31 de agosto de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 10: O Funcionamento da Igreja

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
 Nesta aula, seus alunos aprenderão que a igreja, enquanto instituição religiosa, está sujeita às leis humanas. Acerca disso a Palavra de Deus orienta que os crentes devem ser obedientes às autoridades fazendo sempre o que é justo para que o nome de Cristo não seja difamado (cf. Rm 13.1,2). Nesse sentido, o crente que preza de forma sincera e verdadeira pela pregação do Evangelho deve priorizar também o bom testemunho com o fim de alcançar para salvação o que estão de fora.

As Escrituras Sagradas ressaltam a importância de os crentes serem bons administradores da herança de Deus. O crescimento da igreja e a pregação do Evangelho não ocorrem apenas por meio da divulgação da Palavra, mas também por meio das diversas ações que envolvem os recursos materiais que Deus disponibiliza e encarrega aos cuidados de seus servos (1 Co 4.1,2). Logo, a administração desses recursos deve ser levada muito a sério com o propósito de que os crentes possam pregar e ensinar a Palavra de Deus a todas as faixas etárias e públicos que frequentam a igreja.

Para que os seus alunos compreendam melhor o funcionamento da obra de Deus, a lição destaca três tópicos que explicam sobre o funcionamento da igreja:


No primeiro tópico, que tem por título “A Igreja Respeita as Leis”, o destaque são as leis que regem a vida em sociedade. Assim como as leis orientadas por Moisés tinham como finalidade disciplinar o comportamento do povo que havia acabado de sair do Egito, a sociedade atual também deve obedecer às leis federais e regionais (Rm 13.1-7). Como a igreja está inserida na sociedade, deve também sujeitar-se às leis, desde que estas não se oponham à Palavra de Deus. Ainda neste tópico, o autor ressalta a conduta de Jesus perante as leis, não apenas judaica como também às romanas, desde o seu nascimento (Mt 22.19-21). Esse fato comprova o compromisso que a igreja deve ter com a obediência às autoridades na vida em sociedade. Fazendo dessa forma, o nome do Senhor não deixará de ser glorificado.

No segundo tópico, que tem por título “A Igreja Paga Contas”, ressalta a importância de a igreja cumprir com as suas obrigações perante a sociedade. A igreja deve honrar com os seus compromissos não apenas porque é um dever de qualquer instituição, mas também porque a igreja deve testemunhar o Evangelho de Cristo apresentando um comportamento coerente com a mensagem que ela prega (Tg 1.22). Da mesma forma, a igreja deve ser um ambiente onde a ordem e a decência devem predominar (1 Co 14.40). Essa postura transmite à sociedade a mensagem de que a igreja é um lugar administrado por pessoas responsáveis.

No terceiro tópico, que tem como título “A Igreja é Uma Organização”, aponta para a condição da igreja enquanto instituição social. Ela possui endereço, CNPJ, regimento interno e todos os documentos normais e, como instituição sem fins lucrativos, deve prestar contas das suas ações ao governo. A igreja possui um presidente, bem como um corpo administrativo que deve zelar para que todas as ações dessa instituição honrem seus compromissos financeiros e legais perante a sociedade, a fim de que o nome do Senhor Jesus seja glorificado (Tt 3.1,2).

Aproveite a oportunidade e ressalte aos seus alunos a importância de conhecerem o funcionamento da igreja. Simule com os alunos o funcionamento da igreja. Leve para a aula e distribua aos alunos uma folha com os cargos administrativos da igreja: presidente, vice-presidente, 1º e 2º tesoureiro(a), 1º e 2º secretário(a), membros, zeladores, líderes de departamentos, coordenador(a) de missões e evangelismo etc. Explique a competência de cada cargo e pergunte aos alunos com quais eles mais se identificam. Ao final, ore ao Senhor para que Ele desperte em seus alunos o desejo por servir a Deus na sua Casa.
Fonte/Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes.
 Cante:   
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
NOIVA DE JESUS, APRONTA-TE - 250. HARPA CRISTÃ- (CIFRADO) - Carlos josé


Desde o Dia em que Aceitei Jesus, A Minha Vida se Transformou

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Funcionamento da Igreja
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.





Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.


Para concluir utilizem a:
Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre as obrigações do cristão com relação ao Estado.

Material:
01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de César

Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.

- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?

Aguardem as respostas.

- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?

Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.

E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.

- Na lição de hoje, vamos estudar sobre os deveres do cristão com relação ao Estado.

- Vamos pensar e refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria dar a “César o que é de César”. E, qual deve ser nossos deveres, obrigações com o Estado?

Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
- Depois, iniciem o estudo da lição.
Fonte da dinâmica, por Sulamita Macêdo/Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.


 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários:

  1. oi, boa tarde, mto obg pela aula e todo o seu conteúdo, esse blog eh mto útil mesmo :-) a paz do Senhor Jesus, Deus continue te abençoando mtooooo S2

    ResponderExcluir