Durante o primeiro século, muitos eremitas começaram a chegar na região e começaram a viver nas cavernas localizadas nos penhascos rochosos da região, e no início do século VI da EC o monastério chegou ao auge sob os feitos de George de Kosiba, daí o nome do local até os dias de hoje.
No século VII da EC, por volta do ano 614, os persas começaram a dominar a região, destruindo tudo que era cristão e impondo o islã como religião universal, 14 monges do mosteiro foram cruelmente assassinados e lançados ribanceira abaixo, este massacre sinalizou o fim da resistência bizantina naquela região.
Durante as cruzadas, os cristãos retornaram para ali e reconstruíram o monastério, mas não ficaram ali por muito tempo, visto que os muçulmanos re-tomaram o poderio e expulsaram-os da região novamente.
No final do século XIX da EC um monge grego ortodoxo chamado Kallinikos chegou a região e começou a restaurar o monastério, ele somente o concluiu em 1901, desde então, os monges voltaram a habitar ali.
O monastério está localizado exatamente na rota entre Jerusalém e Jericó, no antigo caminho do período romano, cenário conhecido no Novo Testamento através da parábola do Bom Samaritano, mas a mesma região já havia sido palco do abrigo do profeta Elias durante a seca que assolou Israel em sua época.
A Parábola do Bom Samaritano:
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Elias fugindo da seca e da fome durante o Reino de Acabe em ISRAEL
1 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
3 Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5 Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
8 Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
O Riacho de Querite ou Wadi Qelt é uma região muito abundante em água, no passado a água normalmente corria o ano todo, ele era um dos principais afluentes do Rio Jordão, mas na era moderna suas águas tiveram que ser desviada para abastecer os vilarejos da região e o mosteiro.
Fonte: http://segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br/
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