A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

.

Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

Deus sempre em Primeiro Lugar.

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Apresentem o título da lição:
Cuidando-se por inteiro
A AULA VAI COMEÇAR
Professor(a). A lição desta semana aborda um assunto que é de fundamental importância para o bem-estar físico, emocional e espiritual de seus alunos. Nesta lição, estudaremos sobre o cuidado consigo mesmo. Seus alunos estão atravessando por uma etapa da adolescência que é marcada por muitas transformações. Além do amadurecimento psicossocial e físico, há mudanças também na forma de comunicação e no nível de responsabilidades que eles assumirão de agora em diante. A velocidade com que essas transformações ocorrem na vida de um adolescente nem sempre respeita o amadurecimento deles para lidar com os novos desafios. Por esse motivo, adolescentes precisam ser acolhidos e acompanhados de perto.Não é novidade que há um número crescente de adolescentes que estão enfrentando depressão, complexo de inferioridade, autoestima baixa e toda a sorte de problemas emocionais. Isso tem explicação no estilo de vida que a nossa sociedade vive, num ritmo acelerado e de relações muito frágeis. As pessoas não se respeitam ou não demostram empatia pela dor de seu semelhante. Diga-se de passagem, é o cumprimento da Palavra de Deus, haja vista o Senhor Jesus ter dito que no fim dos tempos o amor se esfriaria (Mt 24.10, 12). Esse processo contínuo é marcado por disputas e violências que podem ser físicas ou psicológicas (Bulliyng, por exemplo). É nesse contexto que o adolescente está inserido e precisa aprender a lidar para suportar as adversidades.
Uma das mensagens mais específicas da Bíblia concernente aos adolescentes e jovens encontra-se na Primeira Carta de Pedro (5.7) que exorta a lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD, “O fato de que Deus se interessa profundamente pelas dificuldades de cada um dos seus filhos é uma verdade enfatizada por toda a sua Palavra (Sl 27.10; 37.5; 40.47; 55.22; Mt 6.25-34; 10.29-31; 11.28-30; Fp 4.6). Em um sentido muito real, a preocupação é o oposto da fé. Também se poderia dizer que preocupar-se é assumir a responsabilidade por algo que Deus nunca prometeu, ou lidar com a situação de uma maneira diferente da que Ele tencionava — sem confiar nele e sem seguir a sua orientação. Você deve tomar continuamente a decisão de entregar todos os seus medos, ansiedades e preocupações a Deus e confiá-los completamente a Ele (cf. Sl 55.22; Lc 12.11, 12).
Fonte: Tag: Escola Dominical
Reflita sinceramente na seguinte pergunta:
Como você está?
Professor(a). Geralmente, quando alguém nos cumprimenta perguntando algo assim, costumamos responder automaticamente, dizendo “está tudo bem. Porém, nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, passamos por lutas, enfrentamos batalhas em nossa mente e temos que lidar com enfermidades. E nada disso é fácil. Sabemos que os dias maus chegam para todas as pessoas e, diversas vezes, isso ocorre de forma inesperada. Entretanto, também sabemos que servimos a um Deus que está presente todos os dias e Ele está pronto para nos fortalecer com sua Graça, em nossos momentos de vulnerabilidade. Comunique essa verdade bíblica aos seus alunos enquanto estiver ministrando esta lição.
PONTO DE PARTIDA
Ansiedade, depressão, amargura, prática de mutilação e até mesmo suicídio têm sido alguns dos males recorrentes nesta geração de adolescentes. Visando fortalecer os alunos contra essas mazelas, vamos refletir sobre a saúde mental e emocional. Primeiramente, veremos que a Bíblia aponta a necessidade do cuidado integral, considerando corpo, alma e espírito. Em seguida, pontuaremos alguns sinais de alerta que podem ser sintomas de um adoecimento emocional. E, então, mostraremos aos adolescentes como eles podem obter a ajuda necessária. Por fim, indicaremos alguns hábitos que ajudam no fortalecimento da saúde e concluiremos a lição mostrando que o nosso Deus tem poder para curar toda e qualquer doença.VAMOS DESCOBRIR
Estamos vivendo um tempo onde o adoecimento emocional tem se agravado na adolescência. Doenças como ansiedade e depressão, entre outros transtornos, têm provocado dor e muita angústia. Por isso, precisamos conversar e refletir sobre o autocuidado. Hoje vamos aprender aspectos importantes sobre a preservação da saúde física e emocional E veremos a relação com Deus como fator fundamental para lidar com qualquer tipo de tristeza, amargura ou adoecimento emocional.Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:


O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )
Celebrai com júbilo ao senhor
Aline Barros - Sonda-me e Usa-me (ao vivo) HQ
Tá Na Mão de Deus | Aurelina Dourado - Clipe Oficial
Midian Lima - Jesus Não Se Esqueceu de Você (Live Session)
Canção e Louvor - Eu Cuido de Ti (Vídeo Oficial)
Nani Azevedo - Os sonhos de Deus (Letra) | Gospel Hits

Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Autocuidado
Refletir sobre ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional.
Óculos escuro
Protetor de ouvido
01 máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)
01 par de luvas(descartáveis)
01 figura de 01 cérebro
Procedimento:
- Apresentem a figura do cérebro.
- Falem, apontado para a figura:
No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se processam as ideias e as atitudes.
As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais variadas formas.
- Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas, pois a Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).
O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de forma diferente com a mente de Cristo.
- Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas.
- Perguntem:
Para que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas?
Aguardem as respostas.
Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para proteção.
- Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
- Agora, perguntem:
Que ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional podem ser tomadas por meio da visão, da audição, da fala, do que ingerimos e pegamos?
Aguardem as respostas.
Depois, recolham os objetos e iniciem o estudo da lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
RODA DE CONVERSA
Converse com seus alunos sobre a saúde emocional.
__Peça que compartilhem o que mais impacta suas vidas, bem como o que mais lhes desperta a ansiedade.
__Mostre-lhes que o exercício da fé é uma ferramenta fundamental para lidarmos com a ansiedade e com as pressões da vida.
__Ao final, ore com a sua classe, pedindo ao Senhor que ajude os seus alunos a desenvolverem o domínio próprio sobre a ansiedade.

LEITURA BÍBLICA

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
3 João 2Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
1 Timóteo 4.16.
DEVOCIONAL
- COMPREENDER o que são doenças emocionais;
- ENTENDER que Deus cura qualquer enfermidade.
Paulo também escreveu para Timóteo, seu discípulo, dizendo: “cuide de você mesmo […]” (1 Tm 4.16) Essa orientação do apóstolo demonstra que o autocuidado era responsabilidade pessoal de Timóteo. Este deveria cuidar de si mesmo, além de cuidar da doutrina, do ensino e da igreja. O apóstolo João também escreve sobre o assunto na carta que direcionou a Gaio, a quem João chama de amigo querido” (3 Jo 5). Ele diz que o seu desejo é que o presbítero “vá bem em tudo e que estivesse “com boa saúde da mesma forma que estava bem espiritualmente (3 Jo 2). Gaio era um servo muito fiel a Deus (3 Jo 3-5). Para o apóstolo João, importava que ele estivesse bem em todas as áreas da vida.
A ansiedade aparece.
O pânico manifesta inesperadamente o medo nos toma de surpresa. Quando nos deparamos com tais momentos de crise, podemos adotar uma dentre duas opções: podemos abrir a porta e convidar que essas emoções negativas e improdutivas entrem em nossos corações, ou podemos tomar medidas imediatas para recuperar a nossa paz e segurança […]. Toda pessoa passa por momentos de ansiedade, pânico ou medo na vida.
O erro surge quando aceitamos essas emoções, quer com os braços abertos quer com relutância, e permitimos que elas fiquem e, gradualmente, encontrem um lugar de descanso em nossos corações […]. Em vez de permitirmos ‘coisas’ negativas aprisionem o nosso coração, devemos fazer o que Jesus fez e ensinou” (STANLEY, C. Paz: um maravilhoso presente de Deus para você. RJ, CPAD, 2004, pp.55,56).
II- O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
Estamos vivendo em um tempo difícil. Há muitas aflições. Conflitos familiares, violência urbana, dificuldades financeiras, frustrações e doenças são alguns exemplos (Jo 16.33; Ef 5.16). Diante disso, muitas pessoas têm adoecido, física e emocionalmente. E temos visto se tornarem cada vez mais comuns, a incidência de casos de depressão, crise de ansiedade e bulimia, entre outras situações. O corpo manifesta alguns sinais quando há sobrecarga emocional (Jó 30.16,17). Alguns exemplos são: sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, calafrios, tremores, tensão muscular, dor no peito, taquicardia (coração acelerado), sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro.
Somado a isso, outros sinais, que podem indicar um problema e comportamento, é o uso exagerado de dos aparelhos eletrônicos e o consumo em excesso dos alimentos (Jó 16.6). Caso esses sinais aconteçam em você, avise imediatamente aos seus pais e/ ou responsáveis. Infelizmente, os casos de enfermidade emocional têm se tornado cada vez mais comuns, inclusive em crianças e adolescentes. E, como se isso não fosse complicado o bastante, ainda existem pessoas que se referem a esses casos como uma artimanha para chamar atenção (Jó 16.20, 21.3). Devemos enfrentar esses problemas com seriedade.
Caso você passe por algo assim, procure ajuda imediatamente. Fale com sua família, com sua liderança na igreja local ou com um adulto de confiança (Rm 9.2). Não se isole. Peça ajuda (Tg 5.16). E clame ao Senhor, porque Ele pode curar todas as enfermidades (Sl 25.16-18, Jr 17.14).
Cada pessoa que enfrenta dificuldades na saúde (física ou emocional) deve saber que não se pode negar a existência do problema. Antes, tudo precisa ser tratado. Há algumas atitudes que, somadas a uma vida de oração diária, irão ajudar a lidar com as questões de saúde.
Se você está passando por algo desta natureza, compreenda que existem diversos profissionais capacitados que fazem atendimento médico e psicológico e podem auxiliar no diagnóstico e tratamento (Mt 9.12).
Além disso, a superação dessas questões também demanda uma mudança da rotina, que ajuste o tempo livre com atividades se horários, que englobam lazer, exercícios físicos, estudos, sono, descanso e uma boa alimentação, Uma rotina de vida saudável, aliada a prática da leitura bíblica, oração e busca ao Senhor lhe darão o suporte necessário para vencer essa situação (SI 121.2). O cuidado da saúde também deve ser uma prioridade. Por isso, desenvolva hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos com regularidade. A má alimentação e o sedentarismo são causadores de várias doenças. Sempre que possível, vá às consultas médicas para acompanhamento.
Elas são respostas já esperadas de doenças físicas graves e da guerra e do trauma. Mas também de condições sociais adversas, como as altas taxas de desemprego, a educação precária e a pobreza’ […]. Isso é um paradoxo, pois vivemos numa época que teoricamente teria tudo para ser agradável. Os avanços tecnológicos, os procedimentos médicos sem dor, e ao mesmo tempo sentimos uma sensação enorme de vazio interior (GABY. Wagner Tadeu dos Santos As Doenças do Século, 1ª Edição, RJ: CPAD, 2013, p.18),
São diversos os relatos que mostram que Deus cura os enfermos. Deus curou cegos, leprosos paralíticos e até ressuscitou pessoas que já estavam mortas (Mt 8.23.21.14 Jo 11.43,44). Jesus pode curar todas as doenças. Por isso, no momento da enfermidade você pode e deve clamar por Ele (Lc 18.38). No momento da dor e da angústia clame ao Senhor e Ele sustentará você. A Palavra diz que todas as nossas ansiedades devem ser apresentadas do Senhor, em oração, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7),
É uma esperança fundamentada na fé. E a fé muda tudo […]. A fé encoraja nossas crenças e expectativas com confiança. A fé pode nos tornar destemidos […]. Como a fé realiza esta obra sobrenatural? Concedendo-nos uma perspectiva eterna. Pessoas de fé enxergam a vida de modo diferente. O otimismo cheio de esperança acerca do futuro, quando reforçado pela fé, modera nossa ansiedade acerca do presente. Olhamos para a vida com lentes maiores. Ver os problemas da vida com as grandes lentes do futuro ajuda a colocar em perspectiva os aborrecimentos de hoje – problemas no carro, discussões na família, voos atrasados. Muitas coisas que antes nos aborreciam, agora podem ser vistas como o que de fato são: irritações triviais, temporárias.
Mas a fé vai além de nos ajudar a lidar com meros aborrecimentos. Vemos o verdadeiro poder da fé com mais clareza nos momentos de dor. A fé transforma a esperança em uma certeza de que o sofrimento fará sentido mesmo quando nossa perspectiva terrena não vê sentido algum. Em outras palavras, quando a dor nos atinge até a alma e as provações nos dão um soco no estômago, a fé é responsável por manter viva a nossa esperança” (PARROTT, Les. Você é mais Forte do que Pensa. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.52).
(C) O autocuidado é um tema que aparece na Bíblia.
(E) Doenças emocionais não existem.
(C) As emoções humanas precisam de cuidado.
(E) Não devemos falar com Deus sobre as nossas frustrações.
(C) Deus cura todas as doenças.
2- Faça uma auto avaliação. O que você precisa mudar na sua rotina para melhorar a sua saúde?
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

A MENSAGEM
Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam. 

Segunda >> Ef 4.26
Terça >> Sl 37.8
Quarta >> Fp 4.6-8
Quinta >> Is 41.10
Sexta >> Sl 121.1-5
Sábado >> Is 40.30,31
OBJETIVOS
- REFLETIR sobre o cuidado com a saúde;- COMPREENDER o que são doenças emocionais;
- ENTENDER que Deus cura qualquer enfermidade.
HORA DE APRENDER
I- O AUTOCUIDADO
Deus fez o homem completo: corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23); por isso, precisamos aprender a nos cuidar por completo. Claro que sempre devemos cuidar da nossa saúde espiritual e do fortalecimento da fé em Cristo. Mas nesta lição vamos falar especialmente do cuidado com a saúde física e emocional. As emoções humanas precisam de cuidado e a Bíblia fala sobre isso, Paula escrevendo para os irmãos que moravam em Tessalônica, diz que é Deus quem nos dá toda a paz (1 Ts 5.23). E ainda diz – E que ele conserve o espírito a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier a nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23) A oração do apóstolo é que os irmãos sejam conservados por inteiro até a dia em que forem se encontrar com o Salvador.Paulo também escreveu para Timóteo, seu discípulo, dizendo: “cuide de você mesmo […]” (1 Tm 4.16) Essa orientação do apóstolo demonstra que o autocuidado era responsabilidade pessoal de Timóteo. Este deveria cuidar de si mesmo, além de cuidar da doutrina, do ensino e da igreja. O apóstolo João também escreve sobre o assunto na carta que direcionou a Gaio, a quem João chama de amigo querido” (3 Jo 5). Ele diz que o seu desejo é que o presbítero “vá bem em tudo e que estivesse “com boa saúde da mesma forma que estava bem espiritualmente (3 Jo 2). Gaio era um servo muito fiel a Deus (3 Jo 3-5). Para o apóstolo João, importava que ele estivesse bem em todas as áreas da vida.
I- AUXÍLIO DEVOCIONAL
Há momentos que somos atingidos em algum ponto fraco por acidente, tragédia, enfermidade, ou uma situação indesejada. Há também os impulsos e desejos interiores que podem nos levar o momentos de angústias ou carência Há momentos em que nós de repente, nos encontramos em uma situação difícil que não tinha mas previsto Há momentos em que vemos noticias devastadoras que nos fazem, momentaneamente sentir como se o tapete tivesse sido tirado de debaixo dos nossos pés.A ansiedade aparece.
O pânico manifesta inesperadamente o medo nos toma de surpresa. Quando nos deparamos com tais momentos de crise, podemos adotar uma dentre duas opções: podemos abrir a porta e convidar que essas emoções negativas e improdutivas entrem em nossos corações, ou podemos tomar medidas imediatas para recuperar a nossa paz e segurança […]. Toda pessoa passa por momentos de ansiedade, pânico ou medo na vida.
O erro surge quando aceitamos essas emoções, quer com os braços abertos quer com relutância, e permitimos que elas fiquem e, gradualmente, encontrem um lugar de descanso em nossos corações […]. Em vez de permitirmos ‘coisas’ negativas aprisionem o nosso coração, devemos fazer o que Jesus fez e ensinou” (STANLEY, C. Paz: um maravilhoso presente de Deus para você. RJ, CPAD, 2004, pp.55,56).
II- O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
Estamos vivendo em um tempo difícil. Há muitas aflições. Conflitos familiares, violência urbana, dificuldades financeiras, frustrações e doenças são alguns exemplos (Jo 16.33; Ef 5.16). Diante disso, muitas pessoas têm adoecido, física e emocionalmente. E temos visto se tornarem cada vez mais comuns, a incidência de casos de depressão, crise de ansiedade e bulimia, entre outras situações. O corpo manifesta alguns sinais quando há sobrecarga emocional (Jó 30.16,17). Alguns exemplos são: sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, calafrios, tremores, tensão muscular, dor no peito, taquicardia (coração acelerado), sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro.
Somado a isso, outros sinais, que podem indicar um problema e comportamento, é o uso exagerado de dos aparelhos eletrônicos e o consumo em excesso dos alimentos (Jó 16.6). Caso esses sinais aconteçam em você, avise imediatamente aos seus pais e/ ou responsáveis. Infelizmente, os casos de enfermidade emocional têm se tornado cada vez mais comuns, inclusive em crianças e adolescentes. E, como se isso não fosse complicado o bastante, ainda existem pessoas que se referem a esses casos como uma artimanha para chamar atenção (Jó 16.20, 21.3). Devemos enfrentar esses problemas com seriedade.
Caso você passe por algo assim, procure ajuda imediatamente. Fale com sua família, com sua liderança na igreja local ou com um adulto de confiança (Rm 9.2). Não se isole. Peça ajuda (Tg 5.16). E clame ao Senhor, porque Ele pode curar todas as enfermidades (Sl 25.16-18, Jr 17.14).
Cada pessoa que enfrenta dificuldades na saúde (física ou emocional) deve saber que não se pode negar a existência do problema. Antes, tudo precisa ser tratado. Há algumas atitudes que, somadas a uma vida de oração diária, irão ajudar a lidar com as questões de saúde.
Se você está passando por algo desta natureza, compreenda que existem diversos profissionais capacitados que fazem atendimento médico e psicológico e podem auxiliar no diagnóstico e tratamento (Mt 9.12).
Além disso, a superação dessas questões também demanda uma mudança da rotina, que ajuste o tempo livre com atividades se horários, que englobam lazer, exercícios físicos, estudos, sono, descanso e uma boa alimentação, Uma rotina de vida saudável, aliada a prática da leitura bíblica, oração e busca ao Senhor lhe darão o suporte necessário para vencer essa situação (SI 121.2). O cuidado da saúde também deve ser uma prioridade. Por isso, desenvolva hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos com regularidade. A má alimentação e o sedentarismo são causadores de várias doenças. Sempre que possível, vá às consultas médicas para acompanhamento.
II- AUXÍLIO DIDÁTICO
Depressão e ansiedade são “dois distúrbios responsáveis pela metade (740 milhões de pessoas) das doenças mentais estimadas no mundo. Esses males causam um sofrimento terrível Geram angústia e desespero, suas origens não são muito claras […]. A dor causada pela depressão e pela ansiedade é diferente de uma dor de cabeça ou de uma dor decorrente, por exemplo, de um tombo: Ela dói, metaforicamente, lá no fundo da alma […]. No próximo milênio, a mente vai estar mais doente do que nunca. ‘As doenças mentais tendem a proliferar como resultado de múltiplos e complexos fatores sociais, biológicos e psicológicos.Elas são respostas já esperadas de doenças físicas graves e da guerra e do trauma. Mas também de condições sociais adversas, como as altas taxas de desemprego, a educação precária e a pobreza’ […]. Isso é um paradoxo, pois vivemos numa época que teoricamente teria tudo para ser agradável. Os avanços tecnológicos, os procedimentos médicos sem dor, e ao mesmo tempo sentimos uma sensação enorme de vazio interior (GABY. Wagner Tadeu dos Santos As Doenças do Século, 1ª Edição, RJ: CPAD, 2013, p.18),
III- O CUIDADO DO SENHOR É COMPLETO
A Bíblia mostra que Deus é zeloso e bondoso (Sl 73.1). São diversos os relatos que mostram que Deus cura os enfermos. Deus curou cegos, leprosos paralíticos e até ressuscitou pessoas que já estavam mortas (Mt 8.23.21.14 Jo 11.43,44). Jesus pode curar todas as doenças. Por isso, no momento da enfermidade você pode e deve clamar por Ele (Lc 18.38). No momento da dor e da angústia clame ao Senhor e Ele sustentará você. A Palavra diz que todas as nossas ansiedades devem ser apresentadas do Senhor, em oração, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7),
III- AUXÍLIO DEVOCIONAL
Como poderia haver uma esperança que não desaponte? É uma esperança fundamentada na fé. E a fé muda tudo […]. A fé encoraja nossas crenças e expectativas com confiança. A fé pode nos tornar destemidos […]. Como a fé realiza esta obra sobrenatural? Concedendo-nos uma perspectiva eterna. Pessoas de fé enxergam a vida de modo diferente. O otimismo cheio de esperança acerca do futuro, quando reforçado pela fé, modera nossa ansiedade acerca do presente. Olhamos para a vida com lentes maiores. Ver os problemas da vida com as grandes lentes do futuro ajuda a colocar em perspectiva os aborrecimentos de hoje – problemas no carro, discussões na família, voos atrasados. Muitas coisas que antes nos aborreciam, agora podem ser vistas como o que de fato são: irritações triviais, temporárias.
Mas a fé vai além de nos ajudar a lidar com meros aborrecimentos. Vemos o verdadeiro poder da fé com mais clareza nos momentos de dor. A fé transforma a esperança em uma certeza de que o sofrimento fará sentido mesmo quando nossa perspectiva terrena não vê sentido algum. Em outras palavras, quando a dor nos atinge até a alma e as provações nos dão um soco no estômago, a fé é responsável por manter viva a nossa esperança” (PARROTT, Les. Você é mais Forte do que Pensa. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.52).
CONCLUSÃO
Devemos zelar pela nossa saúde em todas as áreas: Espiritual, física e emocional. Para isso, devemos construir uma rotina saudável. Caso venhamos adoecer, podemos buscar o tratamento médico necessário. Sabendo que o nosso Deus é bondoso e tem o poder de curar todas as doenças, sejam físicas ou emocionais.VAMOS PRATICAR
1- Marque (C) para afirmações que estão Corretas e (E) para àquelas que estão Erradas(C) O autocuidado é um tema que aparece na Bíblia.
(E) Doenças emocionais não existem.
(C) As emoções humanas precisam de cuidado.
(E) Não devemos falar com Deus sobre as nossas frustrações.
(C) Deus cura todas as doenças.
2- Faça uma auto avaliação. O que você precisa mudar na sua rotina para melhorar a sua saúde?
Resposta pessoal.





O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Sempre busquei site que tivesse esses tipo de trabalho para adolescentes e estou amando o pouco que vi ate o momento, Deus abençoe grandemente o trabalho de essência de vocês.
ResponderExcluirAmém!
Excluir