4 de outubro de 2022

Plano de aula bíblica /Maternal - Lição 02: A grandeza de Deus

 Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

ATENÇÃO, COM SEUS FILHOS NA INTERNET
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
   

INICIANDO A AULA:
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
 A grandeza de Deus
Ore com sua turma por sua aula.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. 
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
  
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
 
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

A criação do mundo-Gisele Paiva


Muito Bom/A Criação-Minha Vida É Uma Viagem


Autor da Criação – Cd Crianças Diante do Trono_ vol. 1



Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus? Crianças Diante do Trono



Aline Barros - Melô da Criação


Alessandra Samadello - O Dia Em Que Deus Criou o Mundo



Todos os animais cantam


A CRIAÇÃO DO HOMEM Alessandra samadello 

Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Você gosta de ler?
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores
  

Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.



Espaços do alvos
Ensinar às crianças que a grandeza de Deus se revela em suas criações; e nós somos a mais importante delas.


Espaço da Bíblia.
 "Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro." (Salmos 8.9).   

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


Vamos ler o que a Bíblia diz:
   Salmos 8. 1-9
1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

2 Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.

3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

7 Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,

8 As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!


HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:  
  Gênesis 1. 1-31
1 No princípio criou Deus o céu e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
  

ALGUÉM SABE O QUE É DEUS? 
A EXISTÊNCIA DE DEUS? 
COMO ELE É?

Encher a bexiga e perguntar:

O que tem dentro da bexiga?
O AR POSSUI COR? E FORMA?

Dar a água com açúcar e perguntar:

QUAL É O SABOR DA ÁGUA? 
A ÁGUA TEM COR? 
O QUE SERÁ QUE TEM A ÁGUA?
COMO VOCÊS SABEM QUE É AÇÚCAR?
VOCÊS ESTÃO VENDO O AÇÚCAR?

Comentário: Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, percebem que o balão está cheio, mas não enxergam o ar dentro dele, assim é com relação a Deus, não
o enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.

Nos temos certeza que Ele existe, olhando as suas criações por toda a terra e universo. Ele é a Inteligência Suprema, a Causa Primária de todas as coisas, o criador de tudo.
  



   
Fonte e crédito da lição www.CPAD


No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".
No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra coma árvores frutíferas, montanhas e flores"
No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".
No Quinto dia Deus disse:"Que haja peixes no mar e aves no céu"
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens" (FEZ TAMBÉM O HOMEM E A MULHER...EXPLIQUE)
No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.
                    

Sugestões:
Recursos visuais

RECURSOS




         

Recursos visuais:  
No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".
No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra com árvores frutíferas, montanhas e flores".
No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".
No Quinto dia Deus disse:"Que haja peixes no mar e aves no céu".
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens".
No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.











Sugestões:
Recursos visuais
1º DIA
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.

(Faça um retângulo branco e preto para simbolizar dia e noite. Apague as luzes e ligue - Quando Deus falou: - HAJA LUZ!)


2º DIA
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.
Vamos olhar para o céu! (Procure uma janela ou vá ao ar livre com as crianças e olhem para o céu. Como o céu é alto e grande.

(Faça uma nuvem com plumante cola um pedaço de papelão e coloca um elástico e prega no teto. As águas de TNT azul.)


3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez?



4º DIA
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.



5º DIA
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu? Muito bem!



6º DIA
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. Ele disse: tudo ficou muito bom!


7º DIA
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...
Conclusão
Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado.



Recursos visuais:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Clique nas imagens para ampliar.






Recursos visuais











 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 
 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
















Atividades
Cachorro é um animal que possui pêlo.então vc deve fazer uma colagem com material que lembre pêlo, para que a criança possa associar.Exemplo: Papel Camurça marrom, ou preto, na cor que a criança quiser o cachorro dela.
O que mais chama a atenção no cavalo, e´a sua crina.Portanto pode-se fazer uma colagem de lá na crina do cavalo e o corpo dele por ser pintado com guache, como eles são muito pequenos, não tem problema nenhum se sair do traço .
O peixe é um animal que possui escamas pelo corpo e o material de artes que mais se aproxima são as apáras de lápis, portanto guarde em quantidade ao apontar seus lápis para que as crianças da igreja possam utilizá-las quando chegar o dia desta atividade.
Música para trabalhar os peixinhos:
O patinho é famoso por ser amarelinho.é o que mais chama a atenção da criança, sua cor alegre, por causa do clipe da Aline Barros, lembra??? Deixe que eles façam pintura a dedo. Consiste em molhar as pontas dos dedos no guache e pintar apenas com as pontas dos dedinhos.Fica lindo!!!


Sugestão de música pro patinho: 

O gatinho é outro animal de pêlos , portanto deve ser trabalhado com algo que seja macio de passar as mãos, eu sugiro uma colagem com retalhos de feltros.Pegue aquela sobra de outra coisa que você fez outra coisa, rsrsr.Deixe tamanhos menores que caibam dentro do corpo do gato, é lógico e ajude os pequenos na tarefa de colar.
O passarinho possui penas e deve ser feito nele uma colagem com aquelas pluminhas que vende em saquinhos.Para o pássaro nós vamos usar os saquinhos com plumas mescladas, de todas as cores, deixe que as crianças misturem bem as peninhas e colem à vontade, pois o mesmo não poderá ser feito na galinhas, já que não existe galinha de duas cores, rsrsrs.
A tartaruga pode receber forminhas de doces na cor marrom, ou verde, quanto menor , mais linda vai ficar a tartaruga.
Para a linda vaquinha podemos deixar separado papel preto já cortado para a criança colar nas manchas e o restante da vaquinha ela pode pintar de marrom.Que tal? Vai ficar muito mimosa sua vaquinha!
A galinha é um acontecimento! Eles amam colar peninhas ( plumas), só que dessa vez com uma única cor ! Não esqueça e para a cabeça e crista uma pinturinha com cola -colorida vai ficar muito diferente!!
Para a formiguinha, deixe pintar a formiga livremente com giz-de-cêra apropriado para idade deles ( gizão) e dê valor a folha que é grande e bonita.Porque não colar papel glacê verde lustrado? Vai ficar muito vistoso!!


Música para a formiguinha: ( trabalhar a preguiça, não se esqueça!!!)
A abelhinha tão famosa e querida das crianças...foi "consagrada" pela Cristina Mel não é mesmo??Rs.Vamos fazer uma pitura com a cor amarela nas partes amarelas e deixar porque o preto já estará assim na xerox.

Cristina Mel Melô da Abelhinha

O coelho é mais um mamífero e como tal, também possui o corpo coberto de pelos.
Pode-se fazer a colagem de algodão ou de lá mesmo. Vc que decide porque o material que você não usar aí, ficará para a ovelha, ok?
Se você não gostou da minha sugestão a Socep Baby disponibilizou essas orelhinhas e aí só cabe a vc fazer a maquiagem...

Sugestão de musiquinha para o coelhinho ( de quebra uma boa idéia pra Páscoa, rsrsr) Do Ministério Tia Quelly Silva!!!
Para a nossa querida amiga ovelhinha, vamos fazer o que eu disse na atividade anterior, ou a colagem com lã ou com algodão. Tem também a sugestão da editora:
Sugestão de música para ovelhinha:
Ovelhinha boazinha com a Fernanda Brum
Ovelha obediente com a Vaneyse
Ovelhinha Feliz com a Cristina Mel
Animais em dobradura para vc montar um zoológico no cantinho da sala.












Ovelhinhas de Cristo.
 

     

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
               
Criança de jesus tem energia pra gastar
  


Brincadeira: 
Mova-se como os animais
Uma criança de cada vez joga o dado, e o animal que cair deve imitar e andar como o animal sorteado.
Segue modelo de dado só imprimir montar o dado para brincar.



Todos os animais cantam



Brincadeira
Outra ideia é trabalhar a música "Todos os animais cantam" com dedoches de animais, um para cada criança. Imite os sons dos bichos, mas deixe que as crianças participem, façam elas mesmas os sons, instigue a que elas imitem você. Se não tiver dedoches, use bichinhos de pelúcia ou mesmo recortes de animais colados em cartolina. Você pode esconder pela sala e pedir que cada criança encontre um animal, depois volte para o tapete ou cadeira, e brinque é muito divertido.

Todos os animais cantam


Atividade
“Desenhe um coração numa folha de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Coloque uma pequena vasilha com água em cada mesa, e distribua pedaços de papel crepom vermelho. Ensine as crianças a molhar o papel na água e passá-lo sobre o coração, tingindo-o de vermelho. (Recomendamos o uso de aventais.) Converse: O Papai do Céu fez você do jeito que você é. Ele fez cada parte do seu corpo. Dentro do seu peito, o Papai do Céu pôs um coração para você o amar. Você sente o seu coração cheio de amor pelo Papai do céu?” (Marta Doreto).


DIVERSÃO EXTRA
Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.



Lembrancinha:
Segue modelo de animais que você poderá fazer no EVA ou no color set usando um cd usado ou ate mesmo para colocar no pirulito.
Segue as tag do versículo para colocar junto com a lembrancinha.


Lembrancinha
Livrinho da criação
Para montar este livrinho, basta imprimir, recortar,
furar onde tem uma marca na parte superior e colocar um grampo que pode ser comprado nas papelarias.









Ore com as crianças e peça ajuda de Deus para obedecer aos seus ensinos e também para orar sempre, tendo mais comunhão e amizade com Ele.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.

- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).



Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.



Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.

Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 


   
 
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] 
 Tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Salmos 8. 1-9
 Gênesis 1. 1-31
 

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)



Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
CRIANÇAS ATENÇÃO!

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

Leia a Bíblia

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!

Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)

👉 Fontes Consultadas:
Créditos lição/ Revista-Cpad
Editora-Telma Bueno- Comentarista juliane Padilha-Editora Responsável pela Revista de Maternal
👉Fontes Consultadas:
Lições Bíblicas Maternal
Fontes consultadas:
recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
ensinandoospequeninos.blogspot.
Blogdaebi.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
roseebdinfantil.blogspot.com
blog: http://tiaruthinha.blogspot.com.br
Crianças Crescendo com Jesus:
Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
semeandoasalvacao.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
 
  


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Vamos lá!!!  
  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
(Ageu 2:4,5) 
 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário