12 de novembro de 2020

Lição 07 - Livro dos Salmos - Parte IV (Sl 90—106) Central Gospel

Vídeo aula:
Endereço na descrição do vídeo

Texto Bíblico Básico: 
 Salmos 90.1-2,4,9-10,12,17;

1 SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.

10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

14 Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.


 Salmos 104.24,27,31.
24 Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.

27 Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.

31 A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras.



Texto Áureo:

 Salmo 91.1-2
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online




Objetivos
Conhecer as principais características do quarto volume do Livro dos Salmos;
Entender que o eterno e amoroso Senhor transcende ao tempo; desta forma, devemos confiar em Sua provisão e em Seu poder na condução da nossa história;
Compreender que Deus espera que cuidemos do planeta que Ele nos confiou, como zelosos mordomos.



Palavra introdutória
- Professor(a), nesta lição destaque os ensinamentos que fazem a diferença na vida dos crentes, o saber aguardar o tempo de Deus, por exemplo.
- Exaltam a grandeza de Deus, nessa parte se dirige a Deus como o soberano e todo poderoso.
- Exceção de três capítulos, não é comum se referir aos Salmos como capítulos. Para os comentaristas e eruditos da Bíblia, cada capítulo é um salmo à parte.
- Noventa escrito por Moisés, durante a caminhada no deserto em direção a Terra Prometida.



Prefaciando a Lição
Esta lição aborda o quarto Livro dos Salmos, que contém 17 salmos, o primeiro é atribuído a Moisés e dois a Davi (101 e 103); os 14 restantes pertencem a autores anônimos. A Septuaginta dá 11 a Davi, deixando apenas cinco para autores anônimos, 92, 100, 102, 105 e 106. Os salmos do Livro IV são, na sua maior parte, salmos para o culto público (notam-se os títulos de 92 e 100: “Cântico para o dia de sábado”; “Salmo de ações de graça”). Os Salmos dos Livros IV e V (90-150) são litúrgicos, isto é, preocupados com o louvor regular e público a Deus. No Livro IV, Deus é chamado, de modo predominante, Javé (Yahweh - יהוה .( É notório que, os títulos de muitos Salmos foram acrescentados posteriormente, por judeus eruditos ou versado no AT, para fins didáticos. Então, os salmos são a Revelação da Verdade, não pela teoria, mas pela prática.



1. A ETERNIDADE DE DEUS E A FINITUDE DO HOMEM
Cansado de peregrinar, eles caminharam quarenta anos no deserto.
Corriam o risco de fenecer sem ver concretizada”, uma das características dos salmistas é a fraqueza na fé. 
Concomitantemente”, ao mesmo tempo.
Seres limitados à cronologia”, seres que sofrem a ação do tempo e se Deus demorasse em socorrer, eles sucumbiriam.



1.1. O Deus eterno
- Não declarou que Ele existe, nas Escrituras não há a preocupação de se afirmar a existência de Deus, mas os textos foram escritos para quem já acredita e espera Nele o socorro.
- Antes que Abraão existisse, tempo humano “kronos”.
- Eu sou”, tempo de Deus “kairós.

· Deus é chamado de Javé ( Yahweh – יהוה .(
· Ex 3.14; Ez 16.62; Is 42.8; Jo 8.28; Jo 8.58.
· Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH (mais usado) י



1.2. O homem mortal
- Existência humana com a brevidade do sono, em contraste com a grandiosidade de Deus expressa no mesmo salmo. Estes salmos mostram como é importante declararmos o poder de Deus e pequenez do ser humano nos nossos louvores.
- A vida passa depressa”, essa realidade era muito mais forte na época de Moisés, pois a expectativa de vida era bem menor em relação a hoje.

- Brevidade do sono – Sl 90.5.

- Ciclo da vida – Sl 90.6.

- A velocidade da vida – Sl 90.9.



1.3. Esperando o tempo certo do Senhor

- Quando o Senhor intervirá, enquanto o Senhor não age o servo de Deus fica apreensivo e só a fé fica em evidência, por isso às vezes Deus tarda a responder.
- Que o Senhor agirá de forma certa, no tempo propício”, em algumas situações se o Senhor agir cedo o servo não aprende algo importante e deixa de ganhar uma experiência, mas agir no tempo certo todos ganham, principalmente a obra de Deus.



2. A SEGURANÇA NO DEUS ETERNO
- Forte tom messiânico”, quer dizer que nele temos a impressão de sermos ministrados acerca da vinda do Messias. Professor(a), note que o estudo mudou para o salmo 91.

- Proteção Divina – Sl 91.1,2.
- A providência Divina – Sl 91.3-8.
- Recompensa Divina – Sl 91. 9-13.
- Promessa Divina – Sl 91. 14-16.



2.1. O esconderijo do Altíssimo
- Cultivar a intimidade com Deus, nesse tópico está expresso como podemos cultivar a intimidade com o Senhor, veja: “vida de oração, leitura da Palavra, adoração e obediência”.
- Protege-nos do dia mal, esse dia mal pode ser o dia da adversidade como também o Dia do Senhor, quando será derramado juízo sobre a Terra na Grande Tribulação.
- Nem a descrença nem o pecado podem chegar”, não é somente a perseguição física e os perigos dessa vida que afetam a vida do crente, mas também o pecado e a falta de fé, nos últimos dias esses são os maiores problemas na vida dos servos de Deus.

Meu refúgio e meu baluarte - a segurança daquele que confia completamente em Deus. Esconderijo é tradução de lugar secreto, pois o seu significado faz paralelo com o conceito de sombra.



2.2. O livramento em todo tempo
- Linguagem bélica, bélico é relativo a guerra, quer dizer que o salmo 91 tem uma linguagem de contexto de guerra.
- O salmista estava acostumado, provavelmente foi uma pessoa que viveu nos tempos das guerras do rei Davi.
- Interpretados como batalhas travadas pelos cristãos, é uma tipologia, o salmo 91 deve ser entendido hoje dessa forma, como mensagens para nós acerca das batalhas do mundo espiritual.


· 91:2 - Protegido de seus inimigos. A combinação de imagens mostra que Deus protege tanto de perigos naturais quanto humanos.

· 91.4 - Quanto ao cuidado divino, combina a calorosa proteção da ave-mãe.(Dt 32:11; Mt 23:37) com a força dura e inflexível da armadura. Escudo e broquel representam, respectivamente, a proteção que era grande e estática, e a que era pequena e móvel.

· 91:5 - Essa verdade se aplica quer enfrentemos inimigos humanos, quer travemos batalhas espirituais contra os poderes das trevas (Ef 6.10 - 18). Sem a proteção de Deus, estaríamos desamparados diante do inimigo e seriamos derrotados de imediato.

· 91.7 - Serão preservados e não sofrerão nenhum mal ou calamidade. 2.3. Promessa Messiânica Ø Sl 91.11,12 - Mt 4.6 Ø Sl 91.13 - Gn 3.15



2.3. Promessa messiânica
- Satanás faz referência, é como se o inimigo declarasse que o salmo 91 se refere a Jesus. Essa é uma verdade e pode ser usada como objeto de estudo e comprovação teológica, porque Jesus não retrucou essa afirmação, apenas fez uma outra.
- Aspide, é uma espécie de víbora venenosa.



3. O DEUS QUE REINA SOBRE TODA A TERRA
- Deus como soberano criador, que tem poder e autonomia para fazer o que quiser.
- Provedor do fôlego de vida”, se referindo ao fato de o Senhor ter soprado nas narinas do homem no ato da Criação.

A estrutura do salmo se modela com estreita relação à de Gênesis 1, tomando as etapas da criação como pontos iniciais para o louvor. Enquanto cada tema é desenvolvido, no entanto, tende a antecipar as cenas posteriores da criação, de tal modo que os dias descritos em Gênesis coincidem e se misturam com os descritos aqui.



3.1. Deus, o Criador presente
- Ser transcendente em Sua essência, transcendente quer dizer que ultrapassa os limites da natureza.



3.1.1. Deísmo versus Panteísmo
- Deísmo - Deus é Pessoal e transcendente, mas não imanente, Observador apático –abandonou o mundo a própria sorte.

- Panteísmo - Deus é parte da Sua criação, ênfase equivocada na imanência de Deus.



3.2. A natureza clama
O cristão não pode entrar em reclusão em seu meio eclesiástico, de modo a focar seus esforços apenas nas questões espirituais. Este deve ter plena consciência de sua permanente interação com o meio onde vive.



3.3. O papel do cristão
- Grande algoz da criação, aquele que mata, que destrói, assim é o homem na sua natureza caída. Ele investe contra a natureza criada por Deus.
- Atos irracionais contra ele próprio, um caso recente foi a morte do ria Doce em minas devido a queda da barragem que destruiu o distrito de Bento Gonçalves em Mariana-MG.
- Responsabilidade em relação a natureza, os crentes devem também cuidar do meio ambiente. Quando se joga lixo na rua está se contribuindo para uma enchente no local, quando se desperdiça água está se promovendo a falta desse elemento essencial à vida. Existem muitas formas de preservação.



CONCLUSÃO
A forma como Deus — que é infinito e eterno — relaciona-se com o tempo não pode ser comparada à nossa. Apenas o Senhor sabe se, antes de passarmos pela morte, vê-lo-emos nos ares para buscar a Sua Igreja. Vivamos, pois, em esperança e fé, certos de que o Altíssimo não desampara o Seu povo (Sl 94.14), pois grandes são as Suas obras e profundos são os Seus propósitos (Sl 92.5).
Fonte:
Créditos-Revista: Central Gospel - nº 45
Comentarista: Pastor Joá Caetano


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 45 - 4º Trimestre de 2020 - Livros, Poéticos - Sabedoria, temor de Deus e as grandes questões da vida: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 63 - 3º Trimestre de 2020 - Mensageiros de Deus em tempos de crise e de restauração - Profetas menores: Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário