5 de fevereiro de 2024

Plano de aula bíblica /Jardim de Infância - Lição 06: Ninguém Pode Ser Como o Papai do Céu!(A Torre de Babel)

       

           

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
      
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:









Titulo da lição
Ninguém Pode Ser Como o Papai do Céu!
Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

-  Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

  Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
  
Cristina Mel - Torre para o céu



Alessandra Samadello - A Torre de Babel


AUÊ | Torre de Babel



Há Poder no Sangue de Jesus



Cia. SALT - Quero conhecer Jesus (Lyric Vídeo)

Oferta
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada professor(a). tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho. 
Adália Helena. 
 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.



APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.


Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.

Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.


· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 

As crianças precisam de aprender como e sobre o que devem orar. 
A oração e o ensino são muito importantes na nossa Escola dominical. 
Ali, as crianças podem aprender os princípios bíblicos sobre a oração e ver a oração demonstrada de forma bíblica. 




OBJETIVOS:
As atividade da aula de hoje deverão levar os alunos a:
* Saber que não existe nada e ninguém mais forte do que o Papai do Céu.
*Agradecer pelo Papai do Céu ser tão poderoso.



ASSUNTO DA LIÇÃO
ORGULHO

PARA MEMORIZAR
   "(...) O poder pertece a Deus."(Salmos 62.11,ARC)

Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.

Dinâmica
Inicio da aula
Procedimentos
Reunir em círculo ou semi-círculo, onde em duplas, deverão erguer uma torre, cada um com objetos diferentes, como palitos de picolé, caixas de diferentes tamanhos ou outros objetos disponíveis. Deixá-los envolvido com suas construções até que as mesmas desmoronem. O tempo disponível para essa atividade deve ser no máximo de 05 (cinco) minutos. Em seguida, questionar sobre o que sentiram enquanto erguiam a torre e quando ela caiu. Verificar quais os sentimentos envolvidos na situação. Não tecer nenhum comentário a respeito, deixando-os para o final, quando finalizar o tema.
- Utilizar, também o dicionário para a localização do significado de palavras como orgulho.

HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
   Gênesis 11.1-9
1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.

2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;

6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Fonte: Bíblia Almeida Corrigida Fiel
 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.

 

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira, retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.
Clique nas imagens para AMPLIAR.












Recursos visuais:














 Recursos visuais:




   
Recursos visuais








   
Recursos visuais
· Papel canson marrom
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.

Aplicação: Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.

Exercício de fixação: 
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Você pode usar peças de lego para fazer sua torre e contar a história.



Ou usar copos plásticos.
Você pode usar tubos de papel higiênico para fazer a torre.
Foto retirada do site aunties bible. 
Ideia super linda para fazer sua torre de tubo de linha, ou mesmo tubo de chuva de confete que tem esse formato ou mesmo de isopor.



Recursos visuais


Pinte




https://auntiesbiblelessons.wordpress.com





Torre de Babel: Blocos
Uma forma bem divertida que encontramos na internet para se contar a história da Torre de Babel é utilizar BLOCOS DE PAPELÃO!

A ideia é encapar esses blocos com papel pedra, ou qualquer tipo de papel e fazer desenho de tijolos. Se preferir pode fazer com caixas de leite encapadas também. Mas o trabalho será BEM MAIOR para encapar todas as caixinhas.

Uma dica: dê preferência para caixas do mesmo tamanho, ou pelo menos caixas que permitam você formar uma torre! Assim após encapar todas as caixas você pode espalha-las num canto da sala e propor para as crianças O JOGO.

O JOGO consiste em:

perguntar as crianças que pecados nos afastam de Deus. Contudo precisam ser coisas que elas fazem no dia a dia.

Para as crianças que sabem escrever, permita que elas escrevam nos post its e uma a uma que colem nos blocos. Não tem problema se houverem pecados repetidos. E se as crianças não souberem por onde começar, comece você. E dê algumas sugestões em forma de pergunta. O objetivo é ajudar as crianças a pensarem.

Para as pequenas escute o que elas dizem, escreva e entregue na mão de cada uma para que elas colem nos blocos.

Após todos os post its colados você terá uma torre de pecados. E ela é uma torre alta, como a torre de babel. Dessa forma você pode explicar para as crianças que houve um tempo em que pessoas se reuniram. Elas queriam ser famosas e conhecidas. Queriam construir uma grande torre. E dessa forma elas podem entender melhor a história por terem interagido com ela.

Aplique com as crianças, explique para elas que a Bíblia fala em Is 59.2 que nossos pecados fazem separação entre nós e Deus! E por isso quando pecamos e não pedimos perdão, ou não nos arrependemos um muro cresce entre nós e Ele. E isso dificulta nossa comunicação. Só podemos quebrar esse muro que construímos com perdão por Jesus de nossos pecados.
Esta atividade pode ser encontrada neste link:
http://ithappensinablink.com/tower-of-babel-kids-activity/#_a5y_p=4904151


👇
Avental- da torre de babel
Resultado de imagem para torre de babel lembrancinha





Torre de Babel - Visual

Imagem relacionada
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOBpJFDWzvDUjaKAniVT6tGF6-eC_LJN3NBD3ph9oKmraP9sU_LHcTc-HxMWpAebpmRAL77-suPxaPMfrT6DWgYKFwb-hitj28w1igS4-gfHZ7cXSGVwMwKTTLcJnYgKcJ9M0m48JMZ7ns/s1600/DSC06441.JPG



Resultado de imagem para torre de babel maquete
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQyg2IDEZ7e9H_sALYq0zsrqttiB2hLrvMilLxvKRiMFnkbhKMiZyze0lK0TJ5Gda-PGJ6YdVU46yexPr2zU5Jtpxtr4_ICpYnARXUZjCAf4pOJ46RS2hXqGQyKUK6NsbK7_6QB2n-yi4Q/s1600/Torre+de+Babel+001.jpg

Resultado de imagem para torre de babel visual emE.V.A

Imagem relacionada
https://i.pinimg.com/originals/b1/77/dd/b177dd14b960b6f9c652faa781f278f6.jpg


Resultado de imagem para torre de babel lembrancinha






 
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.


Atividades:














Atividade:
Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
Fonte:3ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.




Atividades para pintar.



















 Criança de jesus tem energia pra gastar - Aline Barros
  
BRINCADEIRA
Você pode também construir uma torre com caixas encapadas. Arrumando 3 na horizontal e 3 na vertical, e depois vai tirando um por um, perde quem tirar uma e cair a torre.


BRINCADEIRAS:

Exercício de fixação: 
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.


Pedir que as crianças se dividam em grupo e construam uma torre o mais alto que puder com copos descartáveis ou com peças de monta/desmonta ou até com caixinhas vazias encapadas. Depois questionar por que não deu certo....

Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
OU DO JEITO QUE VOCÊ ACHAR MELHOR.
Lembrancinha: 
Porta lápis ou encher de balas
ofantasticomundodapedagogia.blogspot.com.br


 
 Lembrancinhas:

👇👇
PROF. Olha que gracinha você dar blocos de lego para eles brincarem em casa.
👆👆










ALUNO(A)


 
Fonte da lição: Crédito Revista CPAD.


 
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.





Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Ore com as crianças
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


 Relógio de Oração



 Como ensinar as crianças a orar.






Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

 
 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: 
Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
 Lembrete da Aula:
Imprima e entregue para os pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembrar a historia em casa. 

HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Gênesis 11.1-9
Fonte: Bíblia Almeida Corrigida Fiel

 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Ovelhinhas de Cristo. 


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23


Leia a Bíblia



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 


Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)

 
  
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
  

Vamos lá!!!
  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
 
 
👉 Fontes Consultadas:
Crédito da lição: CPAD
Revista Cpad Jardim de infância.
Comentarista Cristiane Alves
Editora Verônica Araújo
👇👉👇
Fontes consultadas:
Créditos:
livro: Zooclopedia- editora Shedd Kidshttp:
babel.html#ixzz2GwNvNAxM
livro: Mexa-se, que lá vem história - editora Vida Nova
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2011/12/torre-de-babel.html
3ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
ebdonline.com.br
escoladominical.net
tiahelprecursos.blogspot.com
Atividades ei
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
missionariatiaso.blogspot.com
ebiblicadominical.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆👆

Nenhum comentário:

Postar um comentário