
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
- Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
Professor(a). Seguem algumas dicas da escritora Flavianne Vaz, em seu livro “Liderando Adolescentes”, para o educador cristão que trabalha com adolescentes: Cada pessoa que é responsável por ensinar a Bíblia a eles deve dedicar-se para aperfeiçoar-se ao longo do tempo. O educador cristão precisa entregar-se à oração, além de ser fiel ao devocional e à leitura da Escritura. É preciso investir em livros especializados para aprender mais sobre o processo de aprendizagem. Se possível, é recomendável o ingresso em um seminário ou curso de Teologia, ou, ainda, a participação em eventos de treinamentos para professores de Escola Dominical”.
Nossas doutrinas estão fundamentadas na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé e prática.
A Escola Dominical está em desvantagem em relação ao tempo de sala de aula dos adolescentes de 13 a 14 anos nas escolas seculares. Eles passam, pelo menos, mais de 24 horas semanais em estudos escolares, o que, essencialmente, não é algo ruim. Contudo, você, como professor (a), precisa encontrar formas de ganhar mais tempo com seus alunos.
Procure ser criativo na produção de momentos de comunhão extraclasse (clube do livro cristão, filmes evangélicos, grupo de WhatsApp, evangelismos em grupo...).
Apresentem o título da lição:
Cristo nos ensinou o perdão
- Nesta lição, enfatize aos seus alunos que o exercício da misericórdia, bem como do perdão são decisões que tomamos por amor ao Evangelho. Como cristãos, fomos perdoados sem merecer e amados quando nem sequer perguntávamos pelo Senhor. Logo, como nascidos do Espírito, amamos porque Deus nos amou primeiro. Mostre aos seus alunos que eles pertencem a um Reino que pensa diferente da maneira como pensa este mundo.
PONTO DE PARTIDA
Professor(a), seus alunos aprenderão sobre a prática do perdão ensinada por Cristo várias vezes ao longo de seu ministério terreno.
- Perdoar não é uma tarefa fácil, mas à medida que conhecemos o Senhor, experimentamos da sua graça que regenera as nossas emoções e nos capacita a amar.




Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Sérgio Lopes - A força do perdão
O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )
O CAMINHO DE DEUS - Asaph Borba
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado
Jesus Cristo Mudou Meu Viver
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. - A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
- Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
- Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
- O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
- Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
- Pergunte se eles têm mais ou menos dificuldade em perdoar.
- Aproveite este momento para conceituar o que é e o que não é o perdão.
- Permita que os alunos participem dessa proveitosa conversa e, em seguida, prossiga com os tópicos da lição.
- Alguém já fez alguma coisa contra você de modo que o seu coração ficou muito magoado? Certamente, foi uma péssima experiência.
- Agora, pense na situação contrária em que você ofendeu a outra pessoa. Ela também deve ter experimentado uma situação muito amarga. À medida que nos relacionamos com o próximo, é muito comum sofrermos decepções ou mesmo decepcionarmos pessoas. Por essa razão, o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos o dever de liberar o perdão.
OU
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Inicie fazendo a seguinte pergunta:
O que é perdão?
Incentive a participação e ouça os alunos com atenção.
Depois explique que perdão” é a remissão de pecados.
Indulto.
Meio da graça através do qual o pecador arrependido tem as suas faltas perdoadas mediante os méritos de Cristo.
O perdão, sendo uma das bem-aventuranças do Evangelho (Rm 4.7). É-nos concedido através da justiça do Filho de Deus (1 Jo 1.9).
- Prof. Explique que “pelo fato de Deus perdoar todos os pecados que cometemos, não devemos negar perdão a nossos semelhantes.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Por: www.adáliahelena.com
Quebra-Gelo Reflexivo:
Quebra-Gelo: “A Pedra e o Coração”
Objetivo:
- Levar o grupo a refletir sobre a importância do perdão que Cristo nos ensinou.
Materiais:
- Uma pequena pedra para cada participante (ou use a imaginação, se não tiver).
Como fazer:
- Entregue (ou peça para imaginarem) uma pedra na mão.
Diga:
- “Imagine que esta pedra representa uma mágoa, uma ofensa ou algo que alguém fez contra você.”
- Peça para segurarem a pedra bem firme por alguns segundos.
Depois, diga:
- “Perceberam como é desconfortável carregar isso? Cristo nos ensinou que o perdão liberta. Quando soltamos a pedra, o peso sai da nossa mão… e do nosso coração.”
- Peça para todos soltarem a pedra (ou fazerem o gesto simbólico de soltá-la).
Reflexão final:
“Perdoar não é dizer que o erro foi certo, mas escolher não carregar o peso da ofensa. Jesus, na cruz, nos mostrou o maior exemplo de perdão: ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.’ (Lucas 23:34).”
Mensagem de ligação com a lição:
Assim como Cristo nos perdoou, Ele nos convida a viver livres da amargura, com o coração cheio de graça e amor.
Escrito por Adália Helena/ Roda de conversa.
Para iniciar, apliquem a:
Dinâmica: Praticando o perdão
Objetivo:Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.

01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: Reatar amizade, alívio de um peso ou culpa, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: Espaço para brigas, inimizade, amarguras, ressentimentos, doenças, etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Fonte da dinâmica por
Sulamita/Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
LEITURA BÍBLICA
Mateus 18.21-3321 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
A MENSAGEM
Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.
Mateus 18.22bDEVOCIONAL

Segunda » Gn 45.4-8
Terça » Dt 32.34,35
Quarta » Lc 17.3,4
Quinta » Mt 5.38-42
Sexta » Rm 12.17-21
Sábado » Hb 10.29-31
OBJETIVOS
- APONTAR o que as Escrituras Sagradas ensinam sobre o perdão;- ENSINAR que o perdão exige o arrependimento sincero;
- EXPLICAR que o cristão vive neste mundo conforme a perspectiva do Reino dos Céus.
HORA DE APRENDER
Já vimos anteriormente que o maior problema da humanidade é o pecado. Ele atrapalha nosso relacionamento com Deus e, também , com as outras pessoas. A solução para o pecado é a restauração da comunhão com Deus que só pode ser alcançada mediante o perdão. Nesse sentido, o ato sacrificial de Jesus sobre a cruz foi o meio que Deus usou para nos perdoar e reconciliar com Ele. Assim sendo, como pertencentes ao Reino dos Céus, temos o dever de estender esse mesmo perdão às demais pessoas.I- APRENDENDO A PERDOAR
Os seres humanos têm alguns comportamentos que aparecem em qualquer lugar e época. Agir com amor e vingança estão entre eles. A vingança ou a retribuição na mesma medida, por exemplo, eram práticas comuns nos tempos antigos (Nm 35.9-34; Gn 34.25; Jz 16.28; Mt 5.38-42; Lc 6.29-30). Você já ouviu falar de “olho por olho, dente por dente”? Então, essa é uma lei muito antiga e famosa que faz parte do Código de Hamurabi e representa a tradição de retaliar o que as pessoas fazem. Jesus, porém, nos ensinou um novo conceito de perdão.1.1. O perdão é um dever cristão.
Jesus tratou sobre esse assunto, rejeitando o pensamento de vingança quando ensinou sobre o perdão. Em Mateus 18.21-33 (NTLH), lemos que, certa vez, Jesus contou uma história para ilustrar o caso. Um empregado tinha uma dívida de milhões de moedas de prata com o rei. Era impagável! Nesse caso, ele e sua família precisariam ser vendidos como escravos, bem como tudo o que tinha e nem assim a dívida seria paga. Diante dessa situação delicada, o empregado pediu misericórdia.
O rei ficou tocado com a situação e perdoou-lhe a dívida.
O rei ficou tocado com a situação e perdoou-lhe a dívida.

Depois disso, esse mesmo empregado encontrou um colega que lhe devia cem moedas de prata, muito menos do que ele devia ao rei. Com ameaças e violência, o empregado exigiu que a dívida fosse paga imediatamente. O colega pediu misericórdia, mas não adiantou, o credor o colocou na cadeia.
-
Esse ocorrido chegou aos ouvidos do rei que, indignado pela atitude do empregado, mandou prendê-lo até que ele pagasse tudo o que lhe devia anteriormente. Jesus disse que Deus fará o mesmo com aquelas pessoas que não perdoarem seus irmãos (Mt 11.35).
Muitos professores estudam a lição por conta própria. Embora estudar sozinho seja necessário e benéfico, há muitas ocasiões em que os professores podem fazer um trabalho melhor planejando seus métodos em conjunto com outros professores do departamento que ensina [adolescentes] da mesma faixa etária, ou que utilizam os mesmos materiais de aula. Se houver um professor substituto ou um professor assistente (deve haver), planeje em conjunto com eles.
Procedimentos:
1. Avaliem a lição do domingo anterior; 2. Leiam juntos a passagem bíblica que será ensinada no domingo seguinte; 3. Orem juntos; 4. Conversem e especifiquem o propósito da aula; 5. Compartilhem os resultados do estudo individual feito em casa; 6. Preparem uma lista de atividades de aprendizado; – 7. Considerem incluir atividades sugeridas pelos [adolescentes]; 8. Ensaiem canções; 9. Tenham comunhão um com o outro.
Todos os professores devem estudar a lição antes da sessão de planejamento. […] Cada professor deve trazer uma lista de músicas, versículos bíblicos, tópicos para discussão, atividades relacionadas, e trabalhos manuais a serem utilizados” (texto adaptado — TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 505, 506).
Foi Ele que nos reconciliou consigo mesmo através da instrumentalidade pessoal de seu Filho.
A unidade do propósito divino entre o Pai e o Filho é tal que Paulo pode dizer, ‘Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo’ (v. 19). Isto é, Cristo estava unido a Deus, o Pai, nesta obra divina de reconciliação; foi Ele que nos deu o ministério da reconciliação’ (v. 18) e ‘pôs em nós a palavra da reconciliação’ (v. 19). Da provisão até a proclamação, Deus é o autor, o arquiteto, e a força motora da reconciliação.
[…] O que permite a Deus fazer tal oferta graciosa de reconciliação e salvação (6.2) é sua própria provisão de expiação. Deus tomou o Cristo sem pecado (cf. também Rm 8.3; Hb 4.15; 7.26; 1 Pe 1.19; 1 Jo 3.5) e o fez ‘pecado por nós”’ (Comentário Bíblico Pentecostal — Novo Testamento: Romanos-Apocalipse. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 293, 294).
1.2. O perdão deve ser sincero.
Na história que Jesus narrou o empregado havia acabado de ser perdoado por uma dívida muito maior, impagável, porém não quis perdoar o seu companheiro por muito menos. Em razão disso, o rei voltou atrás da sua decisão e anulou o perdão. Semelhantemente, Deus fará para com aqueles que já provaram do perdão divino, porém, insistem em não perdoar o próximo (Mc 11.25,26). É da vontade de Deus que nós pratiquemos o perdão. O sentido de perdoar setenta vezes sete vezes, que Jesus ensinou a Pedro, não tinha como finalidade estipular um limite para perdoar, e sim para dizer que sempre se deve perdoar (Mt 18.21,22). Logo, o perdão deve ser uma decisão sincera.I- AUXÍLIO DIDÁTICO
Preparação de aulas em conjunto com outros professores.Muitos professores estudam a lição por conta própria. Embora estudar sozinho seja necessário e benéfico, há muitas ocasiões em que os professores podem fazer um trabalho melhor planejando seus métodos em conjunto com outros professores do departamento que ensina [adolescentes] da mesma faixa etária, ou que utilizam os mesmos materiais de aula. Se houver um professor substituto ou um professor assistente (deve haver), planeje em conjunto com eles.
Procedimentos:
1. Avaliem a lição do domingo anterior; 2. Leiam juntos a passagem bíblica que será ensinada no domingo seguinte; 3. Orem juntos; 4. Conversem e especifiquem o propósito da aula; 5. Compartilhem os resultados do estudo individual feito em casa; 6. Preparem uma lista de atividades de aprendizado; – 7. Considerem incluir atividades sugeridas pelos [adolescentes]; 8. Ensaiem canções; 9. Tenham comunhão um com o outro.
Todos os professores devem estudar a lição antes da sessão de planejamento. […] Cada professor deve trazer uma lista de músicas, versículos bíblicos, tópicos para discussão, atividades relacionadas, e trabalhos manuais a serem utilizados” (texto adaptado — TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 505, 506).
II- O PROBLEMA DO PECADO
A pessoa que busca o perdão deseja isentar-se de algo, ou seja, ficar livre de culpa, pena, ofensa ou dívida. Perdoar, então, significa deixar de punir, não culpar, mas tratar com piedade o pecador.2.1. O perdão se alcança pela confissão.
Se confessarmos os nossos pecados, Jesus é fiel e justo para nos perdoar e purificar (1 Jo 1.7; 2.1). Merecíamos a morte pela nossa culpa diante de Deus, mas, pela sua graça, não somos mais culpados. Por isso, é necessário se reconhecer como pecador e pedir perdão. Nosso Deus é justo, sim, mas também já aprendemos que Ele é amoroso, compassivo e misericordioso. Por isso, apesar da nossa culpa diante dEle, quando aceitamos a Jesus e confessamos os nossos pecados, somos perdoados e recebemos a vida eterna.2.2. O perdão exige o arrependimento sincero.
O amor do Pai não está naqueles que amam o pecado (1 Jo 2.15). Isso não significa que Deus não ama o pecador (Rm 5.8), e sim que não aceita que ele viva na prática do pecado. A falta de arrependimento impede que o amor e a obediência floresçam. Por isso, toda a humanidade precisa se arrepender sinceramente dos seus pecados para experimentar a salvação (Rm 3.23; 1 Jo 1.8). Você entende, agora, por que há tanta confusão no mundo em que vivemos? É porque o pecado atrapalha o trabalho do amor.II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
A reconciliação remove a inimizade que se coloca entre Deus e a humanidade por causa do pecado e a substitui pela paz” (Rm 5.10-12; Ef 2.13-15). É o aspecto mais importante da redenção de Deus: Remove a alienação, nos restaura ao favor de Deus, e nos leva à sua presença (Ef 2.16-19). A realização disto exige uma solução do pecado, não imputando aos homens as suas transgressões (2 Co 5.19), isto é, através do perdão (cf. Rm 3.6-8). - Paulo deixa claro que longe de ser uma parte passiva nesta transação, o próprio Deus é o autor e o iniciador da reconciliação. Foi Ele que nos reconciliou consigo mesmo através da instrumentalidade pessoal de seu Filho.
A unidade do propósito divino entre o Pai e o Filho é tal que Paulo pode dizer, ‘Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo’ (v. 19). Isto é, Cristo estava unido a Deus, o Pai, nesta obra divina de reconciliação; foi Ele que nos deu o ministério da reconciliação’ (v. 18) e ‘pôs em nós a palavra da reconciliação’ (v. 19). Da provisão até a proclamação, Deus é o autor, o arquiteto, e a força motora da reconciliação.
[…] O que permite a Deus fazer tal oferta graciosa de reconciliação e salvação (6.2) é sua própria provisão de expiação. Deus tomou o Cristo sem pecado (cf. também Rm 8.3; Hb 4.15; 7.26; 1 Pe 1.19; 1 Jo 3.5) e o fez ‘pecado por nós”’ (Comentário Bíblico Pentecostal — Novo Testamento: Romanos-Apocalipse. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 293, 294).
III- PERTENCERÃO REINO DOS CÉUS
A vida que temos em Cristo se reflete em nossos relacionamentos. Da mesma forma que fomos perdoados por Deus, devemos perdoar quando alguém faz algo contra nós. Pode parecer que essa ideia de vingança é só “de antigamente’’, mas, na verdade, é algo da natureza humana. É um sentimento que brota no coração de qualquer pessoa, mas Jesus nos ensina, por meio dos Evangelhos, que seremos castigados se não perdoarmos o próximo.3.1. Vivendo de acordo com o Reino de Deus.
O Mestre nos ensinou que o Reino dos Céus já está entre nós e, por isso, devemos viver de modo que a vontade de Deus seja feita. Que não sejamos como o empregador ingrato e possamos reconhecer o grande perdão que recebemos do Senhor. Viver de modo que a vontade de Deus seja feita neste mundo como é feita nos céus significa estender o mesmo perdão que recebemos às pessoas que nos ofenderam. Isso agrada ao coração de Deus.3.2. Temos o auxílio do Espírito Santo.
Você tem dificuldade para perdoar as pessoas? Muitos adolescentes responderão que sim. Saiba, porém, que você pode contar com a ajuda do Espírito Santo que habita em você. Ele pode ajudá-lo(a) a superar essa dificuldade. Entenda que é natural que o sentimento ferido o condicione a não querer perdoar. Entretanto, perdoar trata-se de uma decisão e essa escolha nos traz cura e saúde espiritual. Uma vida de oração também nos ajuda a praticar o perdão. No modelo da oração do Pai Nosso, Jesus ensinou que devemos dizer: “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam ” (Mt 6.12). Você sente que precisar perdoar alguém ? Ou está precisando pedir perdão por algo que fez? Ore para que o Senhor lhe ajude a lidar com essa situação.III- AUXÍLIO DIDÁTICO
O período de conceituação abstrata.
Muitas tensões e ajustes reais acontecem durante este período enquanto a criança atravessa a fase de transição para a maioridade. Suas atitudes, habilidades e personalidades continuam em formação e sua imaginação assume nova vivacidade e criatividade. Ela pensa abstratamente e pode argumentar por si mesma com mais persuasão íntima. Ela deseja tomar suas próprias decisões e, tanto quanto possível, deve ser orientada a fazê-lo. Pensar com nitidez e lógica torna-se importante no processo de tomada de decisão na transição para a maioridade.
O Espírito de Deus começa a se mover na vida da criança para convencer, confortar e guiar. Neste período, os pais ajudam-nas a formar padrões, idéias e ideais de hábitos cristãos. Contribuições parentais cruciais, como por exemplo, a oração e o aconselhamento pessoal, podem causar grande impacto nesta fase de desenvolvimento. Os pais proporcionam ao adolescente em desenvolvimento segurança quando comunicam com amor, confiança e apoio. Eles também precisam perceber que Deus revela seu plano para a vida da criança.
O plano do Senhor nem sempre é exatamente o que os pais tinham em mente, e a sensibilidade deles ao modo como Deus conduz a criança durante este período é extremamente importante” (HENDRICKS, Howard G.; GANGEL, Kenneth O. (Eds). Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp. 338, 339).
O Espírito de Deus começa a se mover na vida da criança para convencer, confortar e guiar. Neste período, os pais ajudam-nas a formar padrões, idéias e ideais de hábitos cristãos. Contribuições parentais cruciais, como por exemplo, a oração e o aconselhamento pessoal, podem causar grande impacto nesta fase de desenvolvimento. Os pais proporcionam ao adolescente em desenvolvimento segurança quando comunicam com amor, confiança e apoio. Eles também precisam perceber que Deus revela seu plano para a vida da criança.
O plano do Senhor nem sempre é exatamente o que os pais tinham em mente, e a sensibilidade deles ao modo como Deus conduz a criança durante este período é extremamente importante” (HENDRICKS, Howard G.; GANGEL, Kenneth O. (Eds). Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp. 338, 339).
CONCLUSÃO
Em nosso dia a dia temos a escolha de não pecar, mas quando isso acontece devemos recorrer a Jesus e pedir perdão. Da mesma forma, somos ensinados, como bons cristãos, a perdoar aqueles que nos ofenderam. Só entende a grandeza do perdão quem já precisou ser perdoado. Será que estamos vivendo conforme a vontade de Deus e praticando o amor e o perdão ou estamos guardando ressentimento das pessoas? É uma pergunta que devemos nos fazer diariamente se quisermos viver de acordo com o Reino dos Céus.VAMOS PRATICAR
1- Responda:
A) O que significa a expressão “olho por olho, dente por dente”? R. É uma lei muito antiga e famosa que faz parte do Código de Hamurabi e representa a tradição de retaliar o que as pessoas fazem.B) O que Jesus quis dizer quando respondeu a Pedro que devemos perdoar setenta vezes sete?
R. Jesus não tinha como finalidade estipular um limite para perdoar, e sim para dizer que sempre se deve perdoar.
2- Complete o versículo com as palavras que estão faltando:
“Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam ” (Mt 6.12).
2- Complete o versículo com as palavras que estão faltando:
“Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam ” (Mt 6.12).
3- Encontre as palavras no caça-palavras:

PENSE NISSO
Provérbios 15.13 diz que “a alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida”. Carregar mágoa ou ódio no coração faz mal para a saúde espiritual e física. Isso se torna um peso na vida da pessoa, impedindo a ação do amor de Deus. Por isso, aprenda a praticar o perdão para viver de maneira leve e abundante.




Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Filipenses 3:13,14


AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
2Timóteo 2.15.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14

Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.
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