31 de agosto de 2023

Aula Bíblica Novos Convertidos, cpad – Lição 10: Relacionando-se com a sociedade

    ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
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É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
Trabalhe o conteúdo da lição. 
– Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
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Sal e luz, uma perfeita combinação.
Prof. Enquanto o sal serve para dar sabor onde penetra, a luz deve, por sua vez, iluminar o ambiente onde a escuridão é predominante. Como seria um mundo sem sal e sem luz? Somente assim podemos compreender a importância do que Jesus falou acerca de nossa posição nesse mundo. O sal impede e interrompe a corrupção, essa é nossa responsabilidade, impedir que o mal avance, e como luz, devemos compartilhar a verdade, mostrando o caminho de Deus aos perdidos. Ser sal e luz é uma questão apenas de identidade, é isso o que Jesus disse que somos [Mt 5.13]. Somos veículos por meio dos quais a luz brilha, para que os homens tenham fome e sede de Cristo e possam conhecer o caminho.

A figura do sal e da luz suplementam-se entre si. Sendo sal, o cristão faz brotar na pessoa que está na escuridão, o desejo e a sede de ser algo diferente, e como luz, ele lhe mostra como essa sede pode ser satisfeita. Como sal e luz, podemos tanto despertar o apetite, quanto satisfazê-lo. Jesus nos chamou para exercer influência por onde passamos. Ele nos nomeou para que déssemos frutos [Jo 15.16]. Como sal impedimos a propagação do mal, e como luz, promovemos a verdade e a salvação.

Existe uma perfeita harmonia entre o sal e a luz. Porém, Jesus nos advertiu acerca de nossa importância em mantê-los sempre ativos.

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👉 Apresentem o título da lição:
Relacionando-se com a sociedade
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Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Nova Criatura | Bruna Karla | LETRA


Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado


Harpa Cristã 351 - A Felicidade Da Salvação
291 - A MENSAGEM DA CRUZ | HINO DA HARPA [LEGENDADO/LETRA]


HARPA CRISTÃ117 O SENHOR SALVA A TODO O PECADOR

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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Para exemplificar como deve ser a atitude do cristão diante da sociedade, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo” e “Sal da Terra”.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: 
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.

Material:
01 prato

01 copo transparente

01 vela

Água

01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.

- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.

- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.

- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.

- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.

Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.


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Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: 
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal


01 colher de chá

01 colher de sopa de sal

Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.

- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.

- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.

- Coloquem:

01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);

01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);

01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).

- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

- Aguardem as respostas.

É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.

- Questionem:

Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?

Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?

- Após os questionamentos, leiam:

“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13

“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1

Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: Blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
Tenham uma excelente aula!
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.









ALUNO(A)
Fonte: Créditos da lição- Novos Convertidos, cpad.

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Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
1. Revista 1:
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
2. Revista 2:
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3:
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4:
Portando uma nova identidade
Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.

• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.

• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.

• Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.

• Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12 : 7b.   

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