1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Usando o controle”.
- Depois, apresentem o título da lição: José, o pai terreno de Jesus – um homem de caráter.
- Em seguida, escrevam o nome “José, o pai terreno de Jesus” no quadro ou cartolina.
- Perguntem:
Mas, o que vocês conhecem a respeito de “José, o pai terreno de Jesus”?
Que outros personagens participam dos acontecimentos que envolvem sua história?
Deixem que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o relato da história não tomará muito tempo.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Não se esqueçam de escrever no quadro ou cartolina as características do caráter de “José, o pai terreno de Jesus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Usando o controle
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o caráter de José, pai terreno de Jesus, sendo um dos aspectos a temperança.
Material:
01 caixa
01 controle(pode ser de TV)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Mostrem uma caixa com várias situações referentes ao domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
- Falem: A sacola vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele com relação a palavra e temperança.
- No momento, em que o aluno for começar a falar, entregue para ele o controle.
- O aluno deve dizer, ao iniciar, se usou o controle ou não na situação que vai relatar.
- Repitam este procedimento, com pelos menos uns 5 alunos. Os alunos devem ser objetivos na fala.
- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar vários aspectos do caráter de José, pai de Jesus. Um deles é a temperança, pois ele teve controle diante de uma situação que ocorreu sua noiva Maria.
Sugestão para conclusão do 2º. Trimestre:
O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Para fazer a conclusão sobre o caráter dos 12 personagens bíblicos estudados nas lições, organizem a seguinte atividade:
1 - Material:
12 nomes dos personagens bíblicos digitados
03 características de cada personagem bíblico digitadas
01 tesoura
01 rolo de fita adesiva
03 tubos de cola
Foto: Lucineide Medeiros
(Congregação Polo
Planalto - Natal - RN
02 quadros para fixar as cartolinas
02 cartolinas com cor rosa, vermelho ou verde
12 envelopes feitos de cartolina ou do tipo que se compra pronto
2 - Como fazer: vejam esta foto
Recortem as 36 características e os 12 nomes dos personagens bíblicos digitados
Misturem as características.
Colem na aba dos 12 envelopes os nomes dos personagens bíblicos – para cada envelope, um nome.
Colem 12 envelopes nas cartolinas, como no exemplo da foto.
3 - No momento da aplicação da atividade de conclusão:
Fixem as cartolinas num quadro
Coloquem as 36 características sobre uma mesa
Falem que vocês vão fazer a conclusão do trimestre com uma atividade, utilizando estes materiais(mostrem as cartolinas com os envelopes e as características do caráter dos 12 personagens)
Solicitem que os alunos observem as características e procurem associá-las aos personagens bíblicos.
Quando eles identificarem, devem apresentar para os colegas e em seguida colar uma característica mais evidente no envelope e as demais características devem ser colocadas dentro do envelope.
Depois, vocês falam: Da mesma forma que os personagens, nós também temos características de caráter. Umas de forma mais clara e outras menos, tal qual como estão expostas nestes envelopes. Aprendemos que o caráter do cristão deve ser moldado pela Palavra de Deus.Fonte: Atitude de aprendiz
Aqui: Lições, slides, dinâmicas, pré aula e mais ..
► DINÂMICAS: ARQUIVO 3
- Falem: A sacola vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele com relação a palavra e temperança.
- No momento, em que o aluno for começar a falar, entregue para ele o controle.
- O aluno deve dizer, ao iniciar, se usou o controle ou não na situação que vai relatar.
- Repitam este procedimento, com pelos menos uns 5 alunos. Os alunos devem ser objetivos na fala.
- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar vários aspectos do caráter de José, pai de Jesus. Um deles é a temperança, pois ele teve controle diante de uma situação que ocorreu sua noiva Maria.
Sugestão para conclusão do 2º. Trimestre:
O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Para fazer a conclusão sobre o caráter dos 12 personagens bíblicos estudados nas lições, organizem a seguinte atividade:
1 - Material:
12 nomes dos personagens bíblicos digitados
03 características de cada personagem bíblico digitadas
01 tesoura
01 rolo de fita adesiva
03 tubos de cola
Foto: Lucineide Medeiros
(Congregação Polo
Planalto - Natal - RN
02 quadros para fixar as cartolinas
02 cartolinas com cor rosa, vermelho ou verde
12 envelopes feitos de cartolina ou do tipo que se compra pronto
2 - Como fazer: vejam esta foto
Recortem as 36 características e os 12 nomes dos personagens bíblicos digitados
Misturem as características.
Colem na aba dos 12 envelopes os nomes dos personagens bíblicos – para cada envelope, um nome.
Colem 12 envelopes nas cartolinas, como no exemplo da foto.
3 - No momento da aplicação da atividade de conclusão:
Fixem as cartolinas num quadro
Coloquem as 36 características sobre uma mesa
Falem que vocês vão fazer a conclusão do trimestre com uma atividade, utilizando estes materiais(mostrem as cartolinas com os envelopes e as características do caráter dos 12 personagens)
Solicitem que os alunos observem as características e procurem associá-las aos personagens bíblicos.
Quando eles identificarem, devem apresentar para os colegas e em seguida colar uma característica mais evidente no envelope e as demais características devem ser colocadas dentro do envelope.
Depois, vocês falam: Da mesma forma que os personagens, nós também temos características de caráter. Umas de forma mais clara e outras menos, tal qual como estão expostas nestes envelopes. Aprendemos que o caráter do cristão deve ser moldado pela Palavra de Deus.Fonte: Atitude de aprendiz
Aqui: Lições, slides, dinâmicas, pré aula e mais ..
► DINÂMICAS: ARQUIVO 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário