28 de novembro de 2013

Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, ou não virão a ti. - Salmo 32:7-8



Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e entregamos a nossa vida a Ele, nós nascemos de novo, começamos uma nova vida e assumimos uma nova identidade como filhos e filhas, adotados na família de Deus. João, o apóstolo, resumiu este processo quando ele escreveu: "Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1:12).

Como filhos e filhas de Deus, nós temos um Papai que quer falar conosco. O próprio Senhor Jesus nos deu a chave do Seu ministério quando Ele explicou que "o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo", acrescentando que "o Pai ama o Filho, e lhe mostra tudo o que faz" (João 5:19,20). Na mesma forma, Papai quer falar com todos os seus filhos adotivos.

Quando Jesus ensinou os Seus discípulos a orar, começando com as palavras "Pai nosso que está nos céus" (Mateus 6:9), Ele estava anunciando a abolição de uma longa linha de intermediários entre o homem e Deus - os sacerdotes, levitas, profetas e todos os membros do classe dos "profissionais religiosos". Somos todos sacerdotes, pois Aquele que "nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" também "nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai" (Apocalipse 1:5-6). Agora nós temos "ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus" (Hebreus 10:19), o único "Mediador entre Deus e os homens" (1 Timóteo 2:5). Não precisamos de mais ninguém para que podemos entrar na presença do Pai - nem de sacerdote, nem de pastor, nem de profeta, porque o caminho está aberto para todos os filhos.

A promessa do Pai é que possamos ter, morando e vivendo em nos, o Seu próprio Espírito, o "Espírito da Adoção" (Romanos 8:15), o Espírito que "testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Paulo escreveu à Igreja de Galácia, explicando ,"Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai" (Gálatas 4:6).

O Espírito Santo, que também derrama o amor de Deus em nossos corações (Romanos 5:5), ensina-nos a clamar "Aba, Papai". Ele nos ajuda a comunicar com nosso Papai (Romanos 8:26), e também nos ajuda ouvir a Sua voz falando conosco:

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito. O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus.
- 1 Coríntios 2:9-10

Precisamos cultivar este relacionamento com o nosso Pai celestial: falar com Ele, ouvir a Sua voz, gastar tempo na Sua presença, conhecer o Seu amor por nos e aprender a amar-lo acima de todas as outras coisas. É assim que nos nós tornamos "verdadeiros adoradores", aqueles a quem o Pai que está procurando (João 4:23).

O Senhor Jesus, na Sua oração em João capítulo 17, definiu a vida eterna - a salvação - como sendo este relacionamento com o Pai e com Seu Filho Jesus: "Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (v3).

Neste relacionamento, íntimo e particular com o Pai, não há lugar para intermediários humanos. O próprio Deus quer instruir e ensinar cada um dos Seus filhos, através da presença do Seu Espírito Santo:

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor. Pois lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
- Jeremias 31:33-34'

E a unção, que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecei.
- 1 João 2:27

Às vezes, nós corremos atrás de pessoas que dizem ter "a palavra do Senhor", a "revelação de Deus", para nossa vida. É verdade que a profecia existe, pois a promessa do Dia de Pentecostes foi o derramar do Espírito Santo "sobre toda a carne", com o resultado que "os nossos filhos e as nossas filhas profetizarão, os nossos jovens terão visões, e os nossos velhos sonharão sonhos" (Atos 2:17); portanto receber revelação profética, ouvir a voz do Pai, não é mais algo para apenas uma minoria, os "oráculos de Deus", mas é herança para todos os Seus filhos e Suas filhas.

Vemos no Novo Testamento que o ministério do profeta existe, junto com o apóstolo, evangelista, pastor e mestre, para a "aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério", e a "edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4:11-12). Ou seja, aqueles que têm o dom de profecia de uma forma mais desenvolvida, devem estar ensinando e ajudando a gente ouvir a voz do Pai com mais clareza e precisão. Mas este ministério jamais assumirá o lugar de nosso próprio relacionamento com Deus. A palavra profética pode confirmar e esclarecer o que Deus já tem nos revelado, mas nunca será tão importante como nossa própria comunhão com o Pai.

Deus não quer obrigar os Seus filhos vier a Ele, seja através de circunstâncias ou intermediários. Ele não quer que sejamos "como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, ou não virão a ti"; ao contrário, o Seu querer é que cada um possa vê-lo face a face, para que Ele possa "guiar-nos com Seus olhos". Vamos investir em nosso relacionamento, particular e intransferível, com o Pai.

Vamos receber e conhecer mais e mais do Seu Espírito Santo, que "nós guiará em toda a verdade" (João 16:13). Vamos gastar tempo com Ele, falando com simplicidade e intimidade com nosso Papai, ouvindo a Sua voz amorosa e carinhosa falando conosco. Vamos olhar em Seu rosto, permitindo assim que Ele "guiar-nos pelos Seus olhos".
Pr Paul David Cull
Citações da Bíblia da Edição Contemporânea de Almeida da Editora Vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário