24 de dezembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 13: O objetivo da vida no conceito bíblico

👇
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 12: O teor efêmero da vida
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!

LEITURA DIÁRIA
   Segunda Ec 3.22 
O homem precisa se alegrar.

Terça Ec 2.10 
Cuidando de nosso coração.

Quarta Ec 5.18 
O homem e o excesso de trabalho.

Quinta Ec 7.8 
Entendendo o fim das coisas.

Sexta Ec 716-17 
Vivendo com equilíbrio.

Sábado Ec11.1 
Exercendo o plantio.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Eclesiastes 12.10-14
10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.

11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.

12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Bíblia online
Bíblia sagrada online



VERSÍCULO DO DIA
  Eclesiastes 9.8
Em todo o tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.


VERDADE APLICADA
A vida debaixo do sol deve ser vivida de maneira a glorificar o nome de Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Verificar de que maneira estamos gastando a nossa vida;
- Pensar sobre o legado que estamos construindo;
- Compreender que a nossa missão é viver para Deus.



INTRODUÇÃO
Pelo que observamos no livro de Eclesiastes, a maioria do viver humano debaixo do sol é aflição de espírito e correr atrás do vento. Isto posto, a inevitável pergunta é qual é o verdadeiro sentido da vida e por que estamos nesta terra?


🔑 PONTO-CHAVE:
Descobrir por que estamos nesta terra nos ajuda na difícil tarefa de cumprir a nossa missão junto a Deus.


1 - O MISTÉRIO DE NOSSA EXISTÊNCIA
A medicina com todos os seus recursos é incapaz de explicar tamanha complexidade do ser humano. Na questão física, tudo funciona na mais perfeita harmonia, a alma e o espírito fazem com que o homem tenha sentimentos e se comunique com Deus.


1.1. Existimos pela misericórdia de Deus
A Bíblia Sagrada afirma que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos sobre a face da Terra. Sua misericórdia não tem fim (Lm 3.22). Sabendo o quão pecadores somos e da fúria do
nosso adversário, concluímos que, se não fosse Jesus ao nosso lado, a nossa alma já habitaria no lugar do silêncio. Em Atos dos Apóstolos, Lucas deixa registrado que nEle vivemos, nos movemos e existimos, pois somos sua geração (At 17.28). Uma das provas incontestes das misericórdias do Senhor é a nação de Israel que, apesar de sua infidelidade e rebeldia, Deus tratou, mas não a destruiu de sobre a face da terra.


1.2. Somos fruto do milagre de Deus
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a nossa existência é um milagre de Deus. Adão foi criado por Deus que lançou mão do barro e depois recebeu o fôlego de vida (Jó 33.4). O salmista, ao exaltar a Onisciência divina, diz que fomos criados de uma maneira terrível e maravilhosa no ventre de nossa mãe (SI 139.14). Tivemos o privilégio de sermos feitos a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27). Somos a obra-prima da criação de Deus, por isso, devemos ser gratos a Deus e louvá-lo por ter nascido e por receber o fôlego de vida. Por mais difícil que tenha sido a sua História, acredite que sua vida é um milagre!


🤓 REFLETINDO
Fomos criados por Deus e tudo que há em nós deve glorificá-lo. Pr. Paulo Ricardo Ferreira


2 - UMA VIDA COM PROPÓSITO
O pregador diz que Deus fez tudo formoso em seu tempo (Ec 3.11). Sendo assim, o tempo em que nascemos, e as coisas que conquistamos tem um propósito divino. A nossa vida não pode ser vivida de maneira ufanista, mas sim para glorificar o nome de Deus.


2.2. Nossa vida tem um propósito maior
O escritor de Eclesiastes, ao ponderar sobre a existência humana, foi bastante claro que para tudo existe um tempo e um propósito para todas as coisas debaixo dos céus (Ec 3.1). A vida não é obra do acaso, estamos imersos neste contexto porque a nossa vida pertence a um propósito do plano superior, ou seja, plano do sobrenatural de Deus. Os grandes ícones da Bíblia Sagrada viveram em uma época, cuja finalidade era fazer algum trabalho específico para Deus. Basta olhar para a vida de José, Moisés, Elias, os profetas maiores e menores e, principalmente, Jesus, que veio com a missão sublime e de peso eterno. Que venhamos buscar o propósito de Deus em nossa vida e marcar a nossa geração.


2.2. Realizando-se na vontade de Deus

Sabemos pela Palavra de Deus que a Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2), isto quer dizer que, quando buscamos a vontade de Deus e nos deleitamos inteiramente no Senhor, viveremos uma vida de paz e de alegria debaixo do sol. Busquemos, a cada dia mais, a sintonia com o coração de Deus, pois, somente assim, descobriremos a Sua vontade em nossa vida. Independente das situações ou lugares de adversidades, se estivermos no centro da vontade de Deus, usufruiremos do cuidado e dos milagres de Deus em nossa caminhada. Que o nosso coração pulse em sincronia com o coração do Criador!


A SÍNTESE DA VIDA EM ECLESIASTES
A conclusão que o pregador chega depois de tantas ilações, desvarios e deduções é que a vida se resume a temer a Deus e guardar os seus mandamentos, pois Deus há de trazer juízo a toda a obra, inclusive as ocultas (Ec 12.13-14).


3.1. Vivendo no temor do Senhor

Viver no temor do Senhor é reconhecer a soberania de Deus em todos os nossos caminhos e render-se, incondicionalmente, à Sua vontade. O livro de Provérbios apresenta versículos que falam sobre o temor do Senhor e os Seus benefícios para a nossa vida.


3.2. Gloriando-se sempre no Senhor
O cristão precisa entender que nenhuma de suas conquistas deve ser motivo para um viver ufanista. Tudo em nossa vida deve ser para a glória de Deus. Em Eclesiastes 5.19 vemos que os bens e as riquezas são dádivas, sendo assim, toda a honra e toda a glória deve ser tributada somente a Ele. E um erro o ser humano achar que as conquistas são puramente humanas. Precisamos encher o nosso coração da gratidão e do louvor, pois assim afastaremos a possibilidade de uma vida orgulhosa. Um dos maiores apóstolos primitivos disse que se gloriaria na cruz de nosso Senhor Jesus (GI 6.14).
Até mesmo a pregação do Evangelho não deve ser motivo para nos ufanar, pois nos é imposta e ai de nós se não anunciar (1Co 9.16). Que tudo em nossa vida seja para a magnificência de Deus!



CONCLUSÃO
Buscamos tantas coisas na terra, mas não devemos nos esquecer do primordial: fomos criados para sermos adoradores, logo, tudo que há em nós deve refletir o nosso Criador.
👉 Fomos criados por Deus para louvor de Sua glória, sendo assim, tudo que há em nós deve ser vivido de modo que glorifique, em tudo, Aquele que nos criou.
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre



  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


  
Momento do louvor
  
Nani Azevedo - Deus é Fiel



Buscai primeiro o reino de Deus



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário