PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
* Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA:
A AULA VAI COMEÇAR!
TITULO DA LIÇÃO
Jefté batalha contra os Efraimitas
Ore com sua turma por sua aula:
Pergunte se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Diante do Trono infantil Vamos amar uns aos outros
QUERIDAS TIAS E TIOS
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Ore pelos irmãos em todos os País, especialmente pelos líderes.
“Jefté Batalha Contra os Efraimitas”.
Nesta lição, seus alunos conhecerão mais um episódio da história de Jefté. Dessa vez, o servo do Senhor teve de lidar com uma divisão entre o povo de Israel. A história que seus alunos verão nesta aula mostrará que a falta de união pode trazer muitos problemas. Quando os crentes se comportam de maneira orgulhosa e arrogante, não perdoando os erros dos irmãos, isso prejudica diretamente a vida espiritual da igreja. Apesar das diferenças, a igreja deve estar engajada no mesmo objetivo (cf. Rm 15.5-7).
Nesta história da lição desta semana, Jefté teve de combater os amonitas. Nessa ocasião, os efraimitas o acusaram de não os ter convidado para a batalha. Na mesma hora, Jefté afirmou que pediu a ajuda dos efraimitas, porém não obteve resposta. Em razão disso, o seu exército teve de lutar sozinho para vencer os inimigos (Jz 11.32). Os gileaditas e os efraimitas eram irmãos, porém, por causa da falta de união entre eles uma grande confusão se formou e os dois povos se acusaram. A divisão se tornou tão intensa que os soldados dessas duas tribos entraram em confronto. O final dessa confusão foi a morte de quarenta e dois mil efraimitas (Jz 12.6).
Outra lição importante que deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à comunicação. A falta de diálogo entre as duas tribos foi o motivo inicial da divisão, seguida do orgulho e vaidade. Essas atitudes devem ser abandonadas pelo povo de Deus, pois quando o crente persiste na ideia de que sempre está certo e desconsidera a opinião de seu irmão o resultado é a falta de companheirismo e o afastamento (Fp 2.3,4). É importante enfatizar aos seus alunos que a comunhão, a união e a humildade são fundamentais para que a igreja avance em seu propósito de pregar o Evangelho.
Fonte: Escola Dominical, Juniores, Lições Bíblicas Juniores
Nesta história da lição desta semana, Jefté teve de combater os amonitas. Nessa ocasião, os efraimitas o acusaram de não os ter convidado para a batalha. Na mesma hora, Jefté afirmou que pediu a ajuda dos efraimitas, porém não obteve resposta. Em razão disso, o seu exército teve de lutar sozinho para vencer os inimigos (Jz 11.32). Os gileaditas e os efraimitas eram irmãos, porém, por causa da falta de união entre eles uma grande confusão se formou e os dois povos se acusaram. A divisão se tornou tão intensa que os soldados dessas duas tribos entraram em confronto. O final dessa confusão foi a morte de quarenta e dois mil efraimitas (Jz 12.6).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, nada desagrada mais o coração de Deus do que a desunião. Em provérbios 6.16-19, está escrito que seis coisas aborrecem ao Senhor e a sétima a sua alma abomina, isto é, “o que semeia contendas entre irmãos” (v. 19). A divisão entre os gileaditas e os efraimitas é uma prova de que a falta de união pode trazer problemas graves para o povo de Deus. A falta de união desagrada o coração de Deus porque ela fere o princípio da comunhão.Outra lição importante que deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à comunicação. A falta de diálogo entre as duas tribos foi o motivo inicial da divisão, seguida do orgulho e vaidade. Essas atitudes devem ser abandonadas pelo povo de Deus, pois quando o crente persiste na ideia de que sempre está certo e desconsidera a opinião de seu irmão o resultado é a falta de companheirismo e o afastamento (Fp 2.3,4). É importante enfatizar aos seus alunos que a comunhão, a união e a humildade são fundamentais para que a igreja avance em seu propósito de pregar o Evangelho.
Fonte: Escola Dominical, Juniores, Lições Bíblicas Juniores
OBJETIVO
Delinear a falta de companheirismo pode gerar grandes divisões.Dicas de molduras para vc colocar o versículo.
MEMORIZANDO.
MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO
MANDE PARA SEUS ALUNOS, INTERAGINDO COM ELES SERÁ UMA BENÇÃO. (USE AS REDES SOCIAIS) .
LEITURA BÍBLICA SEMANAL
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Juízes 12. 1-7
Juízes 12. 1-7
1 Então se convocaram os homens de Efraim, e passaram para o norte, e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os filhos de Amom, e não nos chamaste para ir contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo.
2 E Jefté lhes disse: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os filhos de Amom; e chamei-vos, e não me livrastes da sua mão;
3 E, vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida, e passei contra os filhos de Amom, e o Senhor mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje, para combater contra mim?
4 E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim; e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este dissera-lhe: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés,
5 Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,
6 Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.
7 E Jefté julgou a Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado numa das cidades de Gileade.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Sugestões de recurso visual:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
Método sugerido
RODA DE CONVERSA
Professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: confeccione diversos envelopes com um cartão dentro e use fita adesiva para fixá-los no quadro. Nos cartões, escreva as atitudes que provocam desunião entre os crentes e, em outros, escreva aquelas que promovem a união.
__Peça para os alunos escolherem um envelope de forma aleatória.
__Ao final, cada aluno deverá abrir o envelope e ler a palavra que está no cartão.
__Em seguida, peça ao aluno que explique se a atitude colabora ou prejudica a união entre os irmãos e de que forma.
Jogos e outras atividades
# Jogo do espelho: De frente um para o outro, em duplas, cada um olhando para outro, repetir como se fosse a imagem refletindo no espelho, o movimento que o outro está fazendo.# Atividade escrita:
No meio de uma folha de papel escreva a palavra EU. Pense em todas as pessoas que você ama e que estão unidas a você de alguma forma. Escreva o nome daqueles que são mais próximos perto da palavra EU. Desenhe uma linha indo até você. Agora mostre sua folha e explique quem você colocou e porque o colocou lá.
Depois dessa atividade, discuta as seguintes perguntas com as crianças:
1- Por que existe desunião?
2- Por que tudo fica mais interessante quando fazemos as coisas juntos?
Depois dessa atividade, discuta as seguintes perguntas com as crianças:
1- Por que existe desunião?
2- Por que tudo fica mais interessante quando fazemos as coisas juntos?
Atividades em artes plásticas
# Cada criança faz o contorno das mãos do colega do lado, depois as duas mãos são recortadas e em cada dedo se escreve uma qualidade importante para que haja união. Assim que todos terminarem, todas as mãos são colocadas em um mural com o título: “Nós, os juniores (coloque o nome dos alunos ) unidos para fortalecer a igreja do Senhor Jesus”.# A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente. Trabalhe com as crianças o alvo da nossa igreja e pergunte: onde há necessidade de união?
Escolha uma música para todos cantarem como um coral, seja o regente (apresentar o coral como uma forma de união de vozes que traz alegria e harmonia).
Ovelhinhas de Cristo.
Lembrancinhas:
ALUNO(A)
Fonte e crédito da lição www.CPAD
Ore com as crianças
Professor(a). Incentive os alunos a orarem uns pelos outros, ore também pela aula, pelos familiares e aniversariantes da semana.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Professor(a). Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo.Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Queridas tias e tios
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
Ageu 2:4-5.
👉 Fonte consultada
Créditos lições bíblicas -Revista CPAD - JunioresComentarista/Luciene Saviolle
Editor Thiago Santos
👉Fontes consultadas
criancasipmar.blogspot.com/
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Alegria em ensinar educação ".
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Alegria em ensinar educação ".
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
www.pequeninospracristo.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Tenha uma ótima aula e que Deus abençoe a sua classe.
👆
👆
Nenhum comentário:
Postar um comentário