Lendo 2
QUEBRA-GELO
Lançar boa semente aos amigos.
MATERIAL: Três vasos, espinhos, pedras, flores (para demonstração)
PARA EXPERIÊNCIA: Grãos de feijão, copinho de café descartável e algodão.
Ler Mateus  13.1-9
Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocadas cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração.
Experiência: Coloque um pedaço de algodão no fundo do copinho, 3 feijões, novamente um pedaço de algodão e um pouquinho de água. Peça assim para as crianças observarem o crescimento em casa e compartilharem na próxima semana o crescimento da semente. “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7b).
O nosso caráter deve ser o caráter de Cristo, que somos mordomos, administradores do que Deus nos deu e que precisamos exercitar o autogoverno e o domínio próprio. Para um líder de êxito, de excelência: Semear e colher.
Quando Deus colocou o homem na Terra, deu-lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: “De toda árvore do jardim comerás, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás…” (Gn 2.16-17). Mas o versículo continua: “… pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer à ordem dada, receberia uma consequência do seu ato: a morte. Se comesse, morreria. Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.
Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia a dia, veremos claramente este princípio.
Por exemplo:
  • Se desobedecermos, receberemos correção;
  • Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas;
  • Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados;
  • Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.
Em Oséias 8.7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos por meio de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção a tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e nossas palavras. O que você quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, êxito, prosperidade? Então, plante isso com palavras, gestos e pensamentos.
Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado ao primeiro, é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22.37-39). Qual a relação dessa palavra com o semear e colher? Simples! Tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade? Assim, jamais farei à outra pessoa o que não faço a mim mesmo.
VOCÊ QUER SER AMADO? Ame.
QUER SER RESPEITADO? Respeite.
QUER SER ABENçOADO? Abençoe.
QUER TER PAZ? Viva em paz com todos.
QUER TIRAR BOAS NOTAS? Estude.
Não esqueça!!! Tudo o que você quiser que os outros lhe façam, faça você primeiro, pois tudo aquilo que o você semear, isso mesmo é o que colherá. Afinal, laranjeira não dá mamão, mangueira não dá abacaxi. O fruto é resultado da semente. Cuidado com o que você está semeando.