3 de dezembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 10: Eclesiastes e sua aplicação aos jovens

👇
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 10: Eclesiastes e sua aplicação aos jovens
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!

LEITURA DIÁRIA
 Segunda Pv 2.16-17 
Cuidado com a mulher estranha.

Terça 1Tm 4.12 
Valorize a sua juventude.

Quarta 1Pe 5.5 
Os jovens devem sujeitar-se aos mais velhos.

Quinta Sl 119.9-10 
Os mancebos precisam observar a Palavra de Deus.

Sexta 1Jo 2.14 
São fortes e já venceram o maligno.

Sábado J12.28 
Profecia de Joel para os jovens.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Eclesiastes 11. 9-10 
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.

10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERSÍCULO DO DIA
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. Eclesiastes 12.1
VERDADE APLICADA
Na juventude, tomamos decisões que reverberarão por toda a nossa existência.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender as transformações da juventude;
- Compreender a importância de conhecer a Deus;
- Aplicar as lições de Eclesiastes à maneira de viver.


  
MOTIVOS DE ORAÇÃO
Oremos para que os jovens tenham uma experiência cabal com o Deus Todo-Poderoso.


INTRODUÇÃO
A juventude é uma fase de muitas transformações e decisões importantes, por isso a Bíblia nos exorta a lembrar de Deus nesta fase. É notório na Bíblia, exemplos de jovens que se dedicaram a Deus e foram instrumentos de libertação mas, infelizmente, alguns tiveram um fim trágico por rejeitar os ensinamentos de Deus.


🔑 PONTO-CHAVE:
Na juventude, ocorrem as maiores descobertas e experiências da vida, por isso é necessário estarmos alicerçados na rocha, que é Cristo.


1 - CRESCI... SOU MAIS UMA CRIANÇA!
Esta mudança de fase no desenvolvimento humano traz consigo a sensação de liberdade e de pseudo-maturidade. Contudo, há inúmeros desdobramentos na dinâmica da juventude. É necessário estar alerta para não fazer escolhas que resultarão em dor e arrependimento.


1.1. Cuidado com os sentimentos
O pregador, ao escrever Eclesiastes, foi bem enfático ao dizer: tenha alegria na sua juventude; alegre-se no seu coração, mas viva com sabedoria, pois Deus trará juízo sobre estas coisas (Ec 11.9). O autor, Salomão, um dia foi jovem e viveu um grande amor com a Sunamita mas, em sua velhice, escreveu Eclesiastes com reflexões sobre a existência humana. Um de seus conselhos foi pedir aos seus leitores que se lembrassem de Deus nos dias da mocidade (Ec 12.1), ou seja, ele sabia a importância de passar essa fase na presença de Deus, de buscar a Sua vontade e guardar os Seus mandamentos. Davi, seu pai, fora um jovem trabalhador que confiava inteiramente em Deus. A Bíblia o reconhece como um homem segundo o coração de Deus.


12. Ponderando as amizades
A liberdade da qual desfrutam os jovens em nossos dias, lhes oferece a oportunidade de fazer escolhas, inclusive quanto às suas amizades. Não raro é observar o poder de influência exercidos pelos amigos entre si, a ponto de os filhos questionarem ou desprezarem os princípios e valores que aprenderam com seus pais. Ao contrário do jovem tolo, o sábio considera os princípios bíblicos e o ensinamento dos pais para regerem a sua vida em todas as fases e áreas. Vale lembrar 1 Co 15.33: "as más conversações corrompem os bons costumes. Para os cristãos de Corinto, Paulo foi enfático ao dizer que não existe comunhão entre a luz e as trevas (2 Co 6.15-15). Portanto, precisamos ser prudentes com as amizades em nossa vida.


🤓  REFLETINDO
Lembrar do Criador é mais do que um momento, trata-se de uma vida conscientemente dedicada aos Seus propósitos. Dca. Juliana Nascimento


2 - SENDO ÍNTIMO DE DEUS
A expressão lembra-te de Deus na tua mocidade, Ec 12.1 traz a ideia de buscar entender o projeto de Deus em nossa vida. A palavra intimo vem do latim "intimus" - segredo.
Vamos, portanto, descobrir os segredos de Deus para a nossa vida.


2.1. Vivendo uma vida de renúncia
Salomão deixa claro que todo este viver libertino será julgado pelo próprio Deus (Ec 11.9). O jovem que entende a vontade de Deus em sua vida necessita renunciar seus sonhos e colocar, sempre, Deus em primeiro lugar. Um dos maiores exemplos, na Bíblia, é o jovem José que, mesmo longe de sua terra natal e esquecido por sua família, não negou a sua fé em Deus. Na oportunidade em que a esposa de Potifar tentou seduzi-lo, José foi categórico ao dizer: "eu não posso pecar contra Deus (Gn 39.9). As renúncias nos levarão a lograr das maiores promessas e bênçãos de Deus em nossa vida. Portanto, não estrague o seu futuro por efêmeros momentos de prazer!


2.2. Buscando o conhecimento de Deus
Davi, quando estava em sua velhice, chamou o seu filho Salomão e lhe deu conselhos a saber: Procure conhecer o Deus de teu pai e sirva-o com o coração perfeito (1Cr 289). Este conselho fez toda a diferença na vida do jovem Salomão pois vemos um homem centrado em Deus cujo coração buscava constantemente a sabedoria dos Céus. Os pais precisam incentivar seus filhos a ter um relacionamento verdadeiro e intimo com o Deus Todo-Poderoso. O profeta Oséias ressaltou: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor", Os 6.3.
O conhecimento que tivermos de Deus será suficiente para entender que os Seus projetos são maiores do que os nossos e que, com certeza, Ele nos levará em segurança ao destino para o qual fomos criados.


3 - TENDO SERENIDADE NAS DECISOES
As maiores decisões que tomamos estão na mocidade, pois nesta fase escolhemos quem queremos ser profissionalmente e com quem queremos dividir o nosso coração. Salomão nos adverte a não tomar decisões baseados naquilo que os nossos olhos veem, mas buscar a vontade de Deus que é perfeita (Rm 12.2).


3.1. Um profissional para a glória de Deus
Durante a mocidade, muitos projetos e sonhos se formam em nossa mente. Somos facilmente influenciados pelas profissões de sucesso e de alto ganho financeiro exibidos nas redes sociais. Paulo diz que tudo quanto fizermos deve ser para a glória de Deus (1Co 10.31), então, até mesmo a profissão a ser escolhida deve exaltar o nome do Senhor nosso Deus. Dispomos hoje de excelentes profissionais que podem nos ajudar com testes vocacionais, mas que não venhamos abrir mão de buscar direcionamento em oração, jejum e na leitura da Palavra de Deus, pois Ele mais que ninguém, sabe o que é melhor para nós. Provérbios 21.19 diz que muitos propósitos podem existir no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá.


3.2. Alcançando a benevolência de Deus
Provérbios diz que: "quem acha uma mulher, acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor, Pv 18.22. Ninguém melhor do que Deus sabe a pessoa certa para estar ao nosso lado e dividir os sonhos, projetos e a felicidade da vida a dois. É interessante, ao observar o relato da criação, quando Deus deu um profundo sono para Adão e, através das costelas de Adão, Deus formou Eva (Gn 2.21-25). A lição aqui é muito simples; enquanto descansamos, Deus prepara alguém para compartilhar os momentos da vida conosco. Portanto, jovem, espere no Senhor (Sl 37.4) e, no momento certo, Ele trará até você a pessoa ideal que o amará e juntos vocês viverão os projetos de Deus.


CONCLUSÃO
Quando honramos ao Senhor e dedicamos a Ele a nossa juventude e força, a colheita será certa e teremos uma vida próspera!
👉  Por maiores que sejam os desafios e as crises existenciais na juventude, precisamos confiar em Deus e crer que Ele está cuidando de tudo.


  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



COMENTÁRIO DA LIÇÃO
Mas, lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: Não sinto prazer neles; Eclesiastes 12:1

Lembre-se agora – Antes, e lembre-se. Infelizmente, a conexão entre esse versículo e o anterior é interrompida por nossa divisão de capítulos.
Criador – A gratidão a Deus como Criador é aqui inculcada, como antes Eclesiastes 11: 9 temia a Deus como juiz. A piedade, adquirida como um hábito na juventude, é recomendada como a compensação adequada para a cessação natural da felicidade juvenil que torna os dias da velhice mais ou menos maus; mais mal em proporção, uma vez que há menos piedade no coração, e menos mal onde há mais piedade.
Enquanto os dias maus não chegarem – Antes, antes que os dias maus cheguem.

O pregador real, nos sete primeiros versículos deste capítulo, reforça o dever da religião primitiva, por argumentos principalmente retirados da decadência dos poderes intelectuais e corporais em uma era avançada. Os males induzidos no sistema mental são pouco mais do que falados de maneira curiosa. Os inconvenientes resultantes da estrutura corporal de uma longa série de anos são mais particularmente expatiados. De onde é evidente, que Salomão projetou principalmente a convicção do leitor como resultado de uma pesquisa anatômica do tecido humano. Mas a descrição aqui exibida dos vários órgãos do corpo é um tanto obscurecida por uma fraseologia alegórica. Para explicar o significado das palavras e a conexão dos sentimentos do autor, vamos vê-los na forma de um ensaio didático.

Eclesiastes 12: 1 . Na parte inicial de sua vida, medite frequentemente em seu grande Criador. Lembre-se da mesma forma, que você não está em dívida com ele apenas por sua existência, mas por sua preservação contínua e pelos confortos repetidos que lhe são concedidos diariamente. Portanto, certifique-se de testemunhar sua gratidão por essas obrigações tão elevadas, consagrando a flor da sua juventude ao Deus Todo-Poderoso. Este é certamente o período dos teus serviços mais aceitáveis. Não adie o cumprimento de deveres religiosos para anos mais avançados, porque enfermidades, dores e tristezas irão então imbuir seus dias, e tornar a vida um fardo insuportável.

Eclesiastes 12: 2 . Considere além disso, que não apenas o corpo é enervado pela idade, mas que as faculdades intelectuais, aquelas luminárias do microcosmo, também são prejudicadas. O entendimento é obscurecido, a memória debilitada; e muitas vezes a vontade se torna fria, lânguida e debilitada; perversa, inquieta e relutante aos exercícios de religião.

Permitam-me acrescentar também que, além desses obstáculos naturais decorrentes de deficiências de poderes do corpo e da mente, existem muitos impedimentos contingentes ao nosso dever: refiro-me aos problemas e aflições externos que acompanham a vida humana e que geralmente são multiplicados proporcionalmente ao número de anos que um homem permanece na terra. Por isso, é que, no final de nossos dias, encontramos decepções e tristezas em rápida sucessão, como nuvens que retornam em uma estação chuvosa.

Eclesiastes 12: 3 . Porém, como a rendição precoce de nossos corações a Deus e a aplicação constante de nossas mentes a seu serviço são assuntos de tão vasta consequência, pode não ser adequado examinar com maior precisão as particularidades e impedimentos de nosso dever que geralmente são os efeitos da idade. Agora, esses impedimentos aparecerão evidentes a partir de um exame minucioso daqueles males que os anos avançados trazem sobre o sistema humano.

Essas mãos, que frequentemente devem ser levantadas em oração a Deus, enfraquecidas pela idade, penduram e tremem. Eles são incapazes de ganhar provisão para o corpo e defendê-lo contra lesões externas. Ao mesmo tempo, as costelas e os ossos mais fortes das coxas e pernas, que anteriormente davam força, retidão e estabilidade a todo o tecido; que da mesma forma, em conjunto com as espinhas dorsais, conectaram e mantiveram unidas as várias partes do edifício: digo, esses suportes fortes e poderosos, todos relaxados ou curvados pela idade, e prenunciam a queda da superestrutura que se aproxima.

Os dentes também, na vida avançada, tornam-se incapazes de descarregar seu consultório, por uma deterioração de sua substância ou perda de seu número. Portanto, o alimento não é quebrado adequadamente, dividido e preparado para o estômago. Da qual causa uma multiplicidade de males surgem no sistema em geral; porque a comida, sendo imperfeitamente tratada pelos dentes, é igualmente imperfeita posteriormente pelo estômago. De onde procedem indigestão, obstruções e um padrão de nutrição, através das várias partes e membros do corpo.

O defeito da visão é outro mal concomitante da velhice. Os olhos, esses órgãos valiosos! tão essencial, não apenas para o conforto da vida, mas também para a segurança e preservação do homem, são incapazes de desempenhar suas importantes funções. Aquelas janelas do edifício são escurecidas por filmes ou deflexões; e a alma está, por assim dizer, impedida de olhar para esses porões obstruídos. Daí resulta que, a partir da deterioração de nossa força, somos desqualificados para os deveres ativos da religião; da mesma forma, a partir da diminuição de nossa visão, não podemos fazer novas aquisições para nosso conhecimento lendo, ou assim recalcando ou acelerando idéias e avisos passados ??de nosso dever.

Eclesiastes 12: 4 . Mas voltando mais uma vez aos instrumentos que primeiro preparam e descartam os alimentos para sua recepção vantajosa no estômago: porque, como nosso próprio ser depende do sustento que recebemos e de sua devida distribuição por todas as partes do corpo, Podemos inferir facilmente que toda a perda ou destruição de nossos dentes deve causar uma grande falha de força e vigor em todo o sistema.

Que a velhice nos priva desses ossos menores, é uma verdade óbvia demais para ser insistida. Mas, além das infelizes consequências já enumeradas, uma dificuldade adicional se apresenta à nossa visão. As gengivas nesse período devem personificar a província dos dentes. No entanto, a suavidade de suas superfícies os torna muito impróprios para este trabalho. Portanto, quais são as dores e o trabalho que os homens envelhecidos são obrigados a tomar, antes que possam ferir e amolecer sua comida o suficiente para os propósitos do estômago. Também é observável que os lábios, esses portais da boca, sejam mantidos constantemente fechados durante a ação dos maxilares, para que o pedaço, através da perda de dentes para retê-lo, seja protuberante e caia da boca.

Outro efeito melancólico da velhice é a deficiência do sono, pelo qual a força e o espírito são mais prejudicados. O velho frequentemente acorda com o choro do galo, e é incapaz de renovar seu sono: enquanto o jovem e o homem de meia idade podem perpetuar o sono quase à vontade.

Já se notou a visão defeituosa: mas os órgãos da audição são igualmente grandes sofredores por idade. Essas filhas da música, que por sua delicada delicadeza de sensação e habilidade em princípios melodiosos, anteriormente reduziam os sons à harmonia, para entretenimento de si e dos outros, agora são trazidos para o estado mais baixo e não têm mais capacidade de responder às perguntas. propósitos comuns de sua estrutura.

Eclesiastes 12: 5 . Mas, por mais materiais e pesados que sejam todos esses males, ainda há um trem de calamidades mais pesado e mais longo, que se associa a anos avançados.
Enquanto a juventude é ousada, valente e, independentemente do perigo, a idade é o inverso desse caráter. O homem antigo descobre, em toda ação, desconfiança, irresolução e timidez. Em todas as suas curtas excursões ao exterior, ele anda com cautela, cautela e desconfiança. Depois de ascender dolorosamente uma eminência, ele é tomado por uma tontura temporária; e em sua descida, ele treme em cada pedrinha do caminho, para que sua força não se mostre desproporcional a esses pequenos obstáculos, e uma queda.

Assim, medos e terrores acompanham os passos daquele homem cujos cabelos grisalhos se assemelham às flores brancas da amendoeira e a quem, desde o declínio de sua força, até o gafanhoto, aquele inseto leve e insignificante, se torna um fardo. Acrescente a todos esses detalhes, um desprezo por todas as cenas ao seu redor, pelo fracasso do desejo e pela decadência de outras paixões. No entanto, todos esses inconvenientes e males são inseparáveis ??da humanidade, porque o homem nasceu para morrer e a idade é a precursora da morte. Reforçar essa verdade por meio de argumentos seria um insulto oferecido ao entendimento dos homens, enquanto funerais e parentes de luto estão frequentemente escurecendo todas as ruas.

Do que já foi dito sobre as fraquezas, enfermidades e perturbações da vida avançada, a conveniência e o dever da religião primitiva devem parecer abundantemente claros. No entanto, como o corpo humano é uma estrutura complicada e, atualmente, pouco mais do que as partes externas do edifício foram consideradas, vamos levar nossas pesquisas adiante e examinar o que está fazendo nas câmaras mais privadas e aposentadas deste maravilhoso tecido.


SUBSÍDIO PSICOLÓGICO
Esta fase se caracteriza por profundas mudanças físicas, biológicas e psicológicas. As transformações físicas e biológicas são perceptíveis pelos hormônios que dão forma ao corpo; tornando-o sensível ao sexo. No âmbito psicológico, percebemos a necessidade de identificação e também de relacionamentos, tanto na questão de amizade como no relacionamento amoroso. Que . estejamos sensíveis aos conselhos do Senhor e peçamos, constantemente, discernimento a Deus, para que possamos ser amigos de nossos jovens; ajudando-os em suas indecisões, incertezas e até mesmo nos traumas vivenciados; discipulando-os para que eles percebam o quanto Jesus os ama e Ele tem um projeto de vida maravilhoso para eles.


COMPLEMENTANDO
O Sociólogo Zigmunt Bauman dizia: "Vivemos em tempos líquidos, nada é para durar", ou seja, vivemos numa sociedade de extrema descartabilidade. Quando tiramos o Senhor do centro de nossa vida, tudo se torna vazio e sem propósito, trazendo frustrações e ansiedade.

Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre

  
Momento do louvor
  
Banda & Voz e Amigos - Corinhos Inesquecíveis - Volume 1 (CD COMPLETO)



TEMPO | Aurelina Dourado


Divino companheiro no caminho-Luiz de Carvalho


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário