11 de dezembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 11: A morte na visão de Salomão

👇
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 11: A morte na visão de Salomão
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!

LEITURA DIÁRIA
   Segunda Hb 9.27 
– Ao homem está destinado morrer apenas

Terça Ec 5:15
 – Nada levaremos desta terra.

Quarta Ec 3:20 
– Todos retornarão ao pó.

Quinta Ec 7:1-2 
– A morte nos leva a refletir sobre o nosso fim.

Sexta Ap 14.13 
– Quem morre em Cristo é bendito.

Sábado Dn 12:2 
– A ressurreição dos justos e dos ímpios.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
Eclesiastes 12:1-8
1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;

3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,

7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

Bíblia online
Bíblia sagrada online

VERSÍCULO DO DIA
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo para plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Eclesiastes 3:2.


VERDADE APLICADA
A morte coloca fim na vida terrena, para iniciar uma vida de gozo ou de sofrimento.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender que a morte é o ciclo natura l d a vida;
- Diferenciar morte física da morte eterna;
- Compreender a realidade da vida além-túmulo.

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Oremos pelos irmãos enlutados para que recebam o conforto do Bendito Espírito Santo.


INTRODUÇÃO
A morte sempre esteve presente na História da humanidade desde a queda de Adão, ou seja, consequência imediata da queda (Gn 3:19). Para os crentes, a morte é o passaporte para a eternidade com Cristo, porém, para os ímpios, a morte significa separação total e eterna de Deus.


🔑 PONTO-CHAVE:
A morte mostra o quanto a nossa existência é frágil e dependente de Deus.


1 – UMA REALIDADE CHAMADA MORTE
Para a medicina, a morte se caracteriza com o fim da vida física ou o cessar dos órgãos vitais. Na Teologia, percebemos que a morte é a separação da matéria (corpo) e da imatéria (alma e espírito); tornando o corpo apenas wn cadáver, enquanto o espírito volta para Deus que o deu (Ec 12:7).


1.1. A morte e o pregador
Em Eclesiastes 12, percebemos que Salomão de forma poética nos mostra a degradação física do homem e o quanto o ser humano se torna debitado. No versículo 6, vemos a expressão: “antes que se quebre a cadeia de prata e despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto a fonte”. As expressões usadas de forma poética revelam nada mais do que o cessar da
vida humana, onde o coração literalmente morre, parando de bombear o sangue
às demais partes do corpo. A conclusão de Salomão é dita no verso 7, pois, neste momento, o espírito volta a Deus, ou seja, só Deus tem o poder para dar a vida e retirá-la quando quiser. Salomão é claro ao dizer que a morte é uma realidade da existência humana (Ec 3:20).


1.2. A morte na Bíblia Sagrada
A morte do ponto de vista bíblico veio como consequência imediata do pecado. Segundo o relato escriturístico sobre todos os aspectos que envolvem a morte e a ressurreição, Jesus venceu a morte. Ele tem a chave da morte e do inferno (Ap 1.18). Diante deste acontecimento, todos os que morreram em Cristo ressuscitarão, mostrando também que seremos vencedores diante da morte. Em 1 Coríntios 15:54-56, o apóstolo Paulo nos assevera que o que é mortal se revestirá da imortalidade; e o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade. Não precisamos temer a morte, pois em Cristo somos mais que vencedores.


🤓 REFLETINDO
A morte nos separa das pessoas que amamos, contudo nos leva para mais perto de Deus. Pr. João de Oliveira


2 – OS TIPOS DE MORTE
Pela Teologia, é possível perceber que a Bíblia fala de dois tipos de morte. A primeira é chamada de morte física, onde existe a separação do corpo e da alma. Existe também a morte espiritual, que é o afastamento total e completo de por toda a eternidade.


2.1. Voltando ao pó
Quando Adão pecou no Jardim do Éden, Deus disse que a morte seria inevitável sobre a raça humana. No livro de · Eclesiastes, encontramos Salomão, por diversas vezes, utilizando essa expressão “retornar ao pó”, coadunando com a ideia encontrada no livro de Gênesis. A certeza é de que todos morreremos, porém, ninguém tem o poder de reter seu espírito e nem domínio sobre o dia de sua morte (Ec 8.8). Jesus é considerado o primogênito dos mortos, pois ressuscitou e a morte não tem mais domínio sobre o seu corpo. A esperança que os salvos têm é que Jesus Cristo transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas (Fp 3:21)


2.2. Separados de Deus eternamente

O livro de Daniel faz alusão à duas ressurreições; uns para a vida eterna e outros para a vergonha e o desprezo eterno (Dn 12:2). O livro do Apocalipse diz que é bem-aventurado os que fizerem parte da primeira
ressurreição (Ap 20.6), pois esta será para os salvos em Cristo. Infelizmente, aqueles que morreram sem Cristo fazem parte da segunda ressurreição, pois serão convocados para estar no grande trono branco e
serem condenados (Ap 20.1 1-15). Estes ficarão afastados de Deus eternamente e sem chance de arrependimento. Sua parte será no lago de fogo e enxofre. Jesus foi categórico ao dizer que ali o bicho não morre e o fogo nunca se apaga (Mc 9:44).


3 – TEORIAS QUANTO À MORTE
Existe um nome técnico quando estudamos sobre a morte, o qual é Tanatologia. Existem muitas outras teorias que versam a respeito da morte; porém, de maneira sucinta e breve, falaremos apenas de algumas delas; combatendo-as à luz da Palavra de Deus.


3.1. A heresia do sono da alma
Existem pessoas que, por interpretarem mal o texto sagrado, pregam sobre o “sono da alma: Os textos paulinos, muitas vezes, trazem a expressão “dormindo’: conforme observamos em 1 Coríntios 1 5.6 e 1 1 .30. Sabemos muito bem que a expressão dormindo nada mais é do que um eufemismo, um recurso de linguagem, que visa amenizar o termo morte. Ressaltamos que
tal doutrina é tenazmente combatida nas Escrituras, pois não possui embasamento bíblico. Por esta razão, ela deve ser combatida e ejetada de nossos ensinamentos. Pela passagem do rico e Lázaro vemos o destino que segue aos que morrem. Os principais defensores desta doutrina, “sono da alma: são as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo dia.


3.2. Um problema chamado Reencarnação
Outra doutrina bastante difundida em relação à morte é a reencarnação que, segundo o Espiritismo, ao invés da alma está no paraíso ou no lugar de sofrimento (dependendo da fé), Deus concede inúmeras oportunidades pàra o espírito se aperfeiçoar em outro corpo. Existem dois textos bíblicos que refutam a teoria dos espíritas. O primeiro texto está em Lucas 23.43,
quando Jesus fala para o ladrão arrependido: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso’: O escritor aos Hebreus diz também que: “aos homens está ordenado morrer apenas uma vez, vindo depois disto o juízo” (Hb 9.27). Não existe meio termo e nem brecha para outra doutrina.
👉 Uma das grandes doutrinas pregadas quanto à morte e o possível destino da alma está no Catolicismo Romano, denominada de purgatório. Aqueles que defendem esta doutrina acreditam que o purgatório é o lugar onde aqueles que cometeram pecados leves, acabam de purgar as suas falhas antes de ir para o paraíso. Esta doutrina foi combatida com veemência pelos redecessores da Reforma. Vale salientar que esta doutrina foi bastante difundida na idade média, quando a igreja vendia indulgências e a máxima da época era: “quando a moeda tilintar no fundo do gazofilácio, a alma sairá do purgatório e entrará no céu”. Martinho Lutero emitiu teses combatendo o purgatório o que ocasionou um cisma na igreja.


CONCLUSÃO
A morte é uma realidade com respaldo nas Escrituras, portanto, precisamos nos preparar para fazermos parte da primeira ressurreição.


Complementando
Em 2013, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram um aumento extremo na atividade cerebral dos roedores, nos primeiros 30 segundos da parada cardíaca, por mortes induzidas. Eles acreditam que esta seja a explicação para as visões e sensações de pessoas que tiveram experiências de quase morte.
👉 É mister combater os falsos ensinamentos no que tange a tanatologia através das Sagradas Escrituras.
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre
  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


  
Momento do louvor
  
Nani Azevedo - A Última Palavra Vem de Deus


Kelly Cristina - Maior Que a Morte
  


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário