20 de outubro de 2014

Passo a passo com Cristo - Lição 02

Receber a Cristo
Por que todos nós temos que tomar a decisão de receber a Cristo como salvador?



          A Escritura diz que com a entrada do pecado no início do mundo, através da desobediência de Adão e Eva, eles se afastaram do Reino de Deus por insinuação da serpente (Satanás). Assim também nós como descendentes deles, por natureza, nos tornamos pecadores e injustos diante de Deus. A nossa existência sobre a terra é apenas uma oportunidade que temos de voltar a ter um relacionamento com Deus, pois todos nós nascemos separados de Deus por causa do pecado. Em Romanos 3.23 há uma clara explicação deste fato: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”




           Em Eclesiastes 3.14 lemos que fomos criados para existir eternamente: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” Já que todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus, então para que tenhamos vida eterna precisamos de um Salvador. A palavra salvação significa ser livre de um perigo eminente, que no caso é o perigo de ir a qualquer momento perdido para a eternidade. Em outras palavras: perecer, ir para o inferno. O grande amor de Deus é a solução para que não pereçamos. Em João 3.6 lemos assim: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Se Adão desobedeceu, Cristo veio para nos ensinar o caminho da obediência. Os discípulos de Cristo obedeceram-lhe. A vida deles exemplifica que uma vez convertidos, é possível obedecer a Deus neste mundo perdido. Considere ainda os textos abaixo sobre a obra de Cristo em nosso favor:

"Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." (Romanos 5.19); “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5.21); "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito." (1 Pedro 3.18)

As Escrituras declaram que Deus nos criou com um espírito a fim temos um relacionamento com Ele. Mas pela desobediência de Adão e a conseqüente entrada do pecado no mundo nascemos inclinados ao pecado, e assim o pecado gerou a morte espiritual e física em toda humanidade. Em Romanos 6.23 lemos: “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Pecado é a palavra que Deus utiliza para definir e declarar nossos atos errados e todos nós estamos cientes que somos pecadores. A única forma de sermos restaurados completamente é recebendo a Cristo como salvador, para nos tornarmos verdadeiros filhos de Deus. No evangelho de João 1.12,13 lemos assim: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem em seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Foi por isso que Cristo falou a Nicodemos sobre a necessidade de um novo nascimento: . “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3) É esta decisão que garante a nossa salvação no presente e futuro, ou seja, aqui e na eternidade. É importante também saber que esta decisão só é válida se tomada antes da morte física, do contrário a pessoa entrará em juízo. Jesus deixou claro: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

Receber a Cristo como salvador começa com arrependimento e uma disposição para obedecer a Palavra de Deus. Esta atitude nunca foi uma invenção dos pastores, mas um mandamento de Deus para todos nós que fomos contaminados pelo pecado. Significa se arrepender e se converter dos maus caminhos. Está escrito: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3.19) A presença de Deus só é real em nossa vida quando odiamos o pecado. Você já recebeu a Cristo como salvador? Você odeia o odeia o pecado? Você já é uma nova Criatura em Cristo? Se suas respostas forem afirmativas parabéns, siga firme nesta decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário