8 de maio de 2025

Plano de Aula Bíblica Juvenis / Lição 06: O evangelho de Mateus

    Deus sempre em Primeiro Lugar.
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias. 



__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Ore com seus alunos(a).
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


 Apresentem o título da lição:
O evangelho de Mateus
Professor(a). Esperamos que o Senhor esteja falando com você através de cada lição transmitida aos seus juvenis. Afinal, só podemos oferecer aquilo que recebemos ou possuímos. Portanto, sempre reserve um momento para o seu devocional, estudo da Palavra a ser transmitida, orando para que o Espírito Santo ministre primeiro a sua vida, antes de ensinar aos seus alunos.


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite!


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria 
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Diante do Trono Os 66 Livros da Bíblia 0001


Nosso Deus é Soberano - Comunidade da Vila da Penha


LOUVOR:


RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.

Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS:


Para o item III, utilizem a:
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças, que faz parte do Sermão da Montanha contido no evangelho de Mateus.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
- Digitar estas 08 frases:

Bem-aventurado os pobres de espírito

Bem-aventurado os que choram

Bem-aventurado os humildes


Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus

Bem-aventurado os misericordiosos

Bem-aventurado os puros de coração

Bem-aventurado os pacificadores

Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.

- 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.

- Papéis ofício branco ou colorido

- 01 coleção de lápis hidrocor

- 01 tubo de cola

- 01 tesoura

- 01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.

- Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.

- Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.

Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.

Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).

- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?

Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.

- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!

- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.

- Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?

Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.

Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.

- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.

Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?

Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.

- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?

Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.

- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?

Aguardem as respostas.

Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com



👇Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








Comentarista: Edilberto Silva
Fonte e crédito/CPAD. 


O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.







DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário