1 de janeiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 01: A Promessa do Salvador

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Ei Professor(a)!
Depois da queda, quando se esperava o derramar da ira de Deus, o Altíssimo apresentou “uma promessa, uma esperança” (Gn 3.15). Ele disse que a semente da mulher feriria a cabeça da serpente, anunciando, assim, a vinda do Salvador. A promessa foi repetida, com outros enfoques, por muitos profetas (At 10.43). Essa linda mensagem foi entregue ao povo de Israel. Ao longo do tempo, as gerações guardavam essa Palavra e ensinavam seus filhos a crer e também passar adiante. A expectativa messiânica encheu o povo judeu de esperança, desde o início de sua trajetória até os dias atuais (pois, os judeus ainda aguardam a chegada do Messias).


Ponto de Partida
A promessa do nascimento do Filho de Deus, como apresentada na Bíblia, é contestada por muitos pseudos intelectuais; por isso, esteja atento para que os alunos(as) compreendam profundamente a lição. 
Diante desse propósito, investigue as várias profecias veterotestamentárias acerca dos fatos referentes à vinda do Messias. 
Com essas informações, elabore um quadro onde conste o nome do profeta, o texto e referência bíblica, (nesta ordem).
Você pode usar as profecias mencionadas na “leitura devocional” e outras que apontamos ao Longo da lição. 
Através desta pesquisa, você irá aprofundar seus conhecimentos sobre as profecias bíblicas que se cumpriram na vida de Jesus.
Vamos Descobrir


Você sabia que o nascimento de Jesus foi planejado por Deus nos mínimos detalhes? 
Durante muitos séculos, Deus usou homens e mulheres para anunciar a vinda do Salvador.
Ao longo do Antigo Testamento, podemos ver dezenas de profecias específicas sobre o nascimento, a vida e obra do Messias e todas se cumpriram em Jesus — você sabia disso? Hoje vamos conhecer algumas dessas promessas e profecias!


OU ASSIM
Para iniciar utilizem a:
Solicite aos alunos que traga testemunhos de pessoas a quem Deus fez promessas e que, após o período de espera, viram o seu cumprimento.
Os relatos podem ser extraídos da internet ou, ainda, conseguidos por meio de entrevistas com familiares, amigos e/ou membros da igreja.
Introduza a aula pedindo aos alunos que relatem algum destes testemunhos.
É interessante que você também conte um testemunho pessoal. As histórias contadas produzirão confiança no coração dos alunos. 
Pergunte se algum deles tem promessa de Deus, e estimule-os a lançar sobre Ele toda a ansiedade, porque, independente do tempo de espera, o Senhor vela para cumprir a sua palavra (Jr 1.Í2). 
Ressalte que hoje a aula trata de uma extraordinária promessa feita por Deus lá no Éden. Uma promessa, uma esperança. A vinda de Jesus, nosso Redentor.

OU ASSIM
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a salvação, como pagamento do resgate do homem por Jesus.
Material:
01 figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva

Procedimento:
- Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão com eles naquele momento da aula.
Anotem as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto.
- Agora, coloquem num quadro as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico de Jesus.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
Ideia original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇
 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Meu Redentor Vive - Diante do Trono

Esperança - Aline Barros

Firme nas promessas - Missão Harpa
Prof. Através da promessa de Gênesis 3.15: "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar": (chamada também pela teologia de protoevangelho) se desenrolam todas as demais profecias acerca do Messias. Não podemos asseverar com exatidão o número de profecias acerca do Messias, mas em Jesus todas as profecias veterotestamentárias se cumpriram de forma cabal. No Evangelho de Mateus, cujo propósito é demonstrar Jesus como o Messias de Israel, onde é perceptível o uso da expressão "para que se cumprisse", por diversas vezes, pois o autor se preocupa em lincar o acontecimento presente com as citações do Pentateuco, os Profetas e os Salmos. Na opinião de Josh McDowell, o Antigo Testamento, escrito durante um período de mais de 1000 anos, contém centenas de referências ao Messias que viria; e todas estas referências cumpriram-se em Jesus Cristo, fornecendo uma sólida confirmação de Suas credenciais como o Messias prometido.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
Salmos 22:1


VERSÍCULO DO DIA
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3.15.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
-  Identificar as citações messiânicas no Pentateuco;
-  Vislumbrar as promessas do Salvador nos Salmos;
-  Compreender os mistérios que envolvem as profecias messiânicas.


VERDADE APLICADA
A promessa do Salvador é encontrada em vários textos das Sagradas Escrituras que provam o grande amor de Deus pela humanidade.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que venhamos entender as promessas acerca do Salvador e assim propagar as boas novas de Cristo.


LEITURA SEMANAL
Seg Is 7.14
Jesus nasceria de uma virgem.
Ter Zc 9.9
Jesus viria montado num jumentinho.
Qua Dt 18.15
Um profeta como Moisés.
Qui Gn 3.15
Jesus como semente da mulher.
Sex Is 9.6
Jesus é o Príncipe da Paz.
Sab Is 53.2
Jesus não tinha parecer nem formosura.


INTRODUÇÃO
A primeira referência sobre o Salvador do mundo foi dita no Jardim do Eden, logo após a queda do homem, mostrando que Deus, em Sua infinita graça, esmagaria a cabeça da serpente através da semente da mulher.


PONTO CHAVE
Todas as citações messiânicas servem de alicerce para a construção da Nova Aliança revelada em Jesus Cristo.


1 - JESUS E AS REFERENCIAS NO PENTATEUCO
Existem muitas passagens do Pentateuco usadas no Novo Testamento ratificando a História de Jesus, evidenciando que o plano de salvação foi elaborado por Deus desde a eternidade, conforme registrado em Apocalipse 13.8.


1.1. A Semente da mulher
No livro de Gênesis, após a queda do homem, Deus profere a primeira referência acerca do Messias; Ele viria do ventre de uma mulher. Na passagem de Gênesis 3.15, contemplamos o conteúdo do Evangelho, pois aqui encontramos a manifestação da graça de Deus sobre o homem caído e sem esperança, a ponto de tentar tampar sua nudez com folhas (Gn 3.7). A expressão "semente da mulher" revela descendência humana, ou seja, o Verbo de Deus (Jo 1.1) entraria na História da humanidade ao ser gerado no ventre de uma mulher e nascer. Louvado e exaltado seja o nome do Senhor, pois Ele interveio na História humana manifestando Sua graça e Seu anmor.


1.2. Um profeta como Moisés

Outra citação bastante abrangente e de muita implicação teológica está registrada em Deuteronômio 18.18. Embora a identidade deste profeta não seja mencionada em nenhuma passagem do Novo Testamento, sabemos que os judeus desenvolveram a perspectiva de um profeta escatológico. Jesus como profeta cumpriu os requisitos desta profecia, pois além de ser a própria Palavra de Deus, revelava as verdades acerca do Reino de Deus. O verdadeiro profeta não falava de si mesmo, mas revelava o próprio Pai em Sua essência, em Seus ensinamentos; deixava claro que apregoava a ação de Deus na História humana (Lc 11.20).


REFLETINDO
Foi justamente na queda do homem, que Deus revelou Seu grande amor para com a humanidade; punindo, mas também mostrando Sua infinita graça. Philip Yancey


2 - JESUS REVELADO NOS SALMOS
O livro de Salmos não traz somente as orações de Davi e de outros homens, bem como a vida litúrgica nas canções e poesias, mas como livro inspirado, também revela nuances do Messias nos trechos chamados de messiânicos.


2.1. O sofrimento do Messias
O Salmo 22, mostra claramente alguns acontecimentos acerca do sofrimento do Messias. Este Salmo começa com a frase de exclamação acerca do desamparo do Pai (Sl 22.1; Mt 27.46); revelando também as vestes sendo repartidas e os homens lançando sorte sobre elas (Sl 22.18; Mc 15.24). O texto ainda aborda pessoas zombando e maneando a cabeça (Sl 22.7-8; Mt 27.41-43). Estas passagens e suas devidas conexões evidenciam que o projeto de redenção estava nos desígnios de Deus. Em Jesus se cumpriu a Lei, os Profetas e os Salmos (Lc 24.44), bem como as citações de promessas messiânicas do
Antigo Testamento.


2.2. A vida e traição do Messias nos Salmos
E perceptível no Salmo 2.1-3, a rejeição que Jesus teria dos lideres religiosos; prenunciando as provas apresentadas a Herodes e Pilatos que solicitavam Sua morte. No Salmo 41.9 é revelado um evento crucial: a traição por parte de alguém intimo; acontecimento este registrado durante a Santa Ceia (Mt 26.23;Jo 13.18). Ainda encontramos no Salmo 34.20, que nenhum de Seus ossos seriam quebrados; passagem esta confirmada no Evangelho de João 19.36. A vida, a morte, a ressurreição e o domínio do Messias foram registrados muitos anos antes de Ele vir ao mundo, provando o controle de Deus sobre a História humana.


3 - JESUS NOS LIVROS PROFÉTICOS
As profecias sobre o Cristo não estão circunscritas ao Pentateuco e aos Salmos, mas estão, principalmente, nos livros proféticos, revelando que, na Antiga Aliança, foram estabelecidos parâmetros acerca do Messias, e que Jesus cumpriria todas estas profecias.


3.1. Isaías, o profeta messiânico
O livro do profeta Isaías apresenta muitas profecias concernentes ao Messias. Um dos mais conhecidos é Isaías 53; onde detalhes da vida, crucificação e morte são revelados de forma minuciosa. No que diz respeito ao Seu ministério, Isaias 61.1-3 revela algumas características da obra que seria realizada; inclusive esta passagem se cumpre em Lucas 4.21.
Acerca dos títulos e nomes do Messias, Isaías também vaticina dizendo que será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz (9.6). Quase sete séculos antes do Messias chegar, o profeta Isaías vislumbra detalhes da vida dEle; Deus se incumbiu de cada detalhe no devido tempo.


3.2. O Messias citado nos profetas menores
No livro profético de Zacarias, está profetizado que Jesus seria traído por trinta moedas de prata (Zc 11.12-13); que seria abandonado por Seus amigos (Zc 13.7), e que viria montado num jumentinho (Zc 9.9).Quando olhamos para o profeta Miqueias 5.1-2, percebemos duas citações claras ao Messias; a primeira diz respeito a baterem em Sua cabeça, cujo cumprimento se deu na passagem de Marcos 15.19. A segunda é sobre o lugar de Seu nascimento, conforme cumprimento em Mateus 2.1,5-6. Existem várias outras citações, mas estas já evidenciam que Jesus era o prometido rei que viria trazer o Reinado de Deus, mas também que sofreria em resgate de muitos (Mc 10.45).


CONCLUSÃO
A promessa do Salvador foi ratificada por várias profecias na Bíblia e teve seu cumprimento na Pessoa Bendita de Jesus Cristo.

*  Mesmo diante de tantas profecias acerca do Messias, Israel não conseguiu vislumbrar em Jesus o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Escatologicamente falando, eles irão reconhecer a Jesus como Messias no fim dos tempos, quando forem perseguidos pela Besta e pelo falso profeta.

 A promessa de Jesus como Salvador não nasceu da vontade humana, mas do projeto eterno de Deus em remir a humanidade.
Fonte: Revista Betel Conectar


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário