Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Momento do louvor
- Movimente-se cante com alegria .
- Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
- Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado
Aline Barros - Renova-Me
Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes
Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado
Harpa Cristã: 559
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
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Tenham uma excelente e produtiva aula!
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👉 Apresentem o título da lição:
A igreja e a Prática da Palavra
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Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Educação Cristã
Objetivos:- Refletir sobre o cuidado que o crente deve ter com sua formação cristã, através da Bíblia Sagrada.
- Enfatizar a importância da leitura, observância e prática da Palavra de Deus.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
– Apresentem a sombrinha fechada.
– Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
– Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
– Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a vida cristã.
– Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques ao cristão sofre quanto sua vida cristã.
– Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
– Perguntem: O que estes ataques podem causar a formação espiritual e moral do cristão?
Aguardem as respostas.
– Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o a vida cristã, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e à mercê da atuação do inimigo.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
– Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que o crente deve fazer para permanecer firme diante dos ataques contra ao cristão.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas atitudes do cristão..
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
– Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que do cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas, através da observância da palavra de Deus.
Isto acontece por meio da Educação Cristã, que pode acontecer de forma individual, na família e na igreja, principalmente na Escola Dominical com estudos de forma sistematizada.
– Para finalizar, leiam:
“Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”(1 Timóteo 4:9).
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”(.2 Timóteo 3:14-17).
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
– Apresentem a sombrinha fechada.
– Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
– Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
– Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a vida cristã.
– Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques ao cristão sofre quanto sua vida cristã.
– Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
– Perguntem: O que estes ataques podem causar a formação espiritual e moral do cristão?
Aguardem as respostas.
– Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o a vida cristã, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e à mercê da atuação do inimigo.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
– Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que o crente deve fazer para permanecer firme diante dos ataques contra ao cristão.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas atitudes do cristão..
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
– Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que do cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas, através da observância da palavra de Deus.
Isto acontece por meio da Educação Cristã, que pode acontecer de forma individual, na família e na igreja, principalmente na Escola Dominical com estudos de forma sistematizada.
– Para finalizar, leiam:
“Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”(1 Timóteo 4:9).
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”(.2 Timóteo 3:14-17).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
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Fonte e crédito/CPAD.
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O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
com todo o meu carinho...
MUITO IMPORTANTE
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
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