2 de abril de 2014

Curando a fé ressequida


Sabemos que Deus é poderoso para fazer mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). Mas, às vezes, por causa de várias circunstâncias, temos essa convicção “atrofiada” que nos inibe de continuar a caminhada. Pense: Há alguma área da sua fé que precisa de cura (generosidade, serviço, comunhão, obediência, disciplina, paixão pelo perdido, dentre outros)?

Louvor: Músicas ou hinos que falem de cura ou da bondade de Deus.

Texto-base: Mateus 12.9-14

Jesus deseja curar nossa fé, mão ressequida como mostra o texto, para que vivamos uma vida plena. Por que o Senhor quer curar a nossa fé? Pelos seguintes motivos: 1. Pertencemos a Ele (somos comparados a ovelha descrita no texto bíblico); 2. A fé mirrada pode nos colocar num buraco (de onde a ovelha precisava ser retirada) e 3. Pelo valor que temos (como ele conclui comparando nosso valor em relação à ovelha). A questão é: Como Ele fará isso por nós ou nos apropriaremos dessa cura? Jesus deu uma única ordem: “Estende a tua mão”. E quando tivermos a mesma atitude receberemos e depois compartilharemos a nossa cura.

Perguntas:

• A Palavra de Deus: Para aquele homem ter sua fé “desatrofiada”, Jesus liberou uma palavra de poder e autoridade. Nossa fé precisa ser encorajada. E, essa força e coragem vem por meio da Palavra de Deus (Rm 10.17). Não devemos cair em mecanismos vazios que apenas encobrem uma religiosidade. Precisamos ouvir a Palavra de Deus disciplinadamente e dar a essa Palavra a devida honra em nossos corações. Para que a nossa fé esteja acima das circunstâncias, sentimentos ou “buracos” onde caímos. Então, como anda o seu ouvir a Deus? Você tem tido tempo diário com Deus (devocional)? Já leu a Bíblia toda ou pelo menos o Novo Testamento?

• A obediência: O homem precisou colocar em prática o que lhe fora dito. Às vezes, racionalizamos a fé e criamos explicações para as dificuldades que passamos, atrofiando a nossa fé. Há alguns dias, uma irmã testemunhou: “O Senhor requereu de mim um espírito ensinável”. Na verdade ela estava dizendo, com outras palavras, que entendeu que precisava prestar contas a uma liderança fixa e ser envolvida em uma visão que proporcionasse o amadurecimento de sua fé. Você se considera uma pessoa submissa à sua igreja local? Por quê?

• Comunhão: Por último, aquele homem precisou se expor diante dos outros para ser curado. Não seremos curados se hesitarmos em sermos tratados diante de outros ou resistirmos à comunhão. Alguns pecam dizendo: “Ninguém tem nada a ver com minha vida”. Os que pensam assim, ainda não descobriram os benefícios da comunhão. Comunhão e cura estão diretamente ligados. Leia Sl 133, Ef 4.25, Tg 5.16 e 1Jo 1.7.

Conclusão: Os três tópicos relacionados acima são os pilares que de fato influenciam o desenvolvimento da nossa fé. Estabeleça uma nova disciplina com a Palavra de Deus. Aos novos convertidos sugerimos que comecem o estudo bíblico pelo evangelho de João até Apocalipse. Se já realizou esse estudo comece no livro de Gênesis. 

Fonte: Livraria belo

Nenhum comentário:

Postar um comentário