
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro
CPAD, p. 11).
Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
TITULO DA LIÇÃO:
O Corpo – A Maravilhosa obra da criação de Deus
- O corpo é a estrutura material onde se encontra a alma e o espírito. A Bíblia o classifica também como templo do Espírito Santo e, como tal, precisa ser preservado (1Co 3.16). O cuidado com o corpo está além da simples nutrição ou atividade física. Cuidar do corpo significa também ter uma vida equilibrada de modo a evitar que os maus comportamentos e pensamentos da natureza humana pecaminosa tornem a predominar sobre o corpo. Ainda que por um tempo haja em nós uma incessante luta entre a carne e o espírito, nosso corpo deve ser apresentado para uma vida que ande no espírito e sirva a Deus com integridade (Gl 5.16).
- Vale ressaltar que, antes da Queda, o propósito de Deus era que o homem desfrutasse da plenitude da vida em perfeita comunhão com seu Criador. Nesse sentido, o corpo humano fruía de plenas condições quando habitava o Éden. Conforme discorre o Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “ao criar os seres humanos à sua própria imagem, Deus designou as pessoas como seres triunos (isto é, ‘trifacetados’), com espírito, alma e corpo (1Ts 5.23; Hb 4.12). Deus formou Adão do pó da terra (corpo) e soprou em suas narinas o fôlego de vida (espírito), e ele se tornou ‘alma vivente’ (alma, Gn 2.7). Deus pretendia que, ao comer da árvore da vida e obedecer à sua instrução de não comer da árvore da ciência do bem e do mal, a humanidade continuasse a viver em sua condição perfeitamente criada (cf. Gn 2.16,17; 3.22-24). Somente depois que a morte entrou no mundo, como resultado do pecado humano, é que lemos sobre o corpo retornando ao pó e o espírito voltando para junto de Deus (Gn 3.19; 35.18; Ec 12.7; Ap 6.9). Em outras palavras, a separação do corpo do espírito e da alma (isto é, o momento da morte física) é resultado da maldição de Deus sobre a raça humana por causa do pecado. [...] O corpo também passará por uma transformação quando ressuscitar (isto é, quando voltar à vida para se unir à alma e ao espírito). Esta é a maneira como a nossa completa qualidade de ser humano será restaurada, no final, se tivermos entregados a nossa vida a Jesus Cristo”. (2022, pp.1106,1107).
- A vida plena no Espírito deve ser destacada. Atualmente, nos deparamos com a busca demasiada por uma beleza perfeita e culto à imagem, inclusive por quem trabalha com mídias sociais. O excesso de exposição do corpo traz efeitos à mente e ao corpo. Nosso corpo é templo do Espírito e deve estar à serviço do Reino (Rm 12.1,2).
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da lição:
I) Conduzir os alunos a reconhecerem que o corpo humano é uma criação maravilhosa de Deus, formada com propósito, sabedoria e amor;II) Conscientizar os alunos sobre a importância de glorificar a Deus com o corpo, evitando extremos como o desprezo do corpo e sua idolatria;
III) Incentivar os alunos a compreenderem o papel do corpo nas relações interpessoais, na vida congregacional e no culto a Deus.
B) Motivação:
Compreender o valor do corpo humano à luz da Bíblia nos ajuda a viver com propósito, gratidão e santidade. Esta lição revela como nosso corpo glorifica a Deus e integra nossa adoração e comunhão. É um chamado à reverência e equilíbrio diante do Criador.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Marca da Promessa” (Toque no Altar)
Meu Mestre - Irmão Lázaro (Letra)
A MINHA ESPERANÇA | CD JOVEM | MENOS UM
Único Caminho - O Nosso General é Cristo (Live Session)
Harpa Cristã 141 - Guia Me Sempre, Meu Senhor
Harpa Cristã 447 - Nascer De Novo
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado
Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás
Jesus Cristo Mudou Meu Viver
HARPA CRISTÃ - 124 - ADORAÇÃO.wmv
Harpa Cristã 511 - Gloriosos Deus
SOSSEGAI - 578 | CARLOS JOSÉ E A HARPA CRISTÃ
Para ilustrar a aula, utilizem a dinâmica “Você é importante no culto”, para enfatizar a importância de frequentar uma igreja, participando presencialmente dos cultos congressionais, conforme alerta o item III.2 da lição 02.
Dinâmica: Você é importante no culto
Objetivo:
Enfatizar a importância de frequentar uma igreja, participando presencialmente dos cultos congressionais, conforme alerta o item III.2 da lição 02.

Material:
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Utilizem quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a igreja. Estar presente no culto é uma prática importante e necessária.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
- Depois, enfatizem sobre a valorização pessoal nas reuniões coletivas da igreja.
Fonte da dinâmica e texto de reflexão, por Sulamita Macedo.
blogatitudedeaprendiz.blogspot.com.
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
QUEBRA-GELO:
“Quem Sou Eu?” – O Corpo em Ação
Objetivo:
Reconhecer a importância de cada parte do corpo e mostrar que todos têm um papel especial no plano de Deus.
Como fazer:
Escreva em pequenos papéis o nome de partes do corpo (ex.: olho, ouvido, coração, mão, pé, boca, cérebro etc.).
Cole um papel na testa de cada participante sem que ele veja o que está escrito.
Um por um deve fazer perguntas ao grupo (que só podem responder “sim” ou “não”) até acertar qual parte do corpo ele é.
- Ex.: “Eu vejo?” “Eu escuto?” “Eu bato?”
Depois que todos descobrirem, converse sobre o significado.
Reflexão:
Assim como o corpo tem muitas partes, a Igreja também tem muitos membros, e cada um é importante para o funcionamento do todo (1 Coríntios 12:12-27).
Deus criou cada parte do corpo com propósito — ninguém é inútil ou sem valor.
Para ilustrar a aula, utilizem a dinâmica
DINÂMICA:
“O Corpo Unido” – Valorizando a Criação
Objetivo:
Demonstrar como o corpo humano (e o corpo de Cristo) depende da cooperação entre as partes.
Materiais:
Cartolina ou papel kraft
Canetinhas
Tesoura e fita adesiva
Passos:
Desenhe o contorno de um corpo humano grande na cartolina.
Corte-o em partes (cabeça, braços, pernas, coração, mãos etc.).
- Distribua uma parte para cada participante e peça que escreva qual função aquela parte tem e como ela glorifica a Deus.
Exemplo:
- “Mãos: Ajudam o próximo.”
- “Olhos: Contemplam as maravilhas de Deus.”
- Depois, cada um deve colar sua parte no corpo novamente, reconstruindo-o.
- Quando o corpo estiver completo, leiam juntos Salmo 139:14.
Reflexão final:
Quando cada parte cumpre seu papel, o corpo funciona perfeitamente — e assim é com o povo de Deus.
Nosso corpo é uma obra maravilhosa da criação de Deus, feita para viver em harmonia e refletir Sua glória.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Salmos 139.14.
VERDADE PRÁTICA
A ciência busca desvendar os mistérios do corpo humano, mas o crente descansa em saber que é obra da poderosa e perfeita mão de Deus.LEITURA DIÁRIA
Segunda – Hb 11.3
A fé produz entendimento
Terça – Sl 33.15
Deus forma espírito e alma de todos os homens
Quarta – Lv 19.28
Não é conveniente fazer marcas no corpo
Quinta – 1 Cr 21.23,24
O culto é um sacrifício pessoal
Sexta – 1 Tm 2.8
Oração com mãos levantadas
Sábado – 1 Ts 4.4
Possuindo o corpo em santificação e honra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Salmos 139.1-4,13-18
1 Senhor, tu me sondaste e me conheces.2 -Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 – Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 – Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
13 Pois possuíste o meu entreteceste-me interior; ventre de minha mãe.
14 – Eu te louvarei, porque de modo terrível e tão um maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como profundezas da terra.
16 – Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 – E quão preciosos são para ό Deus, OS teus mim, pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 – Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.
INTRODUÇÃO
Há séculos o racionalismo e o cientificismo procuram explicar a existência humana. Segundo seus propagadores, essas escolas de pensamentos teriam suficientes respostas para o homem em sua busca de compreensão da realidade. Apesar disso, razão e ciência não conseguem desvendar nem mesmo todos mistérios do corpo humano. Como resultado, 0 homem pós-moderno vive uma grande crise de identidade. Somente pela fé, por meio das Escrituras Sagradas, temos respostas sobre nossa constituição e existência.PALAVRA CHAVE
CORPO
I – A MARAVILHOSA OBRA DE DEUS
1- Do pó da terra.
Em sua sabedoria e infinito poder, Deus fez o corpo do homem (adam) do pó da terra (adamah) (Gn 2.7); uma estrutura magnífica composta, segundo estimativas, por cerca de 37 trilhões de células, tecidos, órgãos e sistemas, cujo funcionamento desafia a mais moderna ciência. Como o Criador, valendo-se d
e uma matéria-prima tão comum, fez uma obra tão extraordinária, complexa e completa? Esse mistério só pode ser entendido pela fé, como tudo o mais que Deus criou no Universo (Hb 11.3; At 17.22-28; Rm 11.33-36).
R. As Escrituras falam claramente da existência de vida humana completa (corpo, alma espírito) ainda no ventre (Gn 25.22; Lc 1.15,39-44; Gl 1.15).
2- Como Davi apresenta Deus no processo de formação do corpo humano?
R. Em linguagem poética, Davi descreve a ação divina na formação do corpo humano no ventre materno apresentando Deus como o tecelão (Sl 139.13-15).
3- Quais os extremos quanto ao valor e importância do corpo?
R. De um lado há correntes que consideram essencialmente o corpo algo mau; por outro, há os que supervalorizam o corpo em detrimento da alma e do espírito.
4- Por que precisamos da vida comunitária?
R. Deus nos fez seres relacionais, gregários, sociáveis. Isso está explícito na ordem de procriação e enchimento da terra (Gn 1.28).
5- Que perigos os recursos tecnológicos apresentam em relação ao culto?
R. Os recursos tecnológicos da como drones, atualidade, telões, celulares e tablets são muito úteis, mas usados sem moderação podem nos distrair ou deixar inertes no culto.
Um pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu visitá-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor
olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem vida.
O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
2- Deus, o Autor da vida.
De uma das costelas de Adão, formou Deus a mãe de todos os viventes, Eva, em um corpo igualmente maravilhoso, porém, tão distinto em anatomia, fisiologia e genética (Gn 1.27; 3.20). Em relação a como os descendentes dos primeiros pais são formados no ventre materno, as Escrituras mostram que assim como na formação do primeiro homem e da primeira mulher, Deus é o Autor das vidas de todas as pessoas (Sl 139.13-15; Jr 1.5).3- A individualizada formação integral.
Deus forma espírito, alma e corpo de cada ser humano, conforme ocorre o ato de procriação que Ele mesmo estabeleceu, pela união íntima de homem e mulher (macho e fêmea) (Gn 4.1; SI 33.15; Zc 12.1; Is 57.16). As Escrituras falam claramente da existência de vida humana completa (corpo, alma e espírito) ainda no ventre (Gn 25.22; Lc 1.15,39-44; Gl 1.15). Isso ressalta a grande perversidade do aborto e aponta para o sublime valor da maternidade, que deve ser cercada de cuidado e proteção e conduzida em temor, amor e devoção (SI 127.3-5; Sl 128.3). Uma boa nutrição física, afetiva e espiritual deve começar desde o início da gestação.SINOPSE I
Deus, com sabedoria e poder, criou 0 corpo humano de forma extraordinária e única.AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
A CRIAÇÃO MARAVILHOSA DE DEUS
“A simples afirmação de que Deus criou os céus e a terra é um dos conceitos mais desafiadores que confrontam a mente moderna. A vasta galáxia em que vivemos gira a uma incrível velocidade de 788.410 quilômetros por hora. Porém, mesmo a esta alucinante velocidade, nossa galáxia ainda necessita de 200 milhões de anos para concluir uma única rotação. 0 Além disso, existe mais de um bilhão de outras galáxias como a nossa no universo. Alguns cientistas afirmam que número de estrelas na criação é igual a todos os grãos de areia de todas as praias do mundo. Ainda assim, este complexo mar de estrelas em movimento funciona com notável ordem e eficiência. Dizer que o universo ‘surgiu’ ou ‘evoluiu’ requer mais fé do que acreditar que Deus está por trás dessas estatísticas surpreendentes. Deus criou um universo maravilhoso. Deus não precisava criar o universo; Ele escolheu criá-lo. Por quê? Deus é amor, e o amor é melhor expressado em direção a algo ou alguém assim, Deus criou o mundo e as pessoas como uma expressão do seu amor. Não devemos reduzir a criação de Deus a meros termos científicos, meros termos científicos. Lembre-se de que Deus criou o universo porque ama cada um de nós” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1590).II – O CORPO E A GLÓRIA DE DEUS
1- O divino tecelão.
Em linguagem poética, Davi descreve a ação divina na formação do corpo humano no ventre materno apresentando Deus como o tecelão (Sl 139.13-15). A Bíblia na versão Tradução Brasileira (TB) usa a expressão “primorosamente tecido”, adjetivando a ação divina descrita nos versículos 13 e 15. Embora a Bíblia não dependa de confirmação, é relevante considerar que a ciência reconhece a formação dos órgãos e sistemas do corpo humano exatamente dos tecidos formados pelas células presentes no embrião.2- Entendimento e louvor.
A compreensão da maravilhosa obra divina na um e formação do corpo humano liberta-nos de toda especulação e dúvida e produz sentimento de gratidão e louvor. Davi declarou: “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado” (SI 139.14). No mesmo versículo o salmista usa a expressão “a minha alma sabe muito bem”, o demonstrando verdadeira como a fé produz entendimento e percepção espiritual corretos, gerando quietude interior. Quando o homem não se reconhece como obra do Criador, vive inquieto em busca de explicações sobre si mesmo e se torna vítima dos mais variados enganos, como a teoria evolucionista. Não glorifica a Deus e se perde em um mundo de idolatria e depravação (Rm 1.18-32).3- O perigo dos extremos.
Desde os tempos antigos, a humanidade tem oscilado entre dois extremos sobre o valor e a importância do corpo. De um lado, correntes de pensamento como 0 maniqueísmo, o platonismo e o gnosticismo espalharam ideias que viam a matéria de forma negativa, considerando o corpo algo essencialmente mau. De outro lado, havia o culto ao belo, como na Grécia Antiga. O desequilíbrio permanece. Vícios, automutilações e outras atitudes extravagantes deformam e desonram o corpo (Lv 19.28; Pv 23-29-35; 1 Ts 4.4). Por outro lado, há o narcisismo moderno, marcado pela supervalorização do corpo em detrimento da alma e do espírito. A idolatria do “eu” leva à prática excessiva de selfies, publicações de si mesmo em redes sociais, cuidados estéticos, cosméticos e físicos em excesso (2 Tm 3.2; 1 Pe 3.3-5). Cuidar do corpo é importante, mas sem exageros. O cristão deve ser equilibrado em tudo (1 Co 6.12).4- Princípios ou regras?
Quando falamos em corpo temos a tendência de logo pensar em regras, mas o viver cristão moderado consiste, acima de tudo, na observância dos princípios bíblicos. Um deles é fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31). Aplicável às práticas mais simples de nosso cotidiano, é um parâmetro espiritual mais eficaz que regras rígidas e inflexíveis, que podem nos levar ao legalismo (Mt 23.1-7,23). Devemos sempre refletir: o que fazemos com o nosso corpo glorifica a Deus ou visa agradar a nós mesmos (Rm 14.21515.1-7)?SINOPSE II
O corpo humano glorifica a Deus por admirável, sua formação devendo ser cuidado com equilíbrio e usado segundo princípios bíblicos.AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
DO PÓ DA TERRA E DO FÔLEGO DE VIDA
“… Do pó da terra” implica que não há nada fantasioso em relação aos elementos químicos que compõem 0 nosso corpo. O corpo é o invólucro, uma estrutura sem vida até que Deus o torne vivo com o seu ‘fôlego de vida’. Quando Deus retira este fôlego, nosso corpo retorna ao pó. Desse modo, nossa vida e valor provêm do Espírito de Deus. Muitos se vangloriam de suas conquistas e habilidades como se fossem donos de suas conquistas e habilidades como se fossem donos de suas próprias forças; outros sentem-se desvalorizados por não possuírem muitas habilidades. Na verdade, nosso valor não provém de nossas realizações, mas do Deus que criou o universo presentear-nos e escolheu com 0 misterioso e miraculoso dom da vida. Faça como Ele, valorize a vida” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.7,8).CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Para enfatizar o ensino do tópico III, sugerimos a dinâmica de grupo intitulada “Corpo em Comunhão”.
- Divida a classe em pequenos grupos e atribua a cada um o nome de uma parte do corpo (como mãos, pés, olhos, ouvidos).
- Cada grupo deve refletir e compartilhar como essa parte é essencial para o funcionamento do corpo humano e, por analogia, como isso se aplica à vida da igreja e à participação individual no culto.
- Após as apresentações, relacione as contribuições à importância da presença física, da comunhão e do envolvimento no culto, alertando sobre os excessos da tecnologia.
- A atividade é encerrada com a leitura de 1 Coríntios 12.12-27, destacando que cada membro é necessário no Corpo de Cristo.
III – O CORPO E A COLETIVIDADE
1- A prática relacional.
Deus nos fez seres relacionais, gregários, sociáveis. Isso está explícito na ordem de procriação e enchimento da terra (Gn 1.28). Por isso, temos necessidades e deveres que vão além de nossa individualidade. Não fomos criados para viver isolados social ου afetivamente. Embora os recursos digitais tragam muitas comodidades para o homem moderno, o contato físico continua sendo essencial para a vida humana. A troca de afetos por meio de expressões corporais não é substituída pela frieza da tecnologia. Tiago qualifica a verdadeira religião e a fé viva por práticas relacionais reais, que exigem o envolvimento do corpo (Tg 1.27; 2.14-18). Como está nossa comunhão?2- A prática congregacional.
O corpo é um elemento fundamental do culto divino. As Escrituras nos advertem da necessidade da reunião coletiva, da vida congregacional (Hb 10.24,25). Muitos têm sido seduzidos e enganados pelos falsos discursos dos que criticam a igreja como instituição, sugerindo o cultivo de uma fé individual ou meramente virtual. Sejamos sábios e prudentes: o movimento dos desigrejados é antibíblico e à altamente prejudicial verdadeira vida cristã (Ef 4.1-3; 1 Ts 5.11-15).3- Tecnologia e culto.
O corpo precisa não apenas estar presente no templo, mas envolver-se diretamente com o culto. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos enfatizam o aspecto corporal intenso da adoração (2 Cr 7.1-4; S127.4; 100.2-4; At 2.41-47). Deus quer a expressão de todo o nosso corpo em louvor ao seu nome (Sl 150.6; At 4.24,31; 1 Co 14.26; 1 Tm 2.8). Os recursos tecnológicos da atualidade, como drones, telões, celulares e tablets são muito úteis, mas se usados sem moderação podem nos distrair ou deixar inertes no culto. Até a educação secular já reconhece os prejuízos desse exagero tecnológico!SINOPSE III
O corpo deve ser instrumento de comunhão e adoração coletiva, valorizando os relacionamentos e o culto presencial.CONCLUSÃO
A verdadeira adoração ao Criador abrange a integralidade de nosso ser, o que inclui todo o nosso corpo (Rm 12.1; 1 Co 6.20). Reconhecer-se como obra das mãos de Deus leva-nos a nos render à sua soberania e permanecer confiando em seu eterno poder (Jó 1.20-22; 2.10; 19.25-27). Que saibamos possuir nosso corpo em santificação e honra (1 Ts 4.4).REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que a Bíblia fala sobre o começo da vida humana integral (corpo, alma e espírito)?R. As Escrituras falam claramente da existência de vida humana completa (corpo, alma espírito) ainda no ventre (Gn 25.22; Lc 1.15,39-44; Gl 1.15).
2- Como Davi apresenta Deus no processo de formação do corpo humano?
R. Em linguagem poética, Davi descreve a ação divina na formação do corpo humano no ventre materno apresentando Deus como o tecelão (Sl 139.13-15).
3- Quais os extremos quanto ao valor e importância do corpo?
R. De um lado há correntes que consideram essencialmente o corpo algo mau; por outro, há os que supervalorizam o corpo em detrimento da alma e do espírito.
4- Por que precisamos da vida comunitária?
R. Deus nos fez seres relacionais, gregários, sociáveis. Isso está explícito na ordem de procriação e enchimento da terra (Gn 1.28).
5- Que perigos os recursos tecnológicos apresentam em relação ao culto?
R. Os recursos tecnológicos da como drones, atualidade, telões, celulares e tablets são muito úteis, mas usados sem moderação podem nos distrair ou deixar inertes no culto.
VOCABULÁRIO
- Racionalismo: Conjunto de teorias filosóficas (platonismo, cartesianismo etc.) fundamentadas na suposição de que a investigação da verdade, conduzida pelo pensamento puro, ultrapassa em grande medida os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência.
- Cientificismo: Concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo.
Para concluir a aula, leiam o texto “Sermão Silencioso”, que possibilitará a reflexão sobre a importância de participar das atividades coletivas na igreja.
Texto de Reflexão: Sermão Silencioso
Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma história.
Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor
olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem vida.
O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
PENSE NISSO
Compreendendo nosso corpo como obra divina, devemos honrá-lo em santificação, equilíbrio e serviço, tanto individualmente quanto em comunhão com outros e no culto a Deus, glorificando-O em tudo.Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos!!


O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!



Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14



Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14

Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.

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