✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
No Evangelho de Mateus, encontramos a asseveração de Pedro; o Senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16).
Essa afirmação tem sido fonte de especulação ao longo dos séculos. Vemos que, a pergunta do Mestre foi concernente à opinião pública sobre a Sua pessoa e, depois, dirigiu a pergunta para os Seus discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?", Mt 16.15. Esta passagem é importante, pois ao mesmo tempo em que mostra a opinião do povo, mostra também a revelação de Deus a respeito de Seu Filho, através dos lábios de Pedro: "Tu és o Cristo, Filho de Deus." Esta declaração revela que Jesus realmente é o ungido de Deus, que veio para implantar o Reino de Deus aqui na terra e sobre todos os homens.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Presença/Grupo nova dimensão
É Só Chamar pelo Seu Nome/Grupo nova dimensão
SEU NOME É JESUS - COM CRISTO (Oficial Lyric Video)
O CAMINHO DE DEUS - Asaph Borba
Jesus Cristo Mudou Meu Viver
IRMÃOS AMADOS -175 HARPA CRISTÃ-Carlos José-LEGENDADO
Hino 311 da Harpa Cristã - Jesus, Meu Salvador - Na voz de Marcos Antonio | Com Letra
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.·
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
João 4.23-30
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
VERSÍCULO DO DIA
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.Lucas 7.16
- Conceituar o Messianismo no Antigo Testamento;
- Conhecer as implicações do Messias como Profeta.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o profetismo no Antigo Testamento;- Conceituar o Messianismo no Antigo Testamento;
- Conhecer as implicações do Messias como Profeta.
VERDADE APLICADA
Jesus como Messias redime o Seu povo e, como Profeta, revela as verdades do Deus eterno.MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que a humanidade conheça, acredite e guarde os ensinamentos do Messias de Deus.LEITURA SEMANAL
Seg Mt 21.11
Jesus era o Profeta de Nazaré.
Ter Mc 8.28
A multidão via Jesus como um dos profetas.
Qua Jo 7.40
Ao ouvir Jesus, as pessoas O reconheciam como Profeta.
Qui Jo 1.40-41
ndré encontra o Messias, que é Cristo.
Sex At 10.38
Jesus foi ungido por Deus.
Sab Dt 18.15
A esperança do profeta como Moisés.
INTRODUÇÃO
Através do Antigo Testamento, Deus revela paulatinamente acerca do Salvador, para que, no devido tempo, os homens pudessem perceber que Jesus não era um mero homem, mas sim o Messias prometido para as Nações e aquele que apregoaria com autoridade as verdades eternas.PONTO CHAVE
Através dos milagres, discursos e atitudes, Jesus se revelava como o Messias e Profeta.1 - O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO
A Bíblia apresenta Jesus como profeta, porque Ele é Aquele que revela Deus ao mundo.1.1. Definindo profeta no Antigo Testamento
A expressão profeta do Antigo Testamento, oriunda do hebraico "nabi", traz a ideia de alguém que anuncia uma mensagem sob a orientação de outrem, no caso Deus. Existe outro termo que é "homem de Deus", do hebraico "Ish Elohim" (2Rs 1.10), mostrando o quanto esta pessoa era da confiança de Deus e até mesmo as pessoas conseguiam enxergá-lo como homem de Deus (1Rs 17.24). Outro termo que se referia aos profetas é o de vidente (1Sm 9.9). No Antigo Testamento, vemos vários homens levantados por Deus com a missão de proclamar a mensagem divina, denunciar o pecado e chamar o povo para o arrependimento.
Neste sentido, Jesus cumpriu cabalmente a função de profeta no Novo Testamento.
1.2. O profeta como Moisés
Um dos textos-chave na compreensão do profeta messiânico está no quinto livro do Pentateuco, vejamos: "O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta no meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis (Dt 18.15). Este texto faz alusão à aparição de um profeta no fim dos tempos que falaria a Palavra de Deus, trazendo à memória do povo a aliança de Deus. A ideia de ser Jesus este profeta à semelhança de Moisés está confirmada na pregação de Pedro no dia de Pentecostes (At 3.23), bem como na exposição de Estevão na ocasião de seu apedrejamento (At 7.37).
REFLETINDO
Em Cristo se converge tanto a profecia acerca do Messias, como também o surgimento de um profeta semelhante a Moisés. Pr. Isaltino Gomes Filho.
2.1. Entendendo o termo Messias
A expressão hebraica "máschiach", significa, o Ungido; este verbete é derivado do verbo "mashach, ungir, trazendo a ideia de consagrar pelo derramar do santo óleo em alguém. Este termo era usado quando os sacerdotes foram ungidos (Lv 4.3,16; Ex 28.41); na unção do rei (1Sm 9.16; 24.7) e também,
em alguns casos, na unção de profeta, como no caso de Elizeu (1Rs 19.16).
No Novo Testamento, a expressão grega é "Christos", que transmite a mesma ideia do AT de ungido com uma missão. O termo se refere a Jesus como o enviado por Deus que veio para redimir Seu povo, cumprindo todas as exigências da justiça divina.
2.2. O Messias no Judaísmo
O significado da palavra ungido foi evoluindo e assumiu uma dimensão mais escatológica para Messias no judaísmo, respaldado pelo texto de 2 Samuel 7.12, onde Deus promete a Davi que Seu reinado duraria eternamente.
Durante o cativeiro babilónico, quando o povo se voltou à Palavra de Deus, houve um reverdecimento da esperança messiânica, mas foi durante a dominação grega, quando o nacionalismo judaico chegou ao seu ponto máximo, que a esperança deste Messias escatológico surgiu para restaurar o trono de Davi. Neste ponto de vista, a esperança do Messias no judaísmo seria um rei político e terreno; ocasionando, assim, a não aceitação de Jesus por parte dos judeus.
3.1. A rejeição do Messias pelos judeus
João diz que Jesus veio para os Seus, mas os Seus não O receberam (Jo 1.11). Infelizmente, muitos esperavam o Messias cheio de pompa, poder e com um grande exército para devolver a independência ao povo; livrando-os do jugo romano. Esta falsa expectativa, impediu os judeus de contemplar que o Messias estava diante de seus olhos.
Quando Caifás pergunta a Jesus se Ele era o Messias, Jesus apenas lhe responde: Tu o dizes (Mt 26.63-64). É um perigo quando criamos falsas expectativas a respeito de Jesus, como os judeus fizeram. E vital focar na revelação das Escrituras, pois Elas testificam de Cristo (Jo 5.39).
3.2. O Profeta da Galileia
Jesus era o profeta que viria para anunciar as Boas Novas de Deus para a humanidade. O próprio povo via Jesus como profeta ou um dos profetas, pois além de operar milagres, Jesus leva à sua consumação e perfeição a verdade anunciada por todos os profetas. Jesus era a própria mensagem profética, pois Ele era a Palavra' (do grego, "logos") que se fez carne. Jesus como o profeta escatológico veio escrever uma nova História na humanidade, trazendo uma mensagem de fé e esperança para os que estavam em prisões. Conforme diz o profeta Isaias: Jesus veio para anunciar o ano aceitável do Senhor (Is 61.2), texto lido por Jesus em Lucas 4.18-19.
* Existe uma guerra santa na região da palestina, onde os filhos de Abraão reivindicam suas respectivas heranças, mas segundo a profecia bíblica, o trono de Davi será reestabelecido.
* Israel não reconheceu Jesus como Messias, pois criou expectativa apenas de um reino terreno e passageiro, enquanto o Reino de Deus será eterno.
Fonte: Revista Betel Conectar
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
2 - O MESSIAS NO ANTIGO TESTAMENTO
A expressão Messias, que pode ser traduzido como Ungido do Senhor, tem vários significados no Antigo e no Novo Testamentos. Os primeiros cristãos atribuíram o nome Messias a Jesus.2.1. Entendendo o termo Messias
A expressão hebraica "máschiach", significa, o Ungido; este verbete é derivado do verbo "mashach, ungir, trazendo a ideia de consagrar pelo derramar do santo óleo em alguém. Este termo era usado quando os sacerdotes foram ungidos (Lv 4.3,16; Ex 28.41); na unção do rei (1Sm 9.16; 24.7) e também,
em alguns casos, na unção de profeta, como no caso de Elizeu (1Rs 19.16).
No Novo Testamento, a expressão grega é "Christos", que transmite a mesma ideia do AT de ungido com uma missão. O termo se refere a Jesus como o enviado por Deus que veio para redimir Seu povo, cumprindo todas as exigências da justiça divina.
2.2. O Messias no Judaísmo
O significado da palavra ungido foi evoluindo e assumiu uma dimensão mais escatológica para Messias no judaísmo, respaldado pelo texto de 2 Samuel 7.12, onde Deus promete a Davi que Seu reinado duraria eternamente.
Durante o cativeiro babilónico, quando o povo se voltou à Palavra de Deus, houve um reverdecimento da esperança messiânica, mas foi durante a dominação grega, quando o nacionalismo judaico chegou ao seu ponto máximo, que a esperança deste Messias escatológico surgiu para restaurar o trono de Davi. Neste ponto de vista, a esperança do Messias no judaísmo seria um rei político e terreno; ocasionando, assim, a não aceitação de Jesus por parte dos judeus.
3 - PROFETA E MESSIAS NO NOVO TESTAMENTO
No Novo Testamento encontramos diversas citações e passagens que corroboram o pensamento das pessoas e dos discípulos a respeito de Cristo. Estes títulos recebidos por Jesus iam surgindo a partir de Suas pregações e milagres durante Seu ministério.3.1. A rejeição do Messias pelos judeus
João diz que Jesus veio para os Seus, mas os Seus não O receberam (Jo 1.11). Infelizmente, muitos esperavam o Messias cheio de pompa, poder e com um grande exército para devolver a independência ao povo; livrando-os do jugo romano. Esta falsa expectativa, impediu os judeus de contemplar que o Messias estava diante de seus olhos.
Quando Caifás pergunta a Jesus se Ele era o Messias, Jesus apenas lhe responde: Tu o dizes (Mt 26.63-64). É um perigo quando criamos falsas expectativas a respeito de Jesus, como os judeus fizeram. E vital focar na revelação das Escrituras, pois Elas testificam de Cristo (Jo 5.39).
3.2. O Profeta da Galileia
Jesus era o profeta que viria para anunciar as Boas Novas de Deus para a humanidade. O próprio povo via Jesus como profeta ou um dos profetas, pois além de operar milagres, Jesus leva à sua consumação e perfeição a verdade anunciada por todos os profetas. Jesus era a própria mensagem profética, pois Ele era a Palavra' (do grego, "logos") que se fez carne. Jesus como o profeta escatológico veio escrever uma nova História na humanidade, trazendo uma mensagem de fé e esperança para os que estavam em prisões. Conforme diz o profeta Isaias: Jesus veio para anunciar o ano aceitável do Senhor (Is 61.2), texto lido por Jesus em Lucas 4.18-19.
CONCLUSÃO
Os títulos de Profeta e Messias conferidos a Jesus mostram que Ele é o prometido no Antigo Testamento para a consolidação do trono de Davi.* Existe uma guerra santa na região da palestina, onde os filhos de Abraão reivindicam suas respectivas heranças, mas segundo a profecia bíblica, o trono de Davi será reestabelecido.
* Israel não reconheceu Jesus como Messias, pois criou expectativa apenas de um reino terreno e passageiro, enquanto o Reino de Deus será eterno.
Fonte: Revista Betel Conectar
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário