10 de janeiro de 2024

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 02: Errando o Alvo

          

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


Aplicação:
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.


👉 Apresentem o título da lição:
Errando o Alvo

 
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Momento do louvor
Alto preço - Asaph Borba


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Harpa cristã, nº 73 Vem, Vem a Mim


Harpa Cristã, Nº 373 Vem a Teu Salvador


Harpa Cristã Hino 443 Larga o Mundo


JESUS COMPROU-ME - 13. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - Carlos José


Professor(a):
O que os alunos devem fazer para não errarem o alvo? 
Encontramos essa resposta quando observamos atentamente a tentação de Eva. Ao ser inquirida pela serpente, Eva citou erroneamente a determinação divina. O Senhor não disse sobre a impossibilidade de tocar o fruto (Eva “aumentou” a proibição), bem como Deus enfatizou que “certamente” morreriam, mas Eva diminuiu o castigo. Dessa forma, ela deturpou o padrão divino e apresentou a punição apenas como uma possibilidade. Se estivesse fortificada na Palavra de Deus, com certeza Eva teria vencido a sugestão da serpente. Manejar a espada do Espírito é indispensável para resistir à tentação.

Ponto de Partida
O pecado de Adão e Eva parecia algo pequeno, nada demais (era apenas mais um fruto!), mas que comprometeu o futuro da humanidade. Por causa da infidelidade deles herdamos a natureza pecaminosa (Sl 51.5; Rm 5.12). Isso mostra o quão perigoso o pecado é. Satanás é sutil em suas investidas, pois ele não se apresenta pessoalmente, mas tenta despertar nos seres humanos os desejos pecaminosos: a cobiça dos olhos, da carne e a soberba da vida. Que façamos nossas escolhas de acordo com a vontade de Deus e não como a nossa natureza corrompida deseja.

Vamos Descobrir
Você já passou por uma situação perigosa? 
Quando estamos nessa condição, precisamos pensar rapidamente e fazer uma boa escolha para permanecermos em segurança. Hoje vamos estudar a tentação de Adão e Eva e veremos quais foram as escolhas que eles fizeram nesse momento tão difícil.


Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: O pecado nos afasta de Deus!
Gosto muito de usar esta experiência para representar
o que o pecado faz em nosso coração e o que acontece quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e confessamos nossos pecados:
1. Pote transparente com água (representa nosso coração)


2. Tintura de iodo (representa o pecado).

Vá pingando a tintura de iodo no pote com água citando exemplos de pecados.

*Não esqueça de explicar que pecado é tudo aquilo que falamos, pensamos ou faz que não agrada a Deus.

O coração/água ficará sujo.
Explique que o pecado nos afasta de Deus e que a única forma de voltarmos para perto DEle é através de Jesus Cristo.
Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Romanos 10:10

Quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador e ao confessarmos os nossos pecados a Bíblia diz que o Senhor nos perdoa:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9

*Vá colocando no pote cloro até que a água/coração fique limpo novamente.

Faça uma oração com a turma.
*Descarte com segurança os produtos!


👇
OU INICIE ASSIM!
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.

Material:
02 alunos(01 aluno e uma aluna)

Frutas variadas

01 cartolina preta

Procedimento:
- Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.

- Leiam Gn 2. 15 a 17:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

- Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.

Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

01 para “Eva” e outra para “Adão” do mesmo tipo.

Alerta! Por causa da Pandemia, não é bom que compartilhem da mesma fruta para morder.

- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:

Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).

- Falem: Qual foi o pecado?

Certamente vão falar que foi a desobediência.

- Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.

- Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).

- Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, representando que todos pecaram.

Alerta! Disponibilizar álcool 70 após esta atividade por ter havido contato com o mesmo material(a cartolina)
Fonte da dinâmica o salario do pecado por Sulamita Macedo/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 

LEITURA BÍBLICA
  Genesis 3.1-6; 22-24
1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

  







 Romanos 6.23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.



  Gênesis 3.6
A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. 


Devocional
Segunda » Mt 26.41
Terça » 1 Co 10.12
Quarta » Rm 3.23
Quinta » 1 Tm 3.6
Sexta » Ap 2.5
Sábado » 1 Jo 2.1


OBJETIVOS
EXPLICAR a plenitude de vida que Adão e Eva desfrutavam no Jardim;
ENSINAR sobre o processo de tentação que antecede o pecado;
ENTENDER o preço que a humanidade pagou pela desobediência no Éden.


HORA DE APRENDER
I – A VIDA NO JARDIM
No Éden, o plano de Deus era perfeito em todos os aspectos.
Adão e Eva possuíam tudo para serem felizes e tinham um propósito de vida. Emocionalmente, eles eram completos e não tinham medo, egoísmo ou rancor. No aspecto social, nossos primeiros pais iam muito bem. O jardim possuía o necessário para satisfazer todas as suas necessidades. Adão e Eva tinham a seu dispor toda a estrutura necessária para uma vida tranquila e cheia de alegria. Ou seja, eles eram abençoados (Gn 1.28), tinham moradia (2.8), trabalho (2.15) e um casamento feliz (2.22,23). O Criador fez apenas uma advertência: “…Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá” (Gn 2.17). O Senhor havia estabelecido um padrão a ser seguido, e eles não deviam ‘errar o alvo’. Simples, não é mesmo? Então, por que eles colocaram tudo a perder? Eles só precisavam obedecer e manter o padrão estabelecido pelo Senhor. E isso era difícil? Não! O fato é que eles escolheram mal e preferiram ceder aos seus próprios desejos.


I – AUXÍLIO DIDÁTICO
Muitas pessoas se perguntam onde ficava o Éden; outras gostariam de saber como era a árvore da vida… Vamos ver o que a Bíblia de Estudo Pentecostal nos ensina sobre essas curiosidades: “O Jardim estava localizado perto da planície aluvial do Rio Tigre (aqui chamado de ‘Hidéquel’) e do rio Eufrates (Gn 2.14). Alguns acreditam que estava localizado na região correspondente ao atual sul do Iraque; outros sustentam que não há dados suficientes no relato bíblico (vv. 10-14) para a determinação do local específico. 

Duas árvores do jardim do Éden tinham importância especial.
(1) A árvore da vida provavelmente tinha por fim impedir a morte física É relacionada com a vida perpétua em 3.22.
(2) A árvore da ciência do bem e do mal tinha finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência a Deus e à sua palavra.
Deus criou o ser humano como ente moral capaz de optar Livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou por desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade.” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018 p.34,35).


II – A TENTAÇÃO
1- Contrariando a Palavra de Deus.
A mulher foi tentada a comer a fruta da árvore que daria o conhecimento do bem e do mal, o que Deus havia claramente proibido (Gn 2.17). Durante a conversa com a serpente, Eva acreditou que a palavra maligna era a verdade, e que Deus, por consequência, estava mentindo quando disse que ela e seu esposo morreriam se comessem a fruta proibida. Então, escolheu prová-la. Logo após, Eva ofereceu também a Adão, que deliberadamente optou por desobedecer a Deus. Em seguida, eles perceberam o erro e a infelicidade da decisão (Gn 3.6,7). Deus queria protegê-los do mal e preservar-lhes de dores. Mas, o Maligno, sagaz, iludiu aos seres humanos com palavras agradáveis e depois deixou-os com sua vergonha e dor. Isso é o que acontece quando cedemos ao pecado.


2- Os Sentimentos e o Pecado
Adão e Eva se deixaram levar pelo desejo de querer ser igual a Deus (Gn 3.5), o mesmo sentimento que fez o Diabo ser expulso do Céu. E, assim, cederam à tentação e caíram em pecado. Antes, eles eram puros. Porém, quando ambos desobedeceram, logo seus olhos foram abertos e tomaram consciência do pecado cometido (3.7).


II – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Professor(a), neste momento, faça uma atividade com seus alunos, com o objetivo de analisar a astúcia da serpente. 
Para tanto, divide a classe em três grupos e peça que, após se reunirem brevemente, comentem os argumentos utilizados pela serpente para enganar a Eva.
Grupo 1 – O questionamento da existência de um padrão divino: “É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?” (Gn 3.1b).
Grupo 2 – A negação das consequências em quebrar o padrão divino: “Vocês não morrerão coisa nenhuma!” (v.4).
Grupo 3 – O ataque à motivação de Deus: “Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal” (v.5).
Com essa atividade, os alunos, ao abordarem os argumentos malignos, vão entender a natureza dos “dardos inflamados” usados habitualmente pelo inimigo, no momento da tentação. Essa atividade pode ter a duração média de dez minutos.


III – O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA
1- Vergonha
Após o pecado, o primeiro casal, tomado pelo medo, se escondeu da presença de Deus (Gn 3.9,10). Mas, o Senhor foi ao jardim, chamando Adão, que disse que estava se escondendo por causa da sua nudez. Então, Deus o questionou: “E quem foi que Lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?” (Gn 3.11). Nesse relato, podemos ver que o homem tende a não assumir os seus pecados. Ao invés disso, tenta escondê-los. Porém, nada fica oculto a Deus! Ele é onisciente e justo.


2- Culpa
Quando foi confrontado pelo Senhor, Adão estabeleceu uma linha de defesa muito falha para tentar justificar seu erro: “O homem disse: A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi” (Gn 3.12). Ele, com essa fala, conseguiu acusar Deus e, também, atribuiu a culpa à Eva. Os sentimentos de Adão que, até então, eram puros, transformaram-se em amargura, contra o Pai e contra sua esposa. Eva, por sua vez, quando questionada, tentou se explicar dizendo que foi iludida: “A cobra me enganou, e eu comi” (v.13). Esse comportamento deles não resolveu o problema. Quando cometermos algum erro, não podemos ficar no ciclo da culpabilização. Antes, devemos assumir nossa responsabilidade e buscar o caminho do conserto. Somente através do arrependimento sincero e da confissão do erro é que podemos alcançar o perdão de Deus.


3- Consequências
Devido ao grave erro cometido por Adão e Eva, toda a criação foi contaminada pelo pecado. Vejamos algumas consequências: para sobreviver, o trabalho se tornou árduo; a terra foi amaldiçoada; as dores da mulher foram multiplicadas e a morte entrou no mundo (Gn 3.15-19). A relação que eles tinham com o Criador foi quebrada. Eles perderam as bênçãos maravilhosas que o Senhor lhes havia dado, sendo, finalmente, expulsos do Éden para nunca mais voltar (Gn 3.22-24). Todos os seus descendentes nasceram sob o domínio do pecado, o que gerou a separação de Deus. Como Ele mesmo havia dito, a recompensa pelo pecado é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23).


III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
Cristão, cuida-te para não fazeres pouco do pecado. 
Toma cuidado para não caíres aos poucos. O pecado, um detalhe? Não é um veneno? Quem conhece seus efeitos mortais? (…) Não é verdade que o pequeno coral forma uma rocha que destrói uma armada? Pequenos golpes não abatem grandes carvalhos? Pequenos pingos d’água não desgastam pedras? O pecado, um detalhe? Foi o que feriu a cabeça do Redentor com espinhos e lhe dilacerou o coração! Foi o que fez sofrer angústia, amargura e pesar. Se puderes medir o menor dos pecados com a régua da eternidade, fugirias dele como de uma serpente, e abominarias a mais leve aparência do mal. 
Considera cada pecado como se fosse o que crucificou o Salvador, e verás que ele é ‘excessivamente pecaminoso”’ (MOODY, D.L. Pensamentos para a hora tranquila. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, mensagem do dia 27 de julho).


CONCLUSÃO
Com a queda do homem, Satanás saiu aparentemente vitorioso e a humanidade envergonhada. Como as pessoas, que foram geradas à imagem de Deus, agora, manchadas pelo pecado, poderiam relacionar-se novamente com Ele?! Por esforço próprio, os seres humanos jamais iriam conseguir resolver isso. Mas, o que ninguém podia esperar é que Deus já tinha traçado um plano de resgate. E tudo isso era apenas o começo de uma longa história!


VAMOS PRATICAR
1- Qual foi a ordem que Deus deu sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal?
R. O Criador disse: “…Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá” (Gn 2.17)



2- Era algo muito difícil de ser cumprido por Adão e Eva?
R. De fato, não era uma ordem difícil de ser cumprida.



3- Por que eles tentaram se esconder de Deus após desobedecê-lo?
R. Após o pecado, Adão e Eva foram tomados pelo medo
 (Gn 3.7-10).



4- Qual a punição que Adão e Eva receberam após o pecado?
R. O trabalho se tornou árduo, as dores da mulher foram multiplicadas e a morte entrou no mundo. Além disso, eles foram expulsos do Éden.



Aplicação da Lição
Enfatize que assim como aconteceu com Adão e Eva assim também é conosco. O pecado realmente traz consequências tristes e muitas vezes desastrosas para a nossa vida. Tudo o que Deus nos ensina para fazermos é para nosso bem, para vivermos em alegria e harmonia. Ao desobedecermos certamente males virão em nossa vida. Porém ao pecarmos não devemos fugir como Adão e Eva fizeram, mas correr para Deus, ajoelharmos e pedirmos perdão em Nome de Jesus, o Seu sangue nos purifica de todos o pecado, e é Nele que encontramos a verdadeira felicidade.


Pense Nisso
Errar o alvo não é algo bom, pois numa linguagem do dia a dia, significa não alcançar o objetivo ou botar tudo a perder. 
É esse o sentido de pecado. Deus deu uma missão a Adão e Eva, mas eles falharam e as consequências foram terríveis. Mas nós podemos fazer diferente!


Conclusão
Deus continuou amando Adão e Eva, apesar de terem desobedecido à Sua ordem, e Ele ama cada um de nós: Você e Eu. Por isso, Deus mandou o Salvador. Quem sabe o nome do Salvador? Muito bem, é Jesus, que morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados. Todos que creem em Jesus tem seus pecados perdoados.
Ore pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Fonte: Adolescentes/  Tema: A Historia da Salvação-CPAD.



DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário