✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Apresentem o título da lição:
Estudo, oração e as setenta semanas de Daniel
Professor(a). Deus revela os seus planos, mas os fiéis devem buscar entendimento e interceder pelo povo da promessa.
__Como tem sido a compreensão dos alunos sobre as aulas ministradas?
É muito importante que você acompanhe a assimilação da sua classe, especialmente sobre temas escatológicos.
Lembre-se de que o entendimento do significado das profecias bíblicas requer dedicação, como fez Daniel ao estudar com zelo os escritos; de Jeremias.
Nesta aula, verifique se algum tópico da aula anterior permanece obscuro para eles ou se há alguma dúvida persistente que precisa ser esclarecida. Ressalta a relevância do tópico que abordaremos, uma das profecias escatológicas mais significantes: As Setenta Semanas de Daniel. Ela começou a se cumprir a partir do decreto da restauração de Israel por ordem do Rei Artaxerxes (Ne 2.1-8), contudo, a última semana ainda não teve início. Esta profecia trata do plano de Deus para Israel e anuncia o Anticristo e a Grande Tribulação nos tempos do fim.
HARPA CRISTÃ - 84 - O GRANDE EU SOU.wmv
Harpa Cristã: 296
Harpa Cristã: 77
Harpa Cristã: 577
Na Bíblia o número setenta possui um sentido profético Nesta profecia, das Setenta Semanas são semanas de anos, não de dias. A leitura da passagem (vv. 24-27) mostra que as semanas estão divididas em três grupos Sendo semanas de anos, totalizam 490 anos.
a) Sete semanas (49 anos): O início deu-se com o decreto da reconstrução de Jerusalém (v.25). Os principais estudiosos do assunto concordam que se trata do decreto de Artaxerxes Longímano, baixado em 445 aC. (cf. Ne 2).
b) Sessenta e duas semanas (434 anos! Refere-se ao período do advento do Messias, Jesus de Nazaré (vv.25.26) Neste tempo o Senhor foi morto e mais tarde Jerusalém foi novamente destruída através da liderança do general do exército romano. Tito, em 70 d.C
c) Uma semana (7 anos) Esta semana ainda não aconteceu (v. 27). Compare Daniel 9.27 com Mateus 24.15 e veja como se trata de uma profecia que ainda não se cumpriu. Esta última semana refere- -se, então, ao período que implicará o advento do Anticristo e o início do tempo de tribulação para Israel e para o mundo A Grande Tribulação será o período de maior angústia da história humana (Ap 6.15-17), quando o mundo testemunhará a ira do Senhor (Jr 30.7). Essa etapa da A história foi determinada por Deus para fazer justiça contra a rebelião dos moradores da Terra e preparar a nação de Israel para o encontro com o seu Messias.
2- As duas metades da septuagésima semana.
A Septuagésima Semana pode ser dividida em duas metades distintas. A primeira metade será marcada pelo reinado absoluto do Anticristo – o príncipe”, de acordo com Daniel 9.26b. Ele enganará Israel fazendo uma aliança com o povo judeu (Dn 9.27a), e buscará a adoração como se fora Deus (2 Ts 2.4b), profanando o santuário, o lugar santo para o povo de Israel, como alertou o próprio Senhor Jesus (Mt 24.15). A segunda metade terá inicio quando Israel se negar a adorá-lo, e então o Anticristo quebrará o acordo de paz – depois de três anos e meio (Dn 9.27b)- e perseguirà o povo judeu. Essa segunda metade é A Grande Tribulação propriamente dita (1 Ts 5.3: Jr 30.7). Ao final do período de sete anos, aparecerá o Libertador de Israel “E, assim, todo o Israel será salvo (Rm 11.26).
3- O intervalo e a igreja.
O estudo das Escrituras demonstra um longo intervalo de tempo que precede a septuagésima semana. A Bíblia identifica este intervalo profético como “o tempo dos gentios” (Lc 21.24). Atualmente, estamos no tempo da graça de Deus e temos de anunciar o ano aceitável do Senhor para o mundo inteiro (Lc 4.18.19) É importante ressaltar que a profecia de Daniel refere-se a Israel e a Jerusalém. A Igreja de Cristo não passará pela Grande Tribulação (Ap 3:10), pois terá sido arrebatada. Neste período, receberemos nossos galardões consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus A promessa de Jesus à sua Igreja é a de preservá-la desse sofrimento (1 Ts 1.10: 59: Lc 21.35.36)
R. Jeremias.
2- O que simbolizava o uso de saco e as cinzas?
R. Simboliza arrependimento.
3- Qual o nome da prática de orar aos seres angelicais?
R. Angelolatria, ou seja, idolatria aos anjos.
4- Quais os grupos de anos que compõem as Setenta Semanas de Daniel?
R. Os três grupos são: a) 7 semanas (49 anos), b) de 62 semanas (434 anos), c) uma semana (sete anos).
5- A septuagésima semana pode ser dividida em quantas metades?
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAS
Para facilitar a compreensão da profecia das Setenta Semanas, reproduza o esquema ao lado que mostra as etapas do seu comprimento ao longo da história. No terceiro tópico, enfatiza que estamos vivendo um hiato que antecede a septuagésima semana. De acordo com a nossa linha teológica, a igreja de Cristo será arrebatada e não estará na terra durante a última semana, período da Grande Tribulação.Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Se começarmos a orar (Bateria)
Harpa Cristã: 296
Harpa Cristã: 33
Harpa Cristã: 77
Harpa Cristã: 577
Sarah Farias - Só Quem Tem Raiz, Deixa eu te usar, Renovo e Sobrevivi
PODER DA ORAÇÃO - ALDA CÉLIA - LEGENDADO
Falar com Deus - Nicoli Francini "Novo Tom"
SUGESTÃO
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: As 70 Semanas
Objetivo:
Estudar sobre as 70 Semanas de Daniel, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem.
Material:
Gráficos sobre as 70 semanas
Dias antes da aula:
Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
- Informem os nomes dos alunos para formação de 03 grupos.
- Falem que eles vão pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre as Setenta Semanas de Daniel.
- Para isto, eles podem começar o estudo de forma individual, mas depois devem se organizar para o estudo em grupo, de forma presencial ou virtual.
- Eles podem utilizar várias fontes de estudo.
- Divulguem os pontos a seguir, para conduzir abaixo:
A que se referem as setenta semanas
O entendimento de Daniel sobre a profecia de Jeremias
O início do cumprimento das 70 semanas
A 69ª.(sexagésima nona) semana
Intervalo entre a 69ª. e a 70ª. semanas
Os 03 príncipes
O Anticristo
A grande Tribulação
A 2ª vinda de Jesus
No dia da aula:
- Organizem todos os alunos em círculo, observando a proximidade dos alunos de cada grupo, anteriormente definido.
- Falem:
Daniel precisou estudar e orar para entender sobre as profecias sobre as 70 semanas.
Vocês tiveram oportunidade de pesquisar para ter entendimento sobre as 70 semanas.
Agora, vocês vão compartilhar o que estudaram sobre o tema desta lição.
Observação:
Professores, devem conduzir esta atividade com bastante atenção. Se necessário, acrescentem outras informações ou corrijam algo se necessário.
Tenham cuidado para que todos os alunos tenham oportunidade de falar, para que não haja monopolização de um aluno ou de um grupo.
Para melhor entendimento deste assunto, é interessante a exposição de um gráfico, semelhante ao exposto acima.
Material:
Gráficos sobre as 70 semanas
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
- Informem os nomes dos alunos para formação de 03 grupos.
- Falem que eles vão pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre as Setenta Semanas de Daniel.
- Para isto, eles podem começar o estudo de forma individual, mas depois devem se organizar para o estudo em grupo, de forma presencial ou virtual.
- Eles podem utilizar várias fontes de estudo.
- Divulguem os pontos a seguir, para conduzir abaixo:
A que se referem as setenta semanas
O entendimento de Daniel sobre a profecia de Jeremias
O início do cumprimento das 70 semanas
A 69ª.(sexagésima nona) semana
Intervalo entre a 69ª. e a 70ª. semanas
Os 03 príncipes
O Anticristo
A grande Tribulação
A 2ª vinda de Jesus
No dia da aula:
- Organizem todos os alunos em círculo, observando a proximidade dos alunos de cada grupo, anteriormente definido.
- Falem:
Daniel precisou estudar e orar para entender sobre as profecias sobre as 70 semanas.
Vocês tiveram oportunidade de pesquisar para ter entendimento sobre as 70 semanas.
Agora, vocês vão compartilhar o que estudaram sobre o tema desta lição.
Observação:
Professores, devem conduzir esta atividade com bastante atenção. Se necessário, acrescentem outras informações ou corrijam algo se necessário.
Tenham cuidado para que todos os alunos tenham oportunidade de falar, para que não haja monopolização de um aluno ou de um grupo.
Para melhor entendimento deste assunto, é interessante a exposição de um gráfico, semelhante ao exposto acima.
Por Sulamita Macedo.
Fonte//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite!
👇Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
TEXTO PRINCIPAL
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade […].Daniel 9.24.
COMPREENDER a revelação de Deus sobre o futuro de Israel;
ENTENDER o teor da profecia das Setenta Semanas.
1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza.
4 E orei ao SENHOR, meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos.
20 Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus.
21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me a hora do sacrifício da tarde.
22 E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para te declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão.
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
O reino dos caldeus havia chegado ao fim com a queda da Babilônia (Dn 5.30-31), e agora Israel encontrava-se sob o domínio do império Medo-Persa, sob o governo de Dario. Consciente acerca das visões que Deus lhe dera, a mente de Daniel se volta para o seu povo, dedicando-se ao estudo das antigas profecias por meio das Escrituras (v.2). Ele se recordou da referência de Jeremias, profeta que vaticinou sobre o cativeiro babilônico. Este tinha convicção de que Deus falava com Jeremias e que podia falar com ele também. Tendo estudado os livros, os pergaminhos trazidos de Jerusalém. Daniel teve entendimento acerca do cumprimento da desolação de Jerusalém no período de setenta anos. Esta profecia encontra-se nos capítulos 25 e 29 de Jeremias, referindo-se ao período de provação dos israelitas sob domínio estrangeiro.
2- Persiste em ler.
É interessante perceber o zelo de Daniel em ler e estudar o ensino ministrado por outros profetas. O verdadeiro profeta, afinal, jamais despreza o estudo sistematizado das Escrituras. Daniel era um homem de oração e também dos livros, tinha visões, mas nunca abandonou a Palavra escrita de Deus, Eis um dos segredos de como viver na Babilônia, sem que a ‘Babilônia’ viva em você. Isso nos lembra de que a leitura da Bíblia e de livros de bons autores e vital para o entendimento do cristão sobre as questões espirituais. Por isso, Paulo aconselha o jovem Timóteo a persistir na leitura (1 Tm 4.12).
3- Oração e jejum.
Ao compreender a mensagem, Daniel buscou o Senhor em oração e súplicas, com jejum (v.3). Ele estava empenhado em uma busca profunda e sincera pela ajuda divina. Ao longo de sua jornada de fidelidade, Daniel sempre se mostrou um homem de oração. Ele orou por livramento; orou para agradecer, e agora orava para interceder. Daniel tinha convicção de que era preciso voltar-se ao Senhor com um coração contrito e arrependido por causa da sua nação. Por isso, ele põe-se a interceder pelo povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel. O uso do pano de saco e as cinzas simboliza arrependimento. A oração do profeta foi, sobretudo, uma confissão de reconhecimento de culpa (vv.4-14). Embora íntegro, Daniel não se pôs acima do povo, mas na mesma condição. Ele não apresenta desculpas ou justificativas, antes reconhece a justiça do Senhor e suplica pelo seu perdão (vv.15-19). Com este exemplo bíblico, um verdadeiro modelo de influência que devemos seguir, somos inspirados em nossos dias a compreender o valor da oração intercessória e do jejum (Ef 6.18; 1Ts 1.2; 1Tm 2.1,2; Mt 6.16-18).
Antes mesmo de terminar a sua intensa oração, o anjo Gabriel aparece repentinamente diante dele (v.21). Este ser angelical, o mesmo registrado no capítulo 8, é mencionado na Bíblia como mensageiro de Deus (Lc 1.19.20, 26). Foi enviado nesta ocasião em resposta à súplica do profeta, para lhe dar entendimento sobre a visão (vv. 22.23). Apesar do espanto, Daniel deve ter experimentado um conforto indescritível ao ouvir a voz do anjo. Seu pedido moveu o céu. Muitas vezes, em nossas vidas, não recebemos uma resposta divina rápida, daí a necessidade da perseverança (Cl 4.2). No caso de Daniel, porém, o Senhor apressou-se em atender ao seu servo, porque era ele ‘mui amado” (v.23). A verdade maravilhosa é que Deus tem prazer em ouvir a oração dos seus filhos, sobretudo quando se concentram na glória do seu nome!
2- Oração aos anjos?
Você deve notar que Daniel dirigiu a sua oração a Deus e não ao anjo Gabriel Em lugar algum das Escrituras temos autorização para orar aos seres angelicais. Esse tipo de prática é chamada de angelolatria, ou seja, idolatria aos anjos. Embora eles sejam seres espirituais com poderes extraordinários superiores aos homens (Sl 8.4,5; 103.20; 2 Pe 2.11), são criaturas limitadas. Não são oniscientes (1 Pe 1.12) e recusam a adoração (Ap 22.8.9), antes, adoram a Deus e a Cristo (Ap 511.12). Eles são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14). Assim, supostas mensagens angelicais não podem perverter o Evangelho revelado em sua Palavra (Gl 18). Por essas mesmas razões, conforme consta em nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, a ideia de que todas as pessoas possuem um anjo da guarda designado para acompanhá-las durante toda a sua vida não tem sustentação bíblica.
3- A revelação das Setenta Semanas e o Messias.
A mensagem de explicação do anjo celeste revela um tempo determinado de setenta semanas decretadas por Deus para o seu povo e sua cidade santa (v. 24). Fazendo uma contagem histórica da profecia de Jeremias, Daniel compreendia que o cativeiro estava terminando. Isso viria a se cumprir por intermédio do Decreto de Ciro, não muito tempo depois. Contudo, o anjo dá um entendimento mais profundo e apocalíptico das Setenta Semanas, que se aplica não somente a Israel, mas a todo o mundo. Semelhantemente a Daniel, Deus quer que você amplie o seu entendimento e tenha uma dimensão mais profunda da sua Palavra e da vida espiritual. As Setenta Semanas simbólicas destacam sobretudo o tempo e a obra do Messias. Ele é descrito como o Ungido e o Príncipe (vv. 25.26). O verso 24 apresenta seis aspectos da sua obra redentora: acabar com a transgressão. dar fim ao pecado, expiar a iniquidade. trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, e ungir o lugar santíssimo.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jr 25.12-14
Setenta anos profetizados por Jeremias.
TERÇA – 2 Pe 1.20,21
Homens que falaram inspirados pelo Espírito.
QUARTA – Hb 1.14
Anjos, espíritos ministradores.
QUINTA – Ne 2
O início das Setenta Semanas.
SEXTA – Lc 21.24
O tempo dos gentios.
SÁBADO – 1Ts 1.10
A igreja preservada.
OBJETIVOS
APRENDER com a postura de Daniel de estudo e oração diante da profecia:COMPREENDER a revelação de Deus sobre o futuro de Israel;
ENTENDER o teor da profecia das Setenta Semanas.
TEXTO BÍBLICO
Daniel 9.1-4; 4.20-241 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza.
4 E orei ao SENHOR, meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos.
20 Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus.
21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me a hora do sacrifício da tarde.
22 E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para te declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão.
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o capítulo 9 do livro de Daniel, ocasião em que o profeta se acha profundamente preocupado com o destino de seu povo e de Jerusalém. Ele busca entender o plano de Deus para a restauração de Israel e o fim do exílio, Com fervor espiritual, orou a Deus buscando respostas, e sua oração sincera e atendida por uma revelação profunda por meio do anjo Gabriel Esta revelação divina contém a profecia das Setenta Semanas, por meio da qual Deus faz saber sobre um período de tempo decretado para o seu povo e sua cidade santa. Neste episódio, além de aprendermos mais uma vez com a postura piedosa de Daniel veremos a história redentora que se desdobra na Bíblia, incluindo a vinda do Messias, sua morte e o subsequente destino de Jerusalém.I- ESTUDO E INTERCESSÃO DE DANIEL
1- Estudando as profecias. O reino dos caldeus havia chegado ao fim com a queda da Babilônia (Dn 5.30-31), e agora Israel encontrava-se sob o domínio do império Medo-Persa, sob o governo de Dario. Consciente acerca das visões que Deus lhe dera, a mente de Daniel se volta para o seu povo, dedicando-se ao estudo das antigas profecias por meio das Escrituras (v.2). Ele se recordou da referência de Jeremias, profeta que vaticinou sobre o cativeiro babilônico. Este tinha convicção de que Deus falava com Jeremias e que podia falar com ele também. Tendo estudado os livros, os pergaminhos trazidos de Jerusalém. Daniel teve entendimento acerca do cumprimento da desolação de Jerusalém no período de setenta anos. Esta profecia encontra-se nos capítulos 25 e 29 de Jeremias, referindo-se ao período de provação dos israelitas sob domínio estrangeiro.
2- Persiste em ler.
É interessante perceber o zelo de Daniel em ler e estudar o ensino ministrado por outros profetas. O verdadeiro profeta, afinal, jamais despreza o estudo sistematizado das Escrituras. Daniel era um homem de oração e também dos livros, tinha visões, mas nunca abandonou a Palavra escrita de Deus, Eis um dos segredos de como viver na Babilônia, sem que a ‘Babilônia’ viva em você. Isso nos lembra de que a leitura da Bíblia e de livros de bons autores e vital para o entendimento do cristão sobre as questões espirituais. Por isso, Paulo aconselha o jovem Timóteo a persistir na leitura (1 Tm 4.12).
3- Oração e jejum.
Ao compreender a mensagem, Daniel buscou o Senhor em oração e súplicas, com jejum (v.3). Ele estava empenhado em uma busca profunda e sincera pela ajuda divina. Ao longo de sua jornada de fidelidade, Daniel sempre se mostrou um homem de oração. Ele orou por livramento; orou para agradecer, e agora orava para interceder. Daniel tinha convicção de que era preciso voltar-se ao Senhor com um coração contrito e arrependido por causa da sua nação. Por isso, ele põe-se a interceder pelo povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel. O uso do pano de saco e as cinzas simboliza arrependimento. A oração do profeta foi, sobretudo, uma confissão de reconhecimento de culpa (vv.4-14). Embora íntegro, Daniel não se pôs acima do povo, mas na mesma condição. Ele não apresenta desculpas ou justificativas, antes reconhece a justiça do Senhor e suplica pelo seu perdão (vv.15-19). Com este exemplo bíblico, um verdadeiro modelo de influência que devemos seguir, somos inspirados em nossos dias a compreender o valor da oração intercessória e do jejum (Ef 6.18; 1Ts 1.2; 1Tm 2.1,2; Mt 6.16-18).
PENSE!
Você tem se dedicado à leitura da Bíblia para compreender as profecias?PONTO IMPORTANTE!
Daniel tinha convicção de que era preciso voltar-se ao Senhor com um coração contrito e arrependido por causa da sua nação.SUBSÍDIO 1
Professor (a), explique aos alunos que “Daniel entendeu, a partir das profecias de Jeremias, que o exílio na Babilônia duraria setenta anos (Dn 9.2; Jr 25.11; 29.10). Ele reconheceu que a restauração dependia do arrependimento nacional (Jr 29.10-14), de modo que Daniel intercedeu pessoalmente por Israel com penitência e petições. Ele orou especificamente pela restauração de Jerusalém e do Templo (Dn 9.3-19). Aparentemente, Daniel esperava o cumprimento imediato e completo da restauração de Israel com a conclusão do cativeiro dos setenta anos. No entanto, a resposta que lhe foi entregue por Gabriel (a profecia dos setenta anos) revelou que a restauração de Israel seria progressiva e se cumpriria definitivamente somente no tempo do fim.II – DEUS REVELA O FUTURO DO SEU POVO
1- A resposta da oração. Antes mesmo de terminar a sua intensa oração, o anjo Gabriel aparece repentinamente diante dele (v.21). Este ser angelical, o mesmo registrado no capítulo 8, é mencionado na Bíblia como mensageiro de Deus (Lc 1.19.20, 26). Foi enviado nesta ocasião em resposta à súplica do profeta, para lhe dar entendimento sobre a visão (vv. 22.23). Apesar do espanto, Daniel deve ter experimentado um conforto indescritível ao ouvir a voz do anjo. Seu pedido moveu o céu. Muitas vezes, em nossas vidas, não recebemos uma resposta divina rápida, daí a necessidade da perseverança (Cl 4.2). No caso de Daniel, porém, o Senhor apressou-se em atender ao seu servo, porque era ele ‘mui amado” (v.23). A verdade maravilhosa é que Deus tem prazer em ouvir a oração dos seus filhos, sobretudo quando se concentram na glória do seu nome!
2- Oração aos anjos?
Você deve notar que Daniel dirigiu a sua oração a Deus e não ao anjo Gabriel Em lugar algum das Escrituras temos autorização para orar aos seres angelicais. Esse tipo de prática é chamada de angelolatria, ou seja, idolatria aos anjos. Embora eles sejam seres espirituais com poderes extraordinários superiores aos homens (Sl 8.4,5; 103.20; 2 Pe 2.11), são criaturas limitadas. Não são oniscientes (1 Pe 1.12) e recusam a adoração (Ap 22.8.9), antes, adoram a Deus e a Cristo (Ap 511.12). Eles são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14). Assim, supostas mensagens angelicais não podem perverter o Evangelho revelado em sua Palavra (Gl 18). Por essas mesmas razões, conforme consta em nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, a ideia de que todas as pessoas possuem um anjo da guarda designado para acompanhá-las durante toda a sua vida não tem sustentação bíblica.
3- A revelação das Setenta Semanas e o Messias.
A mensagem de explicação do anjo celeste revela um tempo determinado de setenta semanas decretadas por Deus para o seu povo e sua cidade santa (v. 24). Fazendo uma contagem histórica da profecia de Jeremias, Daniel compreendia que o cativeiro estava terminando. Isso viria a se cumprir por intermédio do Decreto de Ciro, não muito tempo depois. Contudo, o anjo dá um entendimento mais profundo e apocalíptico das Setenta Semanas, que se aplica não somente a Israel, mas a todo o mundo. Semelhantemente a Daniel, Deus quer que você amplie o seu entendimento e tenha uma dimensão mais profunda da sua Palavra e da vida espiritual. As Setenta Semanas simbólicas destacam sobretudo o tempo e a obra do Messias. Ele é descrito como o Ungido e o Príncipe (vv. 25.26). O verso 24 apresenta seis aspectos da sua obra redentora: acabar com a transgressão. dar fim ao pecado, expiar a iniquidade. trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, e ungir o lugar santíssimo.
SUBSÍDIO 2
Professor (a), mostre aos seus alunos as principais escolas escatológicas: Preterista, Progressista e Futurista. A “Preteristo, interpreta as profecias de Daniel e do Apocalipse como já cumpridas, com exceção de umas poucas Progressista como o próprio nome já indica, interpreta Daniel e o Apocalipse como o desenvolvimento histórico do mundo e a Futurista, segundo essa escola. quase todas as profecias de Daniel e do Apocalipse se cumprirão durante os sete anos que se seguirão ao arrebatamento da Igreja, que, por sua vez ocorrerá repentinamente (ALMEIDA, A Israel. Gogue e o Anticristo 11 ed. Rio de Janeiro CPAD 1999, pp.122.123).III- ENTENDENDO AS SETENTA SEMANAS
1- Semanas de anos. Na Bíblia o número setenta possui um sentido profético Nesta profecia, das Setenta Semanas são semanas de anos, não de dias. A leitura da passagem (vv. 24-27) mostra que as semanas estão divididas em três grupos Sendo semanas de anos, totalizam 490 anos.
Os três grupos são:
a) 7 semanas (49 anos), b) de 62 semanas (434 anos), c) uma semana (7 anos).a) Sete semanas (49 anos): O início deu-se com o decreto da reconstrução de Jerusalém (v.25). Os principais estudiosos do assunto concordam que se trata do decreto de Artaxerxes Longímano, baixado em 445 aC. (cf. Ne 2).
b) Sessenta e duas semanas (434 anos! Refere-se ao período do advento do Messias, Jesus de Nazaré (vv.25.26) Neste tempo o Senhor foi morto e mais tarde Jerusalém foi novamente destruída através da liderança do general do exército romano. Tito, em 70 d.C
c) Uma semana (7 anos) Esta semana ainda não aconteceu (v. 27). Compare Daniel 9.27 com Mateus 24.15 e veja como se trata de uma profecia que ainda não se cumpriu. Esta última semana refere- -se, então, ao período que implicará o advento do Anticristo e o início do tempo de tribulação para Israel e para o mundo A Grande Tribulação será o período de maior angústia da história humana (Ap 6.15-17), quando o mundo testemunhará a ira do Senhor (Jr 30.7). Essa etapa da A história foi determinada por Deus para fazer justiça contra a rebelião dos moradores da Terra e preparar a nação de Israel para o encontro com o seu Messias.
2- As duas metades da septuagésima semana.
A Septuagésima Semana pode ser dividida em duas metades distintas. A primeira metade será marcada pelo reinado absoluto do Anticristo – o príncipe”, de acordo com Daniel 9.26b. Ele enganará Israel fazendo uma aliança com o povo judeu (Dn 9.27a), e buscará a adoração como se fora Deus (2 Ts 2.4b), profanando o santuário, o lugar santo para o povo de Israel, como alertou o próprio Senhor Jesus (Mt 24.15). A segunda metade terá inicio quando Israel se negar a adorá-lo, e então o Anticristo quebrará o acordo de paz – depois de três anos e meio (Dn 9.27b)- e perseguirà o povo judeu. Essa segunda metade é A Grande Tribulação propriamente dita (1 Ts 5.3: Jr 30.7). Ao final do período de sete anos, aparecerá o Libertador de Israel “E, assim, todo o Israel será salvo (Rm 11.26).
3- O intervalo e a igreja.
O estudo das Escrituras demonstra um longo intervalo de tempo que precede a septuagésima semana. A Bíblia identifica este intervalo profético como “o tempo dos gentios” (Lc 21.24). Atualmente, estamos no tempo da graça de Deus e temos de anunciar o ano aceitável do Senhor para o mundo inteiro (Lc 4.18.19) É importante ressaltar que a profecia de Daniel refere-se a Israel e a Jerusalém. A Igreja de Cristo não passará pela Grande Tribulação (Ap 3:10), pois terá sido arrebatada. Neste período, receberemos nossos galardões consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus A promessa de Jesus à sua Igreja é a de preservá-la desse sofrimento (1 Ts 1.10: 59: Lc 21.35.36)
CONCLUSÃO
Ao término desta aula, a profecia das Setenta Semanas de Daniel nos leva a reconhecer a importância da dedicação ao estudo e da vigilância constante. Aprofundar nosso entendimento dessas profecias escatológicas requer esforço contínuo e atenção aos detalhes, pois são temas complexos que nos desafiam a ir além da superfície. Que o Senhor nos dê graça e continue guardando a sua igreja.HORA DA REVISÃO
1- Qual outro profeta, mencionado pela lição, profetizou sobre o cativeiro?R. Jeremias.
2- O que simbolizava o uso de saco e as cinzas?
R. Simboliza arrependimento.
3- Qual o nome da prática de orar aos seres angelicais?
R. Angelolatria, ou seja, idolatria aos anjos.
4- Quais os grupos de anos que compõem as Setenta Semanas de Daniel?
R. Os três grupos são: a) 7 semanas (49 anos), b) de 62 semanas (434 anos), c) uma semana (sete anos).
5- A septuagésima semana pode ser dividida em quantas metades?
R. Em duas metades distintas.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
2Timóteo 2.15.
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
4. Pôr em prática
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
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