27 de fevereiro de 2024

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 09: O que os Apóstolos Disseram?

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

        

    

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula. Antes de dar esta aula pesquise os p
ontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Procure ser criativo na exposição do assunto.  
👉 Apresentem o título da lição:
O que os Apóstolos Disseram?
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado


Aline Barros - Renova-Me


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes



Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado


- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 

Prof.  A presentar quem eram os apóstolos e qual a mensagem que anunciaram. 
Os livros e cartas do Novo Testamento relacionam os ensinamentos que foram registrados pelos apóstolos de Cristo e deixados como doutrina à Igreja. Esses ensinamentos foram reconhecidos pela Igreja como Escritura Sagrada e são considerados como um código de ética para os crentes até os dias atuais.

Após a ascensão de Cristo, Pedro e os demais apóstolos iniciaram os trabalhos com a Igreja (cf. At 2). Depois de um tempo, Paulo, antes perseguidor da Igreja, havia se convertido e encontrado com o Senhor no caminho para Damasco (cf. At 9.1-18). Dessa forma, a liderança da Igreja Primitiva estava consolidada. Bastava apenas que houvesse organização e definição da linha de ação para que a Igreja soubesse o que fazer e como fazer para que a mensagem do Reino de Deus se espalhasse por todo o mundo. E no Concílio de Jerusalém ficou definido como judeus e gentios convertidos ao cristianismo deveriam se comportar (cf. At 15). Além disso, uma comissão liderada por Barnabé e Paulo deveria visitar os crentes pelos lugares onde a Igreja já havia sido estabelecida.

O primeiro tópico da lição cuida identificar quem eram os apóstolos. 
Eles deveriam ser destemidos para que se dedicassem à defesa e pregação da doutrina cristã. A Bíblia relaciona quem eram os homens escolhidos pelo próprio Cristo para essa missão. Paulo também foi chamado para este ministério com a finalidade de trabalhar mais especificamente com os gentios e, por esse motivo, ele será conhecido como o apóstolo dos gentios.

O segundo tópico da lição trata sobre o testemunho do Cristo. 
A maioria dos apóstolos foi testemunha ocular de Jesus Cristo durante o tempo de seu ministério terreno. Eles viram milagres e ouviram palavras que não poderiam jamais deixar de anunciar (cf. At 4.20). A maior parte dos milagres e ensinamentos de Cristo encontra-se registrado nos evangelhos. Mas é a partir do relato de Atos dos apóstolos que a Igreja toma forma e os crentes precisariam ter alguma orientação mais concreta e direcionada para seguir e obedecer.

O terceiro tópico da lição ressalta a mensagem dos apóstolos. Eles obedeceram à ordem do Senhor e seguiram espalhando a mensagem do Evangelho pelo mundo (cf. Mc 16.15). Era uma mensagem pregada com autoridade, anunciada por pessoas que tinham a convicção sobre o conteúdo que estavam pregando. A experiência dos apóstolos com o próprio Senhor Jesus durante os três anos e meio de seu ministério foi complementada pelo revestimento de poder do Alto advindo do Espírito Santo (cf. At 2).

A respeito de ser testemunha de Cristo, a Bíblia de Estudo Pentecostal discorre:
“O Batismo no Espírito Santo não somente outorga poder para pregar Jesus como Senhor e Salvador como também aumenta a eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo por termos sido cheios do Espírito (cf. Jo 14.26; 15.26, 27).

O Espírito Santo revela e torna mais real para nós a presença pessoal de Jesus (Jo 14.16-18). Uma comunhão íntima com o próprio Jesus Cristo resultará num desejo cada vez maior da nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador.

O Espírito Santo dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), os quais glorificam a Cristo (Jo 16.14), não somente com palavras, mas também no modo de viver e no agir. Daí, quem tem o testemunho do Espírito Santo a respeito da obra redentora de Jesus Cristo, manifestará com certeza, à semelhança de Cristo, o amor, a verdade e a justiça em sua vida (cf. 1 Co 13).

O Batismo no Espírito Santo outorga poder para o crente testemunhar de Cristo e produz nos perdidos a convicção do pecado, da justiça e do juízo. Os efeitos desta convicção se tornarão evidentes naqueles que proclamam com sinceridade a mensagem da Palavra e naqueles que a receberam (At 2.39,40)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1629).

O ensino da Palavra de Deus aos pré-adolescentes deve considerar que eles estão em uma fase de aquisição de conhecimento. Portanto, devido à quantidade de informação que eles recebem é necessário ensiná-los a ideia central da lição. Em seguida, ajude-os a definir uma hierarquia de informações, sinalizando àquelas que devem ser priorizadas. Esse processo é fundamental para que conheçam a doutrina da Palavra de Deus e possam testemunhar o evangelho aos não crentes. 
Converse com seus alunos sobre as iniciativas e dificuldades na demonstração de um bom testemunho cristão.

👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 







Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Carlos Alexandre Ribeiro, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

👇👇
Para concluir utilizem a: 
Dinâmica: O Resgate
Objetivo: 
Exemplificar o ato de evangelizar, testemunhando sobre a salvação em Cristo Jesus.

Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com



Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!

Pra você!!!
com todo o meu carinho...

De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
- E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário