4 de fevereiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 06: O Messias e o Reino de Deus

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Quando estudamos a visão da estátua descrita no livro de Daniel, percebemos, nos mínimos detalhes, a soberania de Deus na história e o limite imposto aos governos humanos. Percebe-se que a cabeça de ouro está relacionada ao império babilônico, que se finda em 539 a.C.; peito e braços de prata representam o império medo-persa com seus reis Dario e Ciro; tendo sua derrocada no ano 331 a.C. O ventre e as coxas de cobre, fazem alusão ao império grego de Alexandre, o Grande, que também teve o seu fim, sendo, a partir de 190 a.C. absorvido aos poucos pelos romanos; as pernas de ferro mostram o
período romano, que também teve o seu fim vários anos depois. Foi neste reino que Jesus foi morto e ressuscitou. Os pés misturados de ferro com barro e uma representação da era atual, onde existem vários regimes religiosos e políticos e que muitas vezes, não se misturam, tal como o comunismo e o regime democrático. Segundo a visão de Daniel, a pedra representada por Jesus colocará fim a todo o império humano para estabelecer o Reino de Deus. O mesmo Jesus que foi julgado pelo império romano, agora virá para estabelecer Seu Reino que jamais terá fim.

 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 
A Tua palavra é semente, Razão Gospel


A TUA PALAVRA - CASSIANE - LEGENDADO


BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS


DEUS ESTÁ AQUI - CORINHOS #10


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Mateus 13.24-30
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;

25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?

28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?

29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


VERSÍCULO DO DIA
Mas os santos dos Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre de eternidade em eternidade.
Daniel 7.18.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o Reino a partir do profeta Daniel;
- Pontuar a importância do Reino de Deus na Terra;
- Ressaltar a implantação do Reino que jamais terá fim.


VERDADE APLICADA
Jesus veio implantar o Reino de Deus na terra, estabelecendo como bases a justiça e o amor.

🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que as pessoas entendam as grandezas e os mistérios do Reino de Deus.


LEITURA SEMANAL
Seg Mt 3.1-2
João Batista pregava sobre o Reino
Ter Mt 4.17
Jesus pregava sobre o Reino.
Qua Mt 10.7
Jesus incumbiu Seus discípulos a pregar sobre o Reino.
Qui Mt 6.9-10
Orando pela vinda do Reino.
Sex Mt 7.21
Nem todos entrarão no Reino.
Sab Mt 11.12
O Reino dos céus é tomado a força.


INTRODUÇÃO
Nas profecias de Daniel, percebemos que o Messias estabeleceria o Reino que jamais teria fim, porem é nos Evangelhos que vemos Jesus implantando o Seu Reino e estabelecendo Suas verdades no coração do homem.


PONTO CHAVE
Através do Sermão do Monte e de Suas várias parábolas, Jesus estabelece a ética absoluta do Reino.


1 - DANIEL E A VISÃO DO REINO ETERNO
A visão que Deus deu ao rei Nabucodonosor, bem como a interpretação dada pelo profeta Daniel é primordial para entender o Reino de Deus e Sua implantação, evidenciando o controle soberano de Deus sobre a História.


1.1. Entendendo a visão de Nabucodonosor

No texto de Daniel 2, encontramos Deus dando a Nabucodonosor, rei da Babilônia, um sonho e, através do profeta Daniel, a interpretação. Na visão havia por uma estátua cuja cabeça era de ouro, peito e braços de prata, o ventre e as coxas de cobre, as pernas de ferro, e os pés uma mistura de ferro com barro (Dn 2.32,33). Na interpretação, fica claro que vários reinos estavam sendo representados naquela estátua, mas eles eram humanos e passageiros e teriam fim, não importando o seu tamanho ou fortificação Os reis podem governar, mas Deus detém o controle sobre o mundo.


1.2. Um Reino que não terá fim
Diante dos reinos pomposos e fortificados dos homens a profecia de Daniel mostra que se levantaria um Reino que jamais teria fim (Dn 2.44). Na visão, uma pedra é cortada sem mão: atingindo o pé da estátua
esmiuçando-a (Dn 2.34). Fica evidente aqui a intervenção sobrenatural de Deus na História, mostrando a Sua soberania e que, no devido tempo, por intermédio de Seu Filho Jesus, o Seu Reino seria estabelecido na terra. Nos Evangelhos, vemos Jesus pregando sobre o Reino de Deus e, no Apocalipse, vemos a consolidação deste Reino no mundo (Ap 21.1-6).


REFLETINDO
A implantação do Reino de Deus demonstra a soberania de Deus sobre a História, corroborando que o cetro sempre esteve em sua mão.  Pr. Napoleão Falcão


2 -O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS
Nos Evangelhos, encontramos em algumas passagens a expressão Reino de Deus, e em outras, a expressão Reino dos céus. As duas, entretanto, têm o mesmo significado, que é um governo que tem Deus como Soberano.


2.1. O Reino de Deus na oração do Pai Nosso
Ao ensinar os Seus discípulos a orar, Jesus diz: "Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu", Mt 6.10. A palavra Reino aqui, traduzido da expressão grega "basileia"; transmite a
ideia de território que vive debaixo da lei de um soberano. O discípulo de Jesus anseia que a terra seja dominada pelos céus, e por isso deve orar constantemente para que ambos sejam a mesma grei. Os homens querem dominar, escravizar e usar seu poder para locupletar-se, mas Deus usa Seu poder para estabelecer a justiça e o amor entre os homens.


2.2. O Reino de Deus está dentro de vós
Jesus deixa bem claro que o Reino de Deus não tem aparência física, como acreditavam os religiosos da época (Lc 17.20). Quando Jesus estabelece que o Reino de Deus está entre vós e dentro de vós, mostra algo mais profundo e interno, ou seja, só teremos um reino físico se primeiro as verdades deste Reino estiverem implantadas em nosso coração. Jesus usa as parábolas para mostrar as características, grandeza, atuação, preceitos éticos e morais a respeito do Reino. Paulo deixa registrado que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).


3 - A IMPLANTAÇÃO DO REINO ETERNO DE JESUS
Jesus pregou por diversas vezes sobre o Reino, logo, este é uma bênção presente, pois Cristo reina sobre Seu povo, isto é a Igreja, mas sabemos que chegará um momento em que Seu Reino será implantado de forma soberana e definitiva, conforme registrado nas Escrituras e Seu Reino jamais terá fim (Dn 2.44).


3.1. A visão do Reino de Deus no Milênio

O Milênio é caracterizado por um período de mil anos em que Satanás e seus anjos serão presos, e a Terra, sob o domínio de Cristo, logrará de um período de paz (Ap 20.1-6). Na passagem profética do livro de Isaías está escrito que, neste período, a terra se encherá do conhecimento de Deus e o mal não fará dano. Será um momento de paz e harmonia até mesmo entre os animais e os seres humanos e que este governo terá como base a justiça e a verdade (Is 11.5-9). Esta passagem nos enche de esperança em saber que um dia, o nosso Deus será o regente de toda terra. Os planos de Deus jamais serão frustrados (6 42.2).


3.2. A consolidação do Reino de Deus
Diante do caos e da destruição da terra, quando o anjo tocar a sétima trombeta, virá uma mensagem magnifica para os que anseiam pelo Reino, vejamos: E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Ap 11.15). João vislumbrou um novo céu e uma nova terra (Ap 21.); e viu Aquele que estava assentado sobre o trono fazendo novas todas as coisas (Ap 21.5). Sabendo que todas estas coisas hão de acontecer, precisamos andar em santificação e aguardar a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.


CONCLUSÃO
Todos os reinos do mundo terão que se curvar diante do soberano de toda a Terra na implantação de Seu Reino.

* Existem diversos tipos de governos entre as nações, mas em todos observa-se problemas como corrupção, por exemplo. Na Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler tinha ambição de dominar o mundo e estabelecer para si uma raça que considerava pura. Com isso, cometeu enésimas atrocidades, inclusive perseguindo e matando principalmente os judeus.

* Apesar de toda a arrogância dos reis e regimes hostis, Deus tem o controle sobre a História da humanidade.
Fonte: Revista Betel Conectar.


PENSE NISSO
Você faz parte do Reino de Deus. Este Reino está vivo, operante e crescente. Em breve o Rei virá. No tempo certo, Ele dominará sobre tudo e todos para todo o sempre e você fará parte desse reinado. Não troque o Reino de Deus, que é eterno, por nada deste mundo.



Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário