31 de outubro de 2024

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 05: Aprendendo em Família

Deus sempre em Primeiro Lugar.
✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.       

    

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
A AULA VAI COMEÇAR
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula. Antes de dar esta aula pesquise os p
ontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Procure ser criativo na exposição do assunto.  


__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


👉 Apresentem o título da lição:
Aprendendo em Família
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

👇
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
A lição deste fim de semana abordará um assunto relevante para a vida de seus alunos: O aprendizado em família. Há valores que aprendemos com a família e que jamais são esquecidos. Esse tipo de conhecimento norteia as nossas ações e pensamentos ao longo da vida. A escola pode até fornecer conhecimentos gerais que incluem a língua portuguesa, a matemática, as ciências naturais e a história. Entretanto, os conselhos e conhecimentos que são passados por nossos responsáveis moldam o nosso comportamento e constroem o nosso caráter.

Na fase da vida que seus alunos estão vivendo é natural que haja um conflito entre as informações que eles receberam da família e as novas informações que recebem dos amigos nos outros ambientes que eles frequentam. Por isso, é fundamental levá-los a refletir sobre a importância das verdades que aprendem na família e que não devem ser abandonadas (Pv 1.8; 4.1).

Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância do aprendizado em família, a lição destaca três tópicos que abordam este tema:
-  O primeiro tópico da lição, que tem como título “Família, Lugar de Aprendizado”, ressalta o modelo de instrução que era seguido pelas famílias nos tempos bíblicos. Nessa época não havia Escola dominical nem mesmo a escola secular, as instruções ficavam aos cuidados dos pais. A orientação de Moisés, por exemplo, dizia que as palavras da Lei deveriam ser ensinadas aos filhos: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões” (Dt 6.6-9).

-  O segundo tópico, que tem como título “Aprendendo Direitos e Deveres” apresenta que os integrantes da família desempenham funções especificas. Os filhos, por exemplo, devem respeitar seus pais, obedecê-los e honrá-los (Pv 30.17). De outro modo, os pais têm o dever de cuidar dos filhos e ensinarem o que é conveniente para que eles se tornem cidadãos de bem (Ef 6.4). Esse tipo de educação não se adquire na escola, haja vista que o propósito dessa instituição é oferecer os conhecimentos gerais que abrangem as ciências sociais, humanas e exatas. Todavia, o ensino de princípios e valores que regem o comportamento se aprendem no lar. Por essa razão, é fundamental que a nossa família sirva ao Senhor e estude a sua santa Palavra (Js 24.15). Aproveite para conversar com seus alunos sobre a educação que eles recebem no lar e pondere a importância da Palavra de Deus para a conduta cristã.

-  O terceiro tópico
tem como título “Ensinamentos Que Levamos Por Toda a Vida”. Este tópico destaca que há ensinamentos que servem para conhecermos mais sobre um determinado assunto. Outras informações se aplicam ao desenvolvimento de habilidades técnicas para a realização de um trabalho. Entretanto, a sabedoria encontrada nos conselhos dos pais são conhecimentos que devemos guardar por toda a vida (Ef 6.1-3). Em um primeiro momento, é natural que os seus alunos pensem que os seus pais não compreendem a circunstância em que estão vivendo. De fato, os pais viveram em épocas completamente diferente da realidade dos dias atuais. Mas os princípios que norteiam as escolhas e a conduta permanecem os mesmos. Aproveite para enfatizar os exemplos bíblicos que mostram a influência dos pais na formação dos filhos e o resultado efetivo dessa educação. No contexto israelita, podemos perceber essa influência na vida de José, Daniel, Ester, Timóteo e muitos outros personagens alcançaram êxito e fizeram a diferença para o seu povo porque seguiram os conselhos de seus pais.

Prof. Aproveite a aula e prepare um cartaz com a figura dos personagens bíblicos que foram exaltados e se tornaram importantes por onde passaram. Mostre que Deus é quem exalta os seus servos em razão da obediência. 
Enfatize que Deus promete na sua Palavra que os filhos obedientes são honrados durante o tempo de suas vidas neste mundo.
Fonte: Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes, 

  
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
 
Rap Da Família | Crianças Diante do Trono


Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
- Refletir sobre a necessidade de regras.
- Enfatizar a importância da obediência aos pais.

Material:
Papel e lápis

Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.

- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.

- Depois, perguntem:

Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?

Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?

- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e deveres no âmbito familiar e a obediência aos pais.
Fonte da dinâmica por
Sulamita Macêdo ///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
 
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.






  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

Bíblia online
Bíblia sagrada online



Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo


O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!

Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22

O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários: