A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


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Deus sempre em Primeiro Lugar.

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Apresentem o título da lição:
Aprendendo a fazer boas escolhas
A AULA VAI COMEÇAR
Os adolescentes estão em uma fase de transição, isto é, em poucos anos eles serão adultos. Perante a Lei, eles serão totalmente responsáveis por suas atitudes. Assim, torna-se urgente a compreensão de que o crescimento também exige o desenvolvimento da maturidade e do senso de responsabilidade. Nesta lição vamos despertar os adolescentes para uma verdade bíblica: Diante de Deus, eles já são responsáveis por suas escolhas e comportamento. Eles precisam compreender que Deus deu o livre-arbítrio para cada um deles. E que toda a decisão tomada hoje, precisa ser administrada amanhã. Prepare esta aula tendo esses princípios em perspectiva.
PONTO DE PARTIDA
Essa lição é fundamental para esclarecermos aspectos doutrinários acerca da nossa fé. O livre arbítrio é um deles. Conduza seus alunos ao entendimento de que eles têm direito de fazer suas próprias escolhas, contudo, como servos do Deus altíssimo, devem buscar conhecer e seguir a vontade dEle. Logo no início da aula, apresente para a classe a definição de livre-arbítrio: “Liberdade de escolha; capacidade que possui o ser humano de pensar, ou agir, tendo como única motivação a sua vontade” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.256). Explique também que o reconhecimento do livre-arbítrio faz parte do processo de amadurecimento de toda pessoa.VAMOS DESCOBRIR
É muito bom crescer e poder começar a fazer as nossas próprias escolhas. Na adolescência temos um pouco mais de autonomia do que havia na infância. E, inevitavelmente, enfrentamos situações que exigem decisões. E nem sempre nossos pais estão juntos para nos ajudar a escolher. Nessas situações, precisamos fazer boas escolhas. Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:


Alto preço - Asaph Borba
Harpa cristã, nº 73 Vem, Vem a Mim
Harpa Cristã, Nº 373 Vem a Teu Salvador
Harpa Cristã Hino 443 Larga o Mundo
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Bumerangue
Objetivo: Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com

LEITURA BÍBLICA

7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;

Gálatas 6.7
A MENSAGEM
Decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia […]. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.

Segunda >> Gn 3.1-7
Terça >> Dt 30.19
Quarta >> Sl 119.30-35
Quinta >> Pv 1.28-33
Sexta >> Rm 6.22 23
Sábado >> Tg 4.7
OBJETIVOS
- DEFINIR o que é o livre-arbítrio- CONSCIENTIZAR os adolescentes sobre a auto responsabilidade de cada um
- CONDUZIR os alunos à maturidade cristã.
HORA DE APRENDER
I – LIVRE-ARBÍTRIO, UM PRESENTE DE DEUS
Você já ouviu falar em livre-arbítrio? O termo, segundo o dicionário, é a “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade”. Sobre esse conceito, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, diz: “Cremos, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus. dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal” (CPAD, p.77). Ou seja, o ser humano tem liberdade para fazer suas escolhas. A questão do livre-arbítrio já aparece no início da Bíblia. Quando Deus forma o homem e o coloca no jardim do Éden Ele dá uma ordem: não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). Adão e Eva tinham liberdade para escolher obedecer a Deus ou não. E eles escolheram pecar contra Deus (Gn 3,6) E depois tiveram que lidar com as consequências da sua escolha (Gn 3.7. 16-19, 23).
Por meio do livre-arbítrio temos a possibilidade de escolher ser fiéis a Deus ou não (Dt 30.19). É baseado nessa premissa que, em certa ocasião Josué convocou o povo de Israel a tomar uma decisão. Ele estava encerrando sua atuação como líder do povo de Israel e falou seriamente à nação, dizendo que cada um teria que escolher se iria servir a Deus ou se iria se corromper e praticar a idolatria, adorando as diversas falsos deuses dos povos vizinhos Entretanto, Josué deixou claro que ele e toda sua família iriam servir ao Senhor (Js 24.15). E o povo de Israel respondeu que iria servir e adorar apenas a Deus (Js 24.16.22).
De igual modo, cada cristão tem o livre-arbítrio (1 Co 6.12) Independente da tradição religiosa da sua família, você também precisa fazer uma escolha diante de Deus Cada pessoa precisa decidir-se quanto à fé em Cristo (Jo 14.6). É necessário que cada um confesse seus pecados diante de Cristo e aceite como único e suficiente Salvador (Rm 10.9) De todas as decisões que você terá que tomar na vida, essa é certamente a mais importante de todas (Sl 119.30). Sim é uma escolha individual, porque seus pais não podem fazê-la por você (At 4.121. Hoje, nesta aula você tem a oportunidade de tomar a decisão mais importante de sua vida (At 16.31).
I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Como devemos entender a liberdade de escolha do ser humano?“A liberdade da vontade humana é reconhecida na Bíblia, embora não seja discutida filosoficamente. Ela assevera a habilidade de escolher entre duas ou mais alternativas sem uma compulsão externa. O homem pode, a qualquer momento, decidir aceitar ou rejeitar a alternativa que aquele momento oferece, mas ele não pode escolher evitar as consequências de sua escolha (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p1157).
II- VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS ESCOLHAS
Um adolescente não tem plena liberdade de escolhas diante da sociedade Até mesmo perante a Lei, seus pais ou responsáveis é que possuem autoridade legal para muitas questões Porém, a autonomia para decisões do adolescente cresce conforme vai chegando a idade adulta. Por isso é tão importante aprender sobre responsabilidade (Gl 64.5). A parte mais difícil de ter liberdade de escolha é a responsabilidade de administrar as consequências de cada decisão. Entender isso é sinal de maturidade. Muitas pessoas desejam ter mais liberdade. Mas a maioria não entende que saber escolher o que é certo é mais importante do que fazer o que se deseja Aprender que toda escolha tem consequências (Rm 14.12).Diante disso, você deve desenvolver a auto responsabilidade, isto é aprender a fazer boas escolhas mesmo quando ninguém está monitorando você. Na vida, você terá que tomar muitas decisões em relação às suas amizades, ao seu comportamento, aos seus estudos, a sua rotina familiar. Quem tem auto responsabilidade sempre escolhe fazer o que é certo, mesmo quando ninguém está olhando: sempre cumpre suas obrigações, mesmo quando as pais não estão por perto: sempre fala a verdade e faz o que é justo, porque sabe que isso agrada a Deus; e sempre se recorda que a Palavra diz que o Senhor ” recompensará cada um de acordo com o que fez (Rm 2.6).
II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Co 6.12-ARC). A liberdade é uma marca da fé cristã – liberdade do pecado e da culpa e liberdade para usar e desfrutar de todas as coisas que vem de Deus. Mas os cristãos não devem abusar desta liberdade e ferir a si mesmo ou aos outros. Hoje, muitas pessoas têm interpretado erroneamente esta frase, como se ela significasse: ‘Não serei dominado por qualquer regra de ética, lei ou princípio bíblico. Em vez disso, elas deveriam entender o seguinte: ‘Não serei dominado por nenhum pecado que me assediar”” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. p. 130).III- CADA DECISÃO É UMA SEMEADURA
Paulo escreveu Carta aos Gálatas que ” […] o que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá “ (GL 6.7). O apóstolo estava utilizando uma imagem agricultura para ensinar um princípio de vida: Não é possível plantar sementes de morango e colher maçãs ou plantar feijão e colher arroz. De igual modo, cada decisão tem um tipo de consequência. Todos os dias precisamos tomar boas decisões, de acordo com a Palavra de Deus (Ef 5.8). O apóstolo Paulo prossegue em seus conselhos: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos chegará o tempo certo em que faremos a colheita” (GL 6.9).Por isso, sempre escolha o bem e não o mau, o amor e não o ódio, o perdão não a vingança, a verdade e não a mentira. Ao longo da vida, você será tentado a fazer coisas que não agradam a Deus Em algumas situações você também poderá ficar em dúvida sobre o que fazer. Mas você não estará sozinho O Espírito Santo de Deus está com você todos os dias (Jo 16,7,8). Come com a ajuda dEle. Clame por Ele e você receberá toda ajuda e orientação necessária.
III- AUXÍLIO DIDÁTICO
“Entre a infância e adolescência adquire-se noções de bondade e maldade, certo e errado, justiça, obrigações, direitos e deveres. Ao entrar na adolescência, observe -se que as escolhas adotadas devem trazer consequências que só o próprio adolescente pode vivenciar. Ele então experimenta a culpa, remorso, verdade ou ansiedade, após uma transgressão de normas morais; aperfeiçoa a capacidade de fazer julgamentos morais a respeito dos próprios atos e dos atos das demais pessoas que o rodeiam; adapta-se a códigos morais e amplia o senso de valores.A maneira de ele resolver seus problemas, confirmará sua identidade de cristão. Sua capacidade de rejeitar o mal e amar o bem é o que o qualificará como verdadeiro cidadão no Reino de Deus. Incertezas, contradições, conflitos e rebelião no domínio dos padrões morais, poderão aparecer. Valores morais aceitos sem discussão durante a infância, passam a ser questionados. O grupo de companheiros, ao qual o adolescente se associa, pode agir segundo um código de normas e valores bastante diferente daquele que XX ele aprendeu a obedecer no lar […].
A cada momento, surgem reações novas que, em muitos casos, desorganizam. Mas, com a ajuda dos orientadores, ele poderá encarar o cotidiano, resolvendo um problema de cada vez, de acordo com a orientação do Espírito Santo (COSTA, Débora F. Os Maravilhosos Anos da Adolescência. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 31.32)
CONCLUSÃO
É hora de amadurecer. Entenda que o livre-arbítrio demanda autor responsabilidade. Assuma, imediatamente, a postura de filho obediente e tenha uma vida responsável e dedicada, que agrade ao Senhor.VAMOS PRATICAR
1- Escreva com suas palavras o que é livre-arbítrio. Resposta pessoal.
2- Na sua opinião, o que é mais importante, ter liberdade ou ter responsabilidade?
Resposta pessoal.
3- Segundo a lição, quem pode ajudar no momento de tomar uma decisão?
( ) Os amigos
( ) Desconhecidos
(X) O Espírito Santo
PENSE NISSO
Toda escolha que você faz hoje terá que ser administrada amanhã. Cada um colhe o que planta. Então, faça boas escolhas e isso resultará em uma vida abençoada.Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia

O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo




O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
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