Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Estratégia missionária. Paulo é reconhecido por desenvolver a estratégia missionária da igreja. Ele foi às cidades que eram centros de comunicações, transportes e comerciais. Ele ia, em primeiro lugar, à sinagoga judaica, onde alcançava não somente o seu próprio povo, mas também os gentios que eram atraídos à fé e moralidade dos judeus.
A equipe missionária de Paulo instruía os primeiros convertidos de maneira tão abrangente quanto o tempo permitia, e seguia para a cidade seguinte. As congregações que eles estabeleceram serviram como núcleo para a evangelização das regiões vizinhas, além de sua própria cidade (cf. 1 Ts 1.4–8).
Mais adiante, Paulo poderia retornar e dar novas instruções, para confirmar a escolha de anciãos da igreja local. Paulo também enviou cartas e representantes, como Timóteo e Tito, para responder perguntas e ajudar a congregação a lidar com quaisquer problemas que surgissem.
A estratégia itinerante de Paulo colocava grande responsabilidade sobre cada igreja local pela sua própria vida. E mostrava a total confiança do apóstolo na capacidade do Espírito Santo de guiar e sustentar o povo de Deus. As missões modernas têm muito a aprender com o primeiro grande missionário do cristianismo, o apóstolo Paulo.
“Apartai-me” (At 13.1-3). Muitos se perguntam como alguém pode saber se é “chamado” para o ministério. Nós encontramos algumas indicações aqui.
Em primeiro lugar, Paulo e Barnabé já estavam profundamente envolvidos no ministério, quando foram separados por Deus. Seria tolice pensar que a ida ao seminário pudesse transformar em um ministro uma pessoa que não demonstra inclinação para servir e testemunhar, antes de seu treinamento. Em segundo lugar, o “chamado” não foi feito somente a Saulo e a Barnabé; ele foi sentido por todos os líderes da igreja de Antioquia. A congregação de que uma pessoa faz parte deve ser capaz de confirmar o chamado desta pessoa.
Se você se pergunta se Deus está chamando você, para um ministério de período integral, a experiência de Paulo e Barnabé é sugestiva. Se você é ativo no ministério, e confirmado pela sua igreja, o seu senso de chamada pode ser confirmado.
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 737-38)
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Fonte: Escola Dominical, Juvenis, Lições Bíblicas.
Momento do louvor
- Movimente-se cante com alegria .
- Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
- Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
A FACE ADORADA DE JESUS - MISSÃO HARPA
OS GUERREIROS SE PREPARAM - MISSÃO HARPA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
👉 Apresentem o título da lição:
A igreja e a Prática de Missões
Fonte e crédito/CPAD.
👇
Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Fazendo Missões
Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos na obra missionária.
Material:
01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
Material:
01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem uma bola para cada aluno.
- Peçam para encham, deem um nó.
- Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.
- Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
- Então, perguntem:
O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.
- Continuem, perguntando:
Como foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.
- Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
- O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia original uso da bexiga desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
- Entreguem uma bola para cada aluno.
- Peçam para encham, deem um nó.
- Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.
- Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
- Então, perguntem:
O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.
- Continuem, perguntando:
Como foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.
- Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
- O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia original uso da bexiga desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica/Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
👇
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
com todo o meu carinho...
MUITO IMPORTANTE
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
parabens!!!!!
ResponderExcluirObrigado!
Excluir