8 de outubro de 2025

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 02: Os diferentes tipos de amor


       A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


       Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
       Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.


      


Apresentem o título da lição:
 Os diferentes tipos de amor
Professor(a). 
  • 1. O amor chamado ágape (ἀγάπη): É o tipo de amor mais sublime, e o mais encontrado na Bíblia. Este amor sempre se refere ao relacionamento entre Deus e o homem (Jo 3.16; 13.1,23; 15.9), e também do homem para com Deus


(Mt 22.37; Lc 11.42; Jo 5.42; Rm 5.5). Este amor, no entanto, é tão elevado que “Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). É o amor capaz de amar o próprio inimigo: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mt 5.44).


  • 2. O amor chamado phileo (φίλος, φιλία, φιλέω): É o amor fraternal. Altruísta, comunitário, interessado no bem-estar dos outros, contrário ao egoísmo. Tem o significado de “terno afeto de coração”; “afetividade”; “gostar de verdade”. Há muitas menções dele no Novo Testamento. Desse termo vêm palavras nossas como filantropia (amor ao próximo); filosofia (apreço ao conhecimento), etc.

  • 3. O amor chamado storge (στοργή): É o amor mais relacionado à família (Rm 12.10). O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 e 2Tm 3.3.

  • 4. O amor chamado eros (ἔρως): Origem dos termos erógeno, erotismo, eromania. Não é mencionado na Bíblia, a não ser seus exemplos. É o “amor” tipo paixão, erótico, sensual, sexual. Hoje, o erotismo vem avassalando a mente de muitas pessoas no mundo. A indústria pornográfica obtém, através do cinema, do vídeo e da mídia em geral, lucro fabuloso à custa da exploração do sexo. Até mesmo muitos cristãos perderam sua santidade, sendo agora escravos do pecado, por se deixarem avassalar pelo Eros.
  • Comentário bíblico do Pr. Elinaldo Renovato na revista Lições Bíblicas da CPAD.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono


Harpa Cristã 482 - Comunhão



400 - Em Jesus // Harpa Cristã ( Marcos Antônio



247 Deus Nos Guarde no Seu Amor Harpa Cristã com legenda




Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado



Hino 35 - Harpa Cristã - O Grande Amor



Harpa Cristã 089 - Sublime E Grande Amor



119 HARPA CRISTA


Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Amor Ágape
Objetivo:
Refletir sobre o amor Ágape através da providência divina de salvação para a humanidade, por meio de Jesus Cristo.

Material:
01 giz

Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.

Cada círculo deve caber todos dos alunos.

- Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.

- Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.

Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).

- Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.

Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.

- Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)

Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.

- Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.

- Para concluir leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. ///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.



RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
  • Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Por Adália Helena.
Professor(a).  “Os Diferentes Tipos de Amor”.
QUEBRA GELO
1. “O que é amor para você?
Objetivo: Introduzir o tema mostrando que o amor tem várias formas de se manifestar.
Como fazer:


  • Entregue papéis ou use um quadro branco.

  • Peça que cada participante escreva uma palavra ou frase curta que defina “amor”.


  • Depois, leia as respostas e destaque como as definições são diversas (amizade, carinho, sacrifício, respeito…).

  •  Conclusão: “Hoje vamos descobrir que há diferentes tipos de amor — e que Deus nos ensina o amor mais completo de todos.”


 2. “Amor em ação”
  • Objetivo: Mostrar que o amor é mais do que palavras — é atitude.
  • Como fazer:
  • Peça que cada pessoa conte (em 1 frase) uma atitude de amor que viu ou recebeu recentemente (ex: um amigo que ajudou, um familiar que se preocupou).
  • Reforce que o verdadeiro amor é prático e se expressa em gestos.
  • Conexão com a lição: “Existem muitos tipos de amor, mas o amor verdadeiro se vê nas atitudes, como o amor de Deus por nós.”


 3. “Tipos de amor em cartões”
  • Objetivo: Ajudar o grupo a identificar os tipos de amor na prática.
  • Como fazer:
  • Prepare cartões com situações (ex: “um amigo que sempre te ouve”, “o amor entre pais e filhos”, “um casal apaixonado”, “o amor por Deus”).
  • Os alunos devem classificar como Ágape, Filia, Storge ou Eros. 
  • Conclusão: “O amor tem diferentes formas — mas todos vêm de Deus, que é a fonte de todo amor verdadeiro.”


4. “Corrente do amor” (dinâmica divertida)
  • Objetivo: Criar união e reflexão sobre o amor ao próximo.
  • Como fazer:
  • Forme um círculo.
  • Cada pessoa deve dizer algo bom sobre quem está à sua direita.
  • No final, todos terão ouvido palavras de carinho e incentivo.
  • Conexão: “O amor de Deus nos ensina a olhar o outro com bondade e valor.”
 5. “Quem ama cuida” (ilustração rápida)

  • Objetivo: Mostrar o cuidado como expressão do amor.
  • Como fazer:
  • Mostre dois objetos — um limpo e bem cuidado e outro quebrado/descuidado.
  • Pergunte: “Qual desses parece mais amado?”
  • Conclusão: “Assim é o amor — ele cuida, protege e valoriza. Vamos ver hoje como cada tipo de amor se expressa dessa forma.”
Comece aceitando o seu lugar como filho muito amado: ‘Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou’ (Ef 5.1,2).






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

 







  
Fonte e crédito/CPAD.
  • Ore junto aos seus alunos e proponha o comprometimento de nos aprofundarmos no amor divino e em sua poderosa manifestação, não apenas em teoria e conceito, como também em vivência e ações.

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
- Você deseja ser uma pessoa mais amorosa? 
Comece aceitando o seu lugar como filho muito amado: ‘Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou’ (Ef 5.1,2).

Você quer aprender a perdoar? 
Então pense em como você foi perdoado: ‘Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’ (Ef 4.32).

Você acha difícil pensar nos outros em primeiro lugar 
‘Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus’ (Fp 2.6).

Você precisa ter mais paciência? 
Beba da paciência de Deus (2Pe 3.9). 

Será a generosidade uma virtude ilusória? 
Pense em como Deus foi generoso com você (Rm 5.8). 

Você tem dificuldade de suportar parentes ingratos ou vizinhos mal-humorados? 
Deus lhe suporta quando você age dessa maneira: ‘Porque ele é benigno até para com os ingratos e maus’ (Lc 6.35).
Será que somos capazes de amar desta maneira?
” (LUCADO, Max. Um amor que vale a pena. RJ: CPAD, 2003, p.7).




O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.






De todo o meu coração!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.


Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.

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