5 de novembro de 2016

Noticia: Ruído misterioso do fundo marinho provoca perplexidade entre habitantes locais

Ruído misterioso proveniente do fundo do Ártico perto da aldeia de Igloolik está expulsando populações de animais selvagens e deixando os habitantes do local perplexos.

Várias fontes descrevem o ruído de maneira diferente: como um som sibilino, um zumbido, ou uma buzina. O problema é tão grande para os caçadores que a administração do premiê de Nunavut (território canadense) pediu ao Departamento de Defesa Nacional para iniciar uma investigação.

O Departamento de Defesa Nacional foi informado do ruído estranho provenientes do Estreito de Fury e Hecla e as Forças Armadas do Canadá estão dando os passos necessários para conduzir uma investigação eficiente desta situação", disse o porta-voz do Departamento de Defesa Nacional, Evan Koronewski, à revista online Motherboard.

Recentemente, a mineração e o turismo se tornaram cada vez mais populares na região, e até há quem tenha especulado que os sons estranhos são resultado de operações que estão sendo conduzidas pela Baffinland Iron Mines Corporation. Porém, a empresa nega estar fazendo qualquer tipo de trabalhos que pudessem produzir tal barulho.

"Essa é uma das principais áreas de caça no Verão e no Inverno, chamada ‘Polynya’ ", disse Paul Quassa, membro da assembleia legislativa, à CBC (a rede pública de rádio e televisão do Canadá). ‘Polynya’ é uma área de mar aberto cercada por gelo, geralmente habitada por mamíferos marinhos em abundância. "Ultimamente quase não havia animais. Foi isso que desencadeou as suspeitas".

A área é conhecida especialmente devido às populações de baleias-da-Groenlândia, o que levou vários habitantes locais a acusar a Greenpeace de tentar sabotar a época de caça.

Já ouvimos falar que tais organizações como a Greenpeace tinham instalado alguma espécie de sonares no leito para afastar os mamíferos marinhos do caminho e impedir os inuítes (nação indígena esquimó que povoa as regiões do Ártico no Canadá, Alasca e Groenlândia – Sputnik) de caçá-los", disse Quassa.

Entretanto, não há nenhuma evidência e nenhum navio foi avistado que suporte esta teoria. A organização também está rechaçando todas as acusações.

Não só nunca faríamos nada para prejudicar a vida marinha, mas também temos todo o respeito pelo direito dos inuítes a caçarem e, claro, não estamos dispostos a causar qualquer impacto nisso", disse à Motherboard a porta-voz da organização, Farrah Khan.

Por enquanto, o enigma permanece e ninguém tem a mínima ideia o que é que poderá produzir tal ruído.

Por enquanto, ainda estamos trabalhando no assunto", disse outro membro da assembleia legislativa, George Qulaut, à CBC.

Não temos nem uma pista", adiantou.
Fonte: Sputnik



Arqueologia Bíblica
Noticias.Com
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário