Textos de Referência.
Efésios 5.1-11
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;Efésios 5.1-11
2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3 Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Portanto, não sejais seus companheiros.
8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
10 Aprovando o que é agradável ao Senhor.
11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Versículo do dia
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias ou vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.Colossenses l2.8.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Verdade aplicada
O cristão precisa agir com sabedoria e santidade ao fazer uso das redes sociais.Objetivos da Lição
- Conceituar o que vem a ser as redes sociais;- Mostrar os perigos que rondam as redes sociais;
- Estabelecer parâmetros de conduta na internet.
Introdução
A tecnologia mudou completamente a vida das pessoas. Os famosos smartfones vieram e revolucionaram até mesmo a maneira das pessoas se relacionarem. Todo cuidado é pouco, pois existem benefícios e malefícios.Ponto chave
As redes sociais propiciam a rapidez de informações, mas distanciam o calor humano.1. Entendendo as redes sociais
Desde que o ser humano passou a ter contato com a internet, sua vida mudou radicalmente. Desde que foram inseridas as famigeradas redes sociais, o ser humano tem compartilhado fotos, pensamentos, preferências e eventos. Pesquisando no Wikipédia: redes sociais é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, compartilhando valores e objetivos comuns.
1.1. Características das redes sociais
Uma das marcas de nosso tempo é a velocidade de informações e o constante mutantismo. As redes sociais propiciam aos usuários comunicação instantânea, seja por voz, vídeo ou mensagem. As empresas, por sua vez, utilizam este poderoso mecanismo para ampliar suas divulgações e consequentemente suas vendas. Esta aldeia propicia praticidade, economia e meios para que os usuários possam interagir com pessoas em escala global.
1.2. A interatividade virtual
Uma das facilidades da atual aldeia global é a facilidade de interagir com diversas pessoas. Infelizmente, muitas pessoas levantam discussões tolas nas redes sociais e se enveredam por caminhos que não expressam comportamentos dos seguidores de Cristo. A Bíblia nos adverte em 2 Timóteo 2.23, a fugir de questões loucas e sem instrução, já em Provérbios 16.28 diz que a difamação separa os maiores amigos.
É necessário também tomar cuidado com as postagens, mormente com fotos e vídeos para não expor sua privacidade e intimidade nas redes (Pv 5.16). Que toda interatividade digital venha ser usada de maneira sábia e para a glória de Deus (1Co 10.31).
Refletindo
O nosso grande desafio é viver a Palavra de Deus em sua essência. Pr. Sérgio da Costa.2. Os perigos da rede
A despeito de todas as facilidades e benefícios, a internet trás consigo inúmeros perigos. O mundo virtual é infinito e um território onde transitam todos os tipos de pessoas: da criança aos hackers. O submundo da rede (Dark Web e Deep Web), páginas que não aparecem nas buscas do Google. Graças ao anonimato, são um campo para práticas ilícitas e perigosas.
2.1. A falsa privacidade
Infelizmente, contemplamos a criação de perfis falsos que se infiltram como amigos de usuários e ficam observando e colhendo informações sobre a vida alheia. Sem contar que tudo aquilo que conversamos é guardado num banco de dados e vendido para as empresas, gerando assim, o perfil do consumidor. É preciso estar atento!
2.2. Influência na vida das crianças
As crianças estão tendo contato com a tecnologia de maneira precoce e célere. É impressionante como elas manuseiam buscando seus vídeos no YouTube. A grande preocupação está no conteúdo assistido, pois são passados valores e conceitos éticos desvirtuados. Há pouco tempo apareceu a boneca momo nos intervalos dos vídeos, ensinando crianças a se suicidarem. Existe também uma gama de pedófilos assediando crianças nas redes.
3. Estabelecendo uma ética nas redes sociais
As redes sociais fazem parte da vida pós-moderna, isso é uma realidade, mas precisamos tomar cuidado para não sermos presas fáceis dos criminosos virtuais. A expressão "rede social", não existe na Bíblia mas, através de alguns versículos, podemos traçar alguns princípios que venham nortear a maneira como um cristão deve se portar nas redes sociais.
3.1. Examinando as informações
A Bíblia é bastante clara ao dizer para examinar tudo e reter apenas o que é bom (1 Ts 5.21). É nosso dever filtrar as informações antes de repassá-las, pois, ainda que inconsciente, podemos ser coniventes com as informações divulgadas e sabemos que o pai da mentira é o diabo. A Bíblia diz que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus.
3.2. Não perca tempo com futilidades
A recomendação bíblica é remir o tempo, pois os dias são maus (Ef 5.16). Em média, uma pessoa fica mais de três horas de sua vida nas redes sociais. Procure se alimentar mais da Palavra de Deus, passe mais tempo com Deus, desenvolva relacionamentos sadios com sua família. Lembre-se de que você vale muito mais do que um perfil de rede social.
Conclusão
As redes sociais vieram trazer praticidade em nosso dia a dia, mas temos que usá-la com sabedoria. A mesma regulamentação bíblica acerca dos relacionamentos em geral também se aplica aos relacionamentos virtuais.Eu aprendi que:
É necessário existir uma ética para que não sejamos presas fáceis dos perigos que rondam o mundo virtual.Fonte:Créditos/ Revista Betel Conectar
Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeos:
Para iniciar a aula:
Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo: Refletir sobre a utilização da internet, redes socais.Material:
A expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”
01 figura de uma barra de ouro para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês precisam pensar o que na verdade é importante quanto a utilização da internet. Se vocês tem destinado um tempo demasiado para a internet com coisas que não são boas ou simplesmente ficam navegando sem perceber o passar do tempo, com certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que está expressão pode significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas, valorizando os momentos em família.
Não há problema em acessar a internet, as redes sociais, desde que haja sabedoria e cuidado com o que está vendo e tomando seu tempo. A Bíblia adverte: “Não porei coisa má diante dos meus olhos...”(Salmo 101.3).
- Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.
OU
A expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”
01 figura de uma barra de ouro para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês precisam pensar o que na verdade é importante quanto a utilização da internet. Se vocês tem destinado um tempo demasiado para a internet com coisas que não são boas ou simplesmente ficam navegando sem perceber o passar do tempo, com certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que está expressão pode significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas, valorizando os momentos em família.
Não há problema em acessar a internet, as redes sociais, desde que haja sabedoria e cuidado com o que está vendo e tomando seu tempo. A Bíblia adverte: “Não porei coisa má diante dos meus olhos...”(Salmo 101.3).
- Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.
OU
Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Para concluir
Dinâmica: Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a esponja e falem:
Há pessoas que são como esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina: “Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da terra.
Fonte da dinâmica: Atitudedeaprendiz.blogspot.com
Concluir o estudo sobre ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a esponja e falem:
Há pessoas que são como esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina: “Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da terra.
Fonte da dinâmica: Atitudedeaprendiz.blogspot.com
HINOS SUGERIDOS:
Harpa Cristã: 71
Harpa Cristã: 88
Harpa Cristã: 108
Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro
Slides: Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Subsidio: Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Pré - aula: Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Jovens: Betel Conectar, 4º Trimestre de 2020: Ética Cristã: Os desafios do comportamento na atualidade
Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
Subsidio: Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Pré - aula: Lição 13 - Ética Cristã e Redes Sociais
Jovens: Betel Conectar, 4º Trimestre de 2020: Ética Cristã: Os desafios do comportamento na atualidade
Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?
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