1 de novembro de 2018

Lição 5 - Enfrentando os Problemas Econômicos e Sociais - Adultos: Betel

Resultado de imagem para Lição 9 - Arrependimento, o Caminho para o Reavivamento - adultos adultos

Objetivos da lição 
1 - Mostrar a luta de Neemias contra a injustiça social;
2 - Apresentar as características de um líder excelente;
3 - Enfatizar as considerações sobre o querer de Deus.



Texto Áureo
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2 Tm 1.7)


Verdade Aplicada
É dever do discípulo de Cristo procurar agir com com desprendimento e
generosidade diante das necessidades do próximo,
principalmente os domésticos da fé.

Glossário
Auferir: Conseguir como resultado; colher, obter;
Cerne: Parte essencial; âmago, íntimo;
Morbidez: Abatimento, enfraquecimento, prostração.

Textos de Referência.
Neemias 5.1-4,6
1 - Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres contra os judeus, seus irmãos.
2 - Porque havia quem dizia: Com nosso filhos e nossa filhas, nós somos muitos; pelo que tomemos trigo, para que comamos e vivamos.
3 - Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas emprenhamos, para tomarmos trigo nesta fome.
4 - Também havia quem dizia: Tomamos dinheiro emprestado até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e sobre as nossas vinhas.
6 - Ouvindo eu, pois, o seu clamor e estas palavras, muito me enfadei.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online




Hinos sugeridos 
Harpa cristã: 108 - Pelejar por Jesus


Harpa cristã: 298 - Avante Servos de Jesus


Harpa cristã: 310 - Avante eu Vou


Motivo de Oração
Ore para que a Igreja exerça seu papel de pacificadora,
promovendo amor e perdão.




ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. A luta contra a injustiça social
2. Características de um líder excelente
3. Considerações sobre o querer de Deus
Conclusão







1. A Luta contra a Injustiça Social
O Senhor tinha mais que uma obra física para fazer. A reforma não se restringia unicamente às muralhas. Mirava também o coração do povo. Jesus fala sobre o assunto, quando nos recomendou que tomássemos o Seu fardo e aprendêssemos dEle (Mt 11.29). Lidar com o coração dos homens não é tarefa fácil. Isto porque há corações com verdadeiras blindagens. Neemias nos mostra como abrir essas fortalezas. Aprendamos com ele.




1.1. Descobrindo o Cerne do Problema
A concentração de riquezas sempre foi um caso que exigiu muita cautela para se lidar. Na Bíblia, há vários textos nos quais esse tipo de comportamento é censurado (Is 5.8; Mq 2.2; Am 6.3-4). Não é pecado ser bem-sucedido, mas é preciso olhar bem o que estamos fazendo com a prosperidade que o Senhor tem nos concedido (1Tm 6.10). Neemias está, agora diante de um problema que não estava vindo de fora, mas que estava dentre o povo judeu.



1.2. Combatendo os aproveitadores
A economia vigorante na época de Neemias possuía caráter rígido e severo. As pessoas mais humildes estavam sendo tão maltratadas que, além de seu bens, perderam até seus filhos. Isso chama a nossa atenção para os dias atuais, pois é certo que os padrões mudaram, mas a fome pelos lucros se mantém de pé. A classe mais baixa, no tempo de Neemias, era vista como um filão a ser explorado. E hoje ? Será que há muita diferença nesse tipo de relação ? Somos mordomos do que Deus nos tem entregado nas mãos e precisamos trabalhar com cuidado, pois teremos que prestar contas (Lc 16.2).

1.3. O Antídoto para a ganância sem fim
Neemias identifica três grupos extremamente prejudicados com a ganância dos nobres de sua época: os trabalhadores, os fazendeiros e, de um modo geral, os que se tornavam vítimas de impostos exorbitantes. O trecho bíblico analisado retrata o velho problema da pobreza e da opressão (Ne 5). Não é pecado ser pobre (Mt 26.11). Não é pecado ser pobre (Mt 26.11). Não é fácil lidar com essa tensão entre ricos e pobres. Neemias se expõe contrariando os interesses dos mais poderosos, pois o povo, segundo as palavras C. Barber, "não clamava por luxo, mas por pão, não por conforto, mas por sobrevivência".


2. Características de um Líder Excelente 
Neemias nos ensina bastante através de seu comportamento. Observamos por suas reações que jamais permitiu que os erros identificados continuassem sem serem enfrentados e corrigidos. Neemias nos mostra que ser pacífico não significa simplesmente ser acomodado e compreensivo, pois isso pode nos tornar ineficazes ao lidarmos com pessoas ou situações que peçam por uma mão firme. Se por um lado não podemos ser ásperos e duros, por outro não devemos ser demasiadamente suaves. Vejamos então, as características de Neemias.


2.1. Ver as Pessoas como Pessoas
Neemias enquadra-se nas mais modernas teorias a respeito da liderança. O líder preparado para lidar com situações de estresse é aquele que vê as pessoas como pessoas, ou seja, vê seus liderados como indivíduos que têm valor e não mais um número ou colaborador a ser explorado. O bom líder cria uma atmosfera entre os membros da comunidade de modo que haja comunhão, unidade e cooperação (Sl 133.1). Olhar os membros quer da igreja, quer da família ou outra instituição como "números" gera um estado de morbidez e frieza extremamente prejudiciais ao desenvolvimento de qualquer atividade.


2.2. Saber Ouvir
Ouvir é uma arte. Há quem escute, mas não ouça, porque não desenvolveu a capacidade de ouvir. Na passagem bíblica de Neemias 5.1-5, contemplamos Neemias sendo submetido a ouvir diversas reclamações, o que lhe estava exigindo a demonstração de uma notável sabedoria. Vale ressaltar a participação das mulheres durante a queixa da classe trabalhadora. Neemias precisava saber como agir, porque a situação não lhe era favorável. Possivelmente, vários acontecimentos resultaram nesta situação de extrema pobreza e até escravidão. Afinal, a sociedade não estava de todo organizada. Na volta do cativeiro muitos problemas precisavam ser enfrentados, além da reconstrução do templo e dos muros. Além disso, ainda tinha as dificuldades com os povos vizinhos (Ne 4.6-10). Em momentos de crise, alguns aproveitaram para enriquecer-se indevidamente, provocando situação de injustiça.


2.3. Ir até a Raiz do Problema
Neemias demonstra ira em primeira investida (Ne 5.6). Ele diz: "usura tomais cada um de seu irmão" (Ne 5.7). A palavra "pelejar", no versículo 7, dá a ideia de conflito de opiniões. O povo reclamava de que fora forçado a hipotecar suas terras e do risco de chegarem à escravidão em virtude dos altos impostos. Neemias ataca o cerne do problema. Às vezes, de nada adianta ficar lutando com questões superficiais. Caso não se elimine a raiz, o problema voltará. Quando Neemias identifica que a fonte de toda a dificuldade é a exploração, então contende com os nobres que protagonizavam tal comportamento.


3. Considerações sobre o querer de Deus
Os nobres e magistrados do povo foram silenciados. Como Neemias conseguiu essa proeza ? Continuando a analisar a conduta desse líder, destacaremos outras atitudes responsáveis pelo seu sucesso. Sucesso, aliás, que Neemias não permitiu que lhe subisse à cabeça. Que suas qualidades piedosas nos sirvam de inspiração em nossa vida cristã.


3.1. É Preciso ter Prudência
A prudência é outro traço marcante na vida de Neemias. O livro de Provérbios nos oferece uma coletânea de advertências quanto a vários tipos de comportamentos. sobre a precipitação, o autor nos fala que "responder antes de ouvir é estultícia e vergonha" (Pv 18.13). Neemias, no lugar de sair atirando para todos os lados, ponderou acerca do que haveria dizer. Se todos agissem prudentemente, muitos problemas seriam evitados ou resolvidos com mais facilidade.


3.2. É Preciso Saber Repreender
Neemias era um homem compromissado com o querer de Deus. Para praticar a vontade e a injustiça do Senhor, a imparcialidade deve ser observada em todo tempo. Neemias não passou a mão sobre a cabeça de ninguém, ainda que esses fossem os príncipes e nobres do povo. Ele tinha ciência de que se o povo não vivesse de acordo com a Palavra, não desfrutaria das bênçãos de Deus. Sendo assim, não se acovardou e repreendeu os que estavam agindo injustamente.



3.3. É Preciso ser Exemplo
O exemplo de Neemias é algo que deve ser imitado pelos servos do Senhor de todos os tempos. É um líder que lidera para o povo e não para si próprio. Não para auferir vantagens particulares, mas para buscar o bem coletivo. Neemias vive o que apregoa. Como exemplo disso, podemos citar o perdão às dívidas dos que ele próprio socorrera (Ne 5.8-10). A Igreja do Senhor deve ser mais influenciada positivamente por líderes-mandões. A autoridade que tem por base o exemplo é mais eficaz do que a que se fundamenta apenas no poder.

CONCLUSÃO
Apesar de os homens de posse demonstrarem disposição de emprestar dinheiro e sementes sem juros, Neemias sabia que a bênção não víria enquanto o povo estivesse em desobediência (Dt 23.20). Que o seu exemplo e sua coragem nos sirvam de estímulo para enfrentar as nossas lutas diárias.



Questionário.
1. O que Neemias 5 retrata ?
R: O velho problema da pobreza e da opressão (Ne 5)


2. O que o bom líder cria ?
R: Uma atmosfera entre os membros da comunidade de modo que haja comunhão, unidade e cooperação (Sl 133.1)



3. O que Neemias demonstra em sua primeira investida ?
R: Ira (Ne 5.6)



4. O que o livro de Provérbios nos oferece ?
R: Uma coletânea de advertências quanto a vários tipos de comportamentos (Pv 18.13).



5. Por que o exemplo de Neemias deve ser imitado ?

R: Porque ele é um líder que lidera para o povo e não para si próprio (Ne 5.8-10).





Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos

Fonte das imagens acima - https://www.revistaebd.com


Lições bíblicas Betel
Ano 2018

Resultado de imagem para Lição 9 - Arrependimento, o Caminho para o Reavivamento - adultos adultos   Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »



Lições bíblicas Betel
Ano 2016

Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016


Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017

Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo

Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário