atenta da Carta mostra-nos que esses irmãos conheciam bem o Antigo Testamento, pois o autor os lembra da saída do Egito (v.5), dos anjos caídos (v.6), da imoralidade dos moradores de Sodoma e Gomorra (v.7), bem como dos maus exemplos de Caim, Balaão e Corá (v .ll). Provavelmente, eram judeus convertidos a Jesus Cristo que moravam em diversos territórios do império romano.


3- Afinal de contas, por que a Carta foi escrita?
Judas tinha em mente escrever “a respeito da salvação” (Jd 3), entretanto, ao perceber o perigo que esses irmãos estavam expostos, por causa dos falsos mestres que não temiam a Deus, ele preferiu dar um tom de urgência à Carta convocando os leitores a: “combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu a seu povo” (v.3). Por essa razão, podemos dizer que a Carta foi escrita e direcionada aos irmãos com o propósito de adverti-los contra o perigo de se desviarem da fé, mediante a influência dos falsos mestres, bem como para exortá-los a perseverar na fidelidade a Jesus.


I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Na epístola de Judas, temos o grito de guerra cristão, que ecoa por todas as eras: Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Esta Carta, a última do Novo Testamento, ensina com grande ênfase, que essa apostasia do credo verdadeiro, com suas verdades essenciais da expiação de Cristo, e a validade permanente da lei, como a regra de vida, é a perdição garantida; ela revela claramente para todas as gerações, a conexão inseparável entre a crença correta é um modo de vida apropriado.” (BERKHOF, Louis. Introdução ao Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 292).


II- OS FALSOS PROFESSORES E SUAS MENTIRAS
A Igreja de Jesus, historicamente, teve de aprender a lidar tanto com a perseguição dos de fora quanto com as heresias dos de dentro, ou seja, daqueles que falsamente alegavam ser cristãos. E é exatamente sobre esse segundo grupo, os falsos professores, que Judas está advertindo seus destinatários. Vejamos quem são, o que ensinam e qual será seu destino.


1- Quem são os falsos mestres?
Os falsos professores sempre estiveram presentes ao longo do tempo, colocando em risco a vida e a pureza da igreja, tentando distorcer, seduzir e enganar os fiéis com seus falsos ensinamentos. Eles se fazem de ovelhas, mas são verdadeiros lobos (Mt 7.15). Judas os descreve com as seguintes características: não temem a Deus, são dissimulados, praticam e ensinam imoralidade, são incrédulos acerca de Jesus Cristo, estão destinados à condenação (Jd 4); desprezam a autoridade divina (v.8); são blasfemos (v.10), egoístas, hipócritas (w.12,13), e vivem resmungando e acusando os outros (v.16). Não foi sem motivos que Paulo, escrevendo a Timóteo, após descrever o perfil dos falsos ensinadores, recomenda ao jovem obreiro que “fique longe dessa gente” (2 Tm 3.5).


2- O que eles ensinavam?
Os falsos professores, a quem Judas se refere em sua Carta, ensinavam uma distorção da doutrina da graça – onde perdão e poder são oferecidos para justificar o erro e não triunfar sobre o pecado. Para eles, a graça era uma boa desculpa para continuarem praticando seus pecados de estimação: “eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral” (Jd 4). Eles creditavam que o juízo divino não viria porque Deus os amava. Eles também, em nome de uma pretensa espiritualidade, não se submetiam a ninguém (v.8).


3- Qual será o destino deles?
A partir de três exemplos extraídos da Antiga Aliança – os incrédulos e rebeldes de Israel (Jd 5; Nm 14.27-30), os anjos caídos (Jd 6) e os homens imorais de Sodoma e Gomorra (Jd 7; Gn 19.24,25) – onde Deus aplicou seu justo juízo sobre os que resistiram sua autoridade e se afastaram da verdade, Judas garante aos seus leitores que Deus julgará os falsos mestres. Assim como os incrédulos foram enterrados no deserto, os anjos rebeldes estão presos na escuridão e Sodoma e Gomorra foram queimadas, da mesma forma, os falsos mestres receberão sua condenação. Judas afirma que o juízo de Deus será inevitável, universal e justo (Jd 14,15).


II- AUXÍLIO DEVOCIONAL
Na Igreja Primitiva, quando a Ceia do Senhor era celebrada, os crentes faziam uma refeição completa antes de repartir o pão e o vinho da comunhão. A refeição era chamada festa de caridade (ou refeição de comunhão); esta devia ser uma ocasião sagrada de comunhão para preparar o coração das pessoas para a Ceia do Senhor. No entanto, os falsos professores participavam destas refeições e arruinavam as reuniões dos cristãos apenas por sua presença. Os falsos professores eram como rochas submersas ao longo da costa, prontos para provocar o naufrágio dos crentes. Judas não poupou palavras ao descrever o perigo que representava o envolvimento destes falsos professores com os crentes. Com o pior tipo de hipocrisia, estes intrusos que tinham se infiltrado no meio dos crentes (v.4) participavam da festa de caridade, enquanto, ao mesmo tempo, viviam e falavam em oposição a Cristo”. Eles não tinham temor no seu egoísmo. Eles não se preocupavam com os crentes, com a sua celebração, ou com o Deus que os crentes adoravam. Em lugar de cuidar das necessidades dos outros, a única preocupação dos falsos professores era satisfazer as suas próprias necessidades.” (Comentário do Novo Testamento. Aplicação pessoal, vol.2. Rio de Janeiro; CPAD, 2010, p.815).


III- O DESAFIO DO CRISTÃO É PERMANECER FIEL
De acordo com Judas, os cristãos são desafiados a nunca se esquecerem da Palavra de Deus (Jd 17-19), pois ela é o antídoto contra as heresias. Eles devem progredir na fé, edificando uns aos outros e a si mesmos por meio da oração (v.20) e do amor (v.21). E, por fim, os cristãos também devem tratar de modo afetuoso e com encorajamento aqueles que estão começando a duvidar da fé (v.22), a fim de fortalecê-los e recuperá-los. Quanto aos outros que estão se perdendo, devem buscá-los com toda a prudência necessária (v.23).

A sua vida deve fazer a diferença onde quer que estiver, afinal, você é um adolescente cristão. Avalie, primeiramente, o seu coração e veja se você não está sendo atraído por ensinamentos estranhos à Palavra de Deus. Fortaleça sua fé através do conhecimento da Palavra e da prática da oração e do jejum. Conte com o Espírito Santo neste processo. Numa época plural como a nossa, onde cada pessoa quer viver da maneira que deseja, somos convidados a um comprometimento com Jesus Cristo, pois só Ele é poderoso para nos guardar e nos conduzir à glória eterna (Jd 24,25). Já que na caminhada em direção à Eternidade há muitas tentações e perigos. Então, seja fiel a Jesus e jamais se dobre às propostas mundanas tão presentes nesta geração. Ser fiel a Deus é fundamental e inegociável para a salvação.


II- AUXÍLIO APOLOGÉTICO
“[…] A tolerância legal é o direito que cada um tem de acreditar em qualquer crença (ou em nenhuma) que se queira acreditar. Tal tolerância é muito importante em nossa sociedade, e nós, como cristãos, devemos manter nossa convicção de que ninguém jamais deve ser coagido a crer no que cremos. A liberdade religiosa não só pode ser mantida nas democracias ocidentais, mas também promovida em outros países. Segundo, existe a tolerância social, o compromisso de respeitar todas as pessoas mesmo que discordemos frontalmente de sua religião e ideias […]. Temos de viver em paz com todos os indivíduos, mesmo com os de convicções divergentes, ou com os que não tem nenhuma crença […]. Mas a tolerância da qual falo – se preferir, nosso ícone nacional – é algo bastante diferente. Trata-se de uma tolerância desprovida de crítica que evita o debate enérgico na busca da verdade. Esta nova tolerância insiste que não temos direito de discordar de uma agenda social liberal; não devemos defender nossas perspectivas de moralidade, religião e respeito pela vida humana. Esta tolerância respeita ideias absurdas, mas castiga qualquer um que acredite em absolutos ou que reivindique ter descoberto alguma verdade […]. Este tipo de tolerância é usada como desculpa para o ceticismo perpétuo, para manter a distância de qualquer compromisso com a religião.” (LUTZER, Erwin. Cristo entre outros deuses: uma defesa da fé cristã numa era de tolerância. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p. 31-32).


CONCLUSÃO
Batalhar pela fé é um dever de todo cristão. Fazer isso com educação, respeito e amor ao próximo é o nosso maior desafio. Dedique-se, a cada dia, a ler e a obedecer a Palavra de Deus. Aumente seu tempo de oração com Deus e busque a santificação. Esse é o caminho da fidelidade a Deus. Prossiga nele, em todo o tempo!


VAMOS PRATICAR
1- Assinale (C) para as afirmativas que estão Corretas e (E) para as que estão Erradas, segundo a lição:
(C) O escritor da Carta estudada é o irmão de Tiago e o meio irmão de Jesus.
(E) A Carta de Judas foi escrita para defender os falsos mestres.
(E) Os falsos mestres ensinavam corretamente a doutrina da graça.
(C) De acordo com Judas, os cristãos são desafiados a nunca se esquecerem da Palavra de Deus.


2- Em qual época a Carta de Judas foi escrita?
R. Provavelmente entre 65 e 80 d.C.


3- Deus julgará os falsos mestres?
R. Sim.


4- Como os cristãos devem progredir na fé?
R. Os cristãos devem progredir na fé, edificando uns aos outros e a si mesmos por meio da oração e do amor.


PENSE NISSO
Você é chamado para fazer parte do exército de Deus e combater a favor da fé que Ele deu ao seu povo. Sua idade não é um empecilho. As armas por você utilizadas não serão as mesmas do seu adversário. Ele faz uso da mentira, da sedução e da violência. Mas você se valerá do amor, da verdade, da misericórdia, da Palavra Escrita e do Cristo Vivo. A vitória é certa!
✍️ Fonte: Crédito das lições/ Editora Cpad.
 
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário