4 de setembro de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 10: O Apocalipse e o Milênio

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


  
Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
ANTES DA AULA
Professor(a). Há um futuro maravilhoso à nossa disposição, pois Jesus Cristo prometeu nos recompensar por nossa fidelidade e amor a Ele. Desfrutaremos da vida eterna e seremos participantes do seu reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Como reis e sacerdotes governaremos as nações em um mundo restaurado pelo Rei dos reis. Sirva a Deus hoje, mas com os olhos voltados para esta promessa tão especial.


Escreva no quadro a palavra “Milênio”.
Em seguida, explique à turma que a palavra ‘milênio’ vem dos termos latinos mille (mil)e annum (ano) A palavra grega Chillas que também significa “mil”, aparece por seis vezes em Apocalipse 20, definindo a duração do Reino de Cristo antes da destruição do velho céu e da velha terra. O Milênio, portanto. refere-se aos mil anos do futuro Reino de Cristo sobre a terra que virá imediatamente antes da eternidade. Durante o Milênio, Cristo reinará no tempo e no espaço (LAHAYE Tim (Ed) Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 316).
O Milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual. Politicamente, ele será universal (Dn 2.35) discricionário (Is 11.14) e caracterizado pela retidão e justiça. Será zeloso para com os pobres (Is 11.3-5), mas trará recriminado e juízo para quem transgredir as ordenanças do Messias (Sl 2.10-12). Este reino literal de Cristo sobre a terra também terá características espirituais. Acima de tudo, será um reino de justiça, onde Cristo será o Rei e governará com absoluta retidão (Is 231). Será também um tempo em que se manifestam a plenitude do Espírito e a santidade de Deus (Is 11.2-5). Naquele dia se gravará as campainhas dos cavalos: Santidade ao Senhor e todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao Senhor dos Exércitos’ (Zc 14.20.21). Tudo, do trabalho à adoração, será santificado ao Senhor. O pecado será punido (Sl 72.1-4: Zc 14.15-21) de maneira pública e justa. A era messiânica também será caracterizada por um reinado de paz (Is 2.4; 11.5-9).
Sofonias 3.9 e Isaías 45.13 afirmam que no Milênio a linguagem e a adoração serão puras. A pura adoração será possível por causa da maravilhosa presença de Deus (Ez 37.27.28). A presença física do Messias garantirá estas bênçãos” (LAHAYE, Tim (Ed.) Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 318).

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
Grupo Shalom - O Milênio


Nicoli Francini - O Lamento de Israel "Sergio Lopes"


PELA FÉ - ANDRÉ VALADÃO - LEGENDADO


Olhai para Israel - Raquel Ascânio - COM LETRA (LyricVideo)


Hino 312 - Harpa Cristã - A Vinda de Cristo


Hino 371 - Harpa Cristã - Breve Vem o Dia

Para iniciar o estudo utilizem a
Dinâmica: O Milênio
Objetivo: 
Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenar.

Material:
01 coroa

Nome digitado “Milênio”

01 quadro ou 01 cartolina

01 caixa

Nomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)
Procedimento:
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.

Ao falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.

- Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.

- Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?

Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

- Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.

- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.

Antes da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.

Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):

O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)

Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)

Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)

Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)

Paz abundante - Is 54.13;

Guerra não haverá – Is 2.4

Justiça haverá – Is 11.2 a 4

Habitação para todos – Is 65.21, 22

Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5

Morte será rara – Is 65.20

Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5

Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9

Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)

Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.

- Perguntem: Quer participar do reino com estas características?

Vejam quem estará neste período:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).

- Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO-CHAVE
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
Apocalipse 20.6.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Lc 1.32
Jesus, o herdeiro do trono de Davi.

TER. Zc 14.9
Jesus o rei de toda a Terra.

QUA. Rm 14.17 
Um reino de justiça, paz e alegria.

QUI. Ap 1.6
Nós reinaremos com Cristo.

SEX. 2 AP 20.6
Seremos sacerdotes de Deus e de Cristo.

SÁB. Is 35.8-10
O paraíso de Deus na Terra.


LEITURA BÍBLIA EM CLASSE:
Apocalipse 20.1-6
1 E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.


1. O Reino Milenar de Cristo
Breve está o cumprimento de mais uma profecia do Apocalipse, muito ansiada, por toda a criação. Quando o ecossistema da Terra será restaurado e a expectativa da natureza será suprida (Rm 8.18), voltando ao seu estado original, como no Éden. O Reino de Cristo será estabelecido entre nós. Aleluia!


1.1. O que é o Milênio?
O Milênio é um período de mil anos no qual Jesus governará a Terra. Cuidado com heresias! O Apocalipse é claro sobre tal período e a nossa fé deve permanecer firmada na Palavra (Sl 119.140). Não encontramos na Bíblia a palavra “milênio", porém expressões se referindo a ela: tempos de refrigérios (At 3.19): tempos de restauração (At 3.21): plenitude dos tempos (Ef 1,10): Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6); Reino de Deus (Mc 1.15) e mundo futuro (Hb 2.5).


1.2. Um Reino glorioso
Por toda a Bíblia há a promessa do Reino de Deus entre nós. No Antigo Testamento há várias referências ao reino milenar. O profeta Isaías predisse a vinda do Rei e de seu reino justo (Is 9.6-7). O profeta Daniel viu, no futuro, o Filho de Deus instituindo o seu governo eterno (Dn 7.14) e que Deus estabelecerá um reino indestrutível (Dn 2.44)!


1.3. Características do Reino Milenar

No Milênio, a capital espiritual e política do mundo será Jerusalém (Zc 8.8). As nações virão a Cristo para adorá-lo e aprender a Lei do Senhor (Is 2.3)! De Jerusalém o Senhor dominará toda a Terra (Is 60.3; Jr 33.9; Zc 14.9,16). O Milênio será estabelecido após Jesus Cristo voltar, em glória e poder, derrotando todos os seus inimigos. Ele acabará com o governo maligno do Anticristo (Ap 19.19,20) e aprisionará Satanás, que não será mais o príncipe deste mundo, pois estará aprisionado (Ap 20.2,3) e não terá mais poder sobre a terra. Assim, se iniciará o governo milenar de Cristo (v.4) e nós seremos os súditos deste Reino perfeito.


2. Quem estará na Terra no Milênio?
2.1. Pessoas comuns
Não existe reino sem um povo. No Milênio não será diferente. Jesus Cristo reinará e seus súditos se pros[1]trarão diante dEle (Ap 15.4). Uma parte destes súditos é formada por pessoas convertidas a Cristo que sobreviveram à Grande Tributação (Rm 9,27). Como hoje, elas comerão, dormirão, trabalharão, casarão e terão filhos (Zc 8.5).


2.2. Os santos de todas as eras

A outra parte dos súditos serão os santos que virão com Cristo em glória: Os salvos do Antigo Testamento; os salvos que morreram em Cristo (Ap 19.8,14,19): os salvos que foram arrebatados com a Igreja (1 Ts 417) e os salvos que foram mortos na Grande Tributação (Ap 7.14). Todos participarão do reino de Cristo (Dn 7.18,27). Seremos nomeados reis e sacerdotes (Ap 1.6; 5.10; 20.6), também teremos a tarefa de julgar as nações (1 Co 6.2). Os 12 apóstolos farão parte deste reino e terão uma função muito especial, a de julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28).


3. Os objetivos do Milênio
3.1. Aprisionar Satanás
O Senhor irá aprisionar a Satanás no abismo, tirando a sua autoridade sobre a Terra (Ap 20.2-3).


3.2. Restaurar a Terra e trazer paz
Jesus cumprirá as promessas de restauração da Terra, impedindo o colapso do planeta e a extinção da raça humana. A Terra geme e anseia por essa restauração (Rm 8.18). O governo de Cristo e sua paz jamais terão fim (Is 9.7). Haverá mil anos de plena paz e o Príncipe da Paz dominará a terra.


3.3. Estabelecer o Reino de Cristo
Desde o Antigo Testamento, o Reino de Cristo é profetizado e no Milênio ele será estabelecido (Dn 714; Ap 20,6).


3.4. Restaurar a nação de Israel
No Milênio, os inimigos de Israel estarão derrotados (Ap 19.19-20), e a restauração virá sobre o povo escolhido.


4. Como será o Milênio
É possível imaginá-lo? Â luz das Escrituras, sim! Será um tempo como nunca houve na Terra (2 Pe 3.13).


4.1. Tempo de alegria e paz
O mundo experimentará a verdadeira paz entre as nações (Is 9,7). Não haverá fome na terra, pois a restauração ecológica impedirá a seca e catástrofes naturais (Is 35.1,10). As pessoas prosperarão grandemente. (Jl 2.22-24,26).


4.2. Um reinado Santo
A santidade fará parte do cotidiano das nações. Os povos serão santos perante Deus (Is 4-3). pois todos viverão em comunhão com Ele! 4.3. A morte no Milênio As doenças e a morte serão raras entre os salvos que sobreviveram à Grande Tribulação, pois há uma promessa divina de cura e vida prolongada (Jr 30.17). Os demais salvos terão o corpo glorificado e não se preocuparão com isso (1 Co 15.52).


4.4. Tempo de adoração
Haverá o derramar do Espirito Santo como nunca antes (Is 32.15)! Será um avivamento mundial na busca do conhecimento de Deus: “porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor" (Is 2.3). Todos se prostrarão perante Ele e o adorarão (Is 66.23).

✔️ PARA CONCLUIR
O Milênio será maravilhoso, pois um Reino perfeito será estabelecido. Será um tempo de restauração da Terra em todos os sentidos: espiritual, moral, social e até ecológico. O Reino Milenar de Cristo não é um governo humano e sim teocrático, vindo do céu para mostrar à humanidade a perfeição do Criador e de seu domínio sobre todas as coisas.



✔️ HORA DA REVISÃO
1. O que é o Milênio?


2. Cite ao menos uma expressão bíblica sobre o Milênio.


3. No Milênio, onde será a capital espiritual e política do mundo?


4. Quando o Milênio será estabelecido?


5. Cite três objetivos do Milênio?


Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário