22 de março de 2014

A vida é feita de escolhas

Desça da janela
Atos 20.7 a 12


Ele poderia se sentar no banco, como todos os demais irmãos, no chão em uma almofada, ou poderia ficar de pé. Mas Eutico escolheu usar sua agilidade juvenil para escalar a parede e se sentar na janela, lá, bem no alto. Talvez queria ter a visão privilegiada e poder observar tudo de um ângulo único. Daquela janela todos podiam vê-lo e ele ver a todos. Talvez ele tenha pensado : “Como eu sou esperto, escolhi o melhor lugar!” Assim, ele se acomodou na janela e ali se aquietou para ouvir o discurso de Paulo.

Estava tudo muito bom, mas o discurso de Paulo se estendeu, as horas foram passando, as pálpebras de Eutico pesando… Então, ele caiu no sono, caiu da janela e morreu. Eutico escolheu o lugar errado para ficar e, como em tudo na vida, teve a consequência da sua escolha. Ele caiu.

Onde se acomodar?

Existem tantos lugares, tantas propostas: a janela da vida alheia, o parapeito do comodismo, o banquinho de pernas quebradas da frustração, a banheira de águas geladas da razão, o túmulo da discordância improdutiva, a escuridão das más companhias… Mas também existe a Palavra de Deus. Onde estacionar as nossas ações?

A vida é feita de escolhas diárias e às vezes nos esquecemos que cada uma retorna como consequências. Quantas vezes deixamos morrer os nossos sonhos e projetos por depositá-los em ouvidos errados?

Mas graças a Deus existe uma boa notícia: Eutico reviveu depois que Paulo orou e ministrou vida sobre ele. Ele era jovem e talvez tenha amadurecido e aprendido a se acomodar nos lugares certos. Temos a Palavra de Deus que nos exorta e reanima. Contudo, é preciso amadurecer, tomar decisões acertadas e depositar a vida e escolhas no lugar certo. Afinal, janelas não são para se sentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário