25 de fevereiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 09: Jesus, O Primogênito dos Mortos

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Trataremos a respeito da ressurreição de Jesus, o “Verbo de Deus que se fez carne O Todo-Poderoso não nos criou para morrer fisicamente, a morte entrou no mundo com a Queda e assim ela passou a todos os homens. Contudo, a vida e a morte sempre estiveram debaixo da autoridade divina. Deus ainda na Antiga Aliança deu vida aos mortos revelando o seu poder. Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo para a nossa redenção, Ele morreu e ressuscitou para que tenhamos vida e vida eterna. Jesus venceu a morte!

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prof. Reproduza a imagem abaixo. Utilize-a para mostrar como era o sepulcro de Jesus. Diga que este tipo de sepulcro, mostrado na imagem, corresponde às descrições dos Evangelhos.
Acerca da ressurreição de Jesus, sabemos que é consenso entre os cristãos a veracidade dos fatos. No contexto da ressurreição, existem dois detalhes que nos ajudam a entender o mover de Deus sobre a sepultura de Jesus. Josh Macdowell, ao falar sobre a pedra rolada para tampar a entrada do sepulcro de Jesus, afirma que o peso da pedra era de duas toneladas. A partir desta informação, percebemos que a preocupação de Maria era justificável ao perguntar: Quem nos revolverá a pedra, Mc 16.3. Outro detalhe é o selo colocado sobre a pedra do sepulcro, cuja finalidade era prevenir que alguém pudesse mexer no conteúdo do túmulo. O peso da pedra e a proibição de removê-la eram dois obstáculos, porém o que vemos é que a pedra estava removida e um ser resplandecente sentado sobre ela. A mensagem é clara e objetiva; o poder de Deus vai além das impossibilidades humanas, e está acima das restrições das autoridades, por isso, Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.

 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 
CELEBRAI (Mara Lima) Cantado Legendado


Harpa cristã: 15


RESSUCITOU | OH! MORTE - TECLADISTA (CORINHO)


Porque Ele Vive - Andre Valadão (Cifra e Letra) • Cifras Gospel 


Ressuscitou - Lauriete |


"Eu creio que tudo é possível" - "Ministério Fonte da Vida de Adoração"


Jesus Em Tua Presença ● Diante do Trono 14 ( DVD Sol da Justiça )



Ninguém Explica Deus



Eu creio em Ti - Sabrina Natiéli

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Inicie a aula utilizando a:
Dinâmica: O Grande Vencedor
Objetivo:
Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a ressurreição.
Material:
01 filme sobre Jesus

01 TV ou 01 data show

01 notebook

02 cartolinas

02 pincéis atômicos

Procedimento:
1 - Uma semana antes da aula:

- Escolha um filme sobre Jesus.

- Assista ao filme, observando a parte que se refere a ressurreição de Jesus.

2 – No dia da aula:

- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.

- Aguardem os alunos.

3 - Durante a aula:

- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.

- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.

- Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.

- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.

- Orientem para que cada grupo desenhe 01 cena que mais chamou a atenção deles. Depois, eles mostram os desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.

- Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Fonte da dinâmica por SulamitaMacedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Lucas 24. 1-12

1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.

2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.

3 E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.

4 E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.

5 E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,

7 Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.

8 E lembraram-se das suas palavras.

9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.

10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.

11 E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.

12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.



VERSÍCULO DO DIA
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
Apocalipse 1.5


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar que a morte não deteve o poder de Jesus;
- Identificar o milagre da ressurreição de Jesus;
- Compreender a mensagem de esperança através da ressurreição de Cristo.


VERDADE APLICADA
A ressurreição de Jesus prova o Seu poder sobre a morte.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o Cristo ressurreto seja vivificado diariamente em nossos corações.


LEITURA SEMANAL
Seg 1Co 15.2
Cristo é a primícia dos que dormem.

Ter Mt 28.6
Jesus ressuscitou.

Qua At 3.15
Deus ressuscitou a Jesus dos mortos.

Qui 1Co 15.14
Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã.

Sex At 1.3
Jesus se apresentou vivo com infalíveis provas.

Sab Jo 20.27
Jesus se apresenta para Tomé.


INTRODUÇÃO
Jesus é considerado o primogênito dos mortos, pois foi o primeiro e o único que ressuscitou para não mais morrer. Todos os homens que foram ressuscitados pelo Senhor em algum momento da História morreram novamente e estão aguardando a ressurreição eterna por intermédio de Cristo no fim dos tempos.


PONTO CHAVE
Jesus, ao vencer a morte, se credência a ser o dono da vida, por isso Ele concede a vida eterna a todos os que aceitam o Seu sacrifício.


1 - O SILÊNCIO DA SEPULTURA
Jesus, ao expirar na cruz do Calvário, rende o Seu Espírito e morre (Lc 23.46). O destino do Seu corpo foi uma sepultura arrumada por José de Arimatéia (Mt 27.57-60). Jesus permanece três dias naquele lugar, mas sabemos que houve um reboliço nas regiões espirituais.


1.1. Uma sepultura vigiada e lacrada
No registro do Evangelho de Mateus, percebemos o cuidado que os sacerdotes tiveram para evitar que alguém roubasse o corpo de Jesus e depois dissesse que Ele havia ressuscitado. Pois, além de colocar soldados para vigiar a sepultura onde o corpo de Jesus estava, foi colocada uma grande pedra sobre a entrada da sepultura e assim foi selada; mostrando que não poderia ser violada por ninguém (Mt 27.60-66). Humanamente falando, seria impossível algo acontecer, porém o poder de Deus vai além do visível e do humano. O homem pode tentar, mas não consegue parar o agir de Deus (Is 43.13).


1.2. Jesus prega aos espíritos em prisão

O corpo de Jesus estava na sepultura, mas, segundo a teologia, foi nestes três dias que Jesus promoveu mudanças no mundo espiritual. Paulo chega a dizer que Jesus desceu às partes mais baixas da terra, levando cativo o cativeiro (Ef 4.8-9), ou seja, levando para junto de Deus aqueles que, depois de mortos, se encontravam no seio de Abraão. Pedro diz que Jesus pregou aos espíritos em prisão (1Pe 3.19), anunciando que Ele era o Messias. Quando Jesus se apresenta para João na ilha de Patmos, Jesus diz que tem as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18). Jesus não estava preso por uma sepultura, o reino espiritual estava sendo abalado pelo Seu poder.


REFLETINDO
Enquanto o mundo vivia o silêncio da sepultura de Jesus, Deus estava preparando o maior evento da História; a ressurreição de Seu Filho com poder e glória.
Pr. Geziel Gomes
2 - A RESSURREIÇÃO DE JESUS
A ressurreição de Jesus marca o início de um novo tempo na vida dos Seus discípulos. Os religiosos da época quiseram contestar esse acontecimento, mas Jesus foi visto por testemunhas, além das provas, conforme descreve Atos 1.3.


2.1. Jesus vence a morte ao ressuscitar
Jesus estava morto e Seu corpo repousou em uma sepultura. Para os religiosos da época, Jesus tornara-se parte do passado, porém foram surpreendidos com a notícia de que Ele havia ressuscitado. A ressurreição de Jesus mostra para Seus algozes quem de fato Ele era, mas também revela Seu poder sobre a morte. A Bíblia diz que Deus ressuscitou a Jesus dos mortos, pois a morte não tinha poder para reter o corpo de Jesus (At 2.24). Paulo chega a dizer que Jesus aboliu a morte, tornando-a inoperante (2Tm 1.10). O próprio Cristo declarou a João que tinha a chave da morte e do inferno (Ap 1.18). O Novo Testamento mostra o Cristo exaltado por Deus e vencedor. Aleluia, Ele venceu.


2.2. A mentira dos religiosos
O texto bíblico de Mateus mostra o suborno oferecido aos guardas para mentirem acerca dos eventos que ocorreram na manhã da ressurreição; tentaram omitir a verdade por muito dinheiro (Mt 28.11.15). A tentativa de omissão da verdade por parte dos sacerdotes não impediu que a mensagem se espalhasse e pessoas fossem alcançadas com as Boas Novas de Deus. Jesus apareceu num período de 40 dias às mulheres (Mt 28.1,9), aos dois discípulos no caminho de Emaús (Lc 24.13.5): aos apóstolos e a Tomé, apresentando a ele os sinais dos cravos (Jo 20.27-29); foi visto por mais de quinhentos irmãos (1Co 15.6); apareceu a Tiago, Seu irmão (1Co 15.7); e, depois de Sua ascensão, apareceu também a Paulo (1Co 15.8). A mentira jamais vencerá a verdade de Deus!


3 - A MENSAGEM DE ESPERANÇA
Ao ressuscitar dos mortos, Jesus se apresenta aos Seus discípulos mostrando que toda autoridade tinha sido concedida a Ele, e os incumbe da responsabilidade de fazer discípulos de todas as nações através da pregação do Evangelho (Mt 28.18-20).


3.1. É-me dado todo poder no céu e na terra
Ao ressuscitar, Jesus vem com poder e autoridade; Seu corpo não é mais aquele machucado e cheio de feridas, mas um corpo glorioso, não estando mais limitado pelas paredes ou espaço físico. Em Lucas 24.31, Jesus simplesmente desaparece na frente dos discípulos em Emaús. Aquele que foi humilhado e crucificado, agora volta exaltado e cheio de majestade. O evangelista João relatou a oração de Jesus, quando disse: "Pai, glorifica-me com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse" (Jo 17.5). Não precisamos temer, pois Cristo ressuscitou e tem poder para conceder vitória ao Seu povo.


3.2. A volta de Jesus, uma mensagem de esperança
A maior promessa que temos, sem dúvida, é a promessa de vida eterna na glória com Cristo. Estas duas certezas foram confirmadas quando Jesus ressuscitou dentre os mortos. Paulo chegou a dizer que os irmãos deveriam consolar uns aos outros com a mensagem do arrebatamento (1Ts 4.18). O próprio Jesus deixou claro que o desejo dEle é nos levar para morar com Ele nas mansões celestiais (Jo 14.1-3). A Igreja primitiva proclamou esta mensagem ao mundo daquela época e nós precisamos pregar e aguardar ansiosamente pela volta de Jesus. A recomendação bíblica é que qualquer que tem esta esperança precisa se purificar, como Jesus é puro (1 Jo 3.3).


CONCLUSÃO
A ressurreição de Jesus dentre os mortos foi um ato divino, colocando fim ao império das trevas e ao domínio da morte.

*  A História de Jesus divide opinião em todo o mundo. Existem várias teorias que contestam Sua morte: Os céticos tentam desacreditar os Textos Sagrados. Dentre os fatos históricos, os mais contundentes são o testemunho dos pais da igreja, o túmulo vazio, e o Cristo ressurreto, visto por mais de 500 pessoas (1Co 15.6).

* A mensagem da ressurreição de Jesus, além de trazer esperança, deve também nos motivar a viver uma vida santa e irrepreensível.
Fonte: Revista Betel Conectar



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
 

2 comentários: