27 de janeiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 05: Jesus o supremo sumo sacerdote

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
ProfNos Evangelhos, encontramos várias passagens que mostram Jesus intercedendo pelas pessoas e se compadecendo de suas dores. Em João 8.3-11, vemos uma mulher adúltera pega em flagrante, quando seus acusadores solicitaram seu apedrejamento, porém Jesus, mostrando a Sua graça, deu uma nova chance para aquela mulher. Outro episódio marcante é quanto à mulher cananeia, que não fazia parte da promessa, mas Jesus Cristo atendeu o seu pedido em favor de sua filha (Mt 15. 21-28). Jesus, em Sua trajetória terrena, mostrou amor e empatia para com a humanidade características indispensáveis de um sacerdote. Em Marcos 1.40-45, encontramos Jesus tocando um leproso com autoridade; liberando a cura sobre ele, porém o contato físico com um leproso era proibido (Lv 13.45-46). Jesus é Sumo Sacerdote por excelência, Ele conhece as necessidades humanas e tem respostas para os anseios mais íntimos do ser.
 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 
Jesus em Tua Presença - Quatro por Um


Quatro por Um - Vim para adorar-te


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Harpa Cristã, Nº 137 Liberto da Escravidão




JÁ ME LAVOU 236. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - Carlos José


Advogado Fiel | Bruna Karla | Letra

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Hebreus 2.14-18
14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel



VERSÍCULO DO DIA
E por isso é Mediador de um Novo Testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebem a promessa da herança eterna.
Hebreus 9.15.


OBJETIVOS DA LICÃO
- Perceber Jesus como mediador da Nova Aliança.
- Entender o ministério da reconciliação em Jesus.
- Compreender que Jesus é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança.


VERDADE APLICADA
Jesus é o Sumo Sacerdote eterno e mediador do plano de redenção da humanidade.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o mundo possa compreender que Jesus é o único mediador diante do Pai.


LEITURA SEMANAL
Seg Hb 7.28 
Jesus, o Sacerdote perfeito para sempre.

Ter Hb 10.21 
Temos um grande sacerdote.

Qua Hb 9.15 
O mediador da Nova Aliança.

Qui Hb 7.12 
Com a mudança de sacerdote, mudam-se as leis.

Sex Hb 9.11 
Jesus como Sacerdote dos bens futuros.

Sab Hb 7.26 
O caráter de Jesus como Sacerdote.


INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento, Deus estabeleceu o oficio sacerdotal, para que pudesse ministrar no tabernáculo e no Templo, servindo de mediador entre o homem e Deus. No Novo Testamento, Jesus é revelado como o Sumo Sacerdote superior a todos.


PONTO CHAVE
Jesus cumpriu todos os requisitos da lei, sendo credenciado a ser Sumo Sacerdote por excelência".


1 - JESUS, O INTERMEDIADOR NA NOVA ALIANÇA
Jesus mudou a História dos homens ao se tornar mediador da Nova Aliança; agora não é mais necessário sangue de bodes e de ovelha (Hb 10.4), pois Seu sangue foi derramado de uma vez por todas para perdão de pecados.


1.1. O véu do Templo se rasgou de alto a baixo
No Tabernáculo, assim como no Templo, o Lugar Santíssimo, onde se encontrava a Arca da Aliança, ficava separado por um véu (Ex 26.33). Durante a crucificação, quando Jesus entrega o Seu espírito ao Pai, a Bíblia registra que o véu do Templo se rasgou de alto a baixo (Mt 27.51). A morte de Jesus estava abrindo o caminho da salvação e liberando o acesso ao Pai. O fato do véu se rasgar de cima para baixo revela uma grande verdade espiritual. Somente Deus poderia efetuar a obra, realizada por Seu Filho Jesus. Ele nos abriu a porta, podemos acessar pela fé e entrar na presença de Deus.


1.2. Um novo e vivo caminho
O escritor da Epístola aos Hebreus diz que Jesus nos abriu um novo e vivo caminho pela Sua morte vicária. A expressão "novo e vivo caminho" (Hb 10.20), primeiramente, indica que nenhuma pessoa, exceto o sumo sacerdote havia estado na presença de Deus, mas agora, através do Sangue de Jesus, todos que, pela fé aceitarem o sacrifício podem ter acesso ao trono do Pai. Outra verdade é que, na presença de Deus, existe vida, em Sua presença somos alcançados pela graça e não mortos pelos nossos pecados. Vale lembrar que este beneficio será desfrutado por aqueles que acreditam e aceitam a obra expiatória de Jesus Cristo.


REFLETINDO
O homem que aceita o sacerdócio de Jesus Cristo compreende que a graça sempre apresenta a oportunidade de arrepender-se e tentar de novo. 
Donald Guthrie


2 - JESUS E O, MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
A expressão grega para reconciliação (2Co 5.18) traz a ideia de restaurar relacionamentos e remover uma inimizade. Jesus, através de Sua morte, reatou a comunhão do homem com Deus, a qual havia sido rompida pelo pecado.


2.1. A parede da separação foi derrubada
Paulo, ao escrever para os irmãos em Éfeso, pontua que Jesus derrubou a parede da separação (Ef 2.14). Pelo contexto, entendemos que, assim como os efésios, éramos gentios, incircuncisos, separados da comunidade de Israel, estranhos aos concertos da promessa, não tínhamos esperança e andávamos sem Deus no mundo, ou seja, não tínhamos direito a nada, mas através do Sangue de Jesus, toda barreira caiu por terra e agora somos filhos de Deus. Hoje fazemos parte da família de Deus, sendo participantes
de Sua graça e das Suas promessas. Paulo diz que somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo (Rm 8.16, 17).


2.2.Temos paz com Deus
Infelizmente, o pecado separou o homem de Deus, fazendo-o viver em inimizade (Rm 3.23). O rei Salomão afirma que não há ninguém que faça o bem e nunca peque (Ec 7.20). Jesus restabelece a amizade entre Deus e o homem ao cumprir os requisitos da justiça divina, e agora temos paz com Deus (Rm 5.1). Somos amigos de Deus e vivemos debaixo de Seu senhorio. Agora somos responsáveis por espalhar a paz de Deus entre os homens, levando ao conhecimento dos homens o ministério da reconciliação. A paz verdadeira somente o Príncipe da paz pode conceder.


3 - JESUS COMO MEDIADOR DO SEU POVO
Jesus é o mediador da Nova Aliança, intercedendo pelo homem diante do Pai. Paulo enfatiza que só existe um mediador entre Deus e os homens, que é Jesus Cristo (1 Tm 2.5). Em Jesus, temos a certeza de que obteremos a vitória.


3.1. Jesus está à direita do Pai intercedendo por nós
O Apóstolo Paulo diz que Jesus está ao lado do Pai intercedendo por nós (Rm 8.34). Quando olhamos o contexto do Novo Testamento, constatamos que muitos irmãos sofreram uma ferrenha perseguição, levando muitos a morrerem martirizados, outros a fraquejarem na fé e muitos foram presos. Estevão, no ápice de seu sofrimento, quando estava sendo apedrejado, teve a visão de Jesus a destra de Deus (At 7. 56). O mesmo Jesus que esteve com os nossos irmãos primitivos está conosco (Mt 28.20), intercedendo
ao Pai pelas nossas petições e problemas. Creia, pois, em Cristo, Somos mais do que vencedores (Rm 8.37).


3.2.O Justo Advogado

O Apóstolo João nos ensina que Jesus é o nosso Advogado, para pleitear nossas causas perante o Pai. Deus outorgou Jesus como advogado da humanidade para defender os pecadores (1Jo 2.1). O homem salvo não vive na prática do pecado, mas se acaso errar, Jesus é justo para nos perdoar, pois Ele também é a propiciação de nossos pecados. Basta que reconheçamos as nossas falhas, nos arrependamos sinceramente e recorramos ao Advogado que, por meio da graça, seremos justificados diante de Deus. Jesus nunca perdeu uma causa, todos que se aproximavam pedindo Sua ajuda, foram por Ele alcançados.


CONCLUSÃO
O oficio sacerdotal de Jesus não estava limitado a uma época ou a um povo, ele se estende a todos os homens em todas as épocas. Em contraste com o caráter temporário dos sacerdotes, Jesus foi ordenado pelo juramento divino que o constituiu "Filho Perfeito'

* O primeiro sumo sacerdote foi Arão, irmão de Moisés, diretamente escolhido por Deus (Ex 28.1), os demais eram descendentes de Arão. Após o cativeiro babilônico, O sumo sacerdote era indicado por uma autoridade civil. Jesus interrompe este ciclo e se torna sacerdote eterno, não da ordem levítica, mas da ordem de Melquisedeque (Hb 5.6).

*  O sacerdócio de Jesus é o pleno exercício do ministério da reconciliação; trazendo paz e. relacionamento com Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário